SóProvas


ID
5094868
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Alumínio - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


Tecnologia


       Para começar, ele nos olha na cara. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. Com ele é olho no olho ou tela no olho. Ele nos desafia. Parece estar dizendo: vamos lá, seu desprezível pré-eletrônico, mostre o que você sabe fazer. A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador é diferente. Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável. Ele responde. Repreende. Corrige. [...]

      Outra coisa: ele é mais inteligente. Esse negócio de que qualquer máquina só é tão inteligente quanto quem a usa não vale com ele. Está subentendido, nas suas relações com o computador, que você jamais aproveitará metade das coisas que ele tem para oferecer. Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando outro igual a ele o estiver programando. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas não tinha a mesma empáfia, o mesmo ar de quem só aguentava você. Ele sabe muito mais coisa e não tem nenhum pudor em dizer que sabe. [...]

     Dito isto, é preciso dizer também que quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina de escrever sem a sensação de que está desembarcando de uma Mercedes e voltando à carroça. Está certo, jamais teremos com ele a mesma confortável cumplicidade que tínhamos com a velha máquina. É outro tipo de relacionamento, mais formal e exigente. Mas é fascinante. 


(Luís Fernando Veríssimo. Disponível em http://pensador.uol.com.br/

contos_de_luis_fernando_verissimo. Adaptado)

Considere o trecho do texto:

Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável.

Outro modo de reescrever e pontuar corretamente esse trecho, mantendo o sentido, é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    1° Vírgula: Ponto pode ser substituído por vírgula quando vem seguido de conjunção adversativa.

    2° Vírgula Separa oração coordenada adversativa (iniciada com "mas") da oração subordinada condicional (Iniciada com "se") intercalada.

    3°Vírgula: finaliza oração intercalada e a separa da continuidade da oração coordenada ( que havia sido iniciada por "mas")

    Se eu errei em alguma coisa, me mandem mensagem, por favor.

  • Na letra A, o "mas" está intercalado, a letra A não estaria errada?

  • Felipe, eu entendi que esta vírgula depois do mas na verdade está intercalando a oração se apenas ignorasse, tanto é que se ela for descolada não muda o sentido.

  • A) Simplesmente ignora você, mas, se apenas ignorasse, ainda seria suportável.

    pessoal sempre que virem um "mas" intercalado, antes de julgar a questão como errada, analise se a frase, oração ou palavra QUE VEM depois dele não está intercalada, pois caso seja isso a segunda virgula (após o "mas") não é dele

    letra: A

  • cópia perfil mesmo comédia
  • Questão de pontuação eu simplesmente acerto sem entender o porquê. Parando pra pensar agora, acho que se deve ao fato de eu ler uma quantidade razoável de livros por mês. Vamos ler mais galera, tudo para ajudar na posse.

  • Se as questões de português viessem com "justifique sua resposta" eu estaria lascado rsrs Ou, responderia como Chicó "Não sei, só sei que foi assim".