SóProvas


ID
5605759
Banca
IBFC
Órgão
SEED - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muitos anos depois da publicação de Quarto de despejo, diário de uma favelada, novas escritoras negras brasileiras, inspiradas na obra de Carolina Maria de Jesus, formam o livro Carolinas: a nova geração de escritoras negras brasileiras, publicado em 2021, do qual se extrai o texto abaixo.


Entre a rua, este quarto e o ser

(Camila de Oliveira Silva)


Recebo a manhã de pé. Consciente da minha insone madrugada, eu estou à beira das 6h. Pressinto o dia longo, que vai arrastar esse corpo que sequer se esticou. Pronto o café, pronta uma manhã e nem importa que eu não esteja preparada para absolutamente nada hoje. Alguma vez já quis pedir ao dia que me levante. Não sei seguir por essa hora em chamas, nesse amarelo que cai sobre o dia, que não me socorre. Às vezes, antes de ir à rua, me pego querendo ir direto para a noite. Algo me vem em cheio nessas horas e não é a saudade que ontem, sem razão, me consumia de vida e morte. 

E de repente já estou na rua, rumando, rearrumando e esfregando meus olhos secos. Esforçando em segurar lágrimas e sabendo que preciso, agora, despejar meu olhar sobre o mundo: o mais seco que eu quiser. Desejo despejar meu olhar dentro dos olhos de todo mundo. Ando, e sinto que os passos só escorrem para alcançar sentido. Quando estou aqui, parece que a rua é tudo o que tenho, sou e tudo o que sobrei. [...] 

(LUDEMIR, Julio (org.). Carolinas: a nova geração

de escritoras negras brasileiras. Rio de Janeiro:

Bazar do Tempo: Flup, 2021)

As estratégias de coesão são recursos diferenciados que contribuem para a relação entre as partes de um texto. Considere a passagem “Pronto o café, pronta uma manhã e nem importa que eu não esteja preparada para absolutamente nada hoje”. (1º§) e assinale a alternativa em que se indicam dois recursos coesivos presentes em sua construção.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil, fiz por eliminação.

    Normalmente, as classes gramaticais que operam a coesão são as conjunções e os pronomes. A repetição de palavras, embora desaconselhada em redações, é também uma forma de deixar o texto coeso.

    Coesão é o encadeamento das partes do texto, sejam essas partes entres períodos, orações ou parágrafos. É o que torna o texto unido.

    Letra D. Qualquer erro, avisem.

  • Nessas horas parece que me dá um branco e eu não sei nem o que é um verbo! Contudo, vou analisando uma por uma das alternativas. Não encontrei pronominalização: substituição de um substantivo por um pronome. EX: "A vizinha é uma vadia fofoqueira, Ela vive me vigiando!" Isso não aconteceu. Eliminei a A. Nessa alternativa "B", esse "e nem" não tem valor adversativo e sim aditivo "e nem" = "e também não". Não há substantivação. Restou-nos a "D". Gente, foi meu reciocínio, pode está tudo errado, se estiver, me contacte por inbox com a devida correção para que eu possa retificar a informação.

  • “Pronto o café, pronta uma manhã e nem importa que eu não esteja preparada para absolutamente nada hoje”

    • repetição
    • conectivo aditivo
  • E NEM . ADIÇÃO

  • GAB-D

    repetição e uso de conectivos aditivos.

    A única recompensa que as pessoas ingratas conseguem é a de ficarem sozinhas.

    MAIS TEMPO PARA ESTUDAR!!

  • “Pronto o café, pronta uma manhã e nem importa que eu não esteja preparada para absolutamente nada hoje”.

    Note que realmente houve uma repetição e uso do conectivo aditivo E, pois (lembrem-se) que NEM é, na verdade, uma junção do E+NÃO... ou seja, na construção da frase ficaria " E E NÃO"

    • repetição: Pronto o café, pronta uma manhã ...”
    • conectivos aditivos: “ ... e nem importa que eu não esteja preparada para ...”

    O 'e nem' denota sentido de adição e funciona como 'também não'.

    Gabarito: D