SóProvas


ID
3205753
Banca
FEPESE
Órgão
CIASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, é vedado consignar na lei orçamentária anual:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Alternativa B

    Art 5º

    § 4º É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.

  • Dotação ilimitada é um cheque em branco... já pensou???

  • É vedado consignar na LOA crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada. Ademais, a LOA não consignará dotação para investimento com duração superior a 1 exercício financeiro que não esteja previsto no PPA ou em lei que autorize a sua inclusão.

  • A questão trata da LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA), especificamente na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar n.° 101/2000).

    Seguem comentários de cada alternativa:

    A) O refinanciamento da dívida pública.

    Errada. De acordo com art. 5, §2º, LRF:

    “O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional".

    Portanto, o refinanciamento da dívida pública constará na LOA, só que de forma separada. Como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da mencionada lei.

    B) Crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.

    Certa. Segue o art. 5, §4º, LRF:

    “É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada". Há necessidade de quantificar o valor da despesa. É proibido crédito com finalidade imprecisa ou com consignar dotação ilimitada. Como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da mencionada lei.

    C) Atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

    Errada. Segundo o art. 5, III, b, LRF:

    “Art. 5 - O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

    III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquidaserão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

    b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos".

    Portanto, estarão na LOA. Como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da mencionada lei.

    D) As despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão.

    Errada. Conforme art. 5, §1º, LRF:

    Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual".

    Portanto, estarão na LOA. Como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da mencionada lei.

    E) As medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado.

    Errada. Observe o art. 5, II, LRF:

    “O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

    II - será acompanhado do documento a que se refere o § 6º do art. 165 da Constituição, bem como das medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado".

    Portanto, estarão na LOA. Como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da mencionada lei.


    Gabarito do Professor: Letra B.