Segundo Brito et al. (2018, p. 22):
Autor: Esse é o usuário mais importante da revista, pois é quem fornece conteúdo. No âmbito geral da revista, atua somente no fluxo editorial de sua própria submissão.
Leitor: Esse usuário possui o privilégio de acessar o resultado de todo o trabalho feito em OJS. Dele depende a citação dos artigos publicados e, consequentemente, os índices e avaliações como, por exemplo, fator de impacto, índice h, Qualis etc. Se a configuração da revista permitir, o leitor não precisa se cadastrar para ter acesso aos conteúdos publicados. No entanto, para comentar artigos publicados, esse precisa ter cadastro no sistema.
Avaliador: Realiza a avaliação de conteúdo da submissão que lhe foi designada pelo editor. Em seguida, encaminha ao editor, via sistema, a avaliação, com suas recomendações. O editor pode classificar o avaliador, de acordo com seu desempenho, em uma escala de 0 a 5. Esta classificação é visível apenas para o editor.
Editor de layout (Diagramador): Verifica as composições finais para correção de erros tipográficos e de formatação. Transforma o original revisado pelos editores de texto em composições finais nos diversos formatos, tais como XML, HTML, PDF, EPS, MP4, MP3 e/ou outro formato adotado pela revista.
Editor de texto: Papel desempenhado pelo revisor gramatical, tradutor(es), bibliotecário(s) e outros que revisam conteúdo. O editor de texto verifica, corrige, melhora a legibilidade e clareza, questionando o autor sobre possíveis equívocos. Assegura a estrita conformidade do documento com as normas e estilos adotados pela revista.
Gab. C
BRITO, Ronnie Fagundes. et al. Guia do usuário do OJS 3. Brasília: Ibict, 2018.
Esta questão aborda a editoração de periódicos de acesso aberto.
O Open Journal System (OJS) é um software livre usado no gerenciamento de periódicos acadêmicos revisados por pares criado pelo Public Knowledge Project, lançado sob a GNU General Public License. Este sistema de publicação de periódicos de acesso aberto permite maior acessibilidade e disseminação da informação, promovendo também maior interação entre leitores, autores e editores.
O OJS trabalha com cinco tipos de perfis de usuários: autor, leitor, avaliador, editor de layout (diagramador) e editor de texto.
O Autor (letra A) é o fornecedor do conteúdo. Conteúdo, atuando somente no fluxo editorial de sua própria submissão. A descrição apresentada na alternativa corresponde ao perfil de Leitor e está incorreta.
O Leitor (letra B) tem o privilégio de acessar o resultado de todo o trabalho feito no OJS. O leitor é quem pluraliza o conteúdo ao fazer a citação dos artigos publicados, os índices e avaliações. A configuração da revista pode permitir que o leitor acesse o conteúdo sem se cadastrar. A descrição apresentada na alternativa corresponde ao perfil de autor e está incorreta.
O Avaliador (letra C) faz a avaliação de conteúdo da submissão designada pelo editor para em seguida encaminhar sua avaliação ao editor. Os avaliadores podem ser classificados pelo editor de acordo com seu desempenho. O texto da alternativa corresponde corretamente ao perfil de avaliador e é a resposta certa para a questão.
O Editor de Layout (Letra D) trabalha a parte visual da publicação, corrigindo erros ortográficos e de formatação, além de fazer a conversão do conteúdo para formatos previstos pela revista (PDF, XML, HTML, etc). A descrição apresentada na alternativa corresponde ao perfil de Editor de Texto e está incorreta.
O Editor de Texto (Letra E) trabalha com a revisão gramatical, de tradução, de conteúdo, a legibilidade e clareza, assegurando a conformidade do documento com as normas e estilos adotados pela revista. A descrição apresentada na alternativa corresponde ao perfil de Editor de Layout e está incorreta.
Gabarito do Professor: Letra C .