SóProvas


ID
5357032
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Antigamente a vida era outra aqui neste lugar onde o rio, dando areia, cobra-d’água inocente, e indo ao mar, dividia o campo em que os filhos de portugueses e da escravatura pisaram.
    Couro de pé roçando pele de flor. Mangas engordando, bambuzais rebentando vento, uma lagoa, um lago, um laguinho, amendoeiras, pés de jamelão e o bosque de Eucaliptos. Tudo isso do lado de lá. Do lado de cá, os morrinhos, casarões mal-assombrados, as hortas de Portugal Pequeno e boiada pra lá e pra cá na paz de quem não sabe da morte.
    Em diagonal, os braços do rio, desprendidos lá pela Taquara, cortavam o campo: o direito ao meio; o esquerdo, que hoje separa os Apês das casas e sobre o qual está a ponte por onde escoa o tráfego da principal rua do bairro, na parte de baixo. E, como o bom braço ao rio volta, o rio totalmente abraçado, ia ziguezagueando água, esse forasteiro que viaja parado, levando íris soltas em seu leito, deixando o coração bater em pedras, doando mililitros para os corpos que o ousaram, para as bocas que morderam seu dorso. Ria o rio, mas Busca-Pé bem sabia que todo rio nasce para morrer um dia. 
    Um dia essas terras foram cobertas de verde com carro de boi desafiando estradas de terra, gargantas de negros cantando samba duro, escavação de poços de água salobra, legumes e verduras enchendo caminhões, cobra alisando o mato, redes armadas nas águas. Aos domingos, jogo de futebol no campo do Paúra e bebedeira de vinho sob a luz das noites cheias.
    [...]
    Os dois filhos de portugueses tratavam das hortas de Portugal Pequeno nas terras herdadas. Sabiam que aquela região seria destinada à construção de um conjunto habitacional, mas não que as obras estavam para começar em tão pouco tempo.

(LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo.
Companhia das Letras, 2002. p.15)

Em “Couro de pé roçando pele de flor. Mangas engordando, bambuzais rebentando vento” (2º§), foi empregado um recurso linguístico que confere certo DINAMISMO ao texto. Trata-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    roçando... engordando ...  rebentando.

    Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento.

  • gerúndio forma nominal do verbo

  • Gerúndio: Andando,conversando,roçando.( indica continuidade de algo)

    Gabarito A.

  • Essa é uma questão sobre interpretação textual mediante os elementos que se destacam no trecho evidenciado pela banca no enunciado. Neste, a banca pede que se identifique qual foi o artifício utilizado para imprimir no texto certo dinamismo, e esta é a palavra-chave para resolver a questão.

    Dinamismo nada mais é do que ação, vitalidade, movimento, energia etc. Assim, devemos nos debruçar sobre o trecho destacado e perceber o que traz essa ideia. Nesse sentido, já a letra A nos traz uma excelente opção de resposta, já que ela menciona a utilização constante de verbos no gerúndio denotando processos em continuidade. Ora, sabendo que o modo gerúndio é aquele que serve para expressar uma ação em andamento, ou seja, uma ação em continuidade, percebemos, voltando ao texto, que em “Couro de pé roçando pele de flor" indica a continuidade do processo de andar a pé sobre flores. Do mesmo modo, em “Mangas engordando", percebe-se o processo em andamento do amadurecimento do fruto. Por fim, em “bambuzais rebentando vento", temos a ação contínua dos bambuzais estalando com a ação do vento. Assim, nota-se que já a alternativa A é a opção correta a ser marcada.

    Para que não haja dúvida, a letra B não está correta pelo fato de que os substantivos comuns presentes no texto não denotam uma raridade de acontecimentos, mas sim a presença constante deles, haja vista estarem relacionados a verbos no gerúndio, que indicam continuidade. Na letra C, não há uma afirmação errada, pois em “couro de pé" e em “pele de flor", as expressões especificadores, de fato, singularizam os substantivos. No entanto, deve-se agir conforme pede o enunciado e, neste, a banca pedia a alternativa que indicasse o artifício que confere ao texto dinamismo, e não especificação de certos termos.

    A alternativa D sofre do mesmo fenômeno que a letra C, pois, embora traga uma afirmação correta, ela não tem relação com o que dá ao texto dinamismo. Aqui, fala-se da presença de orações subordinadas, mas não se destaca o fato de que é a presença dos verbos no gerúndio que encabeçam essas orações que são os responsáveis pela ideia de dinamismo do trecho. Por fim, como se diz na opção E, não há omissão de complementos verbais, já que “roçando" tem seu complemento em “pele de flor", “engordando", no contexto do trecho, é intransitivo e não pede complemento, e “rebentando" tem seu justo complemento em “vento".

     Confirma-se, então, a alternativa A como a opção correta a ser marcada.

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Gerúndio: termina em NDO e indica uma ação em processamento.

    ex: pulando,brincando,jogando,falando etc.

  • Gabarito: A

    gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua 

  • Gabarito A.

    "gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal." Ou seja, exatamente o que nos pede a questão, uma expressão que confira dinamismo ao trecho.

  • GAB-A

    da recorrência de verbos no gerúndio indicando continuidade de um processo.

    • Verbo amar: amando.
    • Verbo caminhar: caminhando.
    • Verbo conversar: conversando.
    • Verbo chamar: chamando.
    • Verbo convidar: convidando.
    • Verbo vender: vendendo.
    • Verbo fazer: fazendo.
    • Verbo agradecer: agradecendo.

    Quem pode estragar seu dia é só você e mais ninguém.

    NÃO SAIA DE CASA.