SóProvas


ID
4074406
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Gado Bravo - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 02

Feridas do esquecimento


Certa vez, tomei conhecimento de um episódio impressionante, que causou um forte impacto sobre a minha vida, especialmente no que diz respeito à importância dos relacionamentos significativos da vida e de como eles se tornam periféricos em nossos dias, sobretudo, por conta do individualismo que tem marcado a nossa geração.

Quando foi receber o prêmio Nobel da Paz, em 1979, Madre Tereza de Calcutá fez menção a uma visita que fizera a um dos mais luxuosos asilos para idosos, na América. A beleza e o luxo deixaram-na impressionada. Contudo, algo a impactou mais ainda: os velhinhos ali colocados pelos próprios filhos tinham no rosto uma profunda expressão de tristeza. Ela, intrigada, indagou a si mesma: “por que tanta tristeza e expressão de dor naquelas pessoas, apesar do conforto material que as rodeava?”

De repente, percebeu que todos eles olhavam para uma grande porta. Curiosa, perguntou à sua acompanhante: “Por que todos olham para a mesma porta? E por que não conseguem sorrir?” A responsável pela visita respondeu-lhe: “Eles olham para aquela porta porque esperam ansiosamente a visita dos filhos, e este semblante triste e distante que trazem no rosto é porque se sentem feridos. Acham que foram esquecidos por seus familiares. Infelizmente, de fato, foram esquecidos pelos seus” [...].

(FERNANDES, Estevam. In: Quando vem a brisa. Rio de Janeiro: Ed. Central, 2009, p. 75).

Em relação ao primeiro parágrafo, pode-afirmar que:


I- Há três orações subordinadas adjetivas, todas introduzidas por pronome relativo.

II- As expressões “um forte impacto” e “a nossa geração” funcionam sintaticamente como objeto direto.

III- O termo “sobretudo” é uma expressão adversativa que contraria uma ideia anterior.


Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas
Comentários
  • matheus, discordo da 1 afirmativa, pois a ultima frase n está no 1 paragrafo, sendo que a questão se refere apenas ao 1 paragrafo

  • A ASSERTIVA 1 ESTÁ ERRADA TAMBÉM.

  • O enunciado da questão é enfático: "em relação ao primeiro parágrafo, pode-afirmar que...", portanto, creio que não há como extender o significado da pergunta para outras partes do texto. Assim, entendo que o gabarito correto seja a letra D.

  • "no que..." - esse "que" é PR também, pois seu antecedente é um PRONOME DEMONSTRATIVO (em + o = "o" é PD).

    Quando ocorrer essa situação, troque por "aquilo" que... verá que é um PR, logo, or. sub adj.

    Por isso a I está correta.

  • Gabarito da banca: A

    Gabarito correto: D

    Próxima, porque essa não tá descendo.

    Observação: O colega Matheus tem razão! Essas bancas, fundo de quintal, dificilmente anulam seus gabaritos

  • "causou um forte impacto sobre a minha vida" e "por conta do individualismo que tem marcado a nossa geração." Não seria VTD preposicionado?

  • Que técnica Matheus???? falta de lógica? ou a banca não entende o que é um parágrafo? ou você está tentando justificar um ERRO dela? Não tem justificativa nenhuma, se a questão se refere ao primeiro parágrafo então TODOS DEVEM PROCURAR NO PRIMEIRO PARÁGRAFO! Totalmente passível de anulação, abraços.

  • Matheus, você deveria se retratar no seu comentário, o comando da questão está claro e a questão (se não for um erro do site ou algo que não estamos vendo) é passível de anulação. Um comentário do professor seria essencial nessa questão. E não há a justificativa em ser de uma banca pequena ou a dificuldade de um pedido de anulação, isso não existe, isso é pensar pequeno e não reflete o esforço pelo qual muitos aqui passam estudando e ninguém deve se submeter a um erro desses. Você é um usuário que comenta em várias questões e tem uma certa influência com muitos aqui, e não quero acreditar que você faça isso por mal. Se acomodar com esse tipo de coisa é um veneno tanto para si como para ou outros e consequentemente aos estudos.

  • A banca FORÇOU MUITO A BARRA

  • Agradeço ao Matheus pelos comentários de sempre. Tu, de fato, ajuda muitas pessoas, assim como eu. Todavia, neste caso, não há "técnica", nem tampouco lógica para acertar a questão. A realidade é que o item "I" está errado sim (muito, por sinal), e por haver a alternativa "D" como resposta, não há método para acertar. Apesar disso, nada apaga o brilhantismo dos seus comentários.

    Forte abraço!

  • "O" com valor de AQUILO é pronome demonstrativo, se de "QUE" vier seguido é pronome relativo. Logo, a assertiva "A" está correta, visto que, "no que diz respeito..." está com o sentido de: naquilo que diz respeito...

  • Aff. Acertei a questão e fiquei toda feliz. Aí vcs dizem que o gabarito está errado e nem tenho acesso ao comentário do matheus pra me ajudar, pois ele apagou. Enfim, as três orações adjetivas iniciadas por pronome relativo que consegui perceber:

    que causou um forte impacto sobre a minha vida (adjetiva "episódio")

    e de como eles se tornam periféricos em nossos dias (adjetiva "relacionamentos significativos da vida")

    que tem marcado a nossa geração (adjetiva "individualismo")

    obs: eu não decorei as regras de oração subordinada e coordenada, fui pela sentido da caracterização/adjetivação que esses trechos exprimem + a procura dos pronomes que a questão pediu. Se eu estiver errada, favor corrigir.

  • A palavra  pode ser um substantivo, indicando um casaco grosso e comprido, ou um advérbio com significado de acima de tudo, principalmente. Sobre , escrito separado, significa a respeito de tudo, sobre todas as coisas.