-
Alguns pontos que analisei:
a) Nessa época do ano, as enchentes, e mais do que previsíveis, como todos o sabem, transformam a cidade (EM ) uma paisagem horrenda. COMENTÁRIOS: NÃO SE SEPARA O SUJEITO DO VERBO E O CORRETO É SÃO MAIS DO QUE PREVISÍVEIS, FRASE FICOU SEM COERÊNCIA.
b) A atividade docente(,) por si só(,) já exerce uma função de liderança nata, e isso é que às(as) vezes a sociedade teme, pois nem todos os mestres primam por ética.
c) correta.
d) Em detrimento do fenômeno de (das) chuvas intensas, podemos destacar a significativa e essencial parceria entre (os) distintos poderes - o municipal e o estadual - como avanço importante na área de prevensão de tragédias.
e) Minha expressão de compromisso para com meus pares e o órgão a que passarei a pertencer há (a) de ser demonstrado(A) a cada passo de minha atuação, pela qual sempre zelarei, como venho demonstrando por anos consecutivos.
-
A alternativa "d" traz erro de grafia: o correto é PREVENÇÃO.
-
Alguem me explique por favor, por que na questao anterior a essa, da mesma prova, a alternativa "C" foi a correta porque o verbo sera deveria ter sido escrito seria para concordar com o verbo em destaque no seguimento "....o desempenho de todos eles decairem" e nessa questao o verbo "sao" do segmento "....a meu ver sao os mais sensiveis" nao deveria ser escrito "seriam" para concordar com o verbo destacado no segmento "....e que efetivamente nao lhe estariam a favor..."
Estou encontrando muita dificuldade nas provas recentes de portugues da FCC.....
-
"às vezes" é com crase mesmo, não é esse o erro da letra B!
Pra mim, o erro está na ordem do trecho "e isso é que às vezes a sociedade...". O certo seria "e é isso que às vezes a sociedade teme". (as vírgulas são facultativas)
-
Há crase em locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas de que participam palavras femininas. Por exemplo:
à tarde | às ocultas | às pressas | à medida que |
à noite | às claras | às escondidas | à força |
à vontade | à beça | à larga | à escuta |
às avessas | à revelia | à exceção de | à imitação de |
à esquerda | às turras | às vezes | à chave |
à direita | à procura | à deriva | à toa |
à luz | à sombra de | à frente de | à proporção que |
à semelhança de | às ordens | à beira de |
-
Letra E- '' para com meus pares- não estaria com exagero líguistico o qual prejudica a clareza .
O certo não seria- '' com meus pares'
-
Tem muita gente chutando os motivos ao invés de comentar o que sabe.
-
b) A atividade docente por si só já exerce uma função
de liderança nata, e isso é que às vezes a sociedade
teme, pois nem todos os mestres primam por ética.
Há dois problemas (possíveis): 'às vezes' é adjunto adverbial deslocado, por isso precisaria de vírgulas (apesar de que, como é de curto tamanho, a vírgula é facultativa); não está claro se 'isso' é o sujeito de 'teme' ou se 'a sociedade' é o sujeito.
http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?p=1372580
-
A C é a menos errada. No entanto, considero que há um erro na colocação da vírgula.
Com a anuência do interessado, revisei o texto e assinalei os pontos que, a meu ver, são os mais sensíveis da questão, e que efetivamente não lhe estariam a favor no caso de querer levar a juízo esse já antigo litígio.
Essa vírgula está separando duas oracões coordenadas assindéticas. Porém, logo depois dela, vem o "e" separando orações com mesmo sujeito. Nesse caso, não se usa a vírgula.
-
A letra é pegadinha, faltou só a letra "a"
"para com meus pares e o órgão a que passarei"
-
Gabarito letra C a) Nessa época do ano, as enchentes, e mais do que previsíveis, como todos o sabem, transformam a cidade uma paisagem horrenda. (sobram palavras) Corrigida: Nessa época do ano, as enchentes, mais do que previsíveis, como todos sabem, transformam a cidade uma paisagem horrenda. b) A atividade docente por si só já exerce uma função de liderança nata, e isso é que às vezes a sociedade teme, pois nem todos os mestres primam por ética. (faltam: pontuação e palavras. A população teme POR alguma coisa) Corrigida: A atividade docente, por si só, já exerce uma função de liderança nata, e por isso é que às vezes a sociedade teme, pois nem todos os mestres primam por ética. c) Com a anuência do interessado, revisei o texto e assinalei os pontos que, a meu ver, são os mais sensíveis da questão, e que efetivamente não lhe estariam a favor no caso de querer levar a juízo esse já antigo litígio. Essa assertiva está correta. "São os mais sensíveis da questão" concorda com "os pontos que". d) Em detrimento do fenômeno de chuvas intensas, podemos destacar a significativa e essencial parceria entre distintos poderes - o municipal e o estadual - como avanço importante na área de prevensão de tragédias. Corrigida: Em detrimento do fenômeno de chuvas intensas, podemos destacar a significativa e essencial parceria entre distintos poderes - o municipal e o estadual - como avanço importante na área de prevenção de tragédias. e) Minha expressão de compromisso para com meus pares e o órgão a que passarei a pertencer há de ser demonstrado a cada passo de minha atuação, pela qual sempre zelarei, como venho demonstrando por anos consecutivos. Corrigida: Minha expressão de compromisso para com meus pares e para com o órgão a que passarei a pertencer há de ser demonstrada a cada passo de minha atuação, pela qual sempre zelarei, como venho demonstrando por anos consecutivos.
-
com relação ao comentário do Felipe:
a frase com a presença de síndeto aditivo só admitirá uma vírgula em 4 casos:
1- presença de sujeitos diferentes
2- e com valor de "mas" ou de "pois"
3- para reforçar último termo da oração
4- em caso de polissíndeto (há autores que falam que a vírgula, neste caso, é facultativa)
bom, primeiramente, olhemos os temos, destacando os verbos respectivos:
Com a anuência do interessado, (eu) revisei o texto e (eu) assinalei os pontos que, a meu ver, (os pontos) são os mais sensíveis da questão, e que efetivamente não lhe (os pontos) estariam a favor no caso de querer levar a juízo esse já antigo litígio.
Como se vê acima, eu separei todos os verbos presentes em todo o período. Depois, procurei buscar seus respectivos sujeitos (entre parênteses).
No caso que você mencionou, "os pontos" é sujeito tanto de "são" como de "estariam". Dessa forma, gramaticalmente, a vírgula não poderia ser incluída, visto que não temos sujeitos distintos.
Exemplo de oração com síndeto aditivo na qual temos que usar vírgula:
" o concurso foi difícil, e a prova não correspondeu ao edital.". Observe que para o verbo "foi" o sujeito é "o concurso". Para o verbo "correspondeu", o sujeito é "a prova". Sujeitos diferentes, uso da vírgula obrigatório.
espero ter ajudado...
"Fé em Deus"
-
Bem, a letra a ficaria correta se colocássemos ... "transformam numa paisagem horrenda".b) "às vezes" entre vírgulas, c) correta d) prevenção de tragédias e) Minha expressão de compromisso há .....de ser demonstrada
-
Vou tentar apontar todos os erros da questão!
a) Nessa época do ano, as enchentes, e mais do que previsíveis, como todos o sabem, transformam a cidade em uma paisagem horrenda.
b) A atividade docente, por si só, já exerce uma função de liderança nata, e isso é que, às vezes, a sociedade teme, pois nem todos os mestres primam por ética.
c) Com a anuência do interessado, revisei o texto e assinalei os pontos que, a meu ver, são os mais sensíveis da questão, e que efetivamente não lhe estariam a favor no caso de querer levar a juízo esse já antigo litígio.
d) Em detrimento do fenômeno de chuvas intensas, podemos destacar a significativa e essencial parceria entre distintos poderes - o municipal e o estadual - como avanço importante na área de prevenção de tragédias.
e) Minha expressão de compromisso para com meus pares e para com o órgão a que passarei a pertencer há de ser demonstrada a cada passo de minha atuação, pela qual sempre zelarei, como venho demonstrando por anos consecutivos.
-
a)Nessa época do ano, as enchentes, e mais do que previsíveis, como todos o sabem, transformam a cidade uma paisagem horrenda.Errado, transfomar é VTI pede a preposição EM.
b)A atividade docente por si só já exerce uma função de liderança nata, e isso é que às vezes a sociedade teme, pois nem todos os mestres primam por ética.Errado deveria estar entre vírgular
c)Com a anuência do interessado, revisei o texto e assinalei os pontos que, a meu ver, são os mais sensíveis da questão, e que efetivamente não lhe estariam a favor no caso de querer levar a juízo esse já antigo litígio.
d)Em detrimento do fenômeno de chuvas intensas, podemos destacar a significativa e essencial parceria entre distintos poderes - o municipal e o estadual - como avanço importante na área de prevensão de tragédias.Errado é prevenÇÃO
e)Minha expressão de compromisso para com meus pares e o órgão a que passarei a pertencer há de ser demonstrado a cada passo de minha atuação, pela qual sempre zelarei, como venho demonstrando por anos consecutivos.Errado, não tem esse para
-
Da pra acertar essa só na questão da coesão/coerência.