-
✅ Gabarito: D
➥ “Já esqueci a língua em que comia”.
1. Os dois verbos da frase pertencem à segunda conjugação e estão no pretérito perfeito e imperfeito, respectivamente. → CORRETO. Primeira conjugação (-ar: amar, odiar); segunda conjugação (-er: esquecer, comer); terceira conjugação (-ir: partir, dividir).
2. Se o verbo “esquecer” fosse pronominal (esquecer-se), ao seu complemento “a língua” deveria ser acrescentada uma preposição (de = da língua) → CORRETO. Esquecer (=não é pronominal, transitivo direto); esquecer-se (=pronominal, é transitivo indireto e rege um complemento iniciado pela preposição "de").
3. Há na frase dois artigos definidos → INCORRETO. Temos somente um artigo definido (=a).
4. As palavras “Góis” e “língua” são acentuadas pela mesma regra → INCORRETO. Temos um monossílabo tônico e uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
5. As palavras conectoras “em que” podem ser substituídas por “na qual” e o sentido não se altera, pois “que” é pronome relativo e permite essa substituição → CORRETO. Em que (=preposição + pronome relativo); na qual (=preposição "em" + artigo definido "a"=na + pronome relativo).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
O "Já" não é fator atrativo de próclise ? Não deveria ter ficado " Já se esqueceu (..) ?
-
vamos aos itens..
1. ✔
Primeira conjugação - Terminação -AR
Segunda conjugação-Terminação -ER / OR
Terceira conjugação -Terminação -IR
2. ✔ Os verbos esquecer e lembrar quando usados como pronominais precisam estar acompanhado de proposição + pronomes
Esqueci seu nome (correto-VTD)
Esqueci do seu nome (errado)
Esqueci-me seu nome (errado)
Esqueci-me do seu nome ( correto)
3. ❌ “Já esqueci a língua em que comia” Temos só 1.
4. ❌As palavras “Góis” e “língua”- Góis - Monossílabo tônico e Língua - Paroxítona terminada em ditongo.
5.✔ A substituição é perfeita..
Bons estudos!
-
Diogo comenta aqui por favor
-
Luan, quando a questão diz "esquecer-se" foi só para mencionar a forma pronominal de forma genérica. Mas você está certo sim, advérbios são fator de próclise, assim com as conjunções subordinativas (das coordenativas já li que as alternativas também geram) e os pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.
-
A questão é sobre morfologia e regência e teremos que fazer análise de cada item para julgar as afirmações.
1. Os dois verbos da frase pertencem à segunda conjugação e estão no pretérito perfeito e imperfeito, respectivamente.
São três as conjugações: os infinitivos terminados em "ar,er e ir" e seguem respectivamente essa ordem para contagem.
Esquecer e comer são da segunda conjugação. CORRETA.
2. Se o verbo “esquecer” fosse pronominal (esquecer-se), ao seu complemento “a língua” deveria ser acrescentada uma preposição (de = da língua).
O verbo" esquecer" e o seu antônimo "lembrar", quando carregados de pronomes oblíquos regem a preposição "de". CORRETA.
3. Há na frase dois artigos definidos.
“Já esqueci a língua em que comia”.
Os artigos definidos são "a, as, o, os" quando definem um substantivo. Portanto somente temos o "a" acompanhando o substantivo "língua". INCORRETA.
4. As palavras “Góis” e “língua” são acentuadas pela mesma regra.
Góis é uma palavra monossilábica, ou seja, de apenas uma sílaba e é tônica e por isso leva o acento gráfico e língua por sua vez segue a regra de acentuação da paroxítona terminada em ditongo. Logo são regras diferentes. INCORRETA.
5. As palavras conectoras “em que” podem ser substituídas por “na qual” e o sentido não se altera, pois “que” é pronome relativo e permite essa substituição.
Os pronomes relativo "em que" tem a flexibilidade de poder ser trocado por "na qual ou no qual" obedecendo o gênero da palavra a qual se refere. CORRETA.
Na qual= em +a qual.
Após a análise tivemos os itens: 1, 2 e 5 como corretas.
GABARITO D
-
Só não sei ainda se existem verbos pronominais que podem ser chamados assim se não são exclusivamente pronominais, logo, exclusivamente acompanhados de pronomes. Alguém consegue me ajudar?
Edit:
"“Queixar-se”, gramaticalmente, é classificado como um verbo essencialmente pronominal, isto é, que invariavelmente é conjugado acompanhado do pronome oblíquo. Outros exemplos são os verbos: arrepender-se, sentar-se, zangar-se, pentear-se, enganar-se, suicidar-se.
Há verbos classificados como eventualmente pronominais, isto é, que podem ou não ser conjugados acompanhados do pronome oblíquo."
Fonte:http://escreverbem.com.br/saiba-usar-corretamente-os-verbos-pronominais-2/
(muito bem explicadinho nesse site).