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Questões de Arte Educação


ID
559978
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A educação multicultural aproxima os alunos das culturas não dominantes ampliando o conceito de Arte.

PORQUE

Através do estudo, da valorização, do respeito e das inter-relações possíveis entre os diversos padrões culturais e estéticos existentes, amplia-se também a experiência estética no espaço escolar.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas

ID
559987
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte introduzem um novo marco curricular identificando a área por Arte e reconhecendo seus conteúdos relacionados à cultura artística, com sentido e significações específicas da linguagem artística. Sendo assim, é de fundamental relevância para esse enfoque tratar o ensino de Arte como

Alternativas

ID
559993
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Professora de Artes Visuais de uma escola pública disponibiliza para a turma diferentes reproduções imagéticas com a temática infantil de artistas consagrados da pintura, escultura e fotografia, de tempos e espaços diversos. Solicita a observação, a percepção e possíveis analogias, orienta, também, a análise plástica e a contextualização, enriquecendo o debate com informações sobre as imagens. Em seguida, estimula a realização de um projeto de trabalho que contemple o fazer artístico ressignificado.

Essa prática de sala de aula refere-se à Proposta Triangular, que desenvolve

Alternativas

ID
559999
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte abordam a perspectiva da estratégia de trabalho com projetos e a relevância nas questões dialógicas entre os diferentes saberes. Essa abordagem favorece o(a)

Alternativas

ID
560002
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Apresentar a poética simbólica presente na Animação e no Graffiti possibilita a reflexão sobre tempo e espaço, percepção e imaginação, além da curiosidade, pesquisa e ludicidade. A partir da apropriação dessas Linguagens Visuais nas práticas em sala de aula, possibilitam-se

Alternativas

ID
560008
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, para o processo de avaliação em Artes Visuais, é necessário que se observem alguns critérios. Nessa perspectiva, analise os critérios a seguir.

I - Realizar fazeres artísticos por meio de poéticas pessoais.

II - Estabelecer relações entre o seu fazer artístico e o de outras pessoas, desprovidos de quaisquer ideias preconcebidas (artística, estética, ética e de gênero).

III - Identificar os elementos compositivos da Linguagem Visual, naturais e/ou fabricados.

IV - Conhecer e apreciar as produções artísticas com sensibilidade e cognição, criticidade e respeito à diversidade.

V - Valorizar a Memória e a Preservação do Patrimônio Cultural, Artístico e Ambiental, reconhecendo sua relevância como fonte de pesquisa.

Para avaliação em Arte, os PCN recomendam a adoção dos critérios

Alternativas

ID
1795660
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, produto cultural de uma determinada época e criação singular da imaginação humana, cujo sentido é construído pelos indivíduos a partir de sua experiência. Por isso, uma obra de arte não é mais avançada, mais evoluída, nem mais correta do que outra qualquer, mas tem a qualidade de concretizar uma síntese que suscita grande número de significados”.

(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte/ Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.)

Sabendo que, para ser considerada arte, uma obra não precisa ser construída sob preceitos acadêmicos formais, assinale a alternativa que apresenta apenas estilos que não seguem esses preceitos.

Alternativas

ID
1795663
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Ana Mae Barbosa, educadora nascida no Rio de Janeiro, foi a primeira brasileira a obter o título de doutora em Arte-educação. Tendo publicado diversos livros na área, desenvolveu uma proposta para o ensino de arte denominada Abordagem Triangular. Essa proposta hoje orienta os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, os quais definem que o conhecimento da arte envolve as experiências de:

Alternativas

ID
2014588
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A professora de Artes Plásticas, na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) da Secretaria Municipal de Educa- ção (SME) do Rio de Janeiro, está preparando uma aula para sua turma de 6º ano cujo tema é o Renascimento. Para atingir o objetivo de leitura imagética e apreciação estética proposto pelas Orientações Curriculares de Artes Visuais, está buscando imagens dos principais artistas deste período: Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelângelo e Rafael Sanzio.

A alternativa que ilustra as imagens escolhidas pela professora, nesta ordem apresentada, é:

Alternativas

ID
2014609
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O professor de Artes Visuais organizou uma visita a 2 museus na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo foi ilustrar as discussões sobre a importância de preservar a memória, a história e a cultura dos povos negros e indígenas. Ao mesmo tempo, apresentar aos alunos a Pequena África e permitir contato com um dos mais importantes acervos voltados à cultura dos povos indígenas brasileiros e à temática indígena nas Américas. Os dois museus visitados pelos alunos foram os seguintes:

Alternativas

ID
2014618
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A alternativa que NÃO corresponde aos objetivos do ensino de Artes Visuais segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) é:

Alternativas

ID
2014621
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A alternativa que NÃO condiz com as propostas preconizadas pelos Paramêtros Curriculares Nacionais (1998) é:

Alternativas
Comentários
  • A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

    Letra A


ID
2014627
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“O ensino de arte direciona-se para a expressão livre da criança e o reconhecimento de seu desenvolvimento natural (...). As novas orientações artísticas fortaleceram o reconhecimento e a valorização do desenho espontâneo, por exemplo, como condição para um novo processo educativo no qual aprender é igual a aprender fazendo e com liberdade”.(Ferraz, M.H; Fusari, M.F., 2009, p.49). Nesta citação, as autoras se referem ao pensamento de ensino da arte, relacionado à:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    ]

     

  • Pedagogia progressista é um termo utilizado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação. Parece claro, porém, que a Pedagogia Progressista não tem como se institucionalizar numa sociedade capitalista; mas pode ser um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.


ID
2014630
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Passei a utilizar obras de arte em vez de figuras de revistas ou de livros para explicitar uma outra questão gramatical e a falar do meu trabalho como artista, levando discussões a respeito de questões culturais e artísticas junto aos alunos. Mais uma vez percebi que era animador para meus alunos, já que os tópicos de discussão sugeridos pelos livros didáticos para o ensino da língua inglesa não variam muito”. (Barbosa (org.) 2002, p.107). Neste depoimento, em específico, a autora está se referindo à:

Alternativas

ID
2014645
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O professor de Artes Visuais, na 5ª CRE da SME/RJ, após trabalhar os aspectos da arquitetura e a importância de preservação do Patrimônio Cultural, planejou uma visita guiada ao centro da cidade do Rio de Janeiro para mostrar aos alunos: uma igreja de Estilo Pombalino, um projeto arquitetônico de Grandjean de Montigny, uma construção arquitetônica de Estilo Eclético e uma construção que marcou o início da Arquitetura Moderna.

A alternativa que contém os locais em que ele levou seus alunos é:

Alternativas
Comentários
  • Montigny constrói efetivamente muito pouco no país. Das obras de arquitetura e urbanismo idealizadas no Rio de Janeiro destacam-se as decorações para eventos comemorativos da corte, os chafarizes, a Casa do Arquiteto, 1819/1828, atual Solar Grandjean de Montigny, na Gávea; a Praça Monumental do Campo de Santana, 1827 (não construída); a Academia Imperial de Belas Artes, 1816/1826 (demolida) e o edifício da Praça do Comércio, 1819/1820 - atual . 


ID
2162446
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No contexto da Abordagem Triangular, entende-se por “fazer artístico”:

Alternativas

ID
2186566
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A prática artística, quando vivenciada como atividade lúdica na Escola, tem semelhanças com a brincadeira, como experiência espontânea do Homo Ludens (HUIZINGA, 2001). Isso implica afirmar quê:

Alternativas

ID
2325592
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“Vivemos a era “inter”. Estamos vivendo um tempo em que a atenção está voltada para a internet, a interculturalidade, a interdisciplinaridade e a integração das artes e dos meios como modos de produção de significados desafiadores de limites, fronteiras e territórios. Entretanto, os arte-educadores têm dificuldades de entender a arte “inter” produzida hoje.”.

BARBOSA, A. M. Interterritorialidade na Arte/Educação e na Arte. p. 23. In: BARBOSA, A. M.; AMARAL, L. (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

Ao estabelecer uma relação entre o termo “inter” e arte, BARBOSA enfatiza a dificuldade que os "arte-educadores" têm de entender a(s)

Alternativas

ID
2325595
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O ensino de artes nas escolas formais brasileiras é um fenômeno relativamente recente. Na atualidade, é marcado pela prática de contextualização e atenção às heranças culturais. Contudo, durante a inclusão do ensino de artes na educação básica, a década de 1970 foi marcada pela

Alternativas

ID
2325607
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A perspectiva da cultura visual permite, então, incorporar a problemática que esteve fora da esfera da arte na educação. E o faz a partir do questionamento de noções como originalidade, autoria, recepção, representação, intensão do artista, linguagem visual centrada no formal, contexto de produção, de expressão, a criança como artista e, de maneira especial, o relato salvador da educação pela arte. O que introduz a perspectiva da cultura visual, a qual provisoriamente me vinculo – pois não se deve esquecer que não existe uma opção do que é denominado como cultura visual – é a consideração das práticas artísticas como práticas discursivas – culturais – que têm efeitos na maneira de ver e de ver-se.”

HERNÁNDEZ. F. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. p. 43. In: MARTIZ, R.; TOURINHO, I. (org.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed da UFSM, 2011.

Para HERNÁNDEZ, a cultura visual

Alternativas

ID
2325610
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Nas últimas décadas, a produção de arte contemporânea não só vem possibilitando a ampliação de práticas e ideias vinculadas ao saber artístico como também vem afetando os campos da educação e da pesquisa. Dessa forma, estamos observando o crescimento de vários tipos de pesquisas baseadas na arte. Uma, em especial, articula os conceitos de teoria, prática e criação. Esse tipo de pesquisa é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Na a/r/tografia saber, fazer e realizar se fundem. Eles se fundem e se dispersam criando uma linguagem mestiça, híbrida. Linguagem das fronteiras da auto e etnografia e de gêneros. O artógrafo, o praticante da artografia, integra estes múltiplos e flexíveis papéis nas suas vidas profissionais. Não está interessado em identidade, só em papéis temporais. Vive num mundo de intervalos tempo/espaço, em espaços liminares, terceiros espaços, entre-lugares. Busca vários espaços, desde aqueles que nem são isso nem aquilo, àqueles que são isso e aquilo ao mesmo tempo. Busca diálogo, mediação e conversação.


ID
2325613
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A proposta inicial foi tecer uma série de debates sobre o Funk, e demais questões que surgiram nesse processo, visando fomentar a futura criação dos documentários. Num primeiro momento houve uma sondagem do que os alunos pensavam sobre o assunto, com o uso de imagens que remetiam ao surgimento do Funk, na cultura norte-americana para disparar tal discussão. Os alunos revelaram um desconhecimento da história do Funk, mas um forte engajamento e interesse nas questões de gênero presentes nas letras das músicas, o que, com isso, tornou-se um foco do projeto nas aulas seguintes.”.

DIAS. Taís Ritter. Documentando o Funk: cultura visual, cinema e gênero no ensino de artes visuais. Anais do XXV CONFAEB. Fortaleza – CE, 2015. Disponível em: <http://confaeb2015.ifce.edu.br/ANAIS/artigos/GT%20Artes%20Visuais/149710.pdf> Acesso: 24 out. de 2016.

Considerando a importância da contextualização e a inserção de temáticas contemporâneas no ensino de artes, a experiência pedagógica apresentada enfatiza que:

Alternativas

ID
2325631
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

De acordo com a visão de Libâneo, em seu livro Didática (1991), o ensino somente é bem sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os objetivos de estudos do aluno e é praticado tendo em vista o desenvolvimento das suas forças intelectuais.

Nesse sentido, para que o processo de ensino-aprendizagem seja efetivado com qualidade na escola, é preciso que o professor

Alternativas

ID
2325634
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

De acordo com estudos da área, toda escola tem um currículo formal como suporte para sua tarefa político-pedagógica de educar as pessoas de todas as idades. Este currículo formal materializado na grade de ensino é fruto de uma síntese de leis em vigor e seus desdobramentos que regem a educação formal em nosso país.

São exemplos desses documentos os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Conselhos podem ser considerados documentos?


ID
2325643
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em relação ao ensino de arte no currículo escolar, legislação e prática, apresentam-se as seguintes proposições:

I. Até aproximadamente fins da década de 1960, existiam pouquíssimos cursos de formação de professores no campo da arte. Assim, professores de quaisquer disciplinas, artistas e pessoas vindas de curso de Belas Artes, Escolas de Artes Dramáticas e Conservatórios poderiam assumir as aulas de Desenho, Desenho Geométrico, Artes Plásticas, Música e Arte Dramática.

II. Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa” e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

III. De maneira geral, entre os anos de 1970 e 1980, os antigos professores de Artes Plásticas, Desenho, Música, Artes Industriais, Artes Cênicas e os recém-formados em Educação Artística viam-se responsabilizados por educar alunos (em escola de Ensino Fundamental) em todas as linguagens artísticas, o que configurava a formação do professor polivalente em Arte.

IV. Com a Lei Nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica. “O ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da Educação Básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

V. Segundo a resolução 246/2016, “O ensino de arte só será obrigatório durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, ficando o Ensino Médio isento dessa responsabilidade”.

Estão corretas, apenas, as proposições:

Alternativas
Comentários
  • Prezados e prezadas colegas, acredito que esta questão cabe recurso ou deva ser anulada. Vejamos:

    "Os anos 60 foram marcados pela livre-expressão, porém, omitindo a característica da originalidade pensada por Mário de Andrade. Este pensamento foi desvirtuado, pois a interferência do professor como mediador do conteúdo era vista como negativa ao desenvolvimento da criatividade infantil. Ainda sob essa influência, em 1971, com a Lei 5692, o ensino da arte em todo o território nacional passa a ser obrigatório. Porém, não havia uma escola superior que formasse o profissional para ministrar a disciplina. Os únicos professores de arte existentes eram aqueles formados pelas Escolinhas de Arte. Foram, então, criados os cursos de licenciatura curta que, entre outros agravantes, tinham como característica a formação polivalente do professor, capacitando-o a ministrar aulas de artes plásticas, artes cênicas, desenho e música. Como reflexo desse processo, e após anos de experiências e pesquisas comprovando o fracasso desse tipo de organização escolar (polivalência) – afinal, é raro um professor com domínio nas várias linguagens artísticas – atualmente a formação de professores de arte, no âmbito dos cursos universitários, prevê o profissional específico para cada linguagem artística (Artes Plásticas, Artes Cênicas, Desenho Geométrico, Música). Em 1988, uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação começou a ser discutida na Câmara e no Senado. Ora contemplava devidamente, ora excluía o ensino da arte enquanto disciplina obrigatória, o que demandou movimentos dos professores no sentido de demonstrar aos parlamentares que o ensino da arte é investigação dos modos como se aprende arte nas escolas, nos museus, nas ruas, nas universidades e na intimidade dos ateliês. Nos anos 90, novamente inciaram-se os trâmites da LDB nas instâncias de competência para sua aprovação. A permanência ou não da obrigatoriedade da disciplina tornou-se, outra vez, polêmica nacional. Devido ao intenso movimento dos professores, de norte a sul do país, visando mostrar que arte é conhecimento e que possui um campo teórico específico, conquistou-se a inclusão, no corpo da lei, da obrigatoriedade da disciplina em todos os níveis de ensino. Art.26 – 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis de educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO N º 9394, 1996: 30)

    Fonte: http://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/proposta-curricular-156/1998-158/disciplinas-curriculares-232 

     

  • Fui pela eliminação. A alternativa V está errada. Então só sobrou a alternativa certa: B.


ID
2325658
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em sua obra, Henry Giroux destaca que a cultura e o currículo são elementos inseparáveis. Se a cultura é um campo de lutas e conflitos por imposição de significados e se o currículo está envolvido em uma política cultural, então ele é terreno privilegiado de lutas, conflitos e contestações na busca de significados e sentidos. Portanto, é fundamental entender o currículo como um instrumento, um espaço, um campo de produção e criação de significados, no qual se fazem presentes os interesses das camadas sociais.

De acordo com esse texto, são ações de suma importância para os processos constantes de ensino de arte no que se refere ao currículo:

Alternativas

ID
2325673
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O ensino de arte vem-se desenvolvendo a partir de vários caminhos que contribuem, cada vez mais, para a diversidade de possibilidades de pensamento e ação. Na atualidade, estudos e pesquisas apontam o deslocamento da linha da arte como linguagem para a arte imagética. Dessa forma, esse ensino não se daria por comunicação, mas por metáfora.

Segundo Efland, em Art and cognition: integriting the visual arts in the curriculum, é a metáfora que constrói ligações as quais nos permitem entender e estruturar o conhecimento em diferentes domínios para estabelecer conexões entre coisas aparentemente não relacionadas.

De acordo com o autor, a metáfora possui três partes, que são:

Alternativas

ID
2918308
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A coreógrafa Pina Bausch é reconhecida mundialmente como expoente da dança-teatro. Suas obras são baseadas nas experiências de vida de seus bailarinos e apresentam propósitos curiosos com muita sensibilidade. Os figurinos são compostos de trajes elegantes, como se os bailarinos fossem a uma grande festa. A repetição de movimentos simples ou frases de movimentos são a base de suas obras, que levam sempre à reflexão, sem qualquer julgamento de valor, mas com um sentido de honestidade sobre o que está sendo retratado.

Tomando como base essa linha de construção coreográfica, a dinâmica a ser usada por um professor de Dança que deseje praticar um trabalho mais autoral com seus estudantes é

Alternativas

ID
3276421
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Atribuir ao museu a função de agente educativo ocasionou uma redefinição e um alargamento social de suas práticas, bem como uma abertura para repensar o seu papel na sociedade contemporânea.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente funções socioeducativas dos museus de arte na atualidade, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
3276427
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito dos objetivos que orientam as atividades educativas sobre o tema transversal da pluralidade cultural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Valorizar o conhecimento oriundo do cotidiano dos alunos, em seus contextos socioculturais particulares.
( ) Considerar a arte produzida pelos diferentes grupos culturais, em nível local, regional e global.
( ) Identificar os diferentes níveis e tipos culturais que ordenam as civilizações ao longo da história

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas

ID
3654778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito da noção de pluriculturalismo no ensino de arte, julgue o item que se segue .



Em relação a todas as linguagens artísticas, é importante que o aluno aprenda produções de diferentes épocas, sociedades, etnias, para reconhecer estilos, características e funções e valorizar a diversidade.

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes - Gab. Certo.


ID
5073958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Roberto Conduru, no livro Arte afro-brasileira, fez as seguintes indagações: o que é arte afro-brasileira? É a arte produzida pelos africanos trazidos ao Brasil, entre os séculos XVI e XIX, para serem escravizados? É a produção artística de seus descendentes, escravos ou livres, independentemente do tema? A identidade é determinada por quem faz, pela autoria? Ou é afro-brasileira toda arte na qual a negritude esteja representada, seja ela feita por africanos e afro-descendentes no Brasil, ou não? O fator determinante é a temática?

Internet: <www.snh2011.anpuh.org> (com adaptações).

A partir dos questionamentos elencados no texto anterior, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5249734
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Os aspectos arquitetônicos do período artístico românico têm suas características descritas corretamente pela alternativa:

Alternativas

ID
5249767
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Objetivamente, a arte paleocristã tinha por características próprias e temáticas:

Alternativas

ID
5249770
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Faz parte de características claras aos românticos da fase sentimentalista, denominada de Mal do Século, a alternativa:

Alternativas

ID
5256919
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

É considerado o percursor do renascimento:

Alternativas

ID
5256922
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em relação a Arte Neoclássica, analise:


I - Tendência artística e literária que surgiu em contraposição as ideias do Barroco e do Rococó;

II - Este estilo representa a restauração ou reconstrução das formas artísticas da Antiguidade Clássica e Greco – Romana.


Sobre os itens acima:

Alternativas

ID
5256967
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

É incorreto afirmar sobre Arte Contemporânea:

Alternativas

ID
5295154
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de artes plásticas, música, teatro e dança. Tais princípios reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e auto-expressiva: valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, eram propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno (PCN’s, pág.20). Esses princípios influenciaram o que se chamou de

Alternativas

ID
5340922
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Uma das atividades relatadas por Carmona (1995) é a prática de visitas a museus e exposições. Com essa experiência, é possível avaliar como os conceitos trabalhados estão sendo assimilados pelos alunos e também refletir a prática de ensino em sala de aula. Segundo a autora, essas visitas reafirmam a importância do contato da criança com a Arte, pois:

I. Alimentam o fazer artístico e são uma forma de instrução.
II. São uma fonte de inspiração para a criação de imagens.
III. São uma fonte de inspiração para a cópia e releitura de obras de arte.
IV. Proporcionam uma familiaridade com o vocabulário da arte.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5371456
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Desenho é risco, traço, projeto, construção, invenção, linguagem e forma de conhecimento, mas também é desígnio, pensamento, ideia, intenção, propósito, projeto de vida. O desenho pode levar o aluno a sua própria emancipação.
 ROSENTHAL, Dália; RIZZI, Maria Cristina de S. Lima (Org.).
Artes – A Reflexão e a prática do ensino.
São Paulo: Blucher, vol.9, 2013, p. 20, 21.

Em relação aos significados do desenho apresentados pela autora, analise as afirmativas a seguir:
I. As linhas do corpo e da natureza, as letras escritas, os haikais, os sonetos, os quadrinhos, a música, a fotografia são desenhos.
II. Cada aluno tem sua história pessoal e traz suas marcas (a marca é sinal, portanto é desenho), que se exteriorizam na representação das imagens, estejam essas de acordo ou não com as preferências e referências do professor.
III. A formação estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilha com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, ou seja, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo.
IV. O estudante repete desenhos estereotipados por se sentir seguro com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar, ou por fuga da realidade. Nesse caso, o professor não tem como apoiar o desenvolvimento do potencial pessoal e a visão de mundo do aluno.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
5431063
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O principal propósito da educação estética de crianças e adolescentes é:

Alternativas

ID
5436982
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Além de saber produzir e apreciar trabalhos de linguagens artísticas, outra expectativa e que os alunos aprendam a valorizar a produção artística dos múltiplos grupos sociais, em tempo e espaço diferenciados, com respeito e atenção referentes às suas qualidades específicas enquanto manifestação, gerando tanto a fruição/apreciação quanto o cuidado com a preservação destas manifestações artísticas e estéticas.
(PCNEM. Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Arte, p, 54. Disponível em: https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/ linguagem-codigos-e-suas-tecnologias.pdf. Acesso em: 25/01/2020.)
Em relação às linguagens artísticas, relacione adequadamente as suas respectivas competências.
1. Artes visuais.
2. Dança.
3. Música.
4. Teatro.

( ) Conhecer, identificar e estabelecer relações entre as funções dos criadores musicais, intérpretes, arranjadores, regentes, técnicos diferenciados e outros profissionais envolvidos na produção musical.
( ) Perceber homens e mulheres enquanto seres simbólicos e sociais que pensam e se expressam através de signos também visuais, audiovisuais.
( ) Refletir sobre os principais aspectos de escolha de movimento, fontes coreográficas, gênero e estilo dos coreógrafos estudados.
( ) Lidar criticamente com o repertório musical do século XX em suas várias vertentes, contextualizando-as e focando-as enquanto objeto de diálogo.
( ) Aperfeiçoar conhecimento sobre dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuam para história da dança nacional, reconhecendo e contextualizado épocas, regiões e países.
( ) Aprofundar saberes sobre aspectos da história e estética do teatro que ampliem o conhecimento da linguagem e dos códigos teatrais e cênicos.
( ) Desenvolver contato sensível consciente com signos de sua própria produção, da produção de seus colegas, de sua cultura e do confronto com as demais culturas.
A sequência está correta em

Alternativas

ID
5476165
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Até um tempo atrás, a oportunidade de ver a arte estava restrita aos ___________. Hoje, a arte está nas ruas, na televisão, nas redes de comunicação, no jornal, nas mídias.

Alternativas

ID
5478451
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Na década de 20, influenciado pela Semana da Arte Moderna, o ensino da arte assume a postura pedagógica:

Alternativas

ID
5511667
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Panambi - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No desenvolvimento gráfico infantil, a elaboração do espaço é um processo que ocorre de forma longa e progressiva, e opera-se ao mesmo tempo que a construção gráfica da noção de:

Alternativas

ID
5511673
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Panambi - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Hernández (2000) define a cultura “[...] como um conjunto de valores, crenças e significações que nossos alunos utilizam (quase sempre sem reconhecê-lo) para dar sentido ao mundo em que vivem”. Na Cultura Visual, o professor deve favorecer os alunos ao auxiliá-los a:

Alternativas

ID
5511676
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Panambi - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O educador de arte é também um mediador. Sem a sua mediação consciente e competente no espaço educativo, o diálogo com a arte não acontece, nem mesmo nas formas mais superficiais de leituras. Articular a força emocional da arte é uma experiência que o professor pode encontrar diretamente:

Alternativas

ID
5511679
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Panambi - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A fruição é um processo individual que acontece quando o fruidor aprecia uma composição estruturada por códigos, cuja decodificação permite interpretações que variam de acordo com as referências pessoais e culturais. Nas obras de arte da atualidade, o fruidor NÃO:

Alternativas

ID
5511682
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Panambi - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/1971 passa a nomear o ensino de arte nas escolas como Educação Artística, sendo este obrigatório no currículo escolar do 1º e 2º graus. Neste período, o ensino de arte ainda estava vinculado à ideia de:

Alternativas

ID
5511685
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Panambi - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Na história do ensino de arte no Brasil, “transformar a prática dos professores e da educação para alcançar o respeito à livre expressão das crianças” era a proposta:

Alternativas

ID
5522860
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a história do ensino da arte no Brasil.
( ) As primeiras experimentações em teatro-educação no Brasil ocorreram com as Escolinhas de Arte de Augusto Rodrigues, de concepção estética tradicional.
( ) Atualmente o ensino de Arte na escola não apresenta influência das pedagogias: tradicional, novista e tecnicista.
( ) O ensino da música teve pouca projeção nas escolas até mais ou menos 1950, quando começou a fazer parte do currículo.
( ) A lei que introduziu o componente curricular Educação Artística, determinando que nessa disciplina fossem abordados conteúdos de música, teatro e artes plásticas, acabou criando a figura do professor único que deveria dominar todas essas linguagens de forma competente.
( ) Ao se constituir componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, o ensino da arte passa a ser incluído na estrutura curricular como área com conteúdos próprios ligados à cultura artística.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
5522863
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Considerando a importância do ver, fazer e pensar o processo artístico na educação escolar, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5525488
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Analise o texto abaixo sobre o artesanato em crochê:
Também chamado de crochê de laçadas, é feito pela parte posterior do trabalho em carreiras alternadas separadas por carreiras de ponto baixo. As laçadas podem ser feitas de qualquer tamanho; porém, para mantê-las uniformes, é preciso utilizar uma tira de papelão, um lápis ou o próprio dedo. Uma vez terminadas as laçadas, estas podem ser deixadas como estão ou cortadas pela metade como franjas.
Esse texto é coerente com a descrição de Ponto:

Alternativas
Comentários
  • thiago olha sua caixa de mensagem, eu mandei uma mensagem para você
  • thiago olha sua caixa de mensagem, eu mandei uma mensagem para você
  • thiago olha sua caixa de mensagem, eu mandei uma mensagem para você

ID
5531608
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Sobre a diferença entre a Arte e o Artesanato, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas

ID
5531614
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte, são critérios de avaliação em Música, EXCETO: 

Alternativas

ID
5531629
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.
1.(__)O canto gregoriano foi amplamente empregado pela Igreja Católica Medieval.
2.(__)A teoria musical começou a estruturada a partir do Renascimento Italiano.
3.(__)A música barroca ficou conhecida pelo seu conteúdo dramático e bastante elaborado.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas

ID
5531632
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Acerca do ensino de Arte de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue as frases abaixo.
I.É importante que os alunos compreendam o sentido do fazer artístico, ou seja, entendam que suas experiências de desenhar, cantar, dançar, filmar, videogravar ou dramatizar não são atividades que visam a distraí-los da "seriedade" das outras áreas.
II.A História da Arte precisa ser apresentada sempre de maneira cronológica.
III.Aprender arte envolve apenas a atividade de produção artística feita pelos alunos.
Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões).

Alternativas

ID
5545342
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Dada a maior necessidade de abstração exigida pela pintura, o homem foi primeiro escultor e depois pintor. Ao desenhar nas paredes das cavernas, os homens pré-históricos representavam aquilo que era característico de seu cotidiano, e observando imagens rupestres, podemos inferir sobre a vida daquelas pessoas. Considerando essa afirmação, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Arte rupestre pode ser considerada um grafismo, ou seja: marcas que demonstram sua realização por pessoas com sensibilidade estética.
( ) Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas realizadas por artesãos e ensinada pela tradição oral.
( ) A Arte é uma produção cultural e simbólica. É essa produção de símbolos que nos torna humanos, pois é exatamente o fato de criarmos significados o que nos humaniza.
( ) A Arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem, e demonstram um cérebro ativo, produzindo, inventando e criando representações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
5545345
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“O espetáculo é herdeiro de toda a fraqueza do projeto filosófico _____, que foi um modo de compreender a atividade dominado pelas categorias do ver; da mesma forma, ele se baseia na incessante exibição da _____ técnica específica que decorreu desse pensamento. Ele não realiza a Filosofia, Filosofa a _____. A vida concreta de todos se degradou em universo _____.” (Guy Debord, 1997, p.19)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Discordo de sua explicação da B.

    O termo destacado não se inicia com a conjunção QUE, que de fato introduz uma Oração Adjetiva Explicativa.

    Porém quanto ao fragmento de se registrar como postulante (...) é um Objeto Indireto.

    Vejam bem:

    [As inelegibilidades = QUE] impossibilitam alguém de se registrar como postulante a todos ou a alguns cargos eletivos.

    Neste caso, podemos o verbo impossibilitam é um VTDI, sendo o OD alguém e o OI de se registrar ....

    Em suma fica desta maneira:

    As inelegibilidades [sujeito] impossibilitam [VTDI] alguém [OD] de algo [OI].

  • Discordo de sua explicação da B.

    O termo destacado não se inicia com a conjunção QUE, que de fato introduz uma Oração Adjetiva Explicativa.

    Porém quanto ao fragmento de se registrar como postulante (...) é um Objeto Indireto.

    Vejam bem:

    [As inelegibilidades = QUE] impossibilitam alguém de se registrar como postulante a todos ou a alguns cargos eletivos.

    Neste caso, podemos o verbo impossibilitam é um VTDI, sendo o OD alguém e o OI de se registrar ....

    Em suma fica desta maneira:

    As inelegibilidades [sujeito] impossibilitam [VTDI] alguém [OD] de algo [OI].


ID
5545348
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Ao ressaltar a importância dos processos de avaliação, entendemos de forma mais profunda a melhora do desempenho de professores e alunos. Em relação às diferentes concepções de ensino, aprendizagem e avaliação, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A avaliação é responsabilidade do professor e não se trata de um processo. Um bom percurso sempre se dá pela visão do professor, sendo ele quem acompanha e avalia os alunos no decorrer das atividades. O aprender parte do interesse dos alunos, mas a avaliação fica a encargo somente do professor, que efetua a elaboração e planejamento das aulas.
( ) A avaliação não deve ser voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula, mas deve servir como auxilio para o processo de aprendizagem ser significativo.
( ) A avaliação voltada para a disciplina de Arte deve ser baseada na técnica aprendida e não no processo que se dá entre os alunos, o material, a técnica, a teoria e o diálogo. Importam os meios pelos quais se observa e se avalia, e não se trata de uma construção ou de uma representação realista do aprendizado dentro das condições em que ele acontece e dos recursos usados e de seus resultados.
( ) Para que a avaliação sirva à aprendizagem, é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim, o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos, utilizando a avaliação como atividade orientadora do processo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Alternativas

ID
5545351
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Se perguntarmos hoje a um homem de cultura mediana o que ele entende por Arte, é provável que na sua resposta apareçam imagens de grandes clássicos da Renascença, obras Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo. A Arte lembra-lhe objetos consagrados pelo tempo e ligados ao sentimento do belo.
Baseado nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5545354
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Usando seus conhecimentos sobre a história da Arte e de seus movimentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Arte esteve muito presente na religião e no cotidiano do Antigo Egito, aparecendo em monumentos e esculturas. As pinturas não tinham a figuração de sombras e eram feitas em ângulos frontais.
II. A Segunda Revolução Industrial proporcionou um ambiente oportuno para o surgimento do Realismo, pois houve uma tendência para romper com o passado e expressar uma forte individualização da burguesia industrial.
III. De um modo geral, os princípios do Renascimento pregavam uma perspectiva científica com a elaboração de teorias matemáticas e de proporção, que eram ignoradas na prática da pintura. Essa, junto com a escultura, era vista como Arte mecânica, e não existia a aspiração a um ideal, sendo a Arte vista como estudo da natureza.
IV. A presença holandesa proporcionou um período rico para a arte e a cultura no Brasil. O “período Nassau” teve intensa atividade de pintores, que foram os primeiros no país a ousarem pintar temas de caráter não religioso, representando paisagens locais, natureza morta com flores e frutos tropicais, indígenas e animais que para eles eram exóticos.

Alternativas

ID
5545363
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Segundo Luigi Pareyson, os processos artísticos têm rês momentos imprescindíveis e decisivos, que podem acontecer simultaneamente: o fazer, o conhecer e o exprimir. Em ambiente escolar, podemos fundamentar essa afirmação em eixos estruturantes, vetores que perpassam o objeto de conhecimento e organizam o ensino do objeto de estudo. São eles: contextualização, apreciação e produção. Esses eixos se aproximam de aspectos tratados pela Proposta Triangular, desenvolvida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Sempre que nos detemos em cada uma destas dimensões, presentes e vivas em todas as obras de arte, descobrimos que já foram objeto de uma longa tradição teórica e crítica, cujas formulações iniciais se encontram, com muita clareza, no pensamento grego.
II. A Arte solicita um sujeito objetivo, mas ativo, não importa compreender os códigos culturais para interagir com os produtos da arte, a apreciação eleva o espectador a uma fruição do objeto artístico, proporcionando uma interpretação que dependa da mensagem e propósito, ao qual, o artista deseja como forma de expressão. As dimensões “conhecer” e “contextualizar” passam a ser pouco relevante nesse caso.
III. A reflexão sobre os contextos que envolvem a produção artística precisa também possibilitar que estudemos como as representações simbólicas não se alteram em função de determinadas formas de se fazer Arte. As ideologias no fazer Arte reafirmam paradigmas e relações de poder.
IV. Tendo por base as manifestações artísticas como complexas e históricas, a proposição do ensino de Arte não deve centrar unicamente o masculino, europeu, branco e burguês, mas um ensino que dialogue com as diferenças e possa revelar múltiplas possibilidades da dimensão humana. Priorizar o ensino e a aprendizagem por meio de uma história da Arte que transponha os limites geográficos e reflita sobre os contextos, que rompa separação entre o popular e o erudito, entre o artesanato e as belas-artes, termos que atualmente exigem novas reflexões.

Alternativas

ID
5545366
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizem a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro, além das aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural.
Assinale a alternativa incorreta sobre essas seis dimensões do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Correto seria: Fruição refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais.


ID
5545369
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

“A mediação cultural, como a compreendemos, quer gerar experiências que afetam cada um que a partilha, começando por nós mesmos, obriga-nos, assim, a sair do papel de quem sabe para viver a experiência de quem convive com a Arte.” (Miriam Celeste Martins 2012)

A mediação cultural é uma prática encontrada em diversos museus. Partindo dessa afirmativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5545372
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Arte, enquanto área do conhecimento humano, contribui para o desenvolvimento da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos estudantes, por meio da conexão entre o pensamento, a sensibilidade, a intuição do lúdico. (BNCC, 2018, p. 482)
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Arte também é propulsora da ampliação do conhecimento do sujeito sobre si, o outro e o mundo compartilhado.
II. É na aprendizagem, na pesquisa e no fazer artístico que as percepções e compreensões do mundo se repelem em uma perspectiva e lógica e objetiva em relação à vida.
III. A Arte proporciona aos sujeitos percepções e experiências, mediante a capacidade de pensar aquilo que é dotado de grande capacidade e envolvimento objetivo, igualmente imperativo, sendo livre de sentimento.
IV. Um ambiente propício para o engajamento dos estudantes em processos criativos deve permitir a incorporação de estudos, pesquisas e referências estéticas, poéticas, sociais, culturais e políticas para a criação de projetos artísticos individuais, coletivos e colaborativos, capazes de gerar processos de transformação, crescimento e re-elaboração de poéticas individuais e coletivas. 

Alternativas

ID
5545381
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

É importante que o Arte-Educador tenha estratégias significativas de conhecimento proporcionado por suas ações em sala de aula. Ter Informações sobre o contexto histórico e cultural da produção de uma obra que será analisada em sala de aula, por exemplo, é ter coerência em suas estratégias. Este conhecimento é fundamental para que haja uma valorização da produção cultural da humanidade em função do pensamento intelectualizado destas produções artísticas.
Partindo dessa afirmativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5545384
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A respeito de processos de criação em Arte, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A criação inicia-se na formulação de hipóteses que podem se transformar – ou não – em artefatos artísticos. Essas hipóteses, ou ideias, antecedem a construção da obra. A obra nasce como formulação imaginativa, que se configura, isto é, ganha forma, no objeto. A forma dependerá da linguagem utilizada pelo artista.
II. Quando o artista transforma ideias em obras, há a solução formal, isto é, o artista criou uma solução para aquela ideia, transformando-a em linguagem. A produção também é um momento de criação.
III. Ao adquirir materialidade, o objeto segue ajustando-se a forma final, pois os materiais não devem interferem na criação e os supostos erros e as alterações dos trajetos devem ser corrigidos, de forma a bloquear a condução de outras possibilidades. O processo criativo deve ser linear em sua execução.
IV. Ao criar a forma, necessidades de natureza cognitiva se estabelecem. As formas criadas pressupõem um conhecimento especifico sobre a linguagem que suporta o projeto, este deve seguir linear e fiel do início ao fim do processo, como base fundamental para a poética do artista, que não suporta desvios.

Alternativas

ID
5545387
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A aprendizagem da Arte está muito ligada ao conhecimento dos códigos e das características específicas das linguagens, como, também, à possibilidade de alterar o existente e inventar o inexistente, isso porque os objetos artísticos são simbólicos e sua constituição se vale de elementos culturais. Em relação ao conceito de cultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5545390
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em relação à inserção da Arte no processo educativo de ensino e aprendizagem, relacionando o campo formal e não formal, possibilitando que o educando encontre diversas vias para estabelecer relações com o seu entorno como também um convívio critico e reflexivo na sociedade.

Sobre esse assunto, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Objetiva-se a ampliar o conhecimento de que os docentes na área de Artes precisam estabelecer um diálogo entre todos os alunos. Essa é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla e para que o trabalho seja estimulado, aprimorado e praticado com constância para que o aluno tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.
( ) É preciso que o professor tenha um amplo conhecimento de diversas áreas, para que o trabalho seja realizado com perfeição. Como também uma formação continua. O profissional desta área possui um papel extremamente relevante para o sucesso do aluno e o seu bem-estar de cargo profissional de Arte na educação.
( ) A autonomia no campo da Arte se dá pela expressão que é equitativa, por se tratar de um processo em que o fazer artístico parte da livre expressão, mas na verdade nada se cria, tudo se transforma. Desse modo, é considerado uma copia daquilo que já foi executado, sendo equivalente a criação e suas concepções existentes. O ensino de Arte se dá em termos relevantes no campo formal da educação.
( ) A Arte na Educação enquanto campo de investigação e produção de conhecimentos consolida-se na busca de um grupo significativo de pesquisadores artistas em torno das questões relevantes ao ensino da Arte. As movimentações nesta área demandam a necessidade de uso de diversos materiais educativos e materiais específicos para produzir Arte, sem os quais o trabalho em sala de aula não acontece no campo do conhecimento. Por se tratar de um ensino específico, requer recursos específicos de demanda, sem os quais não é possível estabelecer relações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Alternativas

ID
5552971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.

No ensino da arte, a “contextualização” e a “leitura” da obra de arte, mencionadas no texto apresentado, são fruto da tendência expressivista dominante no século XXI no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CONTEXTUALIZAR, FAZER E FRUIR


ID
5552974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.

No Brasil, o ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, a “leitura da obra de arte” e o “fazer artístico” teve influência da discipline based art education, da Fundação Getty, dos Estados Unidos da América.

Alternativas

ID
5552977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.

O ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, “leitura da obra de arte” e a “criação artística” chama-se proposta triangular, que influencia o ensino da arte no Brasil desde a década de 80 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • DESENVOLVIDO POE ANA MAE BARBOSA

  •  Os três eixos da Proposta Triangular do Ensino da Arte são: leitura de imagem, contextualização e produção ou fazer artístico. É necessário compreender o que as pessoas fazem com a arte, para compreender esta proposta. As pessoas apreciam, leem obras de Arte, contextualizam a obra e o artista e produzem arte.


ID
5552980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.

A “contextualização da obra de arte” é parte fundamental da tendência multiculturalista no ensino da arte no Brasil, porque dá ênfase à diversidade cultural.

Alternativas
Comentários
  • Aguem me diz onde está o erro!!

    Errei mas não sei o motivo

  • EU TBM NAO SEI

  • Acredito que o erro pode estar na ênfase à diversidade cultural. Isso acaba limitando a noção de contextualização. Apenas uma opinião.


ID
5552983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.

A “releitura da obra de arte” faz parte da proposta triangular, sendo uma atividade de criação livre procedente da linha expressivista da Escolinha de Arte do Brasil (EAB).

Alternativas

ID
5552986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.

Os videogames, assim como o cinema, a televisão, as mídias populares e as redes sociais, constituem recursos pedagógicos e, ao mesmo tempo, são objeto de estudo na abordagem tecnicista do ensino da arte na educação em cultura visual.

Alternativas

ID
5552989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.

A Base Nacional Comum Curricular inclui, entre as competências específicas de arte para o ensino fundamental, compreender as relações entre as linguagens da arte e o uso de novas tecnologias, experienciar a ludicidade e estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo.

Alternativas

ID
5552992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.

A Base Nacional Comum Curricular estabelece como habilidade para o componente curricular arte centrada no uso de novas tecnologias debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, para que o aluno tenha uma percepção crítica do consumo e hábitos sustentáveis.

Alternativas
Comentários
  • COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PARA O ENSINO MÉDIO:

    Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.

    Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa.

    A BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – integrada por Filosofia, Geografia, História e Sociologia – propõe a ampliação e o aprofundamento das aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental, sempre orientada para uma formação ética.


ID
5552995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.

O uso de tecnologias e recursos digitais como animações, games ou jogos eletrônicos para a criação, em todas as áreas artísticas, é uma das habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental.

Alternativas

ID
5552998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.

No Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) para o ensino da arte no ensino fundamental, as competências e habilidades incluem relações entre as linguagens da arte e novas tecnologias, a ludicidade e relações entre arte, mídia, mercado e consumo.

Alternativas

ID
5553001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A literatura especializada e textos acadêmicos concordam e reconhecem os games como artefatos eletrônicos amplamente integrados ao cotidiano de pessoas de todas as idades. Esses artefatos, em geral produzidos em série, recheiam a vida cotidiana, influenciando expectativas, percepções e desejos. A organização, capacidade de produção e persuasão das corporações que produzem tais artefatos têm exercido grande impacto sobre a cultura infantil e juvenil, influindo valores e preferências, legitimando determinadas concepções pessoais, instituindo estéticas e, sobretudo, estabelecendo e reacomodando papéis para os indivíduos na sociedade.
Jordana Falcão e Raimundo Martins. O que os jogos eletrônicos querem ensinar? Reflexões sobre divertimento e educação. In: Raimundo Martins e Irene Touruinho. (orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto precedente, julgue o item subsequente, a respeito do uso de videogames no ensino da arte.

A gamificação da educação, movimento educativo que promove o uso de videogames educativos, teve influência sobre a abordagem triangular no eixo criativo dos itinerários formativos, por esse motivo tem papel central na Base Nacional Comum Curricular.

Alternativas

ID
5553028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A ecopedagogia não pode mais ser considerada como uma pedagogia entre tantas pedagogias que podemos e devemos construir. Ela só tem sentido como projeto alternativo global em que a preocupação não está apenas na preservação da natureza (ecologia natural) ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais (ecologia social), mas também num novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico (ecologia integral), que implica uma mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais.
Moacir Gadotti. Ecopedagogia, Pedagogia da Terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária. Acervo do Centro de Referência Paulo Freire, 2009, p. 1 (com adaptações).

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir. 

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, é competência específica das linguagens e suas tecnologias no ensino médio atuar com autonomia, de forma crítica, ética e solidária, e promover os direitos humanos e a consciência socioambiental. 

Alternativas

ID
5553031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A ecopedagogia não pode mais ser considerada como uma pedagogia entre tantas pedagogias que podemos e devemos construir. Ela só tem sentido como projeto alternativo global em que a preocupação não está apenas na preservação da natureza (ecologia natural) ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais (ecologia social), mas também num novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico (ecologia integral), que implica uma mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais.
Moacir Gadotti. Ecopedagogia, Pedagogia da Terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária. Acervo do Centro de Referência Paulo Freire, 2009, p. 1 (com adaptações).

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir. 

A ecopedagogia é uma abordagem de prática artesanal no ensino da arte em que se utiliza material reciclável para a produção de artefatos decorativos que possam tornar-se meios econômicos em comunidades empobrecidas no Brasil. 

Alternativas
Comentários
  • Errado, não possui essa informação no texto


ID
5553034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

    A ecopedagogia não pode mais ser considerada como uma pedagogia entre tantas pedagogias que podemos e devemos construir. Ela só tem sentido como projeto alternativo global em que a preocupação não está apenas na preservação da natureza (ecologia natural) ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais (ecologia social), mas também num novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico (ecologia integral), que implica uma mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais.
Moacir Gadotti. Ecopedagogia, Pedagogia da Terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária. Acervo do Centro de Referência Paulo Freire, 2009, p. 1 (com adaptações).

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir. 

As linguagens artísticas e as formas em que a arte opera na construção do conhecimento podem contribuir com ações efetivas da ecopedagogia.

Alternativas
Comentários
  • Certo, pois existe uma relação cultural com a utilização do meio ambiente


ID
5567923
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

"É considerada a mais antiga forma de expressão artística humana. Originada no contexto da pré-história, as primeiras foram produzidas cerca de 40 mil a.C. Datações feitas a partir do Carbono 14 indicam que os homens naquela época já possuíam a capacidade cognitiva de representar símbolos."

Fonte: https://arteref.com

O trecho acima se refere a chamada:

Alternativas

ID
5567941
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um pressuposto da Arte. 

Alternativas

ID
5612014
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Guatambú - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Em Artes, seja qual for a linguagem, haverá sempre elementos a serem combinados e compostos visando à criação artística segundo o senso estético.

Nesse sentido, o arranjo de elementos de linguagem e dos assuntos principais que constituem uma obra artística é reconhecido como:

Alternativas

ID
5612674
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

        Para Aristóteles, a arte é uma criação humana. O filósofo entende que o belo não pode ser desligado do homem, já que ele está no homem, é uma fabricação humana. As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil. Além disso, elas também podem ter uma utilidade prática: completar o que falta na natureza.

        O que vai garantir beleza a uma obra, para Aristóteles, é a proporção, a simetria, a ordem e a justa medida.

Internet: https://www.em.com.br/ (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.

Os pintores das iluminuras medievais recorriam a princípios rigorosos e realistas na representação de suas imagens sacras.

Alternativas

ID
5612683
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) por meio de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas), que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. A técnica é um fator importante e um diferencial entre as manifestações artísticas.

Sendo assim, julgue o item quanto às manifestações e aos estilos artísticos.

A arte impressionista era a arte do momento: registrava o momento exato da observação da cena. O trabalho era desenvolvido ao ar livre e visava à captação do efeito da luz natural nos objetos e nas pessoas a ela expostos. As pinceladas de cores puras eram soltas e aplicadas diretamente na tela. Praticavam a mistura óptica das cores.

Alternativas

ID
5612686
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) por meio de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas), que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. A técnica é um fator importante e um diferencial entre as manifestações artísticas.

Sendo assim, julgue o item quanto às manifestações e aos estilos artísticos.


O realismo foi um movimento artístico que tinha como objetivo a idealização da forma na criação de telas/esculturas, com estruturas bem elaboradas, proporcionais, simétricas e com expressões exageradas.

Alternativas

ID
5612689
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) por meio de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas), que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. A técnica é um fator importante e um diferencial entre as manifestações artísticas.

Sendo assim, julgue o item quanto às manifestações e aos estilos artísticos.

O pontilhismo foi uma técnica criada por Seurat e obedecia aos princípios básicos do impressionismo, porém com algumas diferenças importantes, tais como: não praticava a mistura óptica das cores; a pintura era desenvolvida no ateliê, e não ao ar livre; e as sombras eram coloridas.

Alternativas

ID
5612692
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) por meio de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas), que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. A técnica é um fator importante e um diferencial entre as manifestações artísticas.

Sendo assim, julgue o item quanto às manifestações e aos estilos artísticos.

Toulouse Lautrec foi um importante artista do final do século XIX. Foi um grande representante das artes gráficas devido aos cartazes de propaganda dos eventos dos cabarés que produzia.

Alternativas

ID
5612695
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) por meio de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas), que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. A técnica é um fator importante e um diferencial entre as manifestações artísticas.

Sendo assim, julgue o item quanto às manifestações e aos estilos artísticos.

Vik Muniz ficou mundialmente conhecido e respeitado pelos trabalhos desenvolvidos a partir de sucatas. Além da beleza estética de suas produções, chama a atenção, também, o caráter solidário e social de seu trabalho.

Alternativas

ID
5612701
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) por meio de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas), que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. A técnica é um fator importante e um diferencial entre as manifestações artísticas.

Sendo assim, julgue o item quanto às manifestações e aos estilos artísticos.

Lygia Clark foi uma artista modernista dedicada à criação de performances e instalações de grande repercussão nacional e internacional.

Alternativas

ID
5612704
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) por meio de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas), que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. A técnica é um fator importante e um diferencial entre as manifestações artísticas.

Sendo assim, julgue o item quanto às manifestações e aos estilos artísticos.

Cildo Meirelles foi um dos fundadores da Unidade Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), em 1969, na qual lecionou até 1970. Em algumas obras, explorou questões acerca de unidades de medida do espaço ou do tempo, como, por exemplo, em Pão de Metros (1983) ou em Fontes (1992), e, em outras, explorou as políticas práticas da época, no Brasil, como é o caso de Inserções em circuitos ideológicos.

Alternativas

ID
5612725
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Segundo o dicionário Aurélio, uma das definições de arte é “expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte”. Já a cultura, de acordo com a mesma fonte, pode ser definida como o “conjunto das estruturas sociais, religiosas, intelectuais, artísticas (etc.) que caracteriza uma sociedade”.

Considerando essas informações, julgue o item.

A arte brasileira tem conquistado espaço internacional e isso se dá seja por sua vitalidade, seja pelo fenômeno da globalização, que cria e consolida um circuito internacional por meio de bienais, feiras de arte, galerias e museus, gerando um sistema como nunca visto antes. 

Alternativas

ID
5612728
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Segundo o dicionário Aurélio, uma das definições de arte é “expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte”. Já a cultura, de acordo com a mesma fonte, pode ser definida como o “conjunto das estruturas sociais, religiosas, intelectuais, artísticas (etc.) que caracteriza uma sociedade”.

Considerando essas informações, julgue o item.

A arte pode ser um espaço de liberdade e de resistência, reveladora do que acontece no mundo. Por isso mesmo, muitas vezes, é objeto de repressão. A arte chamada de contemporânea, por sua vez, perdeu o caráter de resistência e se tornou apenas de caráter estético.

Alternativas

ID
5616421
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A disciplina fundamentos da linguagem visual tem como objetivo o desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos elementos básicos da composição e dos conceitos relacionados à teoria da composição e à teoria da cor. Acerca desse tema, julgue o item. 

A construção de qualquer imagem segue padrões rigorosos de equilíbrio, simetria e coerência, dentro de um contexto pré-determinado por um estilo artístico.

Alternativas

ID
5616424
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A disciplina fundamentos da linguagem visual tem como objetivo o desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos elementos básicos da composição e dos conceitos relacionados à teoria da composição e à teoria da cor. Acerca desse tema, julgue o item. 

O ponto é o menor elemento de uma imagem. Porém, com ele, é possível criar vários outros, tais como: massa; equilíbrio; simetria; e cor.

Alternativas