SóProvas


ID
4091485
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto “Como o conceito tradicional de masculinidade afeta os meninos?” dos escritores Tory Oliveira e Paula Calçade, para responder à questão a seguir.

Como o conceito tradicional de masculinidade afeta os meninos? (adaptado)

Deixar de dizer que ama um amigo, não poder abraçar quem se gosta, esconder seus sentimentos e não poder chorar. Para muitos meninos, essas são algumas das regras não escritas das masculinidades. Nascido dos debates sobre gênero, o conceito de masculinidades abarca as regras sociais delimitadas aos homens para que eles construam sua maneira de agir consigo, com o outro e com a sociedade. Muito cedo se aprende que a pena para quem não seguir um código estrito, que define a masculinidade, é ser visto como “menos homem”, associado à feminilidade, e, assim, estar vulnerável à violência e ao bullying dos pares.

    Segundo Marcelo Hailer, pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças, da PUC-SP, “A narrativa social valoriza homens brancos, heterossexuais, fortes, com condições econômicas favoráveis”. Para o pesquisador, a escola pode ser um campo de cobranças dessa performance masculina. A ausência de discussões sobre o impacto disso para meninos e meninas pode resultar em violência dentro do ambiente escolar. “Enquanto não houver debate nas escolas, esses valores vão continuar resultando em violência física e psicológica, porque não há outras alternativas para essas crianças lidarem com as angústias e dúvidas em outros lugares também”. 

    “A maneira como os garotos são criados faz com que aprendam a esconder os sentimentos por trás de uma máscara de masculinidade” afirma o psicólogo americano William Pollack no documentário “A Máscara em Que Você Vive” (2015). Disponível atualmente na Netflix, o filme introduz o debate sobre masculinidades de maneira acessível, mostrando como essa construção rígida do que é ser homem impacta a vida, a educação e a saúde de meninos. “Os homens têm dificuldade de expressar aquilo que sentem. Em geral, isso se dá por meio da violência: quando está triste, com raiva, quando sente medo ou insegurança, em todos esses aspectos, a violência é uma fuga muito grande. Temos uma dificuldade de entender os sentimentos e de lidar com eles de maneira não violenta”, explica Caio César Santos, professor de Geografia, youtuber e pesquisador de masculinidades desde 2015.

(Fonte: Nova Escola)

Leia atentamente o texto acima e, de acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) Na expressão “Muito cedo se aprende”, é correto dizer que há dois advérbios: um se liga ao verbo “aprender”, modificando-o e outro se liga ao advérbio “cedo”, intensificando-lhe o sentido.

( ) Se, no trecho “associado à feminilidade”, substituíssemos a palavra “feminilidade” pela palavra “masculinidade”, esse trecho deveria ser reescrito como “associado a masculinidade”, sem o acento grave, indicador de crase, já que se trata de palavra masculina.

(  ) O uso do acento gráfico no trecho “Os homens têm dificuldade” justifica-se pela mesma razão do que o uso na palavra “também”, ou seja, são oxítonas terminadas em “em”.

(  ) No trecho “geral, isso se dá por meio da violência”, a palavra destacada é um pronome demonstrativo que tem função anafórica, já que retoma uma ideia já enunciada no texto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) Na expressão “Muito cedo se aprende”, é correto dizer que há dois advérbios: um se liga ao verbo “aprender”, modificando-o e outro se liga ao advérbio “cedo”, intensificando-lhe o sentido.

    → Correto, o advérbio muito modifica o sentido do advérbio cedo e o advérbio cedo imprime uma circunstancia temporal ao verbo aprender.

    (F) Se, no trecho “associado à feminilidade”, substituíssemos a palavra “feminilidade” pela palavra “masculinidade”, esse trecho deveria ser reescrito como “associado a masculinidade”, sem o acento grave, indicador de crase, já que se trata de palavra masculina.

    → Incorreto, na verdade, o acento grave permaneceria inalterado, pois a substituição é feita por outra palavra feminina.

    (F) O uso do acento gráfico no trecho “Os homens têm dificuldade” justifica-se pela mesma razão do que o uso na palavra “também”, ou seja, são oxítonas terminadas em “em”.

    → Incorreto, o acento do verbo ter é por causa do sujeito estar no plural e o acento da palavra também se dá pelo fato da palavra também ser oxítona terminada em EM.

    (V) No trecho “geral, isso se dá por meio da violência”, a palavra destacada é um pronome demonstrativo que tem função anafórica, já que retoma uma ideia já enunciada no texto.

    → Correto, o pronome demonstrativo isso é anafórico servindo para retomar uma ideia que já foi apresentada anteriormente.

    GABARITO. A

  • Algumas coisas que podem te ajudar bastante em questões deste tipo:

    (F ) Na expressão “Muito cedo se aprende”, é correto dizer que há dois advérbios: um se liga ao verbo “aprender”, modificando-o e outro se liga ao advérbio “cedo”, intensificando-lhe o sentido.

    Para identificar adjetivos coloque um "tão" antes do termo.. se fizer sentido = adjetivo.( Não é regra absoluta, mas funciona na maioria dos casos)

    ex: Moça ( tão ) Bonita

    perceba: Muito cedo

    (Tão ) cedo - adjetivo

    Muito está intensificando o adjetivo cedo.

    -----------------------------------------------------------------

    ( F ) Se, no trecho “associado à feminilidade”, substituíssemos a palavra “feminilidade” pela palavra “masculinidade”, esse trecho deveria ser reescrito como “associado a masculinidade”, sem o acento grave, indicador de crase, já que se trata de palavra masculina.

    Faça a troca da palavra feminina pela masculina ... se aparecer "ao" =crase.

    associado à feminilidade

    associado ao gênero

    --------------------------------------------

    ( F ) O uso do acento gráfico no trecho “Os homens têm dificuldade” justifica-se pela mesma razão do que o uso na palavra “também”, ou seja, são oxítonas terminadas em “em”.

    Tem - singular

    Têm- plural

    ----------------------------------------------

    (V ) No trecho “geral, isso se dá por meio da violência”, a palavra destacada é um pronome demonstrativo que tem função anafórica, já que retoma uma ideia já enunciada no texto.

    Isso - anafórico

    Isto - catafórico

    -----------------

    Bons estudos!

  • gab. letra A ??????

  • feliz por acertar e ver minha melhora! obrigado aos colegas q compartilham conhecimento
  • Masculinidade também é palavra feminina!

    "A" feminilidade está associada [...]

    "A" masculinidade está associada [...]

  • bom, temos

    (V) Na expressão “Muito cedo se aprende”, é correto dizer que há dois advérbios: um se liga ao verbo “aprender”, modificando-o e outro se liga ao advérbio “cedo”, intensificando-lhe o sentido.

    Considera-se muito se relacionando com cedo (intensificando) e cedo se relacionando com o verbo aprender.

    (F) Se, no trecho “associado à feminilidade”, substituíssemos a palavra “feminilidade” pela palavra “masculinidade”, esse trecho deveria ser reescrito como “associado a masculinidade”, sem o acento grave, indicador de crase, já que se trata de palavra masculina.

    Aqui temos uma associação em relação ao gênero : masculinidade e feminilidade é genero e ambos necessitam de acento grave.

    (F) O uso do acento gráfico no trecho “Os homens têm dificuldade” justifica-se pela mesma razão do que o uso na palavra “também”, ou seja, são oxítonas terminadas em “em”.

    Temos aqui regras distintas. têm na regra da diferenciação plural-singular e também na regra da oxítona terminada em "em"

    (V) No trecho “geral, isso se dá por meio da violência”, a palavra destacada é um pronome demonstrativo que tem função anafórica, já que retoma uma ideia já enunciada no texto.

    Termo Anáforico - anterior

    Peguei como base a explicação desse professor: https://www.youtube.com/watch?v=mKGFArhy45k

    Que tenhamos humildade em responder questões como essa!

  • esse ,essa ,isso =anafórico

    têm =plural

  • Português

    aNafórica = palavra vem aNtes (isso)

    CaTafórica = palavra vem depois (isTo)

  • isso = anafóbico( retomando o assunto sobre " a dificuldade dos homens se expressar aquilo quem sentem"

    Isto - catafórico ( termo usado para fazer referência a um tema posterior )

    Tem - singular

    Têm- plural

  • Muito boa a questão!!

  • Apenas para complementar as respostas dos colegas a respeito da última assertiva:

    Anafórico – (ESSE, AQUELE, QUE) faz referência a um termo anterior.

    Farei duas provas em agosto, a do ICMS-RJ e a do ICMS-SP. Prefiro passar naquela a nesta, pois moro no Rio de Janeiro.

    Ainda não li o texto que ele escreveu

    Catafórico – (ISTO, CUJO) se refere a um termo que ainda será explicitado.

    Nosso objetivo é este: passar em um bom concurso.

    Dêitico – (exofórica) se refere a algo fora do texto.

    Responsável por localizar algo no tempo ou no espaço.

    Exemplo:

    - Aqui está muito frio. (Onde eu estou? Não sei! Só sei que estava frio no lugar em que você escreveu o texto).

    Epanafórica - repetição de uma palavra no início de cada verso ou frase.

  • GAB-A

    V, F, F, V.

    MARQUEM O GABARITO!!

    1. VOCÊ PRECISA ESCOLHER APENAS UMA.
    2. PODE CLICAR NA ALTERNATIVA ESCOLHIDA.
    3. EM SEGUIDA COMENTA QUAL OPÇÃO VOCÊ ESCOLHEU.

    O PAI TA ON!!!