SóProvas


ID
5355742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-I

   Há relações diversas e fundamentais entre o discurso e as verdades. Ao longo da história, já se acreditou que a verdade existiria independentemente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão. Também já se afirmou que as coisas ditas seriam entraves ou acessos à verdadeira essência dos seres e fenômenos. Já foi dito ainda que as verdades consistiriam em construções históricas dos fatos, para as quais o discurso é decisivo. Mais recentemente, vimos multiplicarem-se as alegações de que os fatos não existem, de sorte que haveria apenas versões e interpretações alternativas.
   No que se refere às tendências contemporâneas de conceber as relações entre discurso e verdade, elas são frequentemente consideradas um movimento libertário, uma vez que nos permitem desprender-nos de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições. Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas. A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas como fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir. Com frequência e intensidade aparentemente inéditas, a crença e a confiança que nelas assentávamos passaram a ser ladeadas ou suplantadas por suspeitas e por ceticismos, por postura crítica e por emancipações.

Carlos Piovezani, Luzmara Curcino e Vanice Sargentini. O discurso e as verdades: relações entre a fala, os feitos e os fatos. In: Luzmara Curcino, Vanice Sargentini e Carlos Piovezani. Discurso e (pós)verdade. São Paulo: Parábola, 2021, p.7-18 (com adaptações).  

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do primeiro parágrafo do texto CG1A1-I: “Ao longo da história, já se acreditou que a verdade existiria independentemente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão”. Assinale a opção em que a proposta de reescrita apresentada é gramaticalmente correta e mantém o sentido original do texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Ao longo da história, já se acreditou que a verdade existiria independentemente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão”.

    Já se acreditou, ao longo da história, que a verdade existiria independentemente da linguagem, a qual não seria nada mais que sua simples expressão.

    Gab: B

  • No trecho original, o "que", faz referência a "linguagem". Portanto, para manter o sentido, essa referência deve se manter.

    Nas propostas de reescrita, na letra b, através do "a qual", há a manutenção dessa referência.

    O erro da "a" está em "já acreditaram", que não mantém o sentido de "já se acreditou".

    O erro da "c" está em "já se acreditaram", que está errado gramaticalmente.

    Na "d" não há a referência que eu mencionei.

    E na "e" o erro está em "além de sua expressão simples", que não mantém o sentido de "sua mera expressão"

  • GABARITO: B

    Já se acreditou, ao longo da história, que a verdade existiria independentemente da linguagem, a qual não seria nada mais que sua simples expressão.

    "ao longo da história" é um adjunto adverbial de tempo deslocado. Logo, é necessário o uso das vírgulas que marcam o seu deslocamento.

    "a qual" é um pronome relativo que retoma o termo imediatamente anterior (linguagem) e exerce a função sintática de sujeito da oração em que se insere: A linguagem não seria nada mais que sua simples expressão.

  • Gab. Letra B.

    No texto “Ao longo da história, já se acreditou que a verdade existiria independentemente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão”;

    Quem nada mais seria, além de sua mera expressão ? A Linguagem ou A Verdade??

    A Linguagem.

    Reescrita: "Já se acreditou, ao longo da história, que a verdade existiria independentemente da linguagem, a qual não seria nada mais que sua simples expressão" - Letra B.

    Repare que o referente na Letra B continua sendo a Linguagem. "... da linguagem, a qual não seria nada mais que sua simples expressão"

  • A verdade existe por si só e a linguagem é o que usam para contá-la.

  • Fazer esse tipo de questão pela tela do pc é horrível...

  • O pior sentimento é marcar a correta, desistir da opção e marcar a alternativa errada!! =(

  • Independente – É um adjetivo que se associa a um substantivo ou a um termo que tenha valor de substantivo.

    Independentemente – É um advérbio que modifica um verbo ou uma oração inteira.

  • QUE é fator atrativo.

  • a qual

  • Ao longo da história, já se acreditou que a verdade existiria independentemente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão.

    Já se acreditou, ao longo da história, que a verdade existiria independentemente da linguagem, a qual não seria nada mais que sua simples expressão

  • Rumo à PCPB!

  • Errei rude. Gab B

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    • Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • “Ao longo da história, já se acreditou que a verdade existiria independentemente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão”.

    Procurar sempre as erradas e excluir.

    (A) Já acreditaram na história que a verdade teria existência independente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão.

    • Mudou sentido "Ao longo da história, já se acreditou"

    (B) Já se acreditou, ao longo da história, que a verdade existiria independentemente da linguagem, a qual não seria nada mais que sua simples expressão.

    • Mantem a coerência e a coesão. As orações adverbiais foram deslocadas com o uso correto das vírgulas, bem como a substituição de mera por simples

    (C) Já se acreditaram que a verdade existiria independentemente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão ao longo da história.

    • Não mantem a coerência e a coesão.
    • As orações adverbiais foram deslocadas sem o uso correto das vírgulas.

    (D) Já se acreditou que, ao longo da história, independentemente da linguagem, a verdade existiria e que nada mais seria, além de sua mera expressão.

    • Não mantem a coerência e a coesão.
    • As orações adverbiais foram deslocadas sem o uso correto das vírgulas.
    • Mudou sentido

    (E) Ao longo da história já acreditou-se que haveria verdade independente da linguagem e que ela nada mais seria, além de sua expressão simples.

    • OBRIGATORIA Próclise: N.A.O.P.E.E.C – I.D.Iota

    1.  Palavras NEGATIVAS: nem, não, nunca, jamais, ninguém, nada, de modo algum etc.

    2.  ADVÉRBIOS: aí, aqui, lá, já, sempre etc.

    3.  ORAÇÕES com inversão sintática.

    4.  PRONOMES: relativos(QUE, QUANDO), interrogativos, indefinidos, demonstrativos etc.

    5.  Frases EXCLAMATIVAS e optativas.

    6. Com gerúndio precedido da preposição EM.

    7.  CONJUNÇÕES

    8.  Frases Interrogativas Diretas e Indiretas.

  • Lembrar que a partícula SE funciona (nesse caso) como índice de indeterminação do sujeito, pois temos um VTI (acreditar). Portanto, estamos diante de um sujeito indeterminado com partícula SE. O verbo não irá sofrer variação. --> Já podemos descartar as alternativas que colocam o verbo no PLURAL.

    Na letra E há um erro de colocação pronominal.

    Na letra D há uma mudança nítida de sentido

    Resta a letra B.

    OBS: vale reforçar que ''Acreditou-se'' NÃO É VOZ PASSIVA, se assim fosse, estaríamos diante de uma concordância com voz passiva.

    Ex: Vende-se picolé / Vendem-se Picolés

  • "Que " pode ser substituído por, o qual, a qual, os quais, as quais...

    "acreditaram" altera o sentido, então já descarta todas as alternativas que contém.

  • nunca vou aprender

  • Essas questões são pra agradecer de joelhos se acerta. misericórdia, está repreendido.

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:

    Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9

    Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9

    DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.