SóProvas


ID
4183876
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno


    Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador (BA) e morreu em Recife (PE). Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. Gregório de Matos firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida. Por essa razão, há dúvidas quanto à autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos.

    O poeta religioso - A preocupação religiosa do escritor revela-se no grande número de textos que tratam do tema da salvação espiritual do homem (...).

    O poeta satírico – O Boca do Inferno é amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia Antonio Luis da Camara Coutinho. Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Essa atitude de subversão por meio das palavras rendeu-lhe o apelido de “Boca do Inferno”, por satirizar seus desafetos.

    O poeta lírico - Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado.

    O poeta erótico - Também alcunhado de profano, o poeta exalta a sensualidade e a volúpia das amantes que conquistou na Bahia, além dos escândalos sexuais envolvendo os conventos da cidade.

Texto adaptado. Fonte: http://www.soliteratura.com.br/bar-roco/barroco06.php

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

  • Gab.: A

    Vou tentar contribuir indicando o erro das demais:

    B) “Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado”. (A expressão em destaque indica posterioridade de uma ação.).Na verdade indica simultaneidade.

    C) “Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica(Entre as expressões separadas por vírgula, há uma relação de condição.).A relação estabelecida é de CAUSA.

    D) A preocupação religiosa do escritor revela-se no grande número de textos que tratam do tema da salvação espiritual do homem (Assim como em “do homem” há uma locução adjetiva, podendo ser substituída por “humano”, há também uma locução adjetiva em “de textos”, podendo ser substituída por “textuais.”).Acredito que de fato se trate de Locução Adjetiva, no entanto o erro está no gênero do 1º item e no número do 2º, ou seja, o correto seria: HUMANA e TEXTUAL.

    E) “Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento.” (Não há qualquer problema na construção desse período no texto, não havendo, portanto, prejuízo ao sentido do excerto e nem qualquer possibilidade de aperfeiçoá-lo, ou seja, o sentido do excerto, da forma em que se encontra no texto, está completo.).Faltou a crase, portanto diferente do que se afirma na assertiva, há erro sim.

    Qualquer erro, por favor me avisem.

    BONS ESTUDOS!!!

  • Justificativas

    A) Correta. O pronome essa se refere no texto, a itens previamente mencionados.

    B) Errada. A expressão destacada expressa ideia de simultaneidade

    C) Errada. A relação entre as expressões é de causa e consequência

    D) Errada. Ao meu ver, trata-se de diferenciação entre adjunto adnominal e complemento nominal. Complemento é o primeiro caso, enquanto adjunto é o segundo. (Se eu estiver errado, alguém dá um alô aí)

    E) Errada. Faltou crase antes de religiosidade. A falta do sinal muda o sentido.

  • a) O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida. Por essa razão, há dúvidas quanto à autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos” (A expressão em destaque remete à oração antecedente: “pois Gregório não publicou seus poemas em vida.”). - Gabarito

    B) Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado”. (A expressão em destaque indica posterioridade de uma ação.). - pegando na literalidade da expressão, ela indica o MESMO TEMPO em que as açoes ocorrem, sem ideia de posterioridade.

    c) “Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica” (Entre as expressões separadas por vírgula, há uma relação de condição.). - por que ele recebeu o apelido de boca do inferno? porque escreveu a sua irreverente obra satírica - é mais uma ideia de causa do que de condição.

    D) A preocupação religiosa do escritor revela-se no grande número de textos que tratam do tema da salvação espiritual do homem (Assim como em “do homem” há uma locução adjetiva, podendo ser substituída por “humano”, há também uma locução adjetiva em “de textos”, podendo ser substituída por “textuais.”). - se substituir a locução por "textuais"muda o sentido da frase, logo não é possível

    E) Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento.” (Não há qualquer problema na construção desse período no texto, não havendo, portanto, prejuízo ao sentido do excerto e nem qualquer possibilidade de aperfeiçoá-lo, ou seja, o sentido do excerto, da forma em que se encontra no texto, está completo.). - há sim como melhorar o sentido, como por exemplo o uso da crase antes de religiosidade