SóProvas


ID
3958243
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão 

[...] Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas; o nosso médico mergulhou inteiramente no estudo e na prática da medicina. Foi então que um dos recantos desta lhe chamou especialmente a atenção, – o recanto psíquico, o exame de patologia cerebral. Não havia na colônia, e ainda no reino, uma só autoridade em semelhante matéria, mal explorada, ou quase inexplorada. [...]

– A saúde da alma, bradou ele, é a ocupação mais digna do médico.

– Do verdadeiro médico, emendou Crispim Soares, boticário da vila, e um dos seus amigos e comensais.

A vereança de Itaguaí, entre outros pecados de que é arguida pelos cronistas, tinha o de não fazer caso dos dementes. Assim é que cada louco furioso era trancado em uma alcova, na própria casa [...]; os mansos andavam à solta pela rua. Simão Bacamarte entendeu desde logo reformar tão ruim costume; pediu licença à Câmara para agasalhar e tratar no edifício que ia construir todos os loucos de Itaguaí. [...] A ideia de meter os loucos na mesma casa, vivendo em comum, pareceu em si mesma sintoma de demência e não faltou quem o insinuasse à própria mulher do médico. 

– Olhe, D. Evarista, disse-lhe o Padre Lopes, vigário do lugar, veja se seu marido dá um passeio ao Rio de Janeiro. Isso de estudar sempre, sempre, não é bom, vira o juízo.

[...] Uma vez empossado da licença começou logo a construir a casa. Era na Rua Nova, a mais bela rua de Itaguaí naquele tempo, tinha cinquenta janelas por lado, um pátio no centro, e numerosos cubículos para os hóspedes.[...] A Casa Verde foi o nome dado ao asilo, por alusão à cor das janelas, que pela primeira vez apareciam verdes em Itaguaí. Inaugurou-se com imensa pompa; de todas as vilas e povoações próximas, e até remotas, e da própria cidade do Rio de Janeiro, correu gente para assistir às cerimônias, que duraram sete dias. Muitos dementes já estavam recolhidos; e os parentes tiveram ocasião de ver o carinho paternal e a caridade cristã com que eles iam ser tratados. [...] Itaguaí tinha finalmente uma casa de orates.

Fonte:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000012.p dfoalienistaacessoem02/12/2019

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) “Foi então que um dos recantos desta lhe chamou especialmente a atenção”. O vocábulo em destaque é um pronome de referência coesiva que retoma o termo “medicina”.

( ) As palavras em destaque: “inefável dom”/ “arguida pelos cronistas”, possuem o mesmo sentido de “indescritível” e “argiva”, respectivamente.

( ) “Uma vez empossado da licença”. O vocábulo em destaque tem sua formação com o sufixo “em”, a palavra primitiva “posse”, mais o prefixo nominal “ado”.

( ) – “Do verdadeiro médico, emendou Crispim Soares, boticário da vila, e um dos seus amigos e comensais”. A expressão em destaque é classificada sintaticamente como aposto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B para os não assinantes.

  • Acertei a questão pela opção 3 que trocaram o que é sufixo e prefixo.

  • argivo é sinônimo de grego

  • Acertei a questão, mas não concordo com o 1° item...

    seguinte: de acordo com o meu material de estudos (e vários sites)

    -O "este/deste" é catafórico (se refere a um termo posterior, ou seja: que ainda será citado)

    (sei que existe uma exceção que permite que o "este/deste" tenha sentido anafórico, caso que ocorre com o uso, em conjunto, do "este e aquele", caso esse que não ocorre na questão)

    -O "esse/desse" é anafórico (retoma algo já mencionado)

    na questão o "desta" deveria ser trocado por "dessa"

    como deu pra ver a questão está contrariando a regra e mesmo assim está correta, já vi esse tipo de questão se considerada correta algumas vezes, alguém aí sabe se as regras desses pronomes foram alteradas? ou se é só mais um erro do examinador?!

  • na minha opinião a questão está errada
  • O "Este" pode ser anafórico quando é um pronome substantivo (sozinho).

    Verifica na questão abaixo (coloquei o código da questão) um exemplo. A professora explica no gabarito comentado.

    Q1061217

  • Acredito que a alternativa I considerou uma zeugma do termo "medicina". Assim, levou a considerar o termo "desta" correto.

  • aposto = eu falo de você

    voCativo = eu falo Com você