SóProvas


ID
5355748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-I

   Há relações diversas e fundamentais entre o discurso e as verdades. Ao longo da história, já se acreditou que a verdade existiria independentemente da linguagem, que nada mais seria, além de sua mera expressão. Também já se afirmou que as coisas ditas seriam entraves ou acessos à verdadeira essência dos seres e fenômenos. Já foi dito ainda que as verdades consistiriam em construções históricas dos fatos, para as quais o discurso é decisivo. Mais recentemente, vimos multiplicarem-se as alegações de que os fatos não existem, de sorte que haveria apenas versões e interpretações alternativas.
   No que se refere às tendências contemporâneas de conceber as relações entre discurso e verdade, elas são frequentemente consideradas um movimento libertário, uma vez que nos permitem desprender-nos de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições. Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas. A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas como fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir. Com frequência e intensidade aparentemente inéditas, a crença e a confiança que nelas assentávamos passaram a ser ladeadas ou suplantadas por suspeitas e por ceticismos, por postura crítica e por emancipações.

Carlos Piovezani, Luzmara Curcino e Vanice Sargentini. O discurso e as verdades: relações entre a fala, os feitos e os fatos. In: Luzmara Curcino, Vanice Sargentini e Carlos Piovezani. Discurso e (pós)verdade. São Paulo: Parábola, 2021, p.7-18 (com adaptações).  

Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue os próximos itens.

I No primeiro período do segundo parágrafo, a supressão da forma pronominal “nos” empregada imediatamente antes de “permitem” preservaria a correção gramatical do texto e as informações nele veiculadas.
II No terceiro período do segundo parágrafo, a supressão do vocábulo “como” empregado imediatamente após “consideradas” preservaria a correção gramatical do texto.
III No segundo período do segundo parágrafo, a supressão de “antes” preservaria a coerência do texto.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab : E

    Todos estão corretos, apesar de algumas supressões alterarem o sentindo, todas preservam a correção gramatical e a coerência do texto

  • Questão boa, gostei!

  • I- A supressão do pronome NOS preserva a CORREÇÃO gramatical. Observe no texto: "...elas são frequentemente consideradas um movimento libertário, uma vez que permitem desprender-nos de dogma..." Não houve prejuízo gramatical.

    II-No terceiro parágrafo, a supressão de "COMO" preserva a CORREÇÃO gramatical. Está correto. Observe no texto: "...A religião , a política , a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas fontes das quais brotariam a certeza dos fatos...". A supressão do COMO não traz prejuízo gramatical

    III-No segundo parágrafo, a supressão de "ANTES" preserva coerência. Observe no texto: "...Assim, domínios e instituições que nos guiavam ...". Preservou tranquilamente a coerência..

    Dessa forma, todos os itens estão corretos! Gabarito: LETRA E

  • GABARITO: E

    Para saber se um texto é ou não é coerente, basta verificar se o mesmo possui um entendimento lógico.

    Exemplo:

    Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas. 

    Assim, domínios e instituições que nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas. 

    Veja que a supressão do termo "antes" em nada interfere no entendimento lógico do período. Em verdade, a supressão de tal termo altera o sentido do período trazendo uma ideia temporal como: "antigamente as instituições nos guiavam com base em suas verdades fundamentais".

  • Fiquei na duvida na 3,mas se olhar nao ha opcao da 1 e da 2 esta certa. Logo, todos estao certos.

  • essa é o tipo de questão que te faz perder tempo na hora da prova. e apesar disso, muito bem construída.

  • Achei uma das questões mais difíceis de português dessa prova até aqui.

  • Na acertava I. coloquei como incorreta pq dizia em preservar as informações do texto... o q pra mim, tirando o pronome, mudaria as informações. bem, ferrei-me. :/
  • Questao facil , porem é o tipo de questao que faz vc perder um pouco de tempo.

  • I - Não há alteração de sentido nem incorreção gramatical. Observe que a forma pronominal "nos" também encontra-se presente como uma ênclise, após o verbo "desprender", conservando o sentido.

    II- De fato, a supressão do vocábulo “como” empregado imediatamente após “consideradas” preservaria a correção gramatical do texto além de conservar o sentido.

    III- a supressão de “antes” preservaria a coerência do texto, haja vista que o verbo está empregado no pretérito (guiavam) dispensando o uso do termo supracitado. Acredito que o "antes" é utilizado de modo enfático.

    Qualquer erro, por favor me comunicar.

    Bons estudos e vamos pra cima!

  • esse lance da cespe de não informar exatamente as linhas ta me fazendo perder tempo aff

  • CESPE melhorando o texto do autor.

  • Dúvida: quando ele fala em preservar as informações é o mesmo que sentido?

  • Minha contribuição.

    -Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto”, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    -Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto“, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    -Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical“, ela está unicamente interessada em saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas.

    Fonte: Direção Concursos / robconcurseiro

    Abraço!!!

  • Escolhi a letra D porque não concordo que a I "preservaria (...) as informações nele veiculadas". Alguém mais pensou assim?

  • na primeira assertiva ao falar que mantém correção e as informações nele veiculadas. Essa útima parte ( informações...) pensei q fosse o sentido ou alguma outra coisa q n fosse a correção.

  • Sobre os sentidos da I

    No que se refere às tendências contemporâneas de conceber as relações entre discurso e verdade, elas são frequentemente consideradas um movimento libertário, uma vez que NOS permitem desprender-NOS de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições.

    Não alterou o sentido. Continua falando de permitir desprender alguém (nós) de algo...

    (Tem cara de que foi o CESPE q enfiou mais um NOS nesse trecho)

    Que nos permite desprender - ok

    Que permite desprender-nos - ok

    Se estiver errado, corrijam-me!

  • Entendi que o ultimo item estaria errado por demarcar tempo e a retirada de antes deixaria o texto incoerente, quanto mais estudo portugues menos eu sei afff

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    • Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • a supressão da forma pronominal “nos” empregada imediatamente antes de “permitem” preservaria a correção gramatical do texto e as informações nele veiculadas. (SIM)

    • (...), uma vez que nos permitem desprender-nos de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições.
    • (...), uma vez que (V1)permitem "(V2)desprender-nos" de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições.

    PENSEI ASSIM:

    #O pronome relativo "que" torna obrigatório o pronome "nos" já que é um atrativo; então mesmo ao suprimir este o sentido será mantido, pois no segundo verbo há continuação da primeira pessoa do plural "nos" inserida como ênclise como manda a regra sobre o deslocamento do pronome próximo a dois verbos.

    II (...) a supressão do vocábulo “como” empregado imediatamente após “consideradas” preservaria a correção gramatical do texto. (SIM)

    • A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas como fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir.
    • A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir.

    PENSEI ASSIM:

    O adjetivo "consideradas" por si só produz um sentido de comparação

    Mantem a correção e o sentido.

    Não são fontes diretas mas.

    1. São considerada como fontes
    2. São consideradas fontes

    III a supressão de “antes” preservaria a coerência do texto. (SIM)

    • Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas.
    • Assim, domínios e instituições que nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas.

    PENSEI ASSIM:

    1. Antes é um adverbio que remete a tempo passado; dantes, antigamente, outrora.
    2. O verbo guiar também está no passadoA terminação -am é usada em formas verbais referentes ao passado, ou seja, em formas que indicam que uma determinada ação aconteceu num momento específico do passado.
  • O questão chatinha porém fácil .

    Siguam @diaadiaavante a rotina de uma concurseira imperfeita .

  • Essas questões de Português dos concursos contemporâneos são muito interpretativas. Já não se pratica mais o Português como antigamente.

  • A típica questão revisão. Achei bem difícil, mas valeu a pena perder tempo com ela. Numa prova eu deixaria em branco com certeza.

    Gab E.

  • essa é a CESPE multiplaescolha: 3 ítens equivalem a 1 questão e se errar um dos itens já era.

  • Questão que separa os homens dos meninos!

  • O famoso concurseiro ejaculação precoce. Li a alternativa I OK, li a III OK... esqueci de ler a II marquei a letra C. pqp que ódioooooooooooooooo

  • Que brilhante ideia do CESPE, retirar a numeração das linhas e ficar com essa palhaçada de "5º período do 8º parágrafo". Parabéns aos envolvidos...

  • Meu subconciente acertou a questão!!

    Li umas "300" vezes... até entender.

  • a supressão da forma pronominal “nos” empregada imediatamente antes de “permitem” preservaria a correção gramatical do texto e as informações nele veiculadas. (SIM)

    • (...), uma vez que nos permitem desprender-nos de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições.
    • (...), uma vez que (V1)permitem "(V2)desprender-nos" de dogmas, ortodoxias e autoridades exclusivas de pesadas e passadas tradições.

    PENSEI ASSIM:

    #O pronome relativo "que" torna obrigatório o pronome "nos" já que é um atrativo; então mesmo ao suprimir este o sentido será mantido, pois no segundo verbo há continuação da primeira pessoa do plural "nos" inserida como ênclise como manda a regra sobre o deslocamento do pronome próximo a dois verbos.

    II (...) a supressão do vocábulo “como” empregado imediatamente após “consideradas” preservaria a correção gramatical do texto. (SIM)

    • A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas como fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir.
    • A religião, a política, a mídia e a ciência já não são mais do mesmo modo consideradas fontes das quais brotariam a certeza dos fatos e os devidos caminhos a seguir.

    PENSEI ASSIM:

    O adjetivo "consideradas" por si só produz um sentido de comparação

    Mantem a correção e o sentido.

    Não são fontes diretas mas.

    1. São considerada como fontes
    2. São consideradas fontes

    III a supressão de “antes” preservaria a coerência do texto. (SIM)

    • Assim, domínios e instituições que antes nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas.
    • Assim, domínios e instituições que nos guiavam, com base em suas verdades fundamentais e numa quase cega fé que depositávamos nelas, tornam-se cada vez mais suscetíveis às nossas dúvidas e críticas.

    PENSEI ASSIM:

    1. Antes é um adverbio que remete a tempo passado; dantes, antigamente, outrora.
    2. O verbo guiar também está no passadoA terminação -am é usada em formas verbais referentes ao passado, ou seja, em formas que indicam que uma determinada ação aconteceu num momento específico do passado.

  • se permitir é vtdi pq suprimir o "nos" faria sentido?

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:

    Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9

    Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9

    DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.