SóProvas


ID
323299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado - O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas. (Não ocorre o rompimento da unilateralidade). O  rompimento só ocorre no terceiro modelo(Assimétrico de Duas mãos)

    Segundo modelo (Informação pública ou Difusão da informação) que se caracteriza como um modelo jornalistico,dissiminando informações relativamente objetivas por meio da midia em geral e de meios especificos. A abordagem seguem parâmentros das escolas de jornalismo

  • O primeiro modelo proposto por Grunig e Hunt é considerado o mais antigo e predominante. É o que poderíamos chamar de "agência /assessoria de imprensa", ou publicidade "divulgação jornalística" – a publicity no modo norte-americano de ver as coisas. Visa publicar notícias sobre a organização e despertar a atenção da mídia. É uma comunicação de mão única, sem troca de informações, que se utiliza de técnicas propagandísticas. Exemplifica o primeiro estágio histórico de Relações Públicas: divulgar a organização e seus produtos ou serviços.

    O segundo modelo, que se caracteriza como modelo jornalístico, dissemina informações objetivas por meio da mídia em geral e meios específicos. Pode ser chamado "difusão de informações" ou "informações ao público".

    O terceiro modelo é o "assimétrico de duas mãos" e inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Utiliza esses instrumentos para criar mensagens persuasivas e manipular os públicos. A expectativa de mudanças beneficia a organização e não os públicos. É uma visão mais egoísta, pois visa tão somente os interesses da organização, não se importando com os interesses dos públicos. O feedback é usado para determinar quais atitudes do público são favoráveis à organização e como podem ser modificadas.

    O quarto modelo é o "simétrico de duas mãos" e representa a visão mais moderna de Relações Públicas. Ele busca um equilíbrio entre os interesses da organização e os de seus respectivos públicos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos. Melhora o entendimento com os públicos estratégicos e, portanto, dá mais ênfase aos públicos prioritários do que à mídia. Há um engajamento nas transações entre a organização (fonte) e os públicos (receptores).

    RELAÇÕES PÚBLICAS E EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO

    Margarida Maria Krohling Kunsch

    Professora da Universidade de São Paulo