SóProvas


ID
5540548
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia:
O romance sempre engendra surpresas. Que podem me seduzir ou me deixar indiferente. (Marisa Lajolo)
    Considerando que, do ponto de vista da gramática normativa, as orações subordinadas não devem permanecer isoladas em períodos, como acontece com a oração em destaque no enunciado, a pontuação da frase acima deve ser refeita. Assinale a alternativa que traz a correta justificativa para a pontuação adotada.  

Alternativas
Comentários
  • O romance sempre engendra surpresas, que podem me seduzir ou me deixar indiferente. — Oração subordinada adjetiva explicativa deve ser separada por vírgula. 

    Quando for possível substituir o vocábulo "QUE" por: a qual, o qual, as quais, os quais = PRONOME RELATIVO

    Oração subordinada adjetiva explicativa deve ser separada por vírgula = As orações subordinadas adjetivas são unidas por pronomes relativos.

    OBS: As Orações Subordinadas Adjetivas podem ser classificadas em:

    Explicativas (EXIGE VÍRGULA)

    Restritivas (NÃO POSSUÍ VIRGULA)

  • Sempre que, em uma oração subordinada, o "que" puder ser substituído por um pronome relativo, a oração será subordinada adjetiva.

  • MACETE: expliCatiVas - Com Vírgula reStritiVas - Sem Vírgula
  • Esta questão envolve conhecimentos acerca das orações subordinadas, que aquelas que exercem função sintática sobre outras, ou seja, uma oração que depende da outra. Dependendo da função que desempenham, as orações subordinadas podem ser classificadas em substantivasadjetivas ou adverbiais.

     

    O enunciado nos fornece uma informação muito importante para a resolução da questão, pois, de fato, orações subordinadas não podem ficar isoladas em períodos, justamente por que exercem função sintática em relação à oração principal.

     

    Dito isso, vamos à resolução.

     

    O período abaixo deve ser reescrito. Portanto, em vez de:

     

    O romance sempre engendra surpresas. Que podem me seduzir ou me deixar indiferente".

     

    Leia-se:

     

    O romance sempre engendra surpresas, que podem me seduzir ou me deixar indiferente. 

     

    Agora, nossa tarefa é analisar qual alternativa apresenta a classificação sintática correta da frase reescrita. Entretanto, a pontuação também deve ser observada. Vejamos as alternativas:

     

    A) O romance sempre engendra surpresas, que podem me seduzir ou me deixar indiferente. — Oração subordinada adverbial consecutiva exige o uso de vírgula. 

    Incorreta. Orações subordinadas adverbiais consecutivas exercem a função sintática de adjunto adverbial e expressam ideia de consequência em relação à oração principal, como na frase “Estudo tanto que foi aprovada em primeiro lugar". Notem que a locução “tanto que" introduz a relação de consequência entre as duas orações. Na frase dada pela alternativa o emprego da vírgula está correto, todavia, a classificação sintática não.

    B) O romance sempre engendra surpresas, que podem me seduzir ou me deixar indiferente. — Oração subordinada adjetiva explicativa deve ser separada por vírgula. 

     

    Correta. Orações subordinadas adjetivas explicativas exercem a função sintática de adjunto adnominal e fornecem uma explicação para a oração principal, como na frase “Vocês não poderão participar do torneio, já que são iniciantes". Notem que a locução “já que" explica por que o sujeito (“vocês") não poderá participar do torneio.  No caso da frase destacada pelo enunciado, a conjunção “que" explica o que as surpresas podem causar no sujeito da frase: elas podem seduzir, podem causar indiferença. Na frase dada pela alternativa o emprego da vírgula está correto, assim como a classificação sintática.

     

    C) O romance sempre engendra surpresas que podem me seduzir ou me deixar indiferente. — Oração subordinada adverbial concessiva pode ser antecedida de vírgula se vier após a oração principal. 

     

    Incorreta. Orações subordinadas adverbiais concessivas exercem a função sintática de adjunto adverbial e expressam ideia de concessão, isto é, traduzem algo que foi motivado por determinada circunstância, como na frase “Embora seja difícil, tentarei fazer a prova". Notem que a conjunção “embora" traduz essa ideia de algo motivado por determinada circunstância. A classificação sintática da frase da alternativa está errada, pois a conjunção “ou" expressa uma ideia de alternância e não de concessão.

     

    D) O romance sempre engendra surpresas: que podem me seduzir ou me deixar indiferente. — Oração subordinada substantiva apositiva quebra o princípio de ligação lógica com a oração principal por sua natureza explicativa, devendo ser antecedida de dois pontos. 

     

    Incorreta. De fato, as orações subordinadas substantivas apositivas possuem natureza explicativa. Elas exercem a função sintática de aposto, fornecendo uma explicação em relação à oração principal, como na frase “Quero que uma coisa fique clara: você está tomando a decisão errada ao pedir demissão". Notem que a oração que vem após os dois pontos explica a decisão errada. Do ponto de vista da pontuação, orações subordinadas substantivas apositivas podem da oração principal por vírgulas, travessões e dois pontos, só que elas não quebram o princípio de ligação lógica entre a oração principal e a oração subordinada. Portanto, em termos de classificação sintática e de pontuação a sentença dada pela alternativa está correta, mas, no que compete à justificativa não.

     

    Gabarito do professor: Letra B.

  • dica galera : espliCatiVa- CV -COM VIRGULA

    reStritiVa- SV - sem vírgula

  • Oração subordinada adjetiva explicativa com vírgula e a particula que pode ser substituída por as quais

    oração subordinada restritiva sem virgulas

  • Existem orações que realçam um detalhe ou amplificam dados sobre o antecedente, que já se encontra suficientemente definido. Estas orações denominam-se subordinadas adjetivas explicativas.

    Tal conceito satisfaz evidente na alternativa B

  • fiquei em dúvida na B e D, pq as outra opções não faziam nenhum sentido.

  • "SE VÍRGULA EXPLICAÇÃO SERÁ, SE VÍRGULA NÃO TEM É RESTRITIVA MEU BEM."

  • B) O romance sempre engendra surpresas, que podem me seduzir ou me deixar indiferente. — Oração subordinada adjetiva explicativa deve ser separada por vírgula. 

     

    CorretaOrações subordinadas adjetivas explicativas exercem a função sintática de adjunto adnominal e fornecem uma explicação para a oração principal, como na frase “Vocês não poderão participar do torneio, já que são iniciantes". Notem que a locução “já que" explica por que o sujeito (“vocês") não poderá participar do torneio. No caso da frase destacada pelo enunciado, a conjunção “que" explica o que as surpresas podem causar no sujeito da frase: elas podem seduzir, podem causar indiferença. Na frase dada pela alternativa o emprego da vírgula está correto, assim como a classificação sintática.