SóProvas


ID
3267823
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As Teorias da Administração podem ser agrupadas segundo suas ênfases (nas tarefas, na estrutura, nas pessoas, no ambiente e na tecnologia). Assinale a alternativa que apresenta corretamente a teoria administrativa e suas respectivas características.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • qual o erra da A? Eficiência?
  • Acredito que seja a consistência como vantagem o erro. a Teoria clássico buscava a eficiência operacional

  • Administração Científica (Taylorismo): com ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

    Teoria Burocrática (Weber): com ênfase na estrutura, tinha como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). Focava na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.

    Teoria Clássica (Fayol): também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planejamento como uma das funções principais do , o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.

    Teoria das Relações Humanas: como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da  (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos eletrônicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.

    Teoria Estruturalista: apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

    Fonte: https://www.infoescola.com/administracao_/teorias-da-administracao/

  • Eliakim, acredito que o erro da A esteja em falar de rigidez e lentidão, que são características da adm burocrática.

  • Erro da letra A) - todas essas características são da Teoria Burocrática.

  • O modelo burocrático não é, por característica, lento, pelo contrário, foi criado para ser ágil. Lentidão, demora, são disfunções...

  • Para FAYOL, não há ideia de rigidez, pois nada existe de rígido ou de absoluto na Administração.

  • Qual erro da C ?!?!?!?!?

  • Fayol adota a denominação princípio, afastando qualquer ideia de rigidez, pois não existe nada de rígido ou absoluto em matéria administrativa. Tudo é questão de medida, ponderação e bom-senso. Os princípios são universais.

  • Letra B

    A - Teoria Clássica: ( Teoria Burocrática ) possui ênfase na estrutura, tendo como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal. Apresenta muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.

    B- Teoria Estruturalista: apresenta uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

    C- Teoria Burocrática: (Administração Científica) possui ênfase nas tarefas, buscando a racionalização do trabalho no nível operacional, tendo como foco o empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não leva em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

    D- Administração Científica: (Teoria Clássica) apresenta ênfase na estrutura, com foco no gerente. Nela, o planejamento é uma das funções principais do administrador.

    E- Teoria das Relações Humanas: ( Neoclássica)possui ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada

  • COMPLEMENTANDO:

    Relaciona-se à Teoria Estruturalista:

    -A análise organizacional é realizada pela abordagem múltipla e globalizante, através da avaliação intraorganizacional (fenômenos/ambientes internos) e interorganizacional (fenômenos/ambientes externos).

    -Afirma que vivemos em uma sociedade de organizações caracterizada pela interdependência entre elas. Surge pela necessidade de visualizar “a organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais”.

    -Revela o homem organizacional como aquele que desempenha papéis simultâneos em diversas organizações. Tem como características a flexibilidade, tolerância, capacidade de adiar as recompensas, permanente desejo de realização tanto material como social.