SóProvas


ID
5376286
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir refere-se à questão.

Oi, Chico!

Clarice Lispector

      Oh, Chico Buarque, pois não é que recebi uma carta de uma cidade do Rio Grande do Sul, Santa Maria, a respeito de você e de mim? É o seguinte: a moça me lê num jornal de Porto Alegre. E, muito jovem, diz que sente grande afinidade comigo, que eu escrevo exatamente como ela sente. Mas que sua maior afinidade comigo vem do fato de eu ter escrito sobre você, Chico. Diz: "Eu, como você, tenho uma inclinação enorme por ele. Achava eu que esta inclinação (que é motivo de troça de meus amigos) era um pouco de infantilismo meu, talvez uma regressão à infância, mas lendo seus bilhetes descobri que não, que a razão é justamente conforme suas palavras: ser ele altamente gostável e possuir candura. Você também tem candura, que se percebe ao ler uma só linha sua." Ela, Chico, não entendeu que você não é meu ídolo; eu não tenho ídolos. Você para mim é um rapaz de ouro, cheio de talento e bondade. Inclusive fico simplesmente feliz em ouvir quinhentas vezes em seguida "A banda", e um dia desse dancei com um de meus filhos. Mas é só, meu caro amigo. [...] Olhe, moça simpática, sua carta é um amor, e tenho certeza de que Chico ia gostar de você, é impossível não. Pois se Chico tem candura, e você acha que também tenho, você, minha amiguinha, é mil vezes mais cândida do que nós. Mando-lhe um beijo e tenho certeza de que Chico lhe manda outro beijo ― não, não desmaie. [...]

(Texto publicado originalmente no Jornal do Brasil, de 23/03/1968 e, posteriormente, no livro Todas as crônicas, de 2018.
Adaptado de: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/15396/oichico). Acesso em: 14 ma. 2021.)

Sobre o excerto “Achava eu que esta inclinação (que é motivo de troça de meus amigos) era um pouco de infantilismo meu [...]”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

  • troça: O que se diz ou se realiza com o propósito de causar riso; o que pode ser utilizado para zombar de alguém;...

    (fonte: dicio)

  • CUIDADO

    Há comentários incautos na presente questão

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre a passagem:

    “Achava eu que esta inclinação (que é motivo de troça de meus amigos) era um pouco de infantilismo meu [...]”

    A) A inversão da posição canônica de sujeito e verbo confere ao excerto um maior grau de informalidade.

    Incorreta. A inversão da ordem dos termos na construção, principalmente quando por motivo de ênfase ou estilística, não é marca de informalidade.

    B) O termo “troça” é um termo típico da variedade informal do português brasileiro, sendo a forma feminina do substantivo “troço” e possuindo o mesmo significado que ele.

    Incorreta. O termo "troça" é substantivo feminino dicionarizado, sinônimo de "brincadeira", "zombaria", não possuindo relação com o termo "troço", substantivo masculino, normalmente aplicado com sentido pejorativo para se referir a alguma coisa.

    Não há, entre os termos, relação de paronímia.

    C) O substantivo “infantilismo” é derivado de um adjetivo com o acréscimo do sufixo “-ismo”, assim como os substantivos “charlatanismo” e “civismo”.

    Correta. O termo é formado por meio da derivação sufixal do adjetivo "infantil", tal qual "charlatão" e "civil".

    D) Os parênteses poderiam ser suprimidos sem que isso causasse mudança sintática ou semântica ao excerto.

    Incorreta. A supressão, embora preserve a correção, causa alterações sintáticas e semânticas.

    E) A oração entre parênteses completa sintaticamente o substantivo “inclinação”, sendo, portanto, uma oração adjetiva restritiva.

    Incorreta. A oração é subordinada adjetiva explicativa.

    Gabarito na alternativa C

  • Vale um detalhe básico...

    Nas adjetivas:

    Sem vírgulas - Restritiva

    Com vírgulas - Explicativas

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Nesta questão o conteúdo está relacionado a diversos aspectos morfológicos e sintáticos da Língua Portuguesa. Exercícios que cobram conhecimentos múltiplos estão cada vez mais comuns em concursos públicos, razão pela qual a dedicação à preparação é fundamental.

    Aqui, o enunciado nos coloca a seguinte situação:

    Sobre o excerto “Achava eu que esta inclinação (que é motivo de troça de meus amigos) era um pouco de infantilismo meu [...]", assinale a alternativa correta.

    Analisando as alternativas temos:

    A) A inversão da posição canônica de sujeito e verbo confere ao excerto um maior grau de informalidade.

    Incorreta. A inversão da posição canônica de sujeito e verbo tem um nome: hipérbato. É uma figura de linguagem que consiste exatamente em inverter as posições sintáticas em uma oração: em vez de sujeito + verbo + objeto, temos verbo + sujeito +objeto. Tal figura é bastante usada em textos literários e em outros contextos nos quais a informalidade não é algo característico. Como devemos assinalar a alternativa correta, podemos descartar a letra A.

    B) O termo “troça" é um termo típico da variedade informal do português brasileiro, sendo a forma feminina do substantivo “troço" e possuindo o mesmo significado que ele.

    Incorreta. O termo “troça" não é típico da variedade informal. Na verdade, “troça" significa “zombaria" e era uma palavra comum no século XIX. . Como devemos assinalar a alternativa correta, podemos descartar a letra B.

    C) O substantivo “infantilismo" é derivado de um adjetivo com o acréscimo do sufixo “-ismo", assim como os substantivos “charlatanismo" e “civismo".

    Correta. “Infantilismo" é uma palavra formada a partir da derivação sufixal, isto é, o acréscimo de um sufixo à palavra primitiva (infantil + ismo). Como devemos assinalar a alternativa correta, nossa resposta é a letra C.

    D) Os parênteses poderiam ser suprimidos sem que isso causasse mudança sintática ou semântica ao excerto.

    Incorreta. Os parênteses estão isolando um aposto explicativo e a frase perderia sentido caso eles fossem retirados. Como devemos assinalar a alternativa correta, podemos descartar a letra D.

    E) A oração entre parênteses completa sintaticamente o substantivo “inclinação", sendo, portanto, uma oração adjetiva restritiva.

    Incorreta. Orações subordinadas adjetivas restritivas restringem o significado da oração anterior e não são separadas do corpo do texto, seja por vírgulas, seja por parênteses. Como devemos assinalar a alternativa correta, podemos descartar a letra E.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Acertei essa bagaça, porem essa banca acaba com os nervos de qualquer um!!

    Gabarito: C

    PMPI, vai que cole!

  • (que é motivo de troça de meus amigos)

    Temos a presença de pontuação que no caso é o parênteses. A ausência de pontuação não prejudica gramaticalmente, mas prejudica o sentido original do texto.

    Ao pontuar, tratamos a oração adjetiva como algo que é natural/inerente do ser a que se refere. Já ao retirarmos ou não colocarmos pontuação, estamos separando/restringindo o ser.

  • Sempre que a questão trouxer autores renomados da literatura brasileira, exclua, de início, todas as alternativas que critiquem a escrita do texto. Banca nenhuma julga negativamente as obras deles.

    A alternativa A chama o trecho de informal. No seu texto de redação, candidato, é informalidade, mas no texto de um grande autor é estilo.

    A alternativa B traz uma palavra de som estranho e que talvez você não conheça, mas não caia nessa de achar que é uma palavra informal. Se não fosse uma palavra do dicionário da língua portuguesa, seria outra coisa, menos informal, pois estamos falando de Clarice Lispector.

    A alternativa D não critica a escrita, apenas apresenta a possibilidade de uma nova forma de escrever o trecho. Se você sacar de pontuação exclui essa rapidamente.

    A alternativa C (gabarito) e E não fazem crítica ao texto, apenas perguntam de que forma as palavras estão classificadas na gramática.

    Portanto, a letra A e B podem ser excluídas de cara.

    A FGV usa muito textos de autores literários. Quando você for resolver as questões dela, perceberá que as alternativas que criticam a escrita nunca são as corretas.

  • Sobre o excerto (fragmento) “Achava eu que esta inclinação (que é motivo de troça (deboche) de meus amigos) era um pouco de infantilismo meu [...]”, assinale a alternativa correta.

    XA inversão da posição canônica (ordem direta S. V. C. AD.) de sujeito e verbo confere ao excerto um maior grau de informalidade.

    Não, somente altera a ordem dos termos essenciais, não confere informalidade.

    Xtermo “troça” é um termo típico da variedade informal do português brasileiro, sendo a forma feminina do substantivo “troço” e possuindo o mesmo significado que ele.

    Não, significa deboche.

    O substantivo “infantilismo” é derivado de um adjetivo com o acréscimo do sufixo “-ismo”, assim como os substantivos “charlatanismo “civismo”.

    Derivação sufixal, infantil+ismo, charlatão+ismo, civil+ismo.

    X Os parênteses poderiam ser suprimidos sem que isso causasse mudança sintática ou semântica ao excerto.

    Não poderia, causaria em ambas.

    XA oração entre parênteses completa sintaticamente o substantivo “inclinação”, sendo, portanto, uma oração adjetiva restritiva.

    Achava eu que esta inclinação (que (a qual) é motivo de troça de meus amigos) era um pouco de infantilismo meu (...)

    0.S.A.E., não é restritiva.

    A pontuação marca a intercalação da oração, podendo ser parêntesis, vírgulas ou travessões.

    Ainda mais, não é aposto; oração que funciona como aposto é oração subordinada substantiva apositiva.

  • Errei na prova : )

  • No caso, se substituísse o parenteses por virgulas a frase estaria correta?