SóProvas


ID
4873081
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu”.

Esse segmento dá início ao romance Dom Casmurro, um dos mais famosos da literatura brasileira.

A opção em que a afirmativa está correta é:


Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    Redação atual > “Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu”.

    Proposta de redação> Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei , no trem da Central, um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu”.

    É correta a intercalação por meio de vírgulas , já que temos um adjunto adverbial de lugar deslocado da ordem direta.

    A maioria dos gramáticos entende que a vírgula é obrigatória quando o adjunto adverbial de grande extensão está deslocado.

    Fonte: F. Pestana.

  • Assertiva D

    o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

  • Migos, o certo não seria “dessas” mesmo? Já que se refere a passado?!

  • Poderia ou deveria estar entre vírgulas ?

  • Não pode ser letra A.

    O pronome "este(a/s)", em sua função dêitico-temporal, pode indicar presente, passado recente ou futuro. Se tivesse "esse(a/s), o texto não estaria errado idem.

    OBS: Função dêitica é quando você se refere a algo fora do texto, dentro do espaço ou do tempo.

    Acerca da letra D: quando o adjunto adverbial possui mais de três palavras e está deslocado, a vírgula é obrigatória, isso é um consenso entre vários gramáticos.

  • GAB. D

    Discordo pelo termo usado "poderia", a maneira mais correta seria "deveria", pelo termo usado se tratar de um Adjunto Adnominal LONGO, o qual é OBRIGATÓRIO o uso das vírgulas.

    Caso a questão se referisse a um Adjunto Adnominal CURTO, aí sim, a vírgula seria FACULTATIVA e a alternativa poderia ter usado o termo "poderia".

  • Por via das dúvidas, a mais correta .

  • Alguém consegue me explicar por que a E está errada? A supressão (elipse) daquele pronome reto é sempre facultativa?
  • Gabarito D

    ⨠ Deste/Este/Isto = tempo presente, posição em posse e próximo de quem fala.

    ⨠ Desse/Esse/Isso = tempo passado/futuro próximo, em posse de outro e próximo da pessoa a quem se fala.

    ⨠ Aquele/Aquilo/Aquela = tempo passado/futuro distante, em posse de nenhum e longe.

  • Com relação a alternativa "A":

    Erro em vermelho

    em lugar de “destas” deveria estar “dessas”

    DESSAS e DESTAS, quando tomados em relação ao tempo:

    DESSAS- indicam passado recente ou futuro

    DESTAS- indicam presente, passado recente ou futuro.

    Texto: “Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu”.

    >>> o texto indica um passado recente- assim, DESSAS ou DESTAS podem ser aplicadas alternativamente, logo não será obrigatório o uso DESSA, ambas as formas são corretas.

  • Não é atoa quando falam que o português da FGV é difícil.

  • Se a afirmativa falar que Machado de Assis errou ao escrever, com certeza será falsa, se anularmos todas que estão assim iremos encontrar a alternativa certa.

  • Gabarito D

    Já que sugere que isole com vírgula o adjunto adverbial deslocado.

    Caso considerasse qualquer outra alternativa como correta, estaria afirmando que Machado de Assis errou na escrita... Recuso-me a acreditar. Rsrsrs

    Bons estudos!

  • Não concordo com o gabarito.

    D) o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

    .Poderia, não ! DEVERIA estar entre vírgulas, é um adjunto adverbial deslocado de grande extensão.

  • Como o próprio enunciado diz: trata-se de um trecho de um livro, então, acredito que o autor Machado de Assis não escreveria errado.

    Dito isso, eliminei as alternativas com a afimação "DEVERIA", portanto, ficou a alternativa com PODERIA....

  • LETRA D

  • deveria na letra D

  • D -  adjunto adverbial de lugar deslocado da ordem direta.

  • Tô vendo que cada um deu uma definição de tempo para o pronome demonstrativo.

    Nos materiais que consultei,estava assim:

    Este-Presente

    Esse-Passado e Futuro Próximo

    Aquele-Passado distante

    Já na correção do vídeo,para a professora o 'ESSE' é apenas passado.

    E o ESTE é presente e futuro

  • Nós, meros concurseiros, corrigindo a escrita de Machado De Assis! Sai pra lá FGV

  • A letra D é a única que diz "poderia", ou seja, sugestão. Todas as demais, com o verbo "deveria", sugerem erro na escrita.

  • Gente, quem sou eu pra corrigir a escrita do Machadão, né?!

  • Detalhe interessante, a única alternativa que não contém o termo "deveria", é a alternativa D, essa que está com o termo "poderia".

  • FGV e eu, temos apenas um caso de ódio. De amor, nada!

  • Agora, reparem que no trecho: “no trem da Central” é um adjunto adverbial deslocado de grande extensão. Então, pra a alternativa está correta, ela deveria dizer DEVERIA está entre virgulas e não PODERIA; Pq adj adv de grande extensão deslocado e no meio da oração é obrigatório as vírgulas.

    Ou a FGV não considera 3 palavras, para o adj adv, de grande extensão??

    Para mim n tem resposta correta.

  • Prestem atenção: DEVERIA é totalmente deferente de PODERIA.

  • eu até acertei essa por questão de noção gramatical de redigir textos e leitura, porém, ainda peco nas regras gramaticais que me dariam confiança no dia da prova, aparentemente português será meu eterno nemêsis

  • GABARITO LETRA D

    Claro que devemos estudar o português, a gramática e tudo mais... mas pô, é uma obra literária! Qual a chance de eu, mero mortal corrigir o cara?? kkkkkk A única opção que exprime uma ideia de possibilidade e não correção é o gabarito.

  • Pior banca do mundo.

  • DEVERIA DEVERIA DEVERIA DEVERIA

    PODERIA

  • LETRA D

  • Adjunto adverbial de lugar.

    GAB. D

  • Adj. adverbial deslocado extenso,ou seja, com mais de 3 palavras DEVERÁ vir entre virgulas e não PODERÁ como a banca sugere, pois não é uma faculdade.

  • é machado de assis bebe, eu nao "deveria" nada kkkk

  • Lucas Vicente, Ótimos comentários.

  • PODERIA???????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • Poderia: facultativo

    Deveria: obrigatoriedade

  • Interpretei que "destas" deveria ser "dessas" por se tratar de um passado próximo

  • quem sou eu para corrigir machado de assis?

  • Que absurdo, poderia estar entre vírgula não. Se ele optou por colocar sem vírgula é pq ele quis restringir para isso.

    Também, o Eu deveria ser omitido, seguindo o paralelismo textual. (eu) encontrei um .... Se começou em elipse, tem que manter. vtnc dessa banca

  • Corrigir MACHADO kkkkk

  • Como foi frisado por Letícia Brocardo, nós não conseguiríamos corrigir MACHADO de ASSIS, ENTÃO É SÓ OBSERVAR a frase que sugere e não determina! Ou seja, afirmativas que utilizam a palavra "DEVERIA" sai fora, a única alternativa que utiliza "PODERIA", ou seja, com um tom sugestivo, é a letra D. É só pensar que Machado não iria errar! kkkkk

  • Sendo incisivo:

    Na alternativa ( A ) está escrito DEVERIA, o que torna a questão ( em tese ) errada;

    Na alternativa ( B ) está escrito PODERIA, o que em tese também está errado, pois há um Adj. Adv, de longa extensão e o correto seria DEVERIA .

    FGV, volta para a escola !

    1. De acordo com o meu entendimento, é um aposto explicativo de lugar , portanto, pode ficar ente vírgulas (D)
  • Ai você vai responder as alternativas com todas as menções citas e o que define é DEVERIA ou PODERIA.

  • Letra D

    o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

  • Salvar esta questão, né, porque se a banca resolver mudar o paradigma de adjunto adverbial de longa extensão do nada, nós entramos com recurso.

  • Foco na Missão Guerreiros... que aprovação é certa!!!

  • D.

    Deveria, pois temos um ad. adverbial de grande extensão deslocado.

  • Só acerta quem e carioca kkkkk

  • D, PODERIA SIM.

    O TERMO EM DESTAQUE NÃO CARACTERIZA UM ADVERBIO CURTO.

    PORTANTO É POSSÍVEL COLOCAR A VÍRGULA.

  • Fgv deu uma de Cespe nessa questão.
  • haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Acertei 3 seguidas da FGV. Eu escolho a música: Homem não chora-Pablo.

  • Dessas anafórico?

  • Advérbio de lugar.
  • ERREI PQ LI ''DEVERIA'' AO INVÉS DE ''PODERIA''. CARAI!

    PMCE

  • boa sorte pra quem for fazer PMCE

  • Em 20/07/21 às 16:17, você respondeu a opção D.

    Você acertou!

    Em 09/07/21 às 11:11, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!

    Um dia eu chego la

  • ADJ DE LUGAR

    ATÉ 3 PALAVRAS = VIRGULA FACULTATIVA

    OBS: "PODERIA " SE FOSSE OBRIGATORIA TARIA ERRADA !

    FONTE : JACKSON BEZERRA, TIRADENTES CONCURSOS

    PORTUGUÊS DO ZERO !

    FÉ EM DEUS SEMPRE !

  • O comentário mais curtido diz que na letra b deve ser usado poderia, porque o termo “deveria” dá ideia de obrigação, e na alternativa as duas formas estão corretas, mas na letra D) foi usado poderia, quando na verdade o certo é deveria, tendo em vista que é adj adverbial grande ( + de 3 palavras ) deslocado. Então o certo é “deveria” pois não é facultativo, não é uma opção 1 vírgula ou as duas, é obrigatório então questão errada! Estou aberto a mudar minha opinião, só chamar no wpp 986107642.

  • Só de pensar que essa banca vai fazer a prova da pcerj eu fico desanimada.

  • Gab: D

    pensei no lance da explicação -> encontreio, no trem da Central,

  • o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

  • Já vi que a FGV não gosta muito de entrar nos casos em que os autores usam dessa ou desta. Se a FGV citar o uso correto de dessa/desta, pode marcar que é só sucesso. Quando a FGV citar o uso do dessa/desta pra corrigir um autor que escreveu assim, procure outra alternativa mais errada, ou mais certa.
  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • "Até que enfim uma questão FÁCIL DA FGV"

    "Não, pera" - ao olhar as estatísticas da questão

  • breve observação , a banca bem difícil para alguns concurseiros devido ela colocar um margem de interpretação bem caprichosa, reparamos que todas as assertivas podem ser corretas certo ? o que realmente faz com que fique errada é o fato que ela afirma que "DEVERIA" sendo que não há erro em deixar as assertivas a,b,c,e do jeito que está.

    ai a que realmente estaria correta que DEVERIA MESMO ESTÀ DO JEITO EMPREGADO SERIA A "D"

  • Acertei da seguinte forma: quem sou eu para corrigir Machado de Assis? Então fui na alternativa que apenas dava uma outra opção de escritura ;)
  • ADJUNTO ADVERBIAL LONGO - OBRIGÁTIO VIRGULA

    NO TEXTO TEMOS O DE LUGAR = no trem da Central

  • A professora que é Mestra em Letras na UFRJ ficou em dúvida entre a letra A e D, imagina eu que sou um mero mortal que tá tentando aprender alguma coisa de português para conseguir passar em um concurso. kkkkkkk

  • Deveria e poderia

  • Nessa questão, muita gente lê procurando as alternativas com grafia errada e uma certa como gabarito.

    Mas perceba que todas as alternativas estão com a grafia correta. O que faz das alternativas terem 4 erradas e 1 certa é o uso dos verbos "deveria" (obrigatório) e "poderia" (facultativo) nas opções:

    A) em lugar de “destas” deveria estar “dessas”;

    A troca não é obrigatória e sim facultativa, pois as duas formas estão corretas. A alternativa se torna errada por dizer que "deveria", como se fosse obrigatório.

    B) “vindo” deveria ser substituído por “quando vinha”;

    De novo, o mesmo erro de dizer que é obrigatório, sendo que as duas opções corretas.

    C) em lugar de “para o” deveria estar “ao”;

    As duas opções estão corretas. Não pode usar o "deveria", como se fosse obrigatório.

    D) o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

    GABARITO. O trecho poderia estar com ou sem as vírgulas, pois as duas formas estão corretas. Mas essa é a resposta correta por que usaram o "poderia", ou seja, facultativo. O autor apenas escolheu assim. Se tivessem colocado "deveria" estaria errado assim como as outras alternativas.

    E) o pronome “eu” deveria ser omitido no texto. Já entenderam, né?

    Gente, a FGV é casca grossa, mas ela não é Deus. Banca nenhuma jamais terá a petulância de corrigir Machado de Assis.

  • Acredito que o FVG ,tem o seu próprio português! Esquece tudo que você estudou no colégio. Nada faz sentido! Coloquei a alternativa “A” e está errado ;vai entender…
  • a) Incorreto. No texto em questão, o pronome "destas" indica tempo. Enquanto "destas" indica tempo mais próximo ao momento presente, "dessas" se refere a um tempo mais próximo do passado. Logo, essa troca poderia ocorrer (ainda que alterasse o sentido original do texto), mas não DEVERIA como menciona a alternativa.

    b) Incorreto. Assim como na alternativa anterior, o erro está em afirmar que “vindo” deveria ser substituído por “quando vinha”. Essa substituição poderia acontecer, mas não é obrigatória. 

    c) Incorreto. Mais uma vez: essa substituição poderia acontecer, mas não é obrigatória. 

    d) Correto. O termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas por se tratar de um adjunto adverbial de lugar deslocado. 

    e) Incorreto. O pronome “eu” poderia ser omitido no texto, não deveria.

  • Gabarito D

    Só usei a lógica de que o autor é Machado de Assis e as outras alternativas falam "deveria" enquanto a D fala poderia.

  • "No trem da central" é um Adj Adverbial, podendo ser intercalado por vírgulas, já que é de grande extensão (possuindo 4 termos).

    Vale lembrar que estaria gramaticalmente incorreta se houvesse apenas uma vírgula, porquanto, estaria separando o verbo do sujeito.

  • Gabarito D

    Um bizu.

    A chave da questão está entre as palavras PODERIA/DEVERIA.

    Obs:

    As questões da FGV contam com raciocínio do candidato sempre além das regras da escrita.

  • Sim , No TREM DA CIDADE , adjunto adverbial de LUGAR!

  • o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

    adjunto adverbial, poderia e deveria ....

    Pelo oque eu sei, até 3 palavras facultativo, depois disso é obrigatório!

    se eu tiver errado, so falar ...

  • "destas" pode ser usado para presente, passado próximo ou futuro próximo.

    e

    "dessas" pode ser usado para passado (menos recentes ou que já foram citados no texto).

    Acho que o texto deveria ter dado mais subsídios para responder o item A.

  • Força foco fé Rumo a PMCE 2021
  • ADVERBIO LONGO, PODERIA ESTAR ENTRE VIRGULAS.

  • A FGV considera facultativa a vírgula para adjunto adverbial de lugar deslocado, tendo este 3 ou mais palavras ?

    O adjunto adverbial DEVERIA estar entre vírgulas, visto que em adjunto adverbial deslocado tendo 3 ou mais palavras a vírgula é obrigatória. É o que defende a ABL.

  • sou péssimo em português, mas na leitura eu senti a falta desta vírgula, quando vi nas assertivas fui sem medo kkkk

  • Função temporal

    Este (a/s): presente, passado recente ou futuro (dentro de um espaço de tempo).

    Esse (a/s) passado recente ou futuro.

    Aquele (a/s): passado ou tempo distante (vago).

  • LETRA D - A única frase que esta escrito PODERIA, ou seja, não é obrigado a mudar, as demais estão escritos DEVERIA dando a entender que é obrigatório a mudança sugerida.

    PCRJ. .........

  • marcar alguma alternativa que afirma que Machado de Assis escreveu alguma coisa errada é complicado kkkkk
  • Questão muito mal elaborada da FGV (novidade). Como sabemos, em adjunto adverbial de curta extensão (dependendo da banca, 2 ou 3 palavras), vírgula facultativa. Contudo, no adjunto adverbial desta questão, há 4 palavras e, além disso, ele está deslocado na oração. Falar em ''poderia'' ao invés de ''deveria'' é sacanagem. A vírgula nesse caso é OBRIGATÓRIA!! NÃO É UMA MERA FACULDADE!

  • muito arriscado dizer que "deveria" alguma coisa em um trecho de Machado de Assis hehe

  • pensava q era a A , ja q ele falava do passado ..

  • apenas um adj adv deslocado simples AMADA FGV PM AM 22

  • Não confundam as coisas... Machado tem liçença poética pra escrever e a banca apenas se utiliza de um excerto de um de seus romances para formular uma questão de concurso publico, onde você esta sendo avaliado de acordo como a norma culta!

    Minha única observação é quanto a obrigatoriedade da virgula e nao sua facultatividade, ja que estamos tratando de um adjunto adverbial deslocado.

  • DICA SOBRE A LETRA D

    Quando a locução adverbial estiver posposta ao verbo, a vírgula será FACULTATIVA. Por outro lado, caso esteja anteposta ao verbo, será obrigatória, lógico que atendendo as considerações de curta ou longa extensão.

  • Lembre-se: Machadão que escreveu!

    Então a única alternativa correta só poderia ser uma sugestão:

    C) o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

    (as outras alternativas usam o termo deveria)

    O fragmento "no trem da Central" funciona, para sua oração, como um adjunto adverbial de lugar deslocado. Convencionou-se que é de bom tom (kkkkk) marcar esses termos deslocados por vírgula, mas não é exatamente uma obrigação.

  • Mesmo sendo a FGV, ela não teria a insolência de corrigir o Machado de Assis, então fui na que era opcional, letra D

  • Colegas, Observem que a banca colocou alterações possíveis com o verbo deveria, e a opção correta com o verbo: poderia, visto que trata-se de um adjunto adverbial deslocado, que pode ou não vir entre vírgulas, e é melhor que venha.

    em lugar de “destas” deveria estar “dessas”;

    B

    “vindo” deveria ser substituído por “quando vinha”;

    C

    em lugar de “para o” deveria estar “ao”;

    D

    o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

    E

    o pronome “eu” deveria ser omitido no texto

  • Letra F) É petulância da banca pretender corrigir Machado de Assis.

  • Poderia? Poderia. Deveria? Não necessariamente.

  • fiquei na dúvida entre a D e E, oq foi decisivo foi o "poderia da D/ e deveria da E"
  • A banca nunca iria corrigir Machado De Assis, note que todas as alternativas propõe uma correção (A palavra deveria... O termo deveria...) A única alternativa que não faz isso é a D (o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;).

  • A) em lugar de “destas” deveria estar “dessas”;

    • incorreto, destas = presente/passado recente/futuro
    • incorreto, dessas = passado recente

    B) “vindo” deveria ser substituído por “quando vinha”;

    • incorreto, vindo refere-se ao jovem e não ao sujeito que esta contando

    C) em lugar de “para o” deveria estar “ao”;

    • incorreto, não gera mudanças gramaticais

    D) o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

    • correto, "no trem da central" = aposto explicativo

    E) o pronome “eu” deveria ser omitido no texto.

    • incorreto, o pronome "eu" só deveria ser omitido caso houvessem mais repetições, o que não é o caso.
  • Tentei usar a dica do "isso/disto" do comentário da questão anterior e marquei a opção A e me lasquei. ohhh lasquera....

  • Quando o adjunto adverbial vem deslocado, ou seja, fora da ordem original a vírgula será obrigatória quando o adjunto tiver 3 ou mais palavras.

    Ex: Na semana passada, os alunos do focus fizeram uma redação. (vírgula obrigatória)

     Adv. tempo

    Ex: Os rapazes, no fim da semana passada, leram o livro. (vírgula obrigatória)

    Como a letra D seria a correta? Para a FGV não é obrigatória as vírgulas?

  • Nessa questão, muita gente lê procurando as alternativas com grafia errada e uma certa como gabarito.

    Mas perceba que todas as alternativas estão com a grafia correta. O que faz das alternativas terem 4 erradas e 1 certa é o uso dos verbos "deveria" (obrigatório) e "poderia" (facultativo) nas opções:

    A) em lugar de “destas” deveria estar “dessas”;

    A troca não é obrigatória e sim facultativa, pois as duas formas estão corretas. A alternativa se torna errada por dizer que "deveria", como se fosse obrigatório.

    B) “vindo” deveria ser substituído por “quando vinha”;

    De novo, o mesmo erro de dizer que é obrigatório, sendo que as duas opções corretas.

    C) em lugar de “para o” deveria estar “ao”;

    As duas opções estão corretas. Não pode usar o "deveria", como se fosse obrigatório.

    D) o termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas;

    GABARITO. O trecho poderia estar com ou sem as vírgulas, pois as duas formas estão corretas. Mas essa é a resposta correta por que usaram o "poderia", ou seja, facultativo. O autor apenas escolheu assim. Se tivessem colocado "deveria" estaria errado assim como as outras alternativas.

    E) o pronome “eu” deveria ser omitido no texto. Já entenderam, né?

    Gente, a FGV é casca grossa, mas ela não é Deus. Banca nenhuma jamais terá a petulância de corrigir Machado de Assis.

    comentário da Charliane, quero guardar pq foi o único que me fez entender

  • a) Incorreto. No texto em questão, o pronome "destas" indica tempo. Enquanto "destas" indica tempo mais próximo ao momento presente, "dessas" se refere a um tempo mais próximo do passado. Logo, essa troca poderia ocorrer (ainda que alterasse o sentido original do texto), mas não DEVERIA como menciona a alternativa.

    b) Incorreto. Assim como na alternativa anterior, o erro está em afirmar que “vindo” deveria ser substituído por “quando vinha”. Essa substituição poderia acontecer, mas não é obrigatória.

    c) Incorreto. Mais uma vez: essa substituição poderia acontecer, mas não é obrigatória.

    d) Correto. O termo “no trem da Central” poderia estar entre vírgulas por se tratar de um adjunto adverbial de lugar deslocado.

    e) Incorreto. O pronome “eu” poderia ser omitido no texto, não deveria.

    Gabarito letra D.