Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no
cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de
aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades
e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos
fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos,
que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos
como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões
mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.
Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que
apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:
A) Errado. A população
mundial não está diminuindo.
B) Errado. A estratégia de
foco está no cliente, não na produção.
C) Certo. A formação de
alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos,
capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos
estratégicos comuns.
D) Errado. A preferência é por
mercados segmentados, não de massa.
E) Errado. Não existe restrição
à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre
empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.
Com base nessas explicações, podemos concluir que a
alternativa certa é a C.
Gabarito do Professor: Letra C.
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Prof. Heitor A. Pereira
===
A - diminuição da população mundial
- INCORRETA
- Em 2019, a Organização das Nações Unidas divulgou o relatório Perspectivas Mundiais de População 2019: Destaques, que apresenta a perspectiva de crescimento populacional ininterrupto até o ano de 2050.
- De acordo com o relatório, a população mundial deve aumentar em 2 bilhões nos próximos 30 anos, atingindo a marca de 9,7 bilhões em 2050 - partindo dos 7,7 bilhões atuais.
===
B - estratégia de foco na produção
- INCORRETA
- De acordo com Corrêa e Corrêa (Administração da produção e operações: manufatura e serviços – uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004), a estratégia de produção consiste num padrão global de decisões operacionais, buscando aumentar a competitividade da empresa organizando seus recursos, criando e projetando competências com um olhar no futuro.
- No entanto, a projeção pautada pela estratégia de produção não terá resultados se não houver a inserção e a permanência da empresa em seu mercado, ou seja, sem condições de direcionamento da produção.
===
C - formação de alianças empresariais
- CORRETA
- Muitas são as vantagens da realização de alianças empresariais, independente dos níveis de desenvolvimento, mas de modo ainda mais benéfico às pequenas empresas.
- Vale destacar que a colaboração pode ser tão importante e até mais rentável que a competição. De acordo com Daft (2002), as empresas podem, ao mesmo tempo, competir e colaborar sem que isso lhes cause perdas.
- A adoção da estratégia que parte da formação de alianças permite que pequenos empresários ampliem de modo significativo sua rede de parceiros, o que naturalmente abre caminho para novos clientes, fornecedores de maior qualidade, melhor conhecimento dos concorrentes, etc.
===
D - preferência por mercados de massa
- INCORRETA
- Os chamados "mercados de massa" são mercados abrangentes de clientes parecidos, nos quais o mesmo produto atende uma parcela considerável do público.
- O erro dessa afirmativa consiste no fato de que tal estratégia não é inovadora como pede o enunciado. A produção com foco em mercados de massa já é aplicada desde os tempos pós revolução industrial, quando a produção em massa se tornou possível graças aos avanços da época, equalizando a produção e garantindo atendimento de demandas.
===
E - restrição à presença de multinacionais
- INCORRETA
- Haveria dois problemas na restrição de presença de multinacionais no mercado.
- O primeiro deles, seria a contrariedade à economia de mercado e à liberdade de produção e comércio. Afinal, estabelecer restrições como medida protecionista acaba limitando o mercado às capacidades locais não impede que o público busque pelos produtos desejados vindos de outros meios.
- Ao mesmo tempo, a restrição priva todo o mercado das inovações trazidas pelas multinacionais, estabelecendo estagnação que é prejudicial a todos os ramos e a toda a sociedade.
Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.
Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:
A) Errado. A população mundial não está diminuindo.
B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.
C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.
D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.
E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.
Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.
Gabarito do Professor: Letra C.