SóProvas


ID
5260654
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


A ÁRVORE QUE PENSAVA BASTANTE


(1º§) Houve uma árvore que pensava e ficou conhecida porque pensava muito. E não parava de pensar. Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade.

(2º§) Fez-lhe bem a deferência e ela ficou satisfeita. Ela se entusiasmou, cresceu, agigantou-se.

(3º§) Aí vieram os homens e podaram seus galhos. A árvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens.

(4º§) Mas quando ela novamente se agigantou, os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos. E continuaram destruindo a árvore que não fazia mal a ninguém.

(5º§) A árvore queria satisfazer os homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e plantaram outra em seu lugar.

(Oswaldo França Júnior. As laranjas iguais. Rio de janeiro. Nova Fronteira.) (https://brainly.com.br/tarefa/367413630)

https://brainly.com.br/tarefa/367413630 

Marque o que NÃO se comprova na frase: "A árvore que pensava bastante".

Alternativas
Comentários
  • Terceira pessoa do singular

  • "Árvore" = ELA -> 3ª pessoa do singular

  • TU PENSAVAS.

  • Acho que é terceira pessoa ,então essa questão esta errada?

  • caramba, ao menos comigo é assim: "só entendo a questão depois que erro" kkkkk.

  • Essa questão aborda mais de um conceito gramatical, pois todas as alternativas fazem diferentes afirmações sobre a frase destacada no enunciado. Nesse sentido, cabe analisar as opções para determinar qual não está correta.

    Nesse caso, já podemos acabar com o mistério e marcar a opção A, já que a forma verbal “pensava" está na terceira, e não na segunda pessoa do singular (1ª pessoa sing. – eu pensava, 2ª pessoa sing. – tu pensavas, 3ª pessoa sing. – ela(e) pensava, 1ª pessoa pl. – nós pensávamos, 2ª pessoa pl. – vós pensáveis, 3ª pessoa pl. – eles pensavam). Com isso, confirma-se a letra A como a opção a ser marcada.

    A letra B está certa e, no parágrafo anterior, pode ser conferida toda a conjugação do verbo “pensar" no pretérito imperfeito do modo indicativo.

    Também a alternativa C está correta, pois o “que" refere-se justamente ao termo que o antecede (“árvore"), podendo substitui-lo, além de introduzir uma oração de caráter adjetivo, posto que a oração “que pensava" poderia facilmente ser substituída por “pensadora" (a árvore que pensava / a árvore pensadora). Tais atribuições (referir-se ao substantivo antecedente e introduzir oração adjetiva) são próprias de um pronome relativo. Além disso, o advérbio “bastante" realmente intensifica a ideia transmitida pelo verbo, indicando que a árvore não apenas pensa, mas pensa muito, demasiadamente, bastante.

     Por fim, há o artigo definido “a" seguido do substantivo “árvore", estando ambos no singular e no feminino, havendo, pois, concordância em gênero e número.

    Confirma-se, assim, a letra A como a opção correta.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Tu pensavas

    GAB A

  • Bom saber que a árvore mesmo não tendo sexo é um substantivo feminino, logo há concordância em gênero.

  • CADÊ OS COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES????

    GB \ A)