SóProvas


ID
819619
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas concernentes às teorias e à evolução do pensamento em Administração e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Teoria Geral da Administração surgiu com a ênfase nas tarefas, a partir da Escola da Administração Científica de Taylor, dentro de uma abordagem de sistema fechado, preocupada exclusivamente com a racionalização do trabalho no nível operacional.
( ) A Teoria da Burocracia, conforme Max Weber, enfatiza a formalização (obediência a normas, rotinas, regras e regulamentos), a divisão do trabalho, a hierarquia (obediência às ordens dos superiores), a impessoalidade, a profissionalização e a competência técnica dos funcionários, de forma a tornar previsíveis todas as ocorrências e rotinizar sua execução, para que se obtenha a máxima eficiência da organização.
( ) A Teoria Comportamental é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição. A sua ênfase está na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente.
( ) Para a Teoria de Sistemas, a organização é um sistema complexo composto por diversos subsistemas em contínua interação. A visão da organização como um sistema aberto refere-se à dependência que ela tem com relação aos insumos do contexto em que se insere (matérias-primas, recursos humanos, capital, produtos e serviços).
( ) A Teoria da Contingência concebe a organização como um sistema de decisões em que cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas mais ou menos racionais que se lhe apresentam. Os processos de percepção das situações e o raciocínio são básicos para a tomada de decisões. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C — om a Revolução Industrial, as relações de trabalho e as condições em que a produção ocorria se transformaram tremendamente. A máquina a vapor proporcionou uma melhoria nos transportes (principalmente os navios a vapor e trens) que permitiu que uma empresa “entregasse” seus produtos para um público cada vez maior e mais distante.
    Além disso, esse novo maquinário levou a um novo tipo de processo produtivo: a produção em massa. A produtividade e a velocidade de produção foram ampliadas enormemente. A pequena oficina aos poucos deu espaço a grandes indústrias, em que o ambiente de trabalho era insalubre e perigoso, com jornadas de trabalho de mais de doze horas diárias.
    E quem eram os operários? A indústria na época contratava, em grande parte, os moradores do campo, que eram atraídos por melhores salários. Assim, esses trabalhadores chegavam às indústrias sem qualificação específica e efetuavam um trabalho basicamente manual (ou “braçal”).
    Com isso, existia um ambiente de grande desperdício e baixa eficiência nas indústrias.1 O primeiro teórico a buscar mudar essa realidade foi Frederick Taylor.
    Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor.

  • 4. Burocracia
    O termo “burocracia” é derivado do termo francês “bureau” (significa escritório) e do termo grego “kratia”, que se relaciona a poder ou regra. Dessa forma, a burocracia seria um modelo em que o “escritório” ou os servidores de carreira seriam os detentores do poder.
    A teoria da burocracia foi mais uma que buscou adaptar as organizações aos novos desafios de uma sociedade moderna, com sua urbanização acelerada e industrialização, que mudou o cenário econômico e social em que elas operavam.
    Com a industrialização e a introdução de regimes democráticos no fim do século XIX, as sociedades ficaram cada vez mais complexas. A introdução da máquina a vapor acarretou uma evolução tremenda dos meios de transporte.
    O modelo burocrático de Weber tinha como objetivo uma maior previsibilidade e padronização do desempenho dos seus funcionários, atingindo assim uma maior eficiência.
    Se antes se levava meses para uma viagem do Brasil à Europa, por exemplo, uma viagem por meio de navios a vapor passou a ser feita em poucos dias.

  • O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística
    e gestãltica de um conjunto de coisas complexas dando-lhes uma configuração e
    identidade total. A análise sistêmica - ou análise de sistemas - das organizações permite
    revelar o “geral no particular”, indicando as propriedades gerais das organizações de
    uma maneira global e totalizante, que não são reveladas pelos métodos ordinários de
    análise científica. Em suma, a Teoria de Sistemas permite reconceituar os fenômenos
    dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e a integração de assuntos
    que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.

  • V

    V

    F - A Teoria Comportamental tem ênfase nas pessoas MAS considerando um contexto organizacional. O foco deixa de ser na estrutura e passa a ser no comportamento organizacional (processos + dinâmica organizacional).

    V

    F - Na Teoria da Contingência nada é absoluto, tudo é relativo. As decisões são tomadas de acordo com cada situação, através de variáveis ambientais e técnicas administrativas.