SóProvas


ID
5424880
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


DIANTE DO MAR

(1º§) Costumo me esconder de mim diante do mar, especialmente quando vou para Portugal à minha procura. Estou sempre em Portugal. Nas ruas de Coimbra. Nas igrejas de Coimbra. Nos cafés de Coimbra. A caminhar por Lisboa, olhando a senhora da rua São Nicolau a cozer suas castanhas.

(2º§) Estou diante do mar, sentado com meu guarda-chuva antigo, exatamente eu que gosto que a chuva caia no meu rosto, na minha roupa, nos meus sapatos que procuram rumos inexistentes. Vejo-me no Bairro Alto, em Lisboa, nas casas de fado.

(3º§) Todas as fadistas cantam de olhos fechados, a melhor maneira de ver todas as coisas. Poemas ao som da guitarra portuguesa, aquela declaração de um amor triste, de lágrimas e desesperos. Depois é a madrugada às margens do rio Tejo, como é a madrugada de Coimbra, às margens do rio Mondego.

(4º§) Vista da ponte de Santa Clara, Coimbra está mergulhada dentro do rio com suas luzes, suas baladas, sua guitarra, o fado de Coimbra que não é fado, é outra coisa que não sei explicar. Depois os amigos, uma noite imensa por viver, as mãos brancas das mulheres, cabelos quase sempre negros, palavras que não precisam ser compreendidas por ninguém. Estou diante do mar, com meu guarda-chuva.

(5º§) É quase certo que adormecerei daqui a pouco! É quase certo que sonharei com setembro!

(6º§) É quase certo que tentarei viver o que me cabe! É quase certo, mas eu não tenho certeza!


FARIAS, Álvaro Alves de. Colunista. Revista Literária. 2013) - Disponível - (http://wwwliteraciaemversoeprosa.blogspot.com.br/

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.

(__)Na construção frasal: "Todas as fadistas cantam de olhos fechados, porque elas são fadistas". - temos exemplo de homônimos perfeitos.
(__)As palavras: "Princ ____"; "Duqu ____" têm a última sílaba com grafia diferente de "certeza".
(__)A vírgula do período: "É quase certo, mas eu não tenho certeza!" - separa oração coordenada sindética adversativa.
(__)A frase: "Palavras que não precisam ser compreendidas por ninguém". - está construída com um tempo verbal composto.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra A

    A) FADISTA:

    1- que ou o que compõe e/ou canta fados.

    2- desordeiro; faia, rufião.

    FONTE:  Oxford languages

    D) Os tempos verbais compostos são formados por um verbo auxiliar e um verbo principal. O verbo auxiliar sofre flexão em tempo e pessoa, enquanto que o verbo principal permanece sempre no particípio.

    O verbo ter é o verbo auxiliar mais usado, embora possa ser usado também o verbo haver como verbo auxiliar.

    Exemplo: Eu tenho visto seu irmão na academia todos os dias.

    FONTE: www.conjugacao.com.br/tempos-verbais-compostos/

  • Fui seco na ''B''.

    Nunca que eu saberia que ''fadista'' teria outro significado.

    Vivendo e aprendendo !

  • Li, reli, li novamente, e até agora não entendi a questão rsrs :(

  • Sanderson Soares, eu também não sabia. Mas acertei por estratégia e método seletivo.

  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Mas " precisam ser " não é um tempo verbal composto ?

  • Pelo que eu entendi, apenas haverá tempo composto quando tem o verbo ter e o verbo haver. Fora isso, não existe tempo verbal composto. Fiquem à vontade para me corrigir.
  • CUIDADO

    A questão não possui gabarito correto

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    (F) Na construção frasal: "Todas as fadistas cantam de olhos fechados, porque elas são fadistas". - temos exemplo de homônimos perfeitos.

    O termo "fadistas", empregado duas vezes na construção, assume respectivamente duas formas: substantivo e adjetivo, ambos denominando/caracterizando o interprete de "fados", estilo musical português. Não há contexto para interpretar o adjetivo "fadistas" em sua acepção pejorativa, com sentido de "desordeiro/malandro".

    Ainda que considerássemos qualquer dos sentidos acima expressos, não há diferença etimológica que justifique a existência de múltiplos termos , sendo caso de polissemia do adjetivo "fadistas", assim reconhecido pelo VOLP, e não homonímia como indica a banca.

    (V) As palavras: "Princ ____"; "Duqu ____" têm a última sílaba com grafia diferente de "certeza".

    Os termos "princesa' e "duquesa" são grafados com a consoante "s", diferente do termo grafado com "z" no enunciado.

    (V) A vírgula do período: "É quase certo, mas eu não tenho certeza!" - separa oração coordenada sindética adversativa.

    A oração encabeçada pela conjunção coordenada adversativa 'mas' é coordenada sindética adversativa.

    (F) A frase: "Palavras que não precisam ser compreendidas por ninguém". - está construída com um tempo verbal composto.

    O tempo verbal composto é formado por verbo auxiliar "ter" ou "haver" (mas não apenas) + forma verbal de particípio. A construção presente no enunciado, composta de verbo + auxiliar + verbo em forma nominal de particípio é locução verbal de voz passiva.

    "precisam ser compreendidas" - "alguém precisa compreender"

    Gabarito da banca na alternativa A

    Gabarito correto ausente

  • rapaz é cada explicação que a gente sai mais em dúvida de que com certezas, em fim, assinalou e saiu correto bora para frente. Recurso temos disponíveis, kkkk

  • A questão a ser analisada aborda temas diversos, pois a banca dispôs quatro afirmações sobre as quais o candidato deveria responder se se tratam de enunciados verdadeiros ou falsos.

    Primeiramente, na construção “todas as fadistas cantam de olhos fechados, porque elas são fadistas", não temos um homônimo perfeito, já que este se caracteriza por duas (ou mais) palavras que possuem igual grafia e pronúncia, mas significado diferente. Ora, fadista pode ser tanto o substantivo que designa a pessoa que canta ou compõe fados (o famoso fadista emocionou a todos com sua interpretação) como pode ser o adjetivo utilizado para caracterizar a pessoa que compõe ou canta fados (a cantora fadista não se apresentou porque estava resfriada). Agora o importante é atentar para o seguinte: seja funcionando como substantivo seja agindo como adjetivo, o termo “fadista" vai designar basicamente a mesma coisa: a pessoa que canta ou interpreta fados. Como a homonímia perfeita se caracteriza não só pela grafia e pronúncia idênticas, mas também pelo fato de as palavras nessas condições terem significados distintos, não temos aqui um exemplo de homônimos perfeitos. A afirmação é falsa.

    Passando para a próxima assertiva, de fato, as palavras “prin-ce-sa" e “du-que-sa" têm sílaba final diferente de “cer-te-za". Também é correto dizer que no trecho “É quase certo, mas eu não tenho certeza!", a vírgula separa oração coordenada sindética adversativa. Isso porque o trecho apresenta duas oração em que nenhuma é subordinada à outra e, além disso, é sindética porque essas orações se interligam por meio de um conectivo. Nesse caso, o conectivo é a conjunção “mas", a qual passa justamente a ideia de contrariedade, de adversidade em relação ao que fora dito anteriormente. Logo, temos aqui mais um enunciado verdadeiro.

     Por fim, a frase "Palavras que não precisam ser compreendidas por ninguém" está, de fato, construída com um tempo verbal composto, caracterizado aqui pela junção do verbo auxiliar “precisam" com o verbo principal “ser". Assim, tem-se mais uma afirmação correta.

    Visto isso, a sequência correta seria F, V, V, F. Como nenhuma das alternativas corresponde a esse resultado, a questão deveria ter sido anulada.

    Gabarito do professor: Letra A por tanto a questão deveria ter sido anulada por falta de opção correta a ser marcada.

  • A ideia, imagino eu, é que, para a construção marcar um tempo verbal composto, precisamos ter as três partes desse termo, isto é, tempo, verbal e composto. Sim, a parte verbal da questão é formada por verbos compostos. No entanto, eles, quando compostos, não marcam um novo tempo verbal. Por exemplo, a forma "tenho feito isto" marca um Pretérito Perfeito Composto. No caso da questão, só temos: "Palavras que não precisam" não precisam o quê? "ser compreendidas por ninguém". O "precisam" só está no Presente do Indicativo, e não está constituindo uma construção que, quando composta, representa um novo tempo verbal. Imagino ser isso. Mas, aceito correções! Abraços.