SóProvas



Questões de Lei Complementar nº 675, de 3 de junho de 2016 - Institui o Plano de Carreira e Vencimentos dos Cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo


ID
2079742
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar no 675, de 3 de junho de 2016, que institui o Plano de Carreira e Vencimentos dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), são requisitos para o ingresso nas respectivas carreiras:
1. ser brasileiro ou estrangeiro.
2. ter no mínimo 21 anos de idade.
3. estar quite com as obrigações eleitorais e militares.
4. não registrar sentença penal condenatória transitada em julgado.
5. possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria A e B.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. ser brasileiro ou estrangeiro.

    2. ter no mínimo 21 anos de idade. (18 anos)

    3. estar quite com as obrigações eleitorais e militares.

    4. não registrar sentença penal condenatória transitada em julgado.

    5. possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria A e B.

  • LETRA   ( A )

     

    3. estar quite com as obrigações eleitorais e militares.

    4. não registrar sentença penal condenatória transitada em julgado.

  • GABARITO: A

    Art. 11. São requisitos para o ingresso nas carreiras de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo:

    I – ser brasileiro;

    II – ter no mínimo 18 (dezoito) anos de idade;

    III – estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

    IV – não registrar sentença penal condenatória transitada em julgado;

    V – estar em gozo dos direitos políticos;

    VI – ter conduta social ilibada;

    VII – ter capacidade física plena e aptidão psicológica compatível com o exercício do cargo pretendido;

    VIII – possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria B; e

    IX – possuir diploma de conclusão de curso de ensino superior reconhecido pelo MEC.

  • Sempre brasileiro nato ou naturalizado.

    Nunca estrangeiro.

  • Não sabia da obrigatoriedade da Habilitação B

  • essa é pra não zerar a prova


ID
2079745
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Complementar no 675, de 3 de junho de 2016, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Letra A) CARREIRA: Sistema de diretrizes e normas que estabelecem a estrutura de carreiras, cargos, remuneração, e desenvolvilmento funcional. 

    Conjunto de cargos de provimento efetivo estruturado em carreira se refere ao QUADRO DE PESSOAL.

    Letra B) ENQUADRAMENTO FUNCIONAL: Posicionamento do servidor detentor de carodo de provimento efetivo no plano de carreira instituido por esta lei complentar, observada a linha de correlação.

    Letra D) O estágio probatorio é de 3 anos.

    Letra E) ARt 23 da referida lei: Não fará jus à progressão funcional o servidor que durante o período aquisitivo se encotrar nas seguintes situações:

    X -  convocado ou colocado à disposição de outros orgãos.

     

    FOCO, FÉ E FORÇA.....

  •  a) Entende-se por “carreira” o conjunto de cargos de provimento efetivo estruturado em carreira. ERRADA.

    Entende-se por carreira (composta pos classes) ESTRUTURA DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DO SERVIDOR DENTRO DO CARGO PARA O QUAL PRESTOU CONCURSO PÚBLICO.

    Entende-se por Quadro Pessoal o conjunto de cargos de provimento efetivo estruturado em carreira.

     b) Considera-se “enquadramento funcional” a evolução na carreira mediante progressão funcional e progressão extraordinária. ERRADA.

    Enquadramento Funcional: posicionamento do servidor detentor de cargo efetivo no plano de carreira.

     Desenvolvimento funcional: é a evolução na carreira mediante progressão funcional e progressão extraordinária.

     c) Não fará jus à progressão funcional o servidor que, durante o período aquisitivo, se encontrar em estágio probatório. CORRETA.

     d) O servidor nomeado para os cargos de Agente Penitenciário ou Agente de Segurança Socioeducativo sujeita-se a um período de estágio probatório de 2 anos. 

    ESTÁGIO PROBATÓRIO 03 ANOS.

     e) Fará jus à progressão funcional os servidores que, durante o período aquisitivo, forem convocados ou colocados à disposição de outros órgãos. ERRADA.

  • GABARITO: C

    I – Plano de Carreira e Vencimentos: sistema de diretrizes e normas que estabelecem a estrutura de carreira, cargo, remuneração e desenvolvimento funcional;

    II – Quadro de Pessoal: conjunto de cargos de provimento efetivo estruturado em carreira;

    III – Carreira: estrutura de desenvolvimento funcional do servidor dentro do cargo para o qual prestou concurso público, composta por classes;

    IV – Cargo de Provimento Efetivo: o conjunto de atribuições, deveres e responsabilidades específicas, definidas na legislação estadual, cometidas a servidor aprovado por meio de concurso público;

    V – Classe: graduação vertical ascendente existente na carreira;

    VI – Desenvolvimento Funcional: evolução na carreira mediante progressão funcional e progressão extraordinária;

    VII – Progressão Funcional: deslocamento funcional do servidor ocupante de cargo efetivo para a classe imediatamente superior da respectiva carreira;

    VIII – Avaliação Administrativa do Mérito: processo contínuo e sistemático de descrição, análise e avaliação das competências no desempenho das atribuições do cargo, oportunizando o crescimento profissional, bem como possibilitando o alcance das metas e objetivos institucionais; e

    IX – Enquadramento Funcional: posicionamento do servidor detentor de cargo de provimento efetivo no Plano de Carreira instituído por esta Lei Complementar, observada a linha de correlação.

  • Letra C, Artigo 26, inciso I

  • Art. 1º Fica instituído, nos termos desta Lei Complementar, o Plano de Carreira e Vencimentos dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC).

    Art. 2º Para efeitos desta Lei Complementar, considera-se:

    A - III – Carreira: estrutura de desenvolvimento funcional do servidor dentro do cargo para o qual prestou concurso público, composta por classes;

    B - IX – Enquadramento Funcional: posicionamento do servidor detentor de cargo de provimento efetivo no Plano de Carreira instituído por esta Lei Complementar, observada a linha de correlação.

    C - Art. 23. Não fará jus à progressão funcional o servidor que, durante o período aquisitivo, se encontrar nas seguintes situações:

    I – em estágio probatório;

    D - Art. 13. O servidor nomeado para o cargo efetivo de Agente Penitenciário ou de Agente de Segurança Socioeducativo fica sujeito a um período de estágio probatório de 3 (três) anos, durante os quais serão avaliados os requisitos necessários à investidura do cargo e à aquisição da estabilidade.

    E - Art. 23. Não fará jus à progressão funcional o servidor que, durante o período aquisitivo, se encontrar nas seguintes situações:

    X – convocado ou colocado à disposição de outros órgãos;


ID
2079748
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme dispõe o Plano de Carreira e Vencimentos dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

    d) De acordo com a nova estrutura de remuneração dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo, o vencimento do cargo corresponde a uma carga horária de 40 horas semanais.

  • Art. 52. A nova estrutura de remuneração dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo passa a ser composta, exclusivamente, por:

    I – vencimento do cargo, conforme previsto no Anexo V, parte integrante desta Lei Complementar, correspondente à carga horária de 40 (quarenta) horas semanais;

  • GABARITO : D

    (A) Compõem a nova estrutura de remuneração dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo, dentre outras vantagens, o adicional vintenário e o adicional noturno.

    Art. 51. Ficam extintas todas as espécies remuneratórias previstas na legislação em vigor em favor dos servidores de que trata esta Lei Complementar, que não estejam especificamente relacionadas no art. 52, em especial:

    I – o adicional de local de exercício;

    II – o adicional vintenário;

    III – o adicional de permanência;

    IV – a gratificação de risco de vida incorporada; e

    V – a indenização de estímulo operacional – serviço extraordinário e trabalho noturno.

    (B) Com base na nova estrutura de remuneração dos cargos, o Agente Penitenciário e o Agente de Segurança Socioeducativo não possuem direito à percepção de retribuição financeira transitória pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento.

    Art. 52. A nova estrutura de remuneração dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo passa a ser composta, exclusivamente, por:

    (...)

    V – retribuição financeira transitória pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    (C) A realização de hora extraordinária somente será admitida por imperiosa necessidade de serviço, com a respectiva gratificação, correspondente ao valor de 1 hora normal de trabalho, acrescida de 100%

    .

    § 1º A gratificação por hora extraordinária corresponde ao valor de 1 (uma) hora normal de trabalho acrescida de 50% (cinquenta por cento).

    (D) GABARITO

    (E) O Adicional Noturno corresponde a 25% do valor da hora normal de trabalho, por hora noturna, assim considerado o período compreendido entre as 22:00 horas de um dia às 5:00 horas do dia seguinte.

    Art. 57. O Adicional Noturno corresponde a 25% (vinte e cinco por cento) do valor da hora normal de trabalho, por hora noturna, assim considerado o período compreendido entre 22:00 horas e 06:00 horas, observado o disposto no art. 89 da Lei nº 6.745, de 1985.

    BONS ESTUDOS!


ID
3246088
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre a estrutura de remuneração dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo, disposta na Lei Complementar Estadual n° 675, de 3 de junho de 2015, o servidor tem direito ao recebimento de gratificação por hora extraordinária.


A respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - art. 55 - § 1º A gratificação por hora extraordinária corresponde ao valor de 1 (uma) hora normal de trabalho acrescida de 50% (cinquenta por cento).

    B - art. 55 - § 6º A gratificação por hora extraordinária incorpora-se aos proventos da inatividade no valor correspondente à média aritmética dos valores percebidos nos 36 (trinta e seis) meses de efetivo exercício da atividade anteriores ao pedido de aposentadoria.

    C - Correta

    D - Art. 55. A realização de hora extraordinária somente será admitida por imperiosa necessidade de serviço e fechamento de escalas ou turnos de trabalho, previamente elaboradas, desde que devidamente registradas em instrumento ou equipamento de controle individual de jornada, sob a responsabilidade direta da administração da unidade, estando sujeita à fiscalização e normatização dos órgãos do Sistema Administrativo de Gestão de Pessoas e será devida na folha de pagamento do mês imediatamente subsequente a sua realização.

    E - Art. 56. Fica vedado pagamento da gratificação por hora extraordinária aos servidores nomeados para o exercício de cargo de provimento em comissão ou designado para função gratificada, que tem regime de dedicação integral, podendo ser convocados sempre que presente o interesse da Administração ou a necessidade do serviço, observada a compensação.

  • Gabarito: C.

    Lei Complementar 675/2016:

    Art. 58. Ressalvadas as situações excepcionais previamente autorizadas e devidamente justificadas pelo titular da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, é vedado à chefia imediata convocar o servidor para o cumprimento de hora extraordinária e de adicional noturno que excedam os seguintes limites:

    § 1º A inobservância das disposições deste artigo implicará no ressarcimento aos cofres públicos por parte do agente autorizador, sem prejuízo da apuração de eventual infração administrativa.

    § 2º Para efeitos do disposto neste artigo, não se considera a eventual convocação em caráter excepcional em caso de necessidade de serviço e de interesse público de que trata o art. 63 desta Lei Complementar.


ID
3246100
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Dentre as prerrogativas dos Agentes Penitenciários e dos Agentes de Segurança Socioeducativos, elencadas na Lei Complementar Estadual n° 675, de 3 de junho de 2015, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 66. Os Agentes Penitenciários e os Agentes de Segurança Socioeducativo, ativos, gozarão das seguintes prerrogativas, entre outras estabelecidas em lei:

    A - I – documento de identidade funcional com validade em todo Território nacional e padronizado na forma da regulamentação federal;

    B - II – ser recolhido em prisão especial, à disposição da autoridade competente, até o trânsito em julgado de sentença condenatória e, em qualquer situação, separado dos demais presos;

    C - IV – porte de arma em serviço ou fora dele, na forma da regulamentação federal, sendo vedado o porte de arma de fogo no interior das unidades prisionais e do Sistema de Atendimento Socioeducativo, salvo na hipótese de real necessidade;

    D - III – ter prioridade nos serviços de transporte, saúde e comunicação públicos e privados, quando em cumprimento de missão;

    E - V – livre acesso aos locais sujeitos à fiscalização da execução penal, inclusive penas alternativas, observada a inviolabilidade de domicílio.


ID
3246112
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a progressão funcional, disciplinada na Lei Complementar Estadual n° 675, de 3 de junho de 2015.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 23. Não fará jus à progressão funcional o servidor que, durante o período aquisitivo, se encontrar nas seguintes situações:

    X – convocado ou colocado à disposição de outros órgãos;

    B) Art. 25. A progressão funcional, com o objetivo de aferir o desempenho do servidor efetivo do Quadro de Pessoal do Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo, no exercício de suas atribuições, condiciona-se ao preenchimento dos requisitos considerados indispensáveis ao exercício do cargo, por meio da Avaliação Administrativa de Mérito.

    C) Art. 27. A progressão funcional do servidor no cargo dar-se-á de 3 (três) em 3 (três) anos, de uma classe para a imediatamente superior e será concedida mediante apuração de pontos aferidos na Avaliação Administrativa de Mérito, observados os critérios estabelecidos por esta Lei Complementar.

    D) Art. 36. São consideradas modalidades de progressão extraordinária as realizadas por Ato de Bravura e Post Mortem.

    Art. 38. A progressão por Ato de Bravura se efetivará pela prática de ato considerado meritório e terá as circunstâncias para a sua ocorrência apuradas em investigação conduzida por membros da Comissão Permanente de Desenvolvimento Funcional.

    E) Parágrafo único. Para fins deste artigo, Ato de Bravura em serviço corresponde à conduta do Agente Penitenciário e do Agente de Segurança Socioeducativo que no desempenho de suas atribuições e para a preservação da vida de outrem, coloque em risco incomum a sua própria vida, demonstrando coragem e audácia.

  • O único erro da letra E está em RISCO COMUM - o correto é RISCO INCOMUM.

  • Gabarito: B.

    Lei Complementar 675/2016:

    Art. 25. A progressão funcional, com o objetivo de aferir o desempenho do servidor efetivo do Quadro de Pessoal do Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo, no exercício de suas atribuições, condiciona-se ao preenchimento dos requisitos considerados indispensáveis ao exercício do cargo, por meio da Avaliação Administrativa de Mérito.


ID
3835018
Banca
FEPESE
Órgão
SAP-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre a estrutura de remuneração dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo, disposta na Lei Complementar Estadual no 675, de 3 de junho de 2015, o servidor tem direito ao recebimento de gratificação por hora extraordinária.

A respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Lei Complementar 675/2016:

    Art. 58. Ressalvadas as situações excepcionais previamente autorizadas e devidamente justificadas pelo titular da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, é vedado à chefia imediata convocar o servidor para o cumprimento de hora extraordinária e de adicional noturno que excedam os seguintes limites:

    § 1º A inobservância das disposições deste artigo implicará no ressarcimento aos cofres públicos por parte do agente autorizador, sem prejuízo da apuração de eventual infração administrativa.

    § 2º Para efeitos do disposto neste artigo, não se considera a eventual convocação em caráter excepcional em caso de necessidade de serviço e de interesse público de que trata o art. 63 desta Lei Complementar.


ID
3835030
Banca
FEPESE
Órgão
SAP-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Dentre as prerrogativas dos Agentes Penitenciários e dos Agentes de Segurança Socioeducativos, elencadas na Lei Complementar Estadual nº 675, de 3 de junho de 2015, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • No interior das unidades prisionais é proibido portar arma de fogo letal, salvo quando estritamente necessário.

    Arma de fogo será portada exclusivamente em movimentações externas e nas ações de guarda e vigilância, das murqlhas, alambrados e guaritas.

  • Gabarito: C.

    Lei Complementar 675/2016:

    Art. 66. Os Agentes Penitenciários e os Agentes de Segurança Socioeducativo, ativos, gozarão das seguintes prerrogativas, entre outras estabelecidas em lei:

    IV – porte de arma em serviço ou fora dele, na forma da regulamentação federal, sendo vedado o porte de arma de fogo no interior das unidades prisionais e do Sistema de Atendimento Socioeducativo, salvo na hipótese de real necessidade;


ID
3835042
Banca
FEPESE
Órgão
SAP-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a progressão funcional, disciplinada na Lei Complementar Estadual nº 675, de 3 de junho de 2015.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Lei Complementar 675/2016:

    Art. 25. A progressão funcional, com o objetivo de aferir o desempenho do servidor efetivo do Quadro de Pessoal do Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo, no exercício de suas atribuições, condiciona-se ao preenchimento dos requisitos considerados indispensáveis ao exercício do cargo, por meio da Avaliação Administrativa de Mérito.


ID
5221927
Banca
FEPESE
Órgão
DEAP - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O agente penitenciário é o operador de segurança das unidades prisionais de Santa Catarina.

Analise as afirmativas abaixo considerando as disposições que regulam sua atividade.

1. É obrigatório, durante o horário de trabalho, o uso de uniforme fornecido pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa.
2. Nos meses de verão é permitido utilizar, durante o horário de trabalho, bermuda, camisa regata, chinelos ou outro calçado que não seja fechado.
3. O horário do expediente em plantão inicia- -se às 8 h da manhã, com término às 8 h da manhã do dia seguinte.
4. O agente penitenciário, antes de receber o plantão ou assumir o posto, deverá proceder à conferência nominal dos presos alocados no setor ou galeria, sem prejuízo de outros procedimentos.
5. É permitido ao agente penitenciário a realização de até quatro trocas de plantão durante o mês, seja na condição de solicitante ou solicitado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas