-
Gabarito: B
Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura.
Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. ''São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros''.
Pressuposições básicas: São as crenças inconsciente, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não-escritas e nem sequer faladas. Constituem o nível mais íntimo e oculto da cultura organizacional.
-
Gab.: Alternativa B
Níveis da Cultura
Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. São utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
-
A Resposta está literal na pág. 31 do livro: GIBSON et al. ORGANIZAÇÕES, COMPORTAMENTO, ESTRUTURA E PROCESSO. 12a.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. Todas as outras opções estão erradas, pois são relacionadas às camadas II e II da cultura organizacional. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica a questão.
artefatos,valores compartilhado, pressuposições básicas
-
Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.
Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.
Valores: constituem o segundo nível da cultura. Correspondem às razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros
Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo e oculto. Nesse nível, temos as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.
A camada mais superficial e visível são os artefatos.
Gabarito: B
-
-
GAB B
A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)
- ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.
- VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
- PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)