SóProvas


ID
3414073
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira
livre e morava no morro da Babilônia
num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de
Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de
Freitas e morreu afogado.

Manuel Bandeira

No trecho “Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.”, os termos em destaque, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, podem ser analisados, respectivamente, da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Verbos pronominais são aqueles acompanhados por pronomes “me”, “te” “se”, “nos” (pronomes oblíquos átonos). Esse tipo de verbo é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. Sendo assim, o verbo deverá ser conjugado sempre acompanhado do pronome oblíquo correspondente à pessoa gramatical do sujeito.

    Verbos significativos, também chamados de plenos ou nocionais, são verbos que indicam uma ação, podendo ser transitivos diretos ou indiretos e intransitivos. Atuam como núcleo de um predicado verbal ou verbo-nominal.

    GABARITO LETRA E

  • Gab: E

    “Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

    >> se atirou > Os verbos pronominais são aqueles conjugados em conjunto com um pronome oblíquo átono, que são: me, te, se, nos, vos, se;

    >> Morreu > Quem morre, morre > verbo intransitivo, não rege preposição, tampouco pede complemento verbal;

    >> Afogado > Adjunto adverbial de modo (indicando a forma como morreu);

  • CUIDADO

    Embora a questão possa parecer de simples elucidação, existem poréns que ensejam a mudança do gabarito. A priori, a questão está incorreta, analisemos as duas assertivas que se fazem pertinentes, B e E(gabarito da banca).

    Passagem em analise: “Depois se atirou (1) na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu (2) afogado (3).”

    1) O verbo "atirou" (se atirou) é pronominal, está conjugado com um pronome oblíquo átono, bem como, e não vejo óbice em tal classificação, é verbo de ação, denota uma ação realizada pelo sujeito, A diferenciação pertinente ocorre entre verbos de ação e ligação. Aqui, qualquer uma das assertivas, embora diferentes, está correta.

    2) O verbo "morreu" é intransitivo, ambas as assertivas concordam em tal ponto.

    3) Nosso problema ocorre aqui. A banca afirma (via gabarito) que estamos diante de um adjunto adverbial.

    Via de regra, adjuntos adverbiais são representados por advérbios, por locuções adverbiais ou por orações subordinadas adverbiais. O termo "afogado" é um adjetivo (aquele que se afogou) que qualifica o sujeito e portanto possui função de predicativo do sujeito.

    Teríamos um adjunto adverbial se a construção fosse "...morreu por afogamento". O adjetivo "afogado" não exprime circunstancia, mas sim qualifica, e por ser adjetivo, não pode sozinho assumir papel de adjunto adverbial.

    Em resumo: "afogado" é adjetivo e predicativo do sujeito, adjuntos adverbias só podem ser representados por advérbios, por locuções adverbiais ou por orações subordinadas adverbiais, gabarito da banca incorreto, a resposta é letra B.

  • essa questão foi anulada pela banca

    "Considerando os argumentos apresentados e revendo a estrutura linguística da frase em questão, a Banca reconhece que o termo AFOGADO é um predicativo do sujeito, inserido no predicado verbo-nominal. Mas como os itens outros da alternativa estão corretos, só resta à Banca anular a questão e não apenas alterar o gabarito."

    https://ibade.org.br/Cms_Data/Contents/SistemaConcursoIBADE/Media/PMVVMAG2019/respostas_recursos/gabarito/tarde/L-ngua-Portuguesa.pdf

  • Essa questão foi anulada sim.