SóProvas



Questões de Assessoria de Imprensa nas Relações Públicas


ID
145630
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise os textos a seguir e, ao final, assinale a resposta que contém a ordem correta dos instrumentos para os quais foram redigidos.

1. Acaba de ser assinado o convênio com a Universidade Beta que tanto esperávamos. A partir de 2009, todos os funcionários interessados em fazer um curso superior terão desconto de 30% nas mensalidades. Os interessados deverão procurar nossa colega Maria Silva, da Diretoria de Recursos Humanos, clicando no link abaixo ou ligar no ramal 4554 para obter mais informações.

2. O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, ao final da reunião, o quarto e último processo referente à venda do grupo Madox à Brasilíssima. O processo refere-se especificamente à aquisição dos ativos de distribuição de combustíveis da Madox ao Grupo Brasilíssima nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

O grupo Brasilíssima terá de assinar um termo de compromisso de desempenho com o Cade pelo qual ficará acordado o cumprimento de algumas exigências feitas pelo órgão para aceitar a operação. O relator do processo, conselheiro José Silva, destacou que, nas análises feitas pelos órgãos de defesa da concorrência, observou-se que os mercados do Distrito Federal, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul eram mais delicados do ponto de vista da concorrência. Assim, a principal exigência feita pelo Cade é de que a Brasilíssima venda toda a estrutura de tancagem de derivados que comprou da Madox no Distrito Federal.

A venda da Madox para o grupo Brasilíssima afeta diretamente nossa empresa, principalmente os mercados do Centro-Oeste onde esta fusão deverá tornar a Brasilíssima a empresa mais forte do mercado. A Diretoria de Mercado já está preparando os estudos necessários para uma reunião geral de Diretores e Gestores de Projetos que deverá ser realizada até o final desta semana para discutirmos as novas estratégias que deveremos seguir frente ao novo cenário.

3. Nem sempre é uma boa idéia abrir o caderno Cotidiano logo cedo. Já pulam umas notícias ruins na sua cara. Ontem, a pior coisa foi ler sobre os voluntários de Santa Catarina que estavam furtando as doações. Bem, prefiro pensar que eles faziam parte das famílias dos desabrigados e estavam levando as doações para conhecidos porque temiam que as coisas iriam demorar muito para chegar.

E hoje, já na capa do jornal, outra notícia ruim: mais enchentes em Santa Catarina e início da cobrança de pedágio no Rodoanel, a partir de hoje. Mas, como sou otimista, fiquei procurando uma notícia boa no jornal e nada. Bem não procurei em todos os cadernos. Mais tarde vou olhar nos classificados para ver se acho. Se eu fosse dono do jornal baixaria uma ordem para que todos os dias tivessem boas notícias logo na capa. Assim a gente ia se enganando um pouco mais. Escrito por João Pacheco. Às 10h15

4. O recesso das festas de final de ano começa no dia 22 próximo e vai até o dia 02 de janeiro. Neste período, a empresa estará fechada e haverá apenas uma equipe de plantão para atender às urgências. Desejamos a todos um Natal de muita paz e um Ano Novo de muita felicidade. Até 2009!

A Diretoria

Alternativas

ID
199636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explicaria o motivo de a opção B estar errada?

  • É o contrário, cara! Relações públicas que é um instrumento de comunicação institucional. De acordo com Kunsch (2003, p.166), "a modalidade da comunicação institucional é formada pelas subáreas ou pelos instrumentos que convergem para formatar uma comunicação da organização em si (...) Esses instrumentos são: as relações públicas, às quais cabe delinear e gerenciar essa comunicação, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativa, o marketing social, o marketing cultural e a editoração multimídia."

  • De acordo com a definição de Kunch, a letra D também poderia estar correta. Fui na E pelo contexto da questão, mas a questão cabe recurso.

  • Comunicação Institucional
    No composto da comunicação organizacional integrada, a comunicação institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização.
    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 164

     

    Instrumentos da comunicação Institucional
    Relações públicas
    Jornalismo empresarial
    Assessoria de imprensa
    Editoração multimídia
    Imagem corporativa
    Identidade corporativa
    Propaganda institucional
    Marketing social
    Marketing cultural

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 166-178


ID
199639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a assessoria de imprensa e relações com a imprensa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Nasceram juntas, saudoso Ivy Lee.

    Ivy Ledbetter Lee (16 de julho de 1877 - 9 de novembro de 1934) foi um jornalista e relações-públicas estadunidense. É ​​considerado o fundador das relações públicas modernas


ID
199648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A assessoria de imprensa atua com uma série de instrumentos e técnicas. Acerca do release, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
199651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação a instrumentos e técnicas de assessoria de imprensa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. O banco de pautas reúne informações sobre VÁRIOS  assuntos referentes à organização e não sobre UM assunto, como diz a questão. A alternativa está mal construída. Caberia recurso.


ID
199654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O clipping é um dos recursos utilizados para a medição do retorno do trabalho de uma assessoria de imprensa. Sobre o clipping, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • " Concretamente, o "clipping"é o recorte ou gravação de uma unidade informativa (nota em coluna, editorial, notícia, reportagem, artigo de um colaborador etc) , que consolida o processo de interação da empresa ou entidade com um determinado veículo de comunicação.
     Embora ele seja a prova cabal deste esforço de informar (ou influenciar) a opinião pública, o "clipping" não exprime, necessariamente, de maneira inequívoca, o trabalho do profissional de assessoria. Simplesmente, porque o "clipping" , raramente, é cópia exata desta intenção, mas uma re-interpretação empreendida pelo veículo, que a este esforço incorpora seus filtros, compromissos e interesses. Daí, aquela ansiedade, vivenciada intensamente pelo assessor, ao manusear, no dia seguinte, o jornal à procura da coletiva do presidente da empresa , temeroso de que algo possa não ter saído a contento. Se fosse cópia fiel, o "clipping" dificilmente desencaderia, no assessor, reações tão intensas de júbilo ou de frustração (e até mesmo de revolta). Mas essa é a regra do jogo: o assessor divulga o que acha relevante para a sua empresa (ou cliente) e o veículo agrega a sua versão. Muitas vezes (como sabem disso os assessores!), planta-se uma flor e colhem-se espinhos.
     O "clipping", portanto – e esta perspectiva precisa ser absolutamente internalizada pelo assessor de imprensa , mas também pelos seus chefes (ou clientes) – representa aquilo que os veículos fizeram com o seu trabalho, mas não, obviamente, o seu próprio trabalho." [Wilson da Costa Bueno]

  • Cliping é a seleção de todo noticiario sobre o cliente ou assuntos de seu interesse, veiculado na midia impressa, eletronica ou digital. Consiste em identificar rotineiramente na imprensa as citações sobre a empresa( organização ou instituição), avaliando sua imagem com os meios de comunicação e verificando a construção de sua visibilidade na mídia.

    GABARITO LETRA :  E


ID
215452
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A capacidade das instituições de reagirem a um sinal de crise pode ser determinante para a sua manutenção no mercado. Manter o público informado de forma ágil e plena sobre um episódio crítico pode pôr fim a boatos, além de acalmar os nervos e auxiliar na recuperação da confiança na organização. Assinale a alternativa que apresenta um fator prescindível em um tratamento de crise.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede um fator prescindível para tratamento de crise. Vamos por partes:

    - Primeiro: atentar para o que pede a questão. Cuidado ao ler o enunciado -> numa leitura desatenta pode-se confundir prescindível com IMprescindível, palavras com significados completamente opostos. Prescindível é aquilo que se PODE DISPENSAR.

    - Entendendo corretamente o enunciado vamos à análise das alternativas, eliminando os fatores INDISPENSÁVEIS:

    a) Expor imediatamente a posição da organização. -> Pilar básico da comunicação de crise abordado por diversos autores. Também no manual de comunicação de crise da Petrobras: "Manter a opinião pública informada","Comunicar-se de forma ágil, precisa e transparente." Se você não falar pela sua empresa, alguém vai falar por você.

    b) Demonstrar que há preocupação real com o fato. -> Tal postura é essencial para a gestão do relacionamento com os públicos impactados durante a crise.

    d) Centralizar a difusão de informações em uma única pessoa, para demonstrar controle da situação. -> É uma preocupação que já começa na gestão estratégica de crise, ANTES do seu acontecimento. Deve-se estabelecer previamente quem será o porta-voz para situações de crise e assegurar que esteja preparado e municiado de informações.

    e) Tornar público tudo que for possível, não omitindo informações. -> Postura primordial frente à opinião pública em situação de crise: TRANSPARÊNCIA.

    Resposta da questão:

    c) Determinar prazo final para a conclusão de apurações.  --> Não existe prazo final para a conclusão de apurações, estas só acabam quando a crise é controlada.

    Ainda sobre o assunto -- > Regras de ouro da comunicação de crise:

    - Não minta.
    - Demonstre compaixão.
    - Esteja sempre consciente dos acontecimentos.
    - Assuma sua responsabilidade, peça desculpas.
    - Assegure-se de estar sendo compreendido.
    - Seja identificável como honesto. Credibilidade.
    - Sempre ocupe o terreno midiático.



ID
215455
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Organizações de grande visibilidade devem planejar-se para a crise. É fundamental que haja uma equipe preparada para entrar em ação nesses momentos. As atribuições de uma equipe de gerenciamento de crise não incluem

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão seria passível de recurso. Eu acredito que em momentos de crise devemos manter relacionamento com a imprensa até mesmo para evitar rumores. Eu marcaria a D. 

  • Cecília, 

    seu pensamento está correto, um gerente de crise DEVE manter um relacionamento direto, aberto com a imprensa, o erro do item "E" está na palavra estreito, que significa algo restrito, limitado, que vai contra aos principios da comunicação integrada, e assim ao gerenciamento de crise. 

    Espero ter ajudado. 

  • Concordo com a colega Cecília. Estreito, em sentido figurado, pode significar próximo! A questão é anulável.

    1. Estreito

    Significado de Estreito Por josé luiz (SP) em 24-11-2009

    1- diz-se do que tem pouca largura.
    2- aquilo que é apertado demais.
    3- o que é restrito, limitado.
    4- bitolado; mesquinho; tacanho (VIDE)
    5- (Fig.) - íntimo.

    1- Caminho estreito
    2- Manga da camisa estreita.
    3- Fulano dispõe de estreitos recursos.
    4- Fulano tem um pensamento estreito.
    5- Eles têm uma amizade estreita.

  • O que eu entendi da questão é exatamento que o relacionamento não pode ser estreito (pequeno), tem que ser largo (grande).


ID
215461
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O release é reconhecido como um dos principais instrumentos de relação das organizações com a mídia. Entre as características a seguir, assinale a que não se relaciona ao release.

Alternativas

ID
215470
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta um requisito essencial para o bom relacionamento do profissional de relações públicas com a imprensa.

Alternativas

ID
270106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de evento institucional, julgue os itens seguintes.

Três tipos de atividades envolvem o planejamento de eventos: organização, produção de material informativo e divulgação.

Alternativas
Comentários
  •   De acordo com o Manual de Eventos da Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, as etapas de organização de um evento são: Organização; Execução e Avaliação.
  • Segundo Kunsch, Há três tipos de atividades principais que envolvem o planejamento, a organização e a execução dos eventos. São elas: a organização, a produção de material informativo e promocional, e a divulgação. Kunsch explica ainda que, para que essas atividades se desenvolvam ordenadamente, é preciso agrupá-las em cronograma apropriado, detalhando todas as providências necessárias.
  • Gabarito: C

    Há três tipos de atividades que norteiam o processo de elaboração de um evento:

    1)  Organização : Definição do local e data, cadastramento de participantes, serviços de som / fotografia / multimídia, contratação de terceiros etc;

    2)  Produção de material informativo e promocional: Todos os materiais que permitem divulgar o evento para atrair o público (folders, cartazes, boletins, brindes, material de apoio...).

    3)  Divulgação: Para tal, necessita-se estabelecer qual a melhor estratégia de comunicação, definindo qual o conteúdo da mensagem, como ‘passá-la’ aos públicos, quais os meios a serem utilizados e de que forma se fará a veiculação.


ID
270175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Em uma situação de crise, a fim de evitar impactos negativos em sua imagem, as organizações devem buscar divulgar as informações por meio da grande mídia, evitando repassá-las, com agilidade e clareza, diretamente aos públicos afetados pelo incidente.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lógico que não. Em momentos de crise, a transparência nas informações -- mesmo que a princípio sejam negativas -- devem ser divulgadas com agilidade e clareza.
  • Em uma situação de crise, a fim de evitar impactos negativos em sua imagem, as organizações devem buscar divulgar as informações por meio da grande mídia, evitando repassá-las, com agilidade e clareza, diretamente aos públicos afetados pelo incidente. ERRADA


ID
270181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

O mailing list é um documento que contém os nomes dos veículos de comunicação, dos seus editores e(ou) jornalistas e os respectivos dados para contatá-los, como número de telefone, endereço e email.

Alternativas
Comentários
  • Questão CORRETA

    Uma mailing list é um conjunto de endereços usado para
    distribuir mensagens de e-mail entre um grupo
    de pessoas (os subscritores).  
    Fonte: nebm.ist.utl.pt/alunos/mailing


  • Segundo a definicao acima, a mailing list NAO contempla numero de telefone, nem do veiculo de comunicacao.

    Questao ERRADA, gabarito ERRADO.
  • A questão está errada.  Mailing list é sim uma lista de endereços, porém não se restringe a apenas aos veículos de comunicação, mas a todos os públicos alvo de uma empresa, é claro que ele pode (e deve) ser categorizado por público, mas não se restringe a apenas um público. A afirmação leva a crer que somente a lista com endereços ( incluindo email, telefone,etc) dos veículos de comunicação é um mailing list
  • Pessoal,
    Apesar dos comentários acima, o CESPE deixou o gabarito final como CERTO (Item 91)
    Prova: http://www.cespe.unb.br/concursos/TRE_ES2010/arquivos/TREES10_009_10.pdf
    Gabarito: http://www.cespe.unb.br/concursos/TRE_ES2010/arquivos/Gab_definitivo_TREES10_009_10.PDF

  • Mailing list: 

     É um banco de dados que reúne nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects(pessoa não consumidora de um determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se tornar um consumidor).


ID
323299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado - O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas. (Não ocorre o rompimento da unilateralidade). O  rompimento só ocorre no terceiro modelo(Assimétrico de Duas mãos)

    Segundo modelo (Informação pública ou Difusão da informação) que se caracteriza como um modelo jornalistico,dissiminando informações relativamente objetivas por meio da midia em geral e de meios especificos. A abordagem seguem parâmentros das escolas de jornalismo

  • O primeiro modelo proposto por Grunig e Hunt é considerado o mais antigo e predominante. É o que poderíamos chamar de "agência /assessoria de imprensa", ou publicidade "divulgação jornalística" – a publicity no modo norte-americano de ver as coisas. Visa publicar notícias sobre a organização e despertar a atenção da mídia. É uma comunicação de mão única, sem troca de informações, que se utiliza de técnicas propagandísticas. Exemplifica o primeiro estágio histórico de Relações Públicas: divulgar a organização e seus produtos ou serviços.

    O segundo modelo, que se caracteriza como modelo jornalístico, dissemina informações objetivas por meio da mídia em geral e meios específicos. Pode ser chamado "difusão de informações" ou "informações ao público".

    O terceiro modelo é o "assimétrico de duas mãos" e inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Utiliza esses instrumentos para criar mensagens persuasivas e manipular os públicos. A expectativa de mudanças beneficia a organização e não os públicos. É uma visão mais egoísta, pois visa tão somente os interesses da organização, não se importando com os interesses dos públicos. O feedback é usado para determinar quais atitudes do público são favoráveis à organização e como podem ser modificadas.

    O quarto modelo é o "simétrico de duas mãos" e representa a visão mais moderna de Relações Públicas. Ele busca um equilíbrio entre os interesses da organização e os de seus respectivos públicos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos. Melhora o entendimento com os públicos estratégicos e, portanto, dá mais ênfase aos públicos prioritários do que à mídia. Há um engajamento nas transações entre a organização (fonte) e os públicos (receptores).

    RELAÇÕES PÚBLICAS E EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO

    Margarida Maria Krohling Kunsch

    Professora da Universidade de São Paulo



ID
459967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

As relações públicas avaliam tanto os interesses do público interno de uma organização quanto os interesses do público externo.

Alternativas

ID
532564
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A relação entre repórteres e assessores de imprensa nem sempre é fácil, principalmente em situações de crise de imagem. Nesse contexto, o assessor deve:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D
    d) planejar entrevistas coletivas, orientando as fontes da empresa a fornecer informações claras e objetivas em relação às demandas dos repórteres.

    em momentos de crises é interessante tentar reunir todos os interessados para ouvir a versão oficial da empresa e responder as dúvidas dos jornalistas de modo mais objetivo e claro (isso não quer dizer que não seja enviezado)
  • Em questões assim, sempre ver a alternativa que prima pela transparência e ética.


ID
532573
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao redigir um release, é preciso levar em conta as características do texto noticioso. Por isso, ele deve apresentar:

Alternativas

ID
532585
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O release é um instrumento utilizado pelas assessorias de comunicação no sentido de estabelecer contato entre a empresa e a mídia, projetando uma imagem positiva da corporação. Nesse sentido, ele deve ser redigido em estilo:

Alternativas
Comentários
  • O release é o elemento de ligação entre a empresa e a mídia. É matéria jornalística de interesse da instituição, que ela quer ver publicada pela mídia, ou é um complemento de informações enviado como sugestão, uma espécie de roteiro distribuído pelo assessor de imprensa durante as entrevistas e eventos empresariais visando facilitar o trabalho dos repórteres. A arte de se comunicar com simplicidade é essencial para compor qualquer texto jornalístico. Uma das características da notícia é a objetividade. Por mais importante que seja o assunto, a matéria deve ser escrita de forma sintética, sem rodeios, mas com todas as informações básicas para a compreensão do tema abordado.

    Fonte:http://www.jorgeoliveira.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61:release-redacao-e-estilo-passo-a-passo-para-construir-textos-compreensiveis-e-capazes-de-atingir-os-resultados-esperados-da-comunicacao&catid=34:comunicacao&Itemid=57
  • Só pensar que, muitas vezes, os portais publicam o próprio release (não é o correto, mas na prática acontece) enviado pelo jornalista da instituição. Logo, o texto deve ser no estilo jornalístico.


ID
532600
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Muitas empresas investem na promoção de eventos a fim de tornar suas marcas conhecidas do público, pois ele tem a capacidade de gerar uma espécie de “mídia espontânea” favorável à empresa. A produção de um evento passa pelas fases de pré-evento, evento e pós-evento.

Assinale a afirmativa que apresente as atividades inerentes ao pós-evento.

Alternativas
Comentários
  • PÓS-EVENTO

    • Notas fiscais
    • Impostos
    • Prestação de contas
    • Relatório final
    • Ofícios de agradecimento
    • Material para a imprensa
    • Edição de vídeo
    • Álbum de fotos
    • Anais do evento

    fonte: http://wiki.organizandoeventos.com.br/

ID
543472
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A ordem de apresentação do press release na estrutura jornalística padrão geralmente é

Alternativas
Comentários
  • Gab: B
    Semelhante a um texto jornalístico, o press release segue o modelo da pirâmide invertida. O primeiro parágrafo é o "lide" e contém a informação mais importante. Os parágrafos subseqüentes desenvolvem a informação e fornecem mais detalhes em ordem de importância decrescente. A informação menos importante é apresentada no final.


ID
543478
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O vídeo release, em algumas situações, pode ser enviado ao veículo de comunicação televisivo juntamente com o material conhecido como B-roll, que é o

Alternativas
Comentários
  • resposta A
    a) material com texto, imagens e entrevistas na íntegra, para edição.

    Só podia ser, já que o release enviado já é editado. O B-roll seria o material bruto para que o jornalista edite o que ele quiser.

ID
543487
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Folder é

Alternativas
Comentários
  • Folder é um folheto de pizzaria: uma folha impressa e dobrada (pode ter mais de uma dobra).
    Letra B

ID
564619
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O fim de ano está chegando e a assessoria de comunicação de uma empresa como a Petrobras precisa definir como irá presentear os jornalistas com os quais mantém contato. O presente escolhido dever ser um

Alternativas

ID
564625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Se há uma crise instalada dentro da empresa, o assessor de comunicação deve seguir um princípio elementar, que consiste em

Alternativas

ID
564628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A assessoria de comunicação de uma grande empresa convoca a imprensa para uma entrevista coletiva com o diretor geral, cuja pauta é a denúncia de superfaturamento de uma obra de ampliação da matriz da companhia. Cabe ao assessor e à sua equipe

Alternativas

ID
564649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Algumas empresas criam, em seu site corporativo, um canal de comunicação exclusivo com a imprensa, disponibilizando conteúdo sobre fatos importantes que possam constituir notícia. Qual tipo de conteúdo NÃO é encontrado nesse canal de comunicação?

Alternativas
Comentários
  • Comunicados internos são voltados para a comunicação interna, geralmente na intranet da empresa, mas não só nela. Já o tal canal exclusivo é chamado de sala de imprensa, e nele estão apenas os conteúdos minuciosamente estudados para a divulgação externa e uso livre dos veículos midiáticos.


ID
564733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação externa, mais precisamente com a mídia, é uma poderosa ferramenta, principalmente, quando se trata do reforço da imagem institucional. Por essa razão, a comunicação com a mídia é uma das áreas que requer um planejamento cuidadoso, pois, quando o assunto é imprensa, qualquer deslize pode custar caro à imagem da empresa. Assim, num plano de assessoria de imprensa, uma das etapas que deve preceder, necessariamente, ao envio de uma nota de imprensa é a(o)

Alternativas

ID
564739
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma determinada empresa está preocupada em aumentar o seu share of voice nos principais jornais e revistas especializados na sua área de atuação, de uma forma credível e sem custos adicionais para o orçamento de comunicação. Para atender a essas necessidades, a empresa deve usar

Alternativas
Comentários
  • Share -> Participação.

    Share-of-market - >Participação de Mercado. Percentual do mercado total ou de um segmento que uma Empresa ou marca detenha.

    Share-of-mind - > Participação na cabeça do consumidor, ou seja, a percepção de uma Empresa ou marca.

    Share-of-voice -> Participação no volume total de propaganda veiculada. Percentual de toda comunicação com o mercado ou segmento que uma Empresa ou marca detenha.

    Share of Heart -> versa sobre nível afetivo entre uma marca e o consumidor. É muito mais conceitual e qualitativa, por isso, impossibilitando uma pesquisa numérica quantitativa. As marcas que conseguem atingir o “coração” de seus consumidores acabam transformando-os em militantes, difusores e defensores da marca.

  • Share of market = participação

    Share of mind = posicionamento

    fonte: minhas anotações


ID
631675
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Existem textos no formato jornalístico encaminhados às redações, que são emitidos por empresas, entidades ou instituições públicas e privadas com a finalidade de promover a própria imagem ou para descrever um fato ou dar publicidade a um produto, visando a publicação de matérias a respeito de temas de interesse do emissor. Esses textos são conhecidos por

Alternativas
Comentários
  • A correta é a letra "C"

    Press releases ou Comunicados de imprensa, ou apenas releases são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.
    Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a Assessoria tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta.
    O release deve conter informação jornalística com objetivo promocional para o assessorado — ou seja, ser ao mesmo tempo de interesse jornalístico e institucional. Pode ser definido como o material informativo distribuído aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita. É uma proposta de assunto, um roteiro, uma sugestão de pauta, mas do ângulo de quem o emite.
    Bons estudos!




ID
631708
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma peça televisiva encomendada por uma entidade não foi aprovada pela assessoria de imprensa sob a alegação de que o BG estava fora das especificações de qualidade exigidas pelos canais que iriam veicular a peça. Isto é,

Alternativas
Comentários
  • BG é a abreviatura de background, que traduzido do inglês, quer dizer fundo ou segundo plano. No áudio é utilizado para descrever o som em segundo plano e no vídeo é a imagem ou cenário de fundo. 


ID
631717
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em algumas conferências para a imprensa, as assessorias distribuem, entre outras peças, um pacote com brindes, amostras de produto, fotos de divulgação e outras peças que estimulem os jornalistas a publicar matérias sobre o tema da entrevista. Esse pacote é chamado de

Alternativas
Comentários
  • o Press-Kit é o conjunto informativo composto de textos, fotografias e outros materiais destinados à divulgação do fato jornalístico.
    É mais usado em entrevistas coletivas ou eventos.


ID
801022
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre assessoria em Relações Públicas podemos afirmar:

Alternativas

ID
821278
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para a divulgação de eventos, podem ser utilizados vários tipos de press-releases. Gérson Moreira Lima (1985) apresenta a estrutura física e de conteúdo de um press-release padrão. Quanto a esta estrutura, não é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Obviamente o lead deverá ser utilizado no início e não no fim do release.


ID
829264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

Nem todas as notícias negativas que escapam ao controle da empresa e adquirem visibilidade podem ser tratadas como crise.

Alternativas

ID
829267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

Diversas pesquisas têm demonstrado que o mapeamento prévio dos principais fatos negativos que podem acontecer e gerar uma crise e a formulação de planos de prevenção a eles não impactam a comunicação de uma crise no momento em que ela ocorre de fato.

Alternativas

ID
829270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

Um dos principais desafios do assessor responsável pela comunicação de crise é preparar o público interno para as situações de crise, uma vez que é atribuição desse profissional o planejamento de contingências, do tempo de envio de respostas à mídia e do discurso dos principais gestores.

Alternativas

ID
829276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

A comunicação da empresa com a mídia, em momentos de crise, demanda, além do posicionamento da empresa frente à imprensa, a adoção de ações imediatas em relação aos diversos stakeholders e a divulgação dessas ações à opinião pública.

Alternativas

ID
829279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

O filme institucional, por se tratar de produto destinado à comunicação entre as empresas e o seu público interno, não pode ser utilizado em situações de crise, no apoio à comunicação da empresa com o público externo.

Alternativas

ID
829285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

Os produtos de comunicação interna devem ser elaborados pelo departamento ou pela assessoria de comunicação da própria empresa ou organização, ao passo que os produtos de comunicação externa devem ser elaborados por empresas terceirizadas, como agências de publicidade ou birôs de criação.

Alternativas

ID
849796
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em Planejamento das Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch defende que a Comunicação Integrada se constitui de um mix formado pelas comunicações

Alternativas
Comentários
  • Livro : " plan de RP na Com Integrada" - pág 151

  • Comunicação integrada: comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional. 

     


ID
852190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que a operacionalização de um evento se fundamenta em
um eficiente processo de planejamento, julgue os próximos itens.

O maling list consiste em um conjunto de informações e instruções referentes aos aspectos mais relevantes de um evento que é repassado, com antecedência, aos seus organizadores.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Mailling list é a lista atualizada dos jornalistas com nome, editoria, fax, telefone e email.

  • A questão explica o briefing.


ID
974263
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a afirmação falsa.

Alternativas
Comentários
  • MEDIÇÃO DO QUE FOI PUBLICADO.


ID
974281
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Press-day é:

Alternativas
Comentários
  • Press day é uma ferramenta de relacionamento com a imprensa pela qual os jornalistas visitam, em um dia determinado, as instalações e o funcionamento da organização.

     

    GAB D


ID
974287
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O que é um House Organ?

Alternativas

ID
1122481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.

A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessores e assessorados.

Alternativas
Comentários
  • Entre as fontes e os veículos de comunicação


  • É claro que assessores e assessorados precisam “conversar”, mas a assessoria de imprensa não é baseada nesse fluxo… Mas na manutenção de fluxos entre o assessorado/assessor e a imprensa.

    GABARITO: E

     

    Prof. Paolla Marletti, Estratégia Concursos

  • Estaria certo se fosse:


    A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessorados e imprensa.


    Aliás, é uma boa definição.

  • A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessorados e Imprensa. 


ID
1134688
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerado o criador da assessoria de comunicação, o jornalista americano Ivy Lee definiu como atividade básica dessa função:

Alternativas

ID
1134691
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Manuel Carlos Chaparro diz, no livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia”, que a crise americana de 1929 foi um marco na consolidação do mercado de relações públicas porque:

Alternativas
Comentários
  • "A crise de 1929, com todas as consequências projetadas no decênio seguinte, representou, na história do próprio Jornalismo, uma era de inovação, exatamente porque a sociedade norte-americana, já com um nível avançado de organização democrática, exigia ser informada, não apaenas para saber, mas também para compreender o que estava acontecendo." (CHAPARRO apud DUARTE, 2011, grifos do autor)


ID
1134697
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O texto publicado em jornal, por motivo de aniversário de um evento histórico, é conhecido por:

Alternativas
Comentários

ID
1134709
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quando o assessor se depara com uma boa informação, porém incompleta, ele deve:

Alternativas

ID
1134712
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A nota oficial pode ser utilizada para:

Alternativas

ID
1134718
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Graça França Monteiro, no livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia”, considera que o principal benefício de uma boa notícia sobre uma instituição em matéria jornalística, em comparação à publicação de um informe publicitário sobre o mesmo tema, é:

Alternativas

ID
1134724
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A entrevista coletiva é ideal para os casos de:

Alternativas

ID
1134730
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos subprodutos de um clipping são as sinopses resumos das principais notícias veiculadas nos jornais mais importantes. O principal objetivo deste material é:

Alternativas
Comentários
  • Permitir a montagem de um informativo rápido???

  • Gente essa prova e meia maluca...eu hein...


ID
1134733
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A postura correta de uma assessoria de comunicação diante de um acontecimento inesperado e desfavorável a seu assessorado é:

Alternativas

ID
1134736
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao se avaliar os resultados do trabalho de uma assessoria de comunicação é necessário considerar:

Alternativas

ID
1134742
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Muitas assessorias confeccionam manuais para padronizar os procedimentos. Entre eles está o manual de:

Alternativas

ID
1134757
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao realizar eventos para imprensa, o profissional de relações públicas deve:

Alternativas

ID
1134763
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É tarefa mais importante do profissional de relações públicas nas relações com a imprensa:

Alternativas
Comentários
  • Estabelecer um relacionamento sólido com a imprensa é uma das formas de estreitar laços com os formadores de opinião. Ao divulgar informações relevantes, o profissional de rp fortalece a imagem institucional.


ID
1134766
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao acompanhar o assessorado em uma entrevista, o profissional deve:

Alternativas

ID
1134805
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É obrigação do jornalista em assessoria de comuni- cação, com EXCEÇÃO de:

Alternativas

ID
1255666
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Leia o texto a seguir

“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”

É correto afirmar que o texto é um(a) .

Alternativas
Comentários
  • Correta C

    http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/memoria/0095.htm

  • letra c

    Comunicação Organizacional

    Breve Histórico

    - No início do século XX ocorreram as primeiras ações de Comunicação Empresarial nos Estados Unidos

    - Em 1906, o jornalista Ivy Lee, que atuava em Nova Iorque, decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas (RP) de que se tem notícia

    - O objetivo era concentrar esforços para recuperar a credibilida de do empresário John D. Rockfeller, acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações

    - Rockfeller buscava lucro a qualquer preço - modelo praticamente inaceitável décadas mais tarde, e isso era uma ameaça à sua reputação

    - A idéia de Ivy Lee era garantir a publicação de notícias empresariais nos espaços editoriais, deixando de lado o já tradicional espaço publicitário comprado por grande parte das empresas

    - Mas como seria possível convencer a imprensa sobrea novidade? Ivy Lee adotou certos princípios básicos para a comunicação empresarial (organizacional), sintetizados numa carta:

    “Este não é um serviço de Assessoria secreto. Todo o nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um gerenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o use. Nosso assunto é exato. Mais detalhes, sobre qualquer questão, serão dados oportunamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à Assessoria e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público”

    fonte: http://igepp.com.br/uploads/arquivos/igepp_-_bacenii_aula_-_comunicacao_org_e_relacionamento_das_org_final_roberto_rondon_170713.pdf


ID
1296859
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diante de uma situação considerada de crise, como, por exemplo, a divulgação para a imprensa de informações que prejudiquem a imagem da empresa, o primeiro passo a ser dado deve ser

Alternativas

ID
1296874
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Mesmo que uma empresa não esteja passando por um período de crise, ela deve ter um olhar atento para as informações que são manipuladas todos os dias, com o objetivo de sinalizar alterações positivas ou negativas na sua imagem.

Para isso, existem algumas ferramentas, tais como pesquisas

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    As empresas devem sempre estar atentas para as informações que são manipuladas todos os dias, com o objetivo de captar quaisquer alterações “positivas” ou “negativas” em sua imagem. Existem algumas  ferramentas  que  auxiliam  nessa  tarefa,  tais  como:  pesquisas  de  opinião,  atendimento (perguntas, elogios e reclamações) do SAC (serviço de atendimento ao consumidor) e as pesquisas efetuadas com varejistas. 


ID
1296880
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No momento de crise, alguns erros podem ser fatais para a imagem de uma empresa.

No relacionamento com a mídia, identifica-se como um erro

Alternativas
Comentários
  • Na gestão de crise é importante manter uma imagem proativa, que é o contrário da defensiva. Isso significa que é importante não esperar que a imprensa demande caso haja uma nova informação sobre a crise e informar com transparência e agilidade os fatos.


ID
1297363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em um momento de crise, a Assessoria de Comunicação Social de uma empresa que articula ações de várias assessorias de imprensa, simultaneamente, deve

Alternativas

ID
1297387
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As ações de relações públicas são fundamentais para construção e fortalecimento das marcas. Nessa perspectiva, considere as seguintes ferramentas de comunicação: 


I – assessoria de imprensa;
II – e-mail marketing;
III – catálogos;
IV – palestras e seminários;
V– lobby;
VI – relatórios anuais;
VII – prêmios e brindes. 

As ferramentas que devem ser consideradas são, APENAS,

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão; Consideradas o quê? Acho que está mal formulada.

  • Ferramentas de RP, por isso entram atividades como o Lobby, a ass de imp, palestras e relatorios anuais.. as outras ferramentas sao das outras areas, como publicidade, propaganda e mkt.

  • Concordo com a Isabela, a questão foi mal formulada. Além disso, alguns autores consideram Assessoria de Imprensa uma função exclusiva de jornalistas. Outros já consideram que é de profissionais de RP. Então, novamente, questão mal formulada. Pois assim como as outras ferramentas são de áreas como Publicidade e Marketing, muitos autores consideram AI como ferramenta de Jornalismo, então a questão, na minha opinião deveria anulada 

  • Alguém teria mais informações sobre lobby? Alguma teoria para indicar? obrigada.


ID
1363342
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma empresa de biotecnologia está organizando uma conferência internacional, que contará com a presença de renomados especialistas e pesquisadores da área.

Para a organização desse evento, a função de uma assessoria de imprensa é a de

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento, a questão deveria ser anulada por conter duas alternativas corretas ("d" e "e").


    d) enviar press releases e kits de imprensa para formadores de opinião.

    e) organizar entrevistas com os conferencistas e realizar a cobertura do evento.


    As ações mencionadas nas duas alternativas são função da Assessoria de Imprensa.

  • Pegadinha safada, porque o nome não é "press release e kits", e sim "releases e press kits". Eu não marquei essa opção porque racionei na lógica do examinador safado

  • press-kit e releases são materiais direcionados à imprensa. \formadores de opinião, ou seja, pessoas influentes na área de biotecnologia que é o caso, recebem outro tipo de material, como a mala-direta por exemplo.


ID
1363375
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As crises fazem parte do cotidiano de pessoas e organizações. Nesses casos, quanto melhor for a imagem da organização, menor desgaste haverá no enfrentamento de situações críticas e menores serão as chances de prejuízos à sua reputação.

Algumas atitudes podem ser tomadas para a contenção da crise, dentre as quais se destaca a seguinte:

Alternativas

ID
1364296
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quanto à Assessoria de Comunicação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A Assessoria de Comunicação é responsável pela divulgação da imagem, da missão e das ações e dos objetivos estratégicos da organização.
( ) A Assessoria de Comunicação é constituída por, pelo menos, um profissional de cada área da comunicação.
( ) Assessoria de Imprensa é a mesma coisa que Assessoria de Comunicação.

Alternativas

ID
1364338
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre Planejamento e Execução de Atividades de Relações Públicas, analise as assertivas abaixo.

I. Quando algum tipo de desgaste da imagem de uma organização acontece, o profissional de Comunicação, especificamente o profissional de Relações Públicas, entra em ação para manter informada a imprensa, além de dar subsídios para a população que possa ter sido afetada de alguma maneira.
II. A gestão de crises é apenas um item do plano de Comunicação de uma empresa e deve ser elaborado pelo profissional de Relações Públicas e por uma equipe multidisciplinar.
III. Preservar a imagem e a reputação do negócio e, ao mesmo tempo, inserir a organização na comunidade, com pesquisas de mercado e opinião, tanto para o público externo quanto para o público interno, é o objetivo do planejamento de Comunicação, executado pelo profissional de Comunicação, que deve incluir o profissional de Relações Públicas.
IV. O profissional de Relações Públicas deve criar uma imagem positiva para a empresa, mesmo que esta não seja verdadeira e possa ser desmascarada posteriormente.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1487062
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de comunicação desenvolvida para as organizações, azendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do pensamento de alguns, o termo inglês publicity não está ligado à publicidade, mas com a assessoria de mprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma

Alternativas

ID
1487068
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A lista de endereços de destinatários para os quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação, é conhecida por

Alternativas

ID
1487071
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Qual a expressão em língua inglesa que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona?

Alternativas

ID
1487083
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica atividade vinculada às atividades de Assessoria de Imprensa ou de Assessoria de Comunicação Social; com estrutura lógico-formal que contempla as características do assessorado, as particularidades do contexto em que o mesmo está inserido e as particularidades da teia midiática para que se construa um fluxo permanente de informação quer atenda a objetivos previamente estabelecidos.

Alternativas

ID
1490317
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As entrevistas coletivas constituem-se em eventos de grande relevância no planejamento da assessoria de imprensa de uma organização.
Quanto à estrutura, a entrevista coletiva provocada, que ocorre em pequenos ambientes, com número reduzido de repórteres, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    http://www.comuniqueiro.com/dicionario/entrevista-coletiva


ID
1490332
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um laboratório de remédios possui 35% do mercado de analgésicos no Brasil, com vendas anuais de 400 milhões de reais. Em dois dias, foram registradas mortes de 7 pessoas, por envenenamento, após ingestão do analgésico desse laboratório, contaminado com a substância ativa. Por esse motivo, as receitas com a venda desse remédio caíram de 33 milhões de reais para 4 milhões de reais por mês.

Tendo a empresa recebido, por parte da imprensa, cerca de 2.500 solicitações de informações sobre o ocorrido, como a assessoria de comunicação do laboratório deve agir sob o ponto de vista do gerenciamento de crise em comunicação?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Marquei a A porque minha dúvida na B foi o final da frase.."relançar o produto com nova embalagem"

     

    Alguém pode me ajudar?

     

    No controle, Deus está!

  • Fiz exatamente a mesma coisa. A B estava ótima até essa parte do fina. 

  • Case verídico do Tylenol nos EUA.


ID
1551667
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os eventos, sejam eles empresariais, culturais ou esportivos, requerem por parte da assessoria de comunica- ção um cuidado especial com a utilização de certos instrumentos como press kit, releases e boletins. O envio do último deles, segundo a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), deve

Alternativas
Comentários
  • Alguns conceitos da publicação: Guia de Boas Práticas de Comunicação em Feiras e Eventos (ABRACOM):

     

    A divulgação no período pré-evento

     

    Reunião de briefing com o organizador da feira ou evento É necessária uma preparação prévia para a reunião de briefing com o organizador, quando todas as informações relevantes sobre o evento são transmitidas.

     

    Envio de press-kit à imprensa - A divulgação do press-kit deve ser realizada com antecedência de aproximadamente três semanas ao evento, atingindo veículos de comunicação de todo o Brasil e, se necessário, versões adaptadas para agências de notícias/imprensa de outros países. Essa antecedência é importante para chamar a atenção da imprensa para o evento, propiciando a geração de notas/matérias de aquecimento, antes da realização do evento.

     

     

    A divulgação durante o evento

     

    Mural – principais clipping afixados – Para que todos os envolvidos no evento possam acompanhar as notícias já publicadas/ divulgadas na imprensa antes e durante a realização do evento. Esse quadro será usado também para a colocação de avisos gerais para a imprensa.

     

    Ficha de balanço – a ser usado no caso de feiras. Esta será entregue às assessorias dos expositores no último dia do evento. Esta ferramenta de trabalho irá auxiliar no levantamento de informações relevantes para a divulgação do pós-evento.

     

    Boletins - Os boletins são divulgados periodicamente, de acordo com a necessidade. Nos boletins são transmitidas as informações mais relevantes levantadas ao longo do evento, visando a geração de notas/ matérias e a atenção da imprensa para o evento e seus participantes.

     

    Balanço - Para indicar o porte, crescimento e outras informações que 23 demonstrem o sucesso do evento, a assessoria de imprensa contratada deve elaborar um balanço, com informações relevantes, como: participação, crescimento comparativo ao ano anterior (quando for o caso), movimentação de valores, negócios fechados, parcerias e depoimento do responsável pela feira/evento.

     

    A divulgação no pós-evento

     

    Fechamento de relatório - Após o evento, é elaborado um relatório de trabalho espec ificando todas as ações realizadas antes, durante e após o evento. O relatório é fechado cerca de 20 a 30 dias após o térm ino do evento, contendo as matérias/notas publicadas na imprensa sobre o evento.

     

    Fonte: http://www1.abracom.org.br/cms/opencms/abracom/pt/uploads/pdf/Boas_Praticas_Feiras_e_Eventos.pdf


ID
1609591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


Enquanto o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público, as relações públicas promovem a comunicação com os diversos públicos que integram a sociedade, um dos quais, o poder público.

Alternativas
Comentários
  • Aprendi agora que o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público. Quer dizer que se um um político promove ações de persuasão ou mesmo de pressão junto ao empresariado com fins eminentemente particulares, então isso já não é mais lobby? Concordo com quase toda a afirmativa, mas restringir lobby a ações junto aos poderes públicos pra mim torna o item errado (apenas minha humilde opinião).

  • De acordo com o Dicionário de Comunicação, Lobby pode ser definido como:

    [...] exercício de influência, pressão e persuasão para obter atitude favorável em relação a um indivíduo ou instituição, de modo a efetivar um voto legislativo ou uma posição administrativa (sic). Podem ser consideradas atividades de Lobby os meios utilizados para influenciar políticos ou funcionários governamentais de forma direta (contatos pessoais, correspondências, etc) ou indireta (através dos meios de comunicação ou de fatos capazes de sensibilizar a opinião pública), atingindo deste modo os representantes da comunidade (RABAÇA; BARBOSA, 1987, p. 371). 

  • Essa questão é, no mínimo, polêmica.

    Segundo o padrão de resposta do próprio Cespe, em uma questão dissertativa sobre o que é lobby, consta que o lobby pode ser dirigido à agentes públicos e particulares, como notórios e jornalistas.  Vejamos:

     

    Lobby é um conceito, uma atividade ou uma profissão. A origem do termo e do conceito em si remonta à atuação dos promotores de interesses que se postavam na antessala da Câmara dos Comuns, na Inglaterra, ou em algum hall de hotel, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o lobby não é regulamentado.

    (...)

    Assim, no Brasil, se, por um lado, o lobby pode ser sinônimo de tráfico de influência, por outro lado, pode denominar a atuação de grupos de pressão em favor dos direitos humanos, como a que resultou na Lei Maria da Penha, associada, por sua vez, a outras m edidas, como as delegacias da mulher.

    (...)

    O exercício do lobby não se restringe ao corpo-a-corpo, embora a abordagem pessoal ainda faça parte de suas estratégias. Produtos de comunicação dirigida e didática, repletos de conteúdos técnicos ou de persuasão, geralmente voltados a legisladores, governantes, membros do Poder Judiciário, notórios e imprensa, são imprescindíveis para a sua prática. São instrumentos que vão desde um simples folder a relatórios e livros e, em especial, publicações para jornalistas.

     

    Dessa forma, segundo o entendimento do próprio Cespe, o gabarito dessa questão deveria ser ERRADO.

     

    Fonte

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PR_16_ANALISTA/arquivos/Padrao_Resposta/Definitivo/270TCEPR_004A01E0927_PadraoRespostaQ1C4.pdf
     


ID
1609594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


As instituições que apostam em uma comunicação organizacional transparente, estabelecendo um diálogo claro e constante com seus públicos de interesse como forma de agregar valor ao seu produto ou serviço têm maiores possibilidades de permanecer no mercado, ampliar o leque de atuação, conseguir maior participação e aumentar a lucratividade. Por essa razão, essas instituições devem investir mais em campanhas publicitárias e marketing que em assessoria de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: se as instituições que apostam em uma comunicação organizacional transparente têm maiores possibilidades de permanecer no mercado, ampliar o leque de atuação, conseguir maior participação e aumentar a lucratividade, então essas instituições naturalmente devem investir mais em assessoria de imprensa do que em campanhas publicitárias e marketing. Isso porque, as possiblidades acima enumeradas requerem ações de credibilidade assegurada e longo prazo - e uma matéria publicada na imprensa é mais eficaz para isso do que uma peça de propaganda.


ID
1609597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


As atividades de relações públicas são fundamentais para o exercício do princípio básico do regime político democrático, pautado na participação popular.

Alternativas
Comentários
  • De fato, relações públicas é um canal para ouvir a sociedade - e fazê-la ouvir também.


ID
1648507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É função desenvolvida pelo profissional de comunicação


assessorar a imprensa e relacionar-se com a mídia.

Alternativas
Comentários
  • O autor Fábio França diz que é essa divisão... Interno, Externo e Misto.


ID
1648549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Pode-se afirmar que todas as organizações, por mais sólidas que sejam, estão sujeitas a crises. Saber quando e como agir para gerir ou administrar uma crise é fundamental nos dias de hoje.

Com base nessa informação, julgue os próximos itens relativos à administração de crise pelas organizações.

Se a organização estiver em situação de crise, o correto é evitar declarações, notas explicativas ou qualquer resposta à imprensa e aguardar o desfecho da situação-problema.

Alternativas

ID
1648555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das relações da organização com a imprensa, notícia, imagem empresarial e planejamento de comunicação integrada, julgue os seguintes itens.

O profissional que se relaciona com a imprensa deve manter comunicação direta com as fontes organizacionais, que incluem presidentes, diretores, gerentes e demais membros da alta gerência.

Alternativas

ID
1671811
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Fabio França (Conceituação Lógica de Públicos e Relações Públicas), estabelece uma definição de públicos de uma organização que se pretende “aplicável a todos os tipos de relacionamento" de uma organização. Os “essenciais" são definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos; os “não essenciais" são identificados pela sua participação/envolvimento nas atividades-fim da organização, enquanto os públicos de “redes de interferência" são aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é uma ação com um público

Alternativas
Comentários
  • Na categoria dos públicos de rede de interferência incluem -se a rede de concorrentes e a rede de comunicação de massa 

  • 1 - Públicos Essenciais:

    - Divididos em constitutivos e não constitutivos, estão ligados juridicamente à organização e são fundamentais para sua constituição, manutenção, estrutura, sobrevivência e execução das atividades-fim, como investidores, acionistas, sócios, empregados, fornecedores, clientes e/ou consumidores, etc.;

    - São definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos.

     

    2 - Públicos Não-essenciais:

     

    - Divididos em públicos de consultoria, setores associativos, setoriais sindicais e setoriais da comunidade, não estão ligados aos fatores produtivos da organização, mas aos de prestação de serviços, podendo atuar externamente na promoção institucional e mercadológica da organização ou intermediando relacionamentos políticos ou sociais, como as agências de publicidade e propaganda, de relações públicas, conselhos profissionais, sindicatos, associações da comunidade, partidos políticos, escolas, universidades, etc...

     

    - FCC:  São identificados pela sua participação/envolvimento nas atividades-fim da organização

     

    3 - Públicos de Redes de interferência:

     

    - Divididos em concorrentes e os de comunicação de massa (mídia impressa e mídia eletrônica), são representados por públicos especiais do cenário externo das organizações e podem exercer fortes influências (negativas ou positivas) junto ao mercado e à opinião pública – o que pode favorecer ou prejudicar a organização – tendo em vista seu poder de liderança operacional ou representativa.

    - São aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é um exemplo de ação com um público de redes de interferência.

     

    http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/6-Coloquio-de-Moda_2010/71368_Mapeamento_de_Publicos_-_estrategia_de_Relacoes_Public.pdf

  • Segundo a teoria de Fábio França, podemos classificar os públicos em três categorias.

     

    Públicos essenciais – aqueles ligados ou não juridicamente à organização e dos quais ela depende para sua constituição, manutenção, sobrevivência e execução de suas atividades. Essa categoria se divide em dois segmentos de classificação: os constitutivos e os não – constitutivos ou de sustentação:

       -> Os constitutivos são os públicos que possibilitam a existência da organização, como, investidores, sócios, conselhos administrativos e governos com seu poder de autorizar ou não seu funcionamento.

       -> Os não constitutivos ou de sustentação são aqueles imprescindíveis para que a organização se consolide e se mantenha no cenário de atuação. Exemplo, os clientes e funcionários. Ainda, estes públicos de sustentação podem ser classificados em duas categorias: primários e secundários.

          * Os primários são os quais a organização depende para viabilizar seu empreendimento. Os fornecedores se enquadram nessa categoria.

          * Os secundários contribuem para sua viabilização em menor nível de envolvimento. Empresas de terceirização são um exemplo disso.

     

    Públicos não essenciais estes não participam das atividades fim da organização, mas da prestação de serviços ou intermediação política e social. Para estes, existem quatro subdivisões:

       -> Redes de consultoria, divulgação e promoção da organização;

       -> Redes de setores associativos organizados;

       -> Redes de setores sindicais

       -> Redes de setores da comunidade.

     

    Redes de interferência Nela, se inclui todos os públicos do cenário externo da organização e que possuem algum poder ou representação para formação da opinião pública. Aqui podemos listar os concorrentes, parceiros, redes de relacionamentos internacionais, ativistas, redes de comunicação de massa.

     

    Fonte: www.ideiademarketing.com.br/2013/05/03/publicos-a-sua-empresa-tem-muito-mais-do-que-imagina/


ID
1736518
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação ao trecho do release da Secretaria de Saúde do estado em questão, é possível supor que:
I. a intenção de quem o elaborou foi apenas transmitir informação de acontecimentos aos meios jornalísticos.
II. a intenção de quem o elaborou foi transmitir informação de acontecimentos e construir uma imagem positiva para a instituição, referindo-se a ações de saúde como ações que dependeriam de uma visão caridosa do órgão público.
III. apresentar uma ação de saúde oficial para o público jornalístico como filantrópica é uma estratégia errada, visto que contraria os preceitos da ética das relações públicas e contribui para desenhar uma imagem negativa do instituição de saúde em questão. 

Assinale:

Alternativas

ID
1736533
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Você trabalha no setor de comunicação de uma universidade e a sua instituição está organizando um congresso científico sobre nanotecnologia, no qual serão apresentadas dezenas de pesquisas, entre elas uma que resultou no desenvolvimento de um vidro autolimpante e outra que resultou num possível futuro candidato a medicamento. Sobre as ações de comunicação relacionadas ao congresso, todas as alternativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas

ID
1736542
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“Conseguir colocar uma reportagem de ciência nos meios de comunicação de massa é uma tarefa difícil. Em muitos países, os editores frequentemente acreditam que os itens jornalisticamente valiosos só podem ser desastres, política ou esportes". O trecho é do capítulo de Marina Joubert, Como me torno um especialista em mídia? publicado no Guia de Divulgação Científica, de Luisa Massarani (org.) e outros autores (2004), disponível em http://www.fiocruz.br/ museudavida_novo/media/Guia_Divulgacao_Cientifica.pdf (acesso em setembro de 2010). Com base na constatação da autora, podem ser consideradas estratégias de mídia as seguintes ações de uma assessoria de imprensa, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas

ID
1736551
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Jornalistas das editorias de ciência e saúde de órgãos noticiosos recorrem intensamente aos jornalistas assessores de imprensa de instituições de ensino e pesquisa para solicitar fontes (pesquisadores, técnicos) relacionadas a assuntos específicos, tanto em coberturas do dia-a-dia, quanto em situações em que a agenda da mídia possa estar com predomínio de determinado ângulo – como dengue, meningite, descoberta de uma sequência genômica, de novo medicamento, morte de um “famoso” por doença desconhecida a esclarecer, etc.

Com relação ao texto, analise as afirmativas a seguir.
I. Os assessores têm acesso a inúmeras fontes para cada assunto, o que facilita seu trabalho e diversifica o noticiário final.
II. Os assessores têm acesso a poucas fontes com relação a cada assunto, às vezes mesmo a apenas uma única fonte até para variados assuntos, o que dificulta seu trabalho, impedindo-o de dar conta de toda a demanda das redações.
III. Os assessores precisam conciliar as demandas dos órgãos noticiosos com as agendas e interesses dos técnicos e pesquisadores potencialmente eleitos como fontes, o que nem sempre se estabelece fora de uma margem de conflitos.
Assinale: 

Alternativas

ID
1771414
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em um mundo cada vez mais interconectado, as empresas têm investido em hotsites, redes sociais, microbloggings, virais, flashmobs, dentre outras estratégias, para se comunicar com seus públicos de interesse. Algumas, porém, continuam alheias às novas formas de publicação, engajamento e compartilhamento de dados na internet. O fato é que as tecnologias digitais não devem ser utilizadas como via de mão única, alijando o receptor de canais de interação com a empresa. A Assessoria de Comunicação deve se responsabilizar pelo monitoramento de tudo aquilo que circula nas redes e diz respeito à empresa ou sua área de atuação. Tal sistema de informação e processamento de dados exige, portanto, um efetivo mecanismo de:

Alternativas
Comentários
  • A princípio pensei em comunicação empresarial, mas errei! rsrs

     

    Relendo a questão, atentei para algumas palavras-chaves, vejam:

    [questão] "O fato é que as tecnologias digitais não devem ser utilizadas como via de mão única, alijando (afastando) o receptor de canais de interação com a empresa."

    Ou seja,

    Indo e voltando - via de mão dupla - canais de interação, logo, a ferramenta é o FEEDBACK, sendo essa uma forma de interação e retorno - Empresa X Cliente.

     

    o que é Comunicação Empresarial?

    Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da corporação e de seus resultados e crescimento nos lucros. Ela se relaciona diretamente com a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente.

    Diversos profissionais são envolvidos nesse processo de comunicação empresarial, como jornalistas, publicitários, relações públicas, e, principalmente, os gestores e pessoas estratégicas da empresa.

     

    Bons Estudos!

  • letra B


ID
1771417
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Assessoria de Comunicação disponibilizou um link no site da empresa por intermédio do qual os internautas têm acesso à transmissão de streaming de áudio ao vivo. Embora não haja uma programação ininterrupta de 24 horas, existe periodicidade. Desse modo, às quartas e sextas, das 9h às 11h, ocorrem as transmissões em tempo real. Há desde depoimentos de especialistas a tutoriais, bem como documentários que versam sobre assuntos do mundo dos negócios. Muitos usuários, no entanto, relataram que os áudios, de maneira geral, eram longos, o que tornava a experiência cansativa. Além disso, como as transmissões ocorriam durante o expediente, os próprios funcionários da empresa não conseguiam acompanhar a programação com regularidade.

A saída encontrada pela Assessoria de Comunicação foi:

Alternativas
Comentários
  • Reduzir o tempo de 2h para 10min é meio complicado, logo, a melhor opção seria: "repensar o tempo de programa e possibilitar que os áudios sejam baixados no formato mp3, como podcastings", tendo em vista, inclusive, a praticidade proporcionada aos usuários por meio dos pod castings nesse mundo imediatista o qual vivemos.

     

     


ID
1771426
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento nacional, que ocorre a cada quatro anos, vai reunir cerca de seis mil pesquisadores de determinada área do conhecimento. Acontecerão palestras, oficinas, apresentação de trabalhos e sessões solenes. Para orientar os participantes, a Assessoria de Comunicação elaborará milhares de kits. Esses, por sua vez, trarão bloco de papel com caneta, mapa das salas, identificação do participante, cd com resumo dos trabalhos a serem apresentados, um bichinho de pelúcia que representa o mascote do evento e folders de propaganda dos principais patrocinadores. Esses mesmos kits serão enviados para a imprensa.

Para os jornalistas que receberão o material, a iniciativa da Assessoria será vista como: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Um Press-kit ou Pacote de imprensa é um pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros itens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar e estimulem os jornalistas a publicar a intenção do assessorado.

     

    No controle, Deus está!

  • Questão cabia recurso. Uma vez que a pergunta é "Para os Jornalistas que receberão o material, a iniciativa da Assessoria será vista como:" ou seja para eles (os jornalistas) a estratégia de comunicação é adequada, uma vez que trata-se de um Press-Kit, destinada a exatamente este público alvo, a questão não pergunta se a ação é inadequada para os participantes, ela simplesmente descreve que foi dado aos participantes e depois que os jornalistas receberão (não cabe a opinião dos jornalistas sobre se é ou não adequada a entrega do Kit para o público do evento, primeiro porque eles ainda não receberam o Kit  (eles receberão....) segundo porque após a entrega seria subjetiva a opinião, uns poderiam julgar boa a ação e outros considerarem negativa, uns poderiam conhecer as regras de assessoria e outros não)... A banca competiria alterar o questionamento para algo do tipo... "Do ponto de vista de assessoria/comunicação a ação de entrega dos Kits aos participantes do evento foi:" ai sim caberia a alternativa C .... logo, totalmente passível de anulação.


ID
2028508
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relação as atividades relacionadas a função do profissional de Relações Públicas de “Assessoramento”, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Promover pesquisas de opinião pública e examinar seus resultados.

II. Promover e analisar as pesquisas administrativas ou institucionais.

III. Sugerir e coordenar políticas de propaganda institucional.

IV. Propor atitudes para o tratamento com os públicos da empresa.

Alternativas

ID
2028511
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Indique a área em cada função de comunicação de um profissional de Relações Públicas.

A. Gerência de Assuntos Públicos.

B. Eventos e Promoções Especiais.

C. Divulgação Jornalística Externa.

D. Comunicação entre a empresa e seus públicos específicos.

( ) Manter contatos permanentes e regulares com a imprensa.

( ) Redigir discursos, mensagens, correspondências etc.

( ) Representar a empresa e sua diretoria.

( ) Organizar grupos de trabalho específicos para cada assunto ou grupo de assuntos.  

Alternativas

ID
2028520
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A expressão “assessoria de imprensa” aparece apenas duas vezes nos 109 parágrafos do Documento 59, nos números ___ e ___.

Alternativas

ID
2028529
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo sobre Assessoria de Imprensa. A seguir, assinale a opção com a sequência correta.

( ) No campo da eficiência de suas mensagens, a assessoria de imprensa deve ignorar o conhecimento dos públicos de interesse da organização e da interdependência existente entre ambas as partes.

( ) A assessoria de imprensa é uma prática cheia de méritos e deméritos, preocupando-se, em geral, com a divulgação isolada de notícias sobre a organização, que em outros tempos se consolidou no uso do famoso “press release”.

( ) A opinião pública é um fator individual que leva o público a seguir sua própria tendência.

( ) A empresa deve ficar voltada para si e não para o mercado externo onde age e trabalha.

Alternativas

ID
2028538
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Philip Kotler, em sua obra “Administração de Marketing” afirma que o papel das Relações Públicas de Marketing vai além da simples divulgação da imagem da empresa. Relacione as funções na primeira coluna com a segunda coluna, onde estão suas definições, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.

A. Relações com a imprensa

B. Publicidade de produto

C. Comunicação Corporativa

D. Lobby

( ) Negociação com legisladores e autoridades governamentais para promover ou alterar a legislação e regulamentações.

( ) Apresentação de Notícias e informações sobre a organização no melhor enfoque possível.

( ) Promoção da compreensão da organização mediante boletins internos e externos.

( ) Conjunção de esforços para divulgar produtos específicos.  

Alternativas

ID
2028562
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considere o texto a seguir: “Um clássico exemplo de como aproveitar uma crise foi protagonizado por Johnson & Johnson em Estados Unidos, em 1986. Naquele ano alguém colocou cápsulas envenenadas com cianureto em frascos de Tylenol que já estavam nas lojas. Morreram sete pessoas. A empresa tomou a decisão de recolher todo o produto (com um custo de 300 milhões de dólares), entrou em contato com as famílias das vítimas para oferecer seu apoio e adotou novas medidas de segurança para suas embalagens. Johnson & Johnson transmitiu uma imagem de preocupação pela segurança de seus produtos, de interesse pelas pessoas e de solidez em sua gestão. Isto foi reconhecido pelos meios e pelo público, que continua tendo Tylenol como um dos analgésicos líderes de mercado.” Analisando o case da Johnson & Johnson, podemos afirmar que

Alternativas

ID
2028586
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tratando-se de Relações entre o profissional de Relações Públicas, relacione a coluna de formas de comunicação com a coluna de oportunidade de realização.

A. Press-Release

B. Internet (Press Room On-line)

C. Conferências de Imprensa

D. Entrevistas


( ) Acontecimentos muito relevantes que a empresa pretende divulgar em simultâneo a um conjunto de Órgãos de Comunicação Social.

( ) Tema para desenvolver com um número restrito de jornalistas, habitualmente sem sobreposição no mesmo sector.

( ) Acontecimento com alguma relevância para divulgação junto de um conjunto alargado de órgãos de Comunicação Social.

( ) Disponibilização de informação on-line para consulta pelos jornalistas.

Alternativas

ID
2134435
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

"Kit para imprensa que contém os textos principais sobre o assessorado. É um conjunto de informações básicas sobre a performance, sua atividade, seu histórico, inserção no segmento, índices de desempenho, ações de responsabilidade social e outros. São informações padronizadas para serem distribuídas à imprensa em ocasiões de coletiva, entrevistas individuais e demais divulgações, como material de apoio" (MAFEI, 2004, p. 67).

Alternativas

ID
2151784
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O trabalho de assessoria de imprensa e as relações com a mídia são fundamentais para o universo organizacional. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão B - está também correta.

  • A B está incorreta pois o release não divulga uma notícia propriamente dita. Divulga produtos, serviços, acontecimentos etc. A partir dele, o veículo de comunicação poderá ou não criar uma notícia ou até uma reportagem sobre o assunto referido no mesmo. O principal objetivo é chamar a atenção dos jornalistas ao tema em questão e despertar o interesse deles em falar sobre o assunto