SóProvas


ID
5505367
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cambé - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Especialista esclarece mitos e verdades sobre

a alimentação saudável

Da Redação, com Melhor da Tarde

Levar uma vida saudável é o dilema para muitos brasileiros.

Uma alimentação saudável ajuda na melhora do sistema imunológico,

na qualidade do sono, humor, na perda de peso e até na capacidade de concentração.


    Por estes motivos, o Melhor Da Tarde entrevistou nesta quinta-feira, 3, o especialista Cláudio Mutti, nutrólogo que esclareceu dúvidas, mitos e verdades sobre os alimentos que são bons e aqueles que são uma verdadeira bomba-relógio para o nosso corpo. Veja a seguir:

     Tomar leite faz bem para a saúde?

    Mito. Segundo Mutti, o leite faz bem para saúde do bezerro. O leite para o ser humano é inflamatório e não faz bem pois ele é a secreção da vaca. Ele esclarece que o leite tem a caseína, que chega a ser pior que a lactose. O nutrólogo recomenda dar leite a criança até os 8 anos, após isso não mais. Ele recomenda os derivados que também são ruins, mas não tanto quanto o leite.

    O adoçante é melhor que o açúcar?

    Mito. Ambos são ruins, porém o adoçante é péssimo pois cada vez que consumimos o adoçante aumentamos a insulina do nosso corpo, a insulina é o hormônio mais inflamatório que temos e doenças como infarto, derrame, Alzheimer e Parkinson são causadas por inflamação. Então, ambos são ruins para a saúde. O aconselhável é diminuir a quantidade até o corpo se acostumar a ficar sem.

       O ovo é o vilão do colesterol alto?

    Mito, pois o próprio corpo produz o próprio colesterol. Mutti deixa claro que obviamente tudo que consumimos em grande quantidade é muito ruim. Quando se tem um aumento do colesterol no corpo, significa que seus hormônios não estão funcionando bem. Segundo o nutrólogo, o colesterol não é o vilão da história e o ovo também não. O ovo é considerado o segundo melhor alimento do mundo e o consumo dele sem exageros é aceitável.

    Consumir ou não consumir legumes por causa dos agrotóxicos?

    Segundo o nutrólogo, se você tiver condições de consumir os legumes orgânicos, consuma, mas caso não seja possível é melhor consumir legumes que usam agrotóxicos do que consumir alimentos industrializados. Ele aconselha a fazer “mais feira” e “menos mercado”.

    Suco de fruta faz bem?

    Segundo ele, suco é ruim. As frutas tem de ser consumidas com a casca para obtermos as fibras. O suco natural de laranja irá se transformar em frutose e depois irá se tornar gordura, então o suco nunca é bom. Caso tenha que beber, escolha o natural. Ao invés de mandar suco de caixinha para escola com seu filho substitua por água de coco.

    Melhor gordura de porco ou óleo de soja?

    Óleo de soja jamais, utilize óleo de coco. A gordura de porco é boa, mas é preciso saber a procedência dessa gordura e desse porco. A gordura boa é daquele porco que é criado sem o consumo de hormônios, então por via das dúvidas utilize o óleo de coco.

    Alimentos integrais são realmente mais nutritivos que os considerados “normais”? 

    Os integrais são bem melhores, pois têm mais fibras e ajudam o nosso intestino. Os produtos com poucas fibras são mais inflamatórios.

    Manteiga ou margarina? Qual melhor opção?

    A margarina, segundo o nutrólogo, é um veneno para o nosso corpo e aumenta chances de desenvolver doenças. A manteiga é boa para flora intestinal, então ela é a melhor opção.

    Leite de soja gera disfunção sexual nos homens?

    Isso é uma verdade. Segundo Mutti, o leite de soja não deve ser consumido por homens, principalmente os meninos. O leite diminui a velocidade do desenvolvimento dos homens e para as meninas também podem ter uma menstruação precoce. A soja não é boa pois é um alimento transgênico, mudou a genética da soja então foi contra a natureza. Para o nutrólogo, o alimento é péssimo.


Disponível em https://www.band.uol.com.br/entretenimento/especialista-esclarece-mitos-e-verdades-sobre-a-alimentacao-saudavel-16318002 

Assinale a alternativa correta com relação ao último parágrafo.

Alternativas
Comentários
  • GAB:A

     Leite de soja gera disfunção sexual nos homens?

     

     Isso é uma verdade. Segundo Mutti, o leite de soja não deve ser consumido por homens, principalmente os meninos. O leite diminui a velocidade do desenvolvimento dos homens e para as meninas também podem ter uma menstruação precoce. 

  • GAB-A

    O pronome “isso” retoma a ideia de gerar disfunção sexual nos homens.

    QUEM VAI PARA PMSP, DEIXA O LIKE.

  • Isso é um pronome demonstrativo com efeito anáforico, retoma o que foi dito anteriormente.

  • iSSo ==> paSSado (retoma algo que foi dito, ou seja, Anafórico)

    isTo ==> CaTafórico (irá ser mencionado)

  • Letra B : advérbio : termo acessório .

    Termos essenciais: sujeito e predicado

    →Termos integrantes: objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva;

    →Termos acessórios: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo*.(podem ser retirados sem prejuízo sintático )

  • A questão requer conhecimento sobre classe de palavras, termos essenciais da oração, flexão verbal e uso da vírgula. É preciso indicar a alternativa correta.

    É preciso voltar ao texto e destacar o último parágrafo para análise.

    “Isso é uma verdade. Segundo Mutti, o leite de soja não deve ser consumido por homens, principalmente os meninos. O leite diminui a velocidade do desenvolvimento dos homens e para as meninas também podem ter uma menstruação precoce. A soja não é boa pois é um alimento transgênico, mudou a genética da soja então foi contra a natureza. Para o nutrólogo, o alimento é péssimo."

    A) O pronome “isso" retoma a ideia de gerar disfunção sexual nos homens.
    Correto. O pronome retoma a questão proposta na pergunta feita no parágrafo anterior sobre disfunção sexual. O que é uma verdade? Que o leite de soja gera disfunção sexual nos homens.

    B) O advérbio “principalmente" é integrante.
    Incorreto. Advérbios são termos acessórios. Os termos integrantes são objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva.

    C) Os verbos estão no Presente do Subjuntivo.
    Incorreto. Há verbos no presente do indicativo (“é", “deve" e “diminui") e pretérito perfeito do indicativo (“mudou" e “foi"). Sendo assim, essa alternativa está incorreta.

    D) Os sujeitos são indeterminados.
    Incorreto. “Leite de soja", “leite", “soja" e “alimento" são exemplos de sujeitos no parágrafo. 

    E) As vírgulas utilizadas são desnecessárias.
    Incorreto. Algumas vírgulas são opcionais, mas a vírgula antes de “mudou" é necessária, por exemplo, já que articula uma nova oração dentro do período. Sendo assim, essa alternativa pode ser descartada.

    Gabarito da Professora: Letra A.