SóProvas


ID
3298399
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O QUE SIGNIFICA O PLANEJAMENTO?
O planejamento é o conjunto de processos realizados com o objetivo de definir um rumo e os meios para se alcançar o que se pretende. Para Peter Drucker, um plano é um caminho a ser percorrido. Assim, é correto afirmar que o planejamento é o momento em que são traçados os objetivos, as metas, as atividades e definidos os processos que permitirão à organização alcançar o que deseja.

São questões básicas do planejamento em uma organização:
• O que fazer?
• Para que fazer?
• Como fazer?
• Com que recursos fazer?
• Quando fazer?
• Com quem fazer?

A resposta a essas questões básicas é o objetivo central da função de planejamento, no contexto da Administração, enquanto atividade sistêmica-integrada e que precisa envolver todas as áreas da organização. O planejamento, portanto, enquanto função administrativa possibilita a definição prévia dos planos intermediários e finais.

A função de planejamento é complexa, na medida em que afeta todas as dimensões organizacionais e requer o comprometimento de todos os integrantes para o alcance dos objetivos coletivos. É também uma função dinâmica, pois sua concepção necessita estar em sintonia com a dinamicidade dos ambientes interno e externo da entidade.

As mudanças constantes que ocorrem no ambiente, sejam de natureza demográfica, cultural, política, ambiental, social ou tecnológica, vêm a afetar a realidade organizacional e, consequentemente, o planejamento enquanto processo dinâmico.

Cabe ao gestor da organização estar atento ao processo dinâmico que caracteriza o ambiente e avaliar de que forma os planos elaborados necessitam ser adaptados. Caso contrário, a longevidade organizacional pode ser ameaçada.

A flexibilidade, a dinamicidade e a adaptação continuada às mudanças em curso no meio, são condições básicas para a função do planejamento enquanto processo que determina os objetivos organizacionais.

Enquanto pensamento aplicado à gestão das organizações de produção, o planejamento recebeu a contribuição de inúmeros autores, com destaque para as ideias de Frederick Taylor, Igor Ansoff e Alfred Chandler.

Considerando o pai da Administração Científica, Taylor estudou e aplicou os tempos e movimentos do processo produtivo, em busca da eficiência operacional e do consequente incremento da rentabilidade organizacional, definindo como funções básicas da gestão o planejamento e o controle.

Em sua obra, Taylor dá ênfase ao processo de aplicação de métodos e técnicas racionais para obtenção de melhores resultados no processo produtivo. Embora estejamos em plena sociedade do conhecimento e no cotidiano das organizações de produção ocorra a incorporação progressiva de novas tecnologias de produção, muitos dos princípios e fundamentados sistematizados por Taylor ainda se fazem presentes. Ao iniciar o estudo da Administração, a leitura desta obra clássica é recomendável.

Adaptado: Disponível em: http://bit.ly/2qkyW5S.

Com base no texto 'O QUE SIGNIFICA O PLANEJAMENTO?', leia as afirmativas a seguir:

I. A flexibilidade, a dinamicidade e a adaptação continuada às mudanças em curso no meio são condições prejudiciais para a função planejamento, de acordo com o texto.
II. São questões básicas do planejamento em uma organização, entre outras: quando fazer e com quem fazer, de acordo com o autor.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    I. A flexibilidade, a dinamicidade e a adaptação continuada às mudanças em curso no meio são condições prejudiciais para a função planejamento, de acordo com o texto.

    II. São questões básicas do planejamento em uma organização, entre outras: quando fazer e com quem fazer, de acordo com o autor.

  • Questão aborda a definição do que é planejamento e suas características.

    O Planejamento é um processo contínuo, integrado de várias etapas, que tem por finalidade precípua dar um rumo à organização e reduzir o impacto provocado pelo ambiente (Abreu e Lima Moreira, 2016). Diante da sua tamanha importância para o presente e futuro da organização, ele não pode ser inflexível. Pelo contrário, deve ser interativo e flexível, para que, dessa forma, aceite ajustes e correções devidas.

    Possui algumas questões básicas, tão básicas que raramente são mencionadas em questões de concursos, tais como quando fazer e com quem fazer.

    GABARITO: C