-
A) A abordagem clássica privilegiava as tarefas, conforme teoria difundida por Taylor - ( Estrutura / Fayol)
B) A abordagem científica buscou analisar a estrutura, sendo seu maior propagador Fayol. - ( Tarefas / Taylor)
C) Na visão comportamental ou humanística, o foco eram as pessoas e sua capacidade produtiva, de cujo desenvolvimento nasceu o fordismo. Está aqui a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow.
D) Na abordagem neoclássica, o foco está nos resultados, constituindo um redimensionamento da teoria clássica às organizações contemporâneas. Peter Drucker é referência nessa abordagem.
E) A abordagem contingencial foca sua atenção no ambiente e na tecnologia. Caracteriza-se pela administração de conflitos internos e descentralização de decisões. Nesse cenário, uma das grandes preocupações é com a sustentabilidade social.
-
A questão cobrou conhecimento sobre as diversas Teorias da Administração.
A) INCORRETA. Apesar de algumas bancas utilizar o termo "abordagem clássica" para designar APENAS a teoria de Fayol, essa abordagem corresponde a: TEORIA CLÁSSICA (FAYOL) + ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLOR). A abordagem clássica (abrange as duas teorias) tem ênfase nas tarefas (Taylor) e na estrutura (Fayol).
B) INCORRETA. Fayol foi o pai da "Teoria Clássica" que deu ênfase às estruturas. Era a organização vista de cima para baixo.
C) INCORRETA. Ford foi divulgador das ideias de Taylor (Escola da Administração Científica) e não na visão comportamental. A teoria comportamental se importava em como as relações sociais afetava o nível de produção dos operários. De fato, a teoria motivacional de Maslow surgiu nessa época.
D) CORRETA. Na abordagem neoclássica, foi redefinida as funções administrativas (PODC) e a Administração Por Objetivos foi um de seus grandes destaques. O conceito da organização era "Sistema social com objetivos a alcançar" (CHIAVENATO, 2014) . Peter Drucker, de fato, é um dos expoentes dessa abordagem.
E) INCORRETA. A abordagem contingencial possui ênfase no ambiente e na tecnologia e de como tudo depende dessas variáveis. Ou seja, tudo é relativo e situacional, ou seja, a administração vai depender das circunstâncias oriundas da tecnologia e do ambiente. Não há uma forma apenas de tratar, por exemplo, a resolução de conflitos e nem mesmo um jeito apenas de realizar a tomada de decisão de acordo com essa abordagem.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA "D".
-
Cabe recurso
Abordagem clássica inclui:
Teoria Clássica ( Fayol, foco na estruturacao)
Teoria Científica (Taylor, foco nas terefas)
Portanto a A) também está correta!
Abordagem (Grupo)
Teoria(Item do grupo, subgrupo)
Portanto, NAO SE PODE afirmar que a ABORDAGEM clássica nao privilegia as tarefas conforme difundida por TAYLOR
A questao no enunciado diz "das abordagens"
Se dissesse "das teorias" ainda assim nao seria suficiente pra considerar A) como errada
Esperamos que as demais bancas nao repitam esse erro