SóProvas


ID
5403361
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia o texto abaixo de Walcyr Carrasco, Revista Veja Ed. 2668, e responda à questão.

    Início de ano é sempre assim: a gente faz promessas, ambiciona novidades. Como o ano só começa realmente depois do Carnaval, costumo aguardar até lá. Mas aí já é tarde: o ano ganhou seu ritmo e eu deixo as mudanças para o futuro. Em 2019 pensei no que realmente desejaria para este 2020. Há uma palavra que não me sai da cabeça: segurança. É claro que o país tem problemas de todo tipo. Mas a segurança toca no meu cotidiano diretamente. [...] Eu me admiro ver as pessoas convivendo com a violência como se fosse absolutamente normal. Uma amiga sai sempre com dois celulares. Um velho e um bom, escondido. O mais antigo é para, no caso de assalto, entregar ao ladrão. Já ouvi um conhecido dizer que o “meliante” foi legal, pois o deixou ficar com os documentos. Ou seja: o sujeito assalta, ameaça, mas é “legal”? Recentemente, um amigo fez aniversário. Tínhamos um evento, mas queríamos nos reunir depois das dez da noite. Foi difícil achar um restaurante: a maioria está fechando mais cedo. Em São Paulo, no centro, as mulheres andam agarradas às bolsas. O pior, porém, repito, é nossa atitude passiva. Nós nos acostumamos ao absurdo. [...]. 
    Há alguns anos, eu saía do Leblon e andava até o Arpoador pela praia. É uma boa e saudável distância. Não tenho mais coragem. Quero voltar a andar pelo calçadão sem medo. Se caminhar, realizarei meu segundo desejo de Ano Novo: perder a barriga. Mas quando? A falta de segurança mudou a minha vida. Sem dúvida, continuarei barrigudo.

Sobre sinais de pontuação presentes no texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A. CERTA

    Letra B nos primeiros dois pontos percebe-se que há uma anáfora, isto é, não haverá uma retomada, mas sim a introdução de um novo termo a ser adiantado

    Letra C Ao contrário do que se afirma a oração adverbial está anteposta a principal.

    Letra D na primeira frase tem-se um adjunto adverbial de lugar isolado por vírgulas, já na segunda frase temos uma oração coordenada adverbial adversativa introduzida pelo sindeto "mas".

  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se indicação da assertiva correta:

    A)O sinal de interrogação em Ou seja: o sujeito assalta, ameaça, mas é “legal”? dá à ideia caráter retórico, haja vista a frase Eu me admiro ver as pessoas convivendo com a violência como se fosse absolutamente normal.

    Correta. A segunda frase contida no enunciado deixa claro que o autor tem consciência da situação, o que faz com que sua pergunta, proferida mais adiante, seja retorica e não necessite resposta.

    B)Os dois pontos usados nas linhas 2 e 10 apresentam a mesma finalidade: introduzir um exemplo ao que foi dito anteriormente.

    Incorreta. Os dois pontos indicados são os localizados após os termos "tarde" e "restaurante", ambos demarcando a inserção de uma explicação.

    C)Em Se caminhar, realizarei meu segundo desejo de Ano Novo: perder a barriga., a vírgula separa a oração adverbial condicional posposta à principal.

    Incorreta. A oração adverbial demarcada pela virgula encontra-se anteposta à principal.

    D)Nas frases Em São Paulo, no centro, as mulheres andam agarradas às bolsas. e Tínhamos um evento, mas queríamos nos reunir depois das dez da noite., as ocorrências de vírgula exemplificam a regra: usa-se vírgula entre a oração subordinada e a principal.

    Incorreta. Não há regra que prescreva o uso de virgula entre a oração subordinada e a oração principal. A possibilidade de virgulação, nesse caso, dependera da natureza da oração, da posição dos termos e da existência de elementos intercalados ou deslocados.

  • até estranho quando a resposta está na primeira kkkkkk

  • A questão requer conhecimento sobre o emprego dos sinais de pontuação.

    Alternativa (A) correta - O ponto de interrogação foi usado por ser uma pergunta direta. Trata-se de uma pergunta retórica porque a resposta não é dada pelo enunciador/autor, este deixa para o interlocutor refletir e responder.

    Alternativa (B) incorreta - Tanto no primeiro caso “Mas aí já é tarde: o ano ganhou seu ritmo e eu deixo as mudanças para o futuro" (linha 2), quanto no segundo “Se caminhar, realizarei meu segundo desejo de Ano Novo: perder a barriga" (linha 10), os dois-pontos foram empregados para introduzir uma explicação.

    Alternativa (C) incorreta - A vírgula separa a oração subordinada adverbial condicional anteposta à principal e, nesse caso, a vírgula é obrigatória.

    Alternativa (D) incorreta - Na frase “Em São Paulo, no centro, as mulheres andam agarradas às bolsas", as vírgulas foram usadas para destacar um adjunto adverbial deslocado. Já na frase “Tínhamos um evento, mas queríamos nos reunir depois das dez da noite", a vírgula foi usada para separar a oração coordenada adversativa introduzida pela conjunção “mas".

    Gabarito da Professora: Letra A.

  • Alternativa (A) correta - O ponto de interrogação foi usado por ser uma pergunta direta. Trata-se de uma pergunta retórica porque a resposta não é dada pelo enunciador/autor, este deixa para o interlocutor refletir e responder.