SóProvas



Questões de Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE)


ID
92863
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), regulamentado pela Lei n° 7827/89, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da região Nordeste, mediante execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com os respectivos planos regionais de desenvolvimento. Considere as afirmações abaixo como V se verdadeira e F se falsa:
I. o Banco do Nordeste do Brasil S.A., como instituição financeira federal de caráter regional, é administradora do FNE;
II.os encargos financeiros dos financiamentos concedidos com recursos do FNE, são definidos pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A , em função dos projetos específicos e da localização do projeto a ser financiado;
III.as principais atividades beneficiadas com financiamentos do FNE são a indústria, a agropecuária e o turismo, por intermédio de diversos programas definidos no plano regional de desenvolvimento;
IV. O Banco do Nordeste do Brasil S.A. financia, com recursos provenientes do FNE, o Programa de Apoio ao Turismo Regional, que tem por objetivo a implantação, expansão, modernização e reforma de empreendimentos do setor turístico.

Marque a alternativa com a seqüência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro do item II
  • Também não entendi o erro do ítem II se alguém puder ajudar, ficaria muito grato! As alternativas a princípio paracem estar todas certas.
  • I) Art. 16. LEI Nº 7.827, DE 27 DE SETEMBRO DE 1989. O Banco da Amazônia S.A. - Basa, o Banco do Nordeste do Brasil S.A. - BNB e o Banco do Brasil S.A. - BB são os administradores do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO, do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - FCO, RESPECTIVAMENTE.II) Art. 15. LEI Nº 7.827, DE 27 DE SETEMBRO DE 1989. São atribuições de cada uma das instituições financeiras federais de caráter regional e do Banco do Brasil S.A., nos termos da lei: I - aplicar os recursos e implementar a política de concessão de crédito de acordo com os programas APROVADOS PELOS RESPECTIVOS CONSELHOS DELIBERATIVOS;II - definir normas, procedimentos e condições operacionais próprias da atividade bancária, respeitadas, dentre outras, as diretrizes constantes dos programas de financiamento APROVADOS PELOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DE CADA FUNDO;
  • Acredito que o CMN quem determina esses encargos (RESOLUÇÃO Nº 4.181, DE 7 DE JANEIRO DE 2013)

  • Quem define os encargos financeiros do financiamento é a legislação do fne.

    www.banconordeste.gov.br/.../docs/programacao_fne_2013.pdf


  • O FNE, juntamente com os outros Fundos Constitucionais, pode ser considerado como um dos principais instrumentos de financiamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) visando, sobretudo, a contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, por meio de instituição financeira federal de caráter regional, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com os respectivos planos regionais de desenvolvimento.

    Limites de Financiamento e Prazos:

    Podem variar de 70% a 100%, de acordo com porte/tipologia, finalidade e o espaço geográfico onde será instalado o empreendimento.

    Encargos Financeiros:

    Tomam como referenciais as linhas de crédito voltadas para operações rurais destinadas à agricultura familiar e demais agricultores, além das atividades concernentes aos setores industriais, agroindustriais, infraestrutura, turismo, comércio e serviços. Sobre esses encargos, aplicam-se o bônus de adimplência de 15%, desde que a parcela da dívida seja paga até a data do respectivo vencimento.

    Prazos de Financiamento/Reembolso

    O prazo é variável e com limite máximo de até 16 (dezesseis) anos para o setor agroindustrial, quando se tratar de projeto agroindustrial e florestal, vinculado à agricultura familiar. Até 20 (vinte) para projetos de infraestrutura; e até 12 (doze) anos para os demais empreendimentos.

    Garantias  

    Aquelas aceitas pelo Banco do Nordeste em sua política de garantias, a exemplo de: d) Fiança ou Aval; e) Alienação Fiduciária (de bens móveis ou imóveis); f) Fiança ou aval bancários; g) Penhor agrícola e pecuário; h) Penhor de veículos, títulos, ações, máquinas e equipamentos, direitos creditórios, direitos emergentes de concessão, permissão e autorização, de contas bancárias e direitos de contratos; i) Penhor dos produtos florestais madeireiros objeto do financiamento e passíveis de exploração econômica (em operações de crédito rural); j) Hipoteca. 

  • II. Conselho deliberativo da SUDENE

  • GENTE CUIDADO! Os encargos financeiros incidentes sobre os financiamentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) estão definidos pelas resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.578 de 2017, para operações de crédito rural contratadas até 30 de junho de 2018, e nº 4.622 de 2018, para operações de crédito não rural contratadas a partir de 1º de janeiro de 2018.

  • Encargos financeiros dos financiamentos concedidos com recursos do FNE

    São DEFINIDOS PELO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL >>(CMN)<<

    ATRAVÉS de suas RESOLUÇÕES, que são:

    • Res. , para operações de crédito rural contratadas até 30 de junho de 2018;
    • Res. , para operações de crédito não rural contratadas a partir de 1º de janeiro de 2018

    Fonte: <https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/fne> (Sudene - Superintendencia do Desenvolvimento do Nordeste).


ID
1103233
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

0 Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A., que objetiva “contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento”. Sobre o FNE, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 2° § 2° No caso da região Nordeste, o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste inclui a finalidade específica de financiar, em condições compatíveis com as peculiaridades da área, atividades econômicas do semi-árido, às quais destinará metade dos recursos ingressados
    b) Art. 4o São beneficiários dos recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste os produtores e empresas, pessoas físicas e jurídicas, além das cooperativas de produção, que desenvolvam atividades produtivas nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, de empreendimentos comerciais e de serviços das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, de acordo com as prioridades estabelecidas nos respectivos planos regionais de desenvolvimento. 
    c) Art. 3° III - tratamento preferencial às atividades produtivas de pequenos e miniprodutores rurais e pequenas e microempresas, às de uso intensivo de matérias-primas e mão-de-obra locais e as que produzam alimentos básicos para consumo da população, bem como aos projetos de irrigação, quando pertencentes aos citados produtores, suas associações e cooperativas;
    d) Art. 3° X - proibição de aplicação de recursos a fundo perdido.
    e) Art. 6° I - 3% (três por cento) do produto da arrecadação do imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza e do imposto sobre produtos industrializados, entregues pela União
    LEI Nº 7.827, DE 27 DE SETEMBRO DE 1989.
    Letra B

  • a. 50% para o semiárido

    b. CORRETA

    c. pequenos e microprodutores

    d. fundo perdido NÃAAAAO!

    e. 3% de IR e Imposto sobre produtos industrializado + outros. 1,8% vai para o fundo do Nordeste.

  • Não há um choque interpretativo? Ao restringir região "Nordeste", ficaria de fora o norte de Minas e Espirito Santos, que recebem ações do BNB com FNE

  • a) Errado. Ao semiárido é destinada metade dos recursos do fundo, e não todos.

    b) Certo. Além desses, são beneficiários também estudantes que contribuirão para o desenvolvimento do setor produtivo da região Nordeste.

    c) Errado. O tratamento preferencial é, na verdade, para os pequenos e miniprodutores rurais e pequenas e microempresas.

    d) Errado. É proibida a aplicação de recursos a fundo perdido.

    e) Errado. A principal fonte de recursos do FNE é 3% do produto da arrecadação do IR (Imposto de Renda) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

    Resposta: B


ID
1162288
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é uma das principais fontes de financiamento do desenvolvimento da região Nordeste. Assinale a opção FALSA:

Alternativas
Comentários
  • Existe o PRODETUR

  • Gab.: Alternativa E

     

    Programa de Apoio ao Turismo Regional - FNE PROATUR

    Objetivo
    Integrar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ensejando o aumento da oferta de empregos e o aproveitamento das potencialidades turísticas da Região, em bases sustentáveis.

    O Que o Programa Financia
    Aquisição de bens de capital e implantação, modernização, reforma, relocalização ou ampliação de empreendimentos do setor de turismo, contemplando:

    Investimentos, inclusive a aquisição de  meios de hospedagem, já construídas ou em construção (desde que atendidas algumas condições estabelecidas pelo programa);

    Capital de giro associado ao investimento fixo;

    gastos com construção, reforma e ampliação de benfeitorias e instalações. Veda-se o financiamento de reformas para quaisquer tipos de moradia;

    Aquisição de veículos (Item sujeito a regras específicas);

    Aquisição, conversão, modernização, reforma ou reparação de embarcações utilizadas no transporte turístico de passageiros, inclusive de forma isolada;

    Aquisição de Móveis e Utensílios.

  • Questão DESATUALIZADA pois o FNE já financia o setor de turimo através de alguns programas como o FNE GIRO, FNE-MPE e FNE PROATUR. A  errada ai seria o item D, já que 3% é o valor total destinado aos 3 fundos de desenvolvimento. O FNE atualmente fica com 1,8%

  • FNE Sol é disponibilizado a empresas nordestinas

    As condições para acesso ao crédito do FNE Sol foram apresentadas pelo superintendente de Políticas de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Fran Bezerra: prazo de pagamento de até 12 anos, com até um ano de carência; financiamento de até 100% do investimento; e bônus de adimplência de 15%.

    O FNE Sol é destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas e associações. Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação.


    Gab.: Errado letra E


  • Questão desatualizada. Atualmente existe sim financiamento do turismo!


  • A questão está pedindo a alternativa falsa. Logo, gab. E. Questão não está desatualizada, a alternativa E é falsa...

  • a) Certo. Será dado tratamento preferencial às atividades produtivas de pequenos e miniprodutores rurais e pequenas e microempresas.

    b) Certo. São beneficiários do FNE:

    c) Certo. Para fim de aplicação dos recursos do FNE, além dos estados do Nordeste, são beneficiados também parte de Minas Gerais e de Espírito Santo que estão incluídas na área de atuação da Sudene.

    d) Certo.

    e) Errado. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.

    Resposta: E


ID
1215715
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) tem seus recursos administrados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Quanto a esse Fundo, analise as afirmativas a seguir:

I. Na formulação dos programas de financiamento do FNE, será observada a proibição de aplicação de recursos a fundo perdido.
II. Os planos regionais de desenvolvimento poderão estabelecer prioridades para fins de distribuição dos recursos entre os beneficiários do FNE.
III. Os recursos do FNE devem ser aplicados no Nordeste, assim compreendido como a região abrangida pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, o FNE atende a 1.990 municípios situados nos nove estados que compõem a região Nordeste e no Norte dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, incluindo os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, contempando com acesso ao crédito os segmentos empresariais de empreendedores individuais, produtores, empresas, associações e cooperativas de produção. 

  • LEI Nº 7.827, DE 27 DE SETEMBRO DE 1989.

    Art. 3° Respeitadas as disposições dos Planos Regionais de Desenvolvimento, serão observadas as seguintes diretrizes na formulação dos programas de financiamento de cada um dos Fundos:

    X - proibição de aplicação de recursos a fundo perdido.

  • Tenho uma dúvida sobre essa questão: o III está errado mesmo? Apesar do FNE comportar MG e ES, a questão não diz que só o nordeste é beneficiado. Se alguém puder me responder, agradeço.

  •  Fundo perdido (subvenção) é o nome que se dá para o mecanismo aonde há um financiamento não-reembolsável (dinheiro dado que não precisa ser devolvido) de um órgão do governo federal para uma empresa ou pessoa física. Os do FNE são reembolsáveis

  • A. Pois a III está incompleta. Tento, portanto, que está também incluído os Nortes de ES e MG.

  • Nordeste + Espírito Santo e Minas Gerais.

  • Nordeste + Espírito Santo e Minas Gerais.

  • O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) foi criado em 1988 no corpo da CF (artigo 159, inciso I, alínea "c" e artigo 34 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) e legalmente regulamentado em 1989 (Lei nº 7.827, de 27/09/1989). Objetiva “contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste,incluindo ainda o norte de Minas Gerais e Espírito Santo; através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de Desenvolvimento. É operado exclusivamente pelo Banco do Nordeste do Brasil.
    As afirmativas I e II estão corretas e constam textualmente da Lei acima citada. Contudo, já que o fundo também opera em MG e no ES, percebe-se que a alternativa III está equivocada.

    Gabarito: Letra A


  • Regiões abrangidas pela SUDENE todo nordeste além de partes dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo

  • por que a II está errada?

  • A questão não colocou nenhum termo restritivo. Como por exemplo, somente, ou totalmente. Está portanto, incompleta mas não errada.

  • Carlos Eduardo, só se a palavra usada fosse "podem" em vez de "devem".

  • Ítem III

    Apensar de sabermos que Minas Gerais e Espírito Santo ficam localizados na Região Sudeste, a Lei 7.827 entende, para efeito de aplicação dos recursos do FNE, que esses dois estados compreendem a Região Nordeste.

    Art. 5° Para efeito de aplicação dos recursos, entende-se por:

    II - Nordeste, a região abrangida pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além das partes dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo incluídas na área de atuação da Sudene;  

  • I – Certo. É proibida a aplicação de recursos a fundo perdido.

    II – Certo.

    III – Errado. Para efeito de aplicação dos recursos, entende-se por Nordeste, a região abrangida pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além das partes dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo incluídas na área de atuação da Sudene;  

    Resposta: A


ID
2852395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), de programas de atuação que permitem a promoção do desenvolvimento da região Nordeste, do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), julgue o item a seguir.


Para efeito do Acordo de Basileia, o FNE é registrado como capital de terceiro no balanço do BNB.

Alternativas
Comentários
  • Assim como o BNDES, o BNB atua principalmente no mercado de crédito de longo prazo, ainda que se possa destacar a atuação do banco em outros mercados, como o de microcrédito, e assume também funções de natureza macroeconômica, só que em âmbito regional.

    Vale destacar que ambos os bancos são de controle majoritário da União Federal (sendo a mesma proprietária de 100% das ações do BNDES e de 94,2% das ações do BNB) e que, destarte, a principal fonte estável de fundingdestas instituições diz respeito a recursos públicos, especialmente, de recursos públicos advindos de fundos parafiscais (sendo que os repasses do Tesouro Nacional ganham destaque no biênio 2009/10). De um lado, o BNDES tem como fonte (pública e estável) principal de funding o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), constituído de uma parcela do lucro das empresas que forma um fundo em benefício dos trabalhadores, custeando programas como o seguro-desemprego e o abono salarial e financiando demais programas que fomentem a qualidade e o volume de emprego. Neste sentido, 40% dos recursos ligados ao FAT passaram a ser direcionados para as aplicações do BNDES (art. 239 da Constituição Federal de 1988). Por outro lado, o BNB conta com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) como principal fonte (pública e estável) de funding. Os recursos do FNE provêm da alíquota de 1,8% da arrecadação pela União do imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza (IR) e do imposto sobre produtos industrializados (IPI), além dos retornos de suas aplicações.

    Isto posto, o artigo elenca as seguintes "hipóteses nulas" a serem examinadas em relação ao BNDES e ao BNB, as quais replicam os impactos esperados da implementação dos Acordos de Basileia: (1) a parcela das operações de crédito sobre o ativo total tende a diminuir/se estagnar; (2) no conjunto das operações de crédito, as operações de maior liquidez/menor risco tendem a se elevar; (3) a parcela de títulos públicos tende a aumentar; (4) a parcela do patrimônio líquido deve cointegrar com a expansão do ativo ponderado pelo risco; (5) o montante de passivos de capital de nível II (e.g., dívida subordinada) tende a se elevar.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122011000200004

  • Errado, o BNB apresenta o balanço do FNE separado do seu próprio balanço


ID
2852398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), de programas de atuação que permitem a promoção do desenvolvimento da região Nordeste, do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), julgue o item a seguir.


Os recursos do FNE podem ser direcionados para o financiamento estudantil.

Alternativas
Comentários
  • O Plano de Aplicação do FNE para 2018 contempla projeção de R$ 700 milhões para programa de financiamento estudantil - FIES, conforme estimativa elaborada pelo Ministério da Educação. Pela sua finalidade e público-alvo, esta projeção especifica também fica excluída das projeções da Programação Padrão apresentadas a seguir e de sua posterior verificação, tendo apuração de resultados própria, relativa ao apoio ao financiamento estudantil no âmbito do FIES.

    Fonte: https://www.bnb.gov.br/documents/80786/208762/Programacao_FNE_2018_0808_EncaminhadoMI.pdf/b6d1f7eb-eb9c-3faf-724d-a734adaaf00c

  • Os recursos do FNE podem ser direcionados para o financiamento estudantil.

    certo

  • no FNE tudo pode então

  • O FNE busca desenvolver o nordeste e as desigualdades, surpreender-me-ia se não tivesse nada destinado à educação.

    A exemplo dos bancos de Desenvolvimento que investem em programas sociais sem esperar necessariamente o retorno do investimento.

    A redução das desigualdades sociais e regionais é preconizada pela Constituição Federal brasileira, suscitando a existência de políticas públicas que promovam a diminuição das diferenças inter e intrarregionais, mediante a democratização de investimentos produtivos que impulsionem o desenvolvimento econômico com a correspondente geração de emprego e renda.

  • São beneficiários dos recursos do FNE, entre outros, os estudantes regularmente matriculados em cursos superiores e de educação profissional, técnica e tecnológica não gratuitos que contribuirão para o desenvolvimento do setor produtivo da Região Nordeste.

    Resposta: Certo


ID
2852401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), de programas de atuação que permitem a promoção do desenvolvimento da região Nordeste, do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), julgue o item a seguir.


Para financiamento de pessoa jurídica, o FNE cobra a taxa de juros SELIC acrescida da inflação medida pelo índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA) e de spread bancário.

Alternativas
Comentários
  • Estudante solitário, ache um amigo para deixar de ser solitário... Vamos contribuir nos comentários...

    Na nova metodologia da composição das taxas de juros do FNE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a parcela prefixada da TLP passam a ser componentes do cálculo. Sobre a parcela prefixada da TLP incidirão fatores, como o Coeficiente de Desequilíbrio Regional (CDR), o bônus de adimplência e o fator do programa (alinhado ao tipo de operação ou finalidade de uso do financiamento), resultando nas novas taxas.

    Fonte: https://www.bnb.gov.br/noticias/-/asset_publisher/x8xtPijhdmFZ/content/fne-reduz-taxas-de-juros-em-2018/50120?inheritRedirect=true

  • Nos dias atuais esses empréstimos não deveriam ser pela TLP, que segue a SELIC!?
  • Galera. vamos fazer comentários referente as questões para ajudar a coleguinha aqui

  • Nenhum investimento é remunerado juntando a SELIC com o IPCA.
  • Alguém mais poderia ajudar com mais informações?!
  • Operações de crédito nunca SOMAM IPCA + SELIC+ SPREAD e sim SELIC+SPREAD


ID
2852410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere aos programas financiados pelo BNB, julgue o próximo item.

Os recursos do FNE são destinados, principalmente, para o financiamento do setor de comércio e serviços.

Alternativas
Comentários
  • A Cespe colocou como CERTA mas muita gente, inclusive eu, entramos com recurso.

    A Cespe baseia sua assertiva numa tabela no site do BNB que mostra realmente o 30% dos recursos ser destinados para "comercio e serviços"


    Na minha opinião tem pelo menos tres questões que irão mudar o gabarito (provavelmente para anulação)

    1) Comercio e serviços estão juntos nessa tabela mas não na realidade

    2) Na mesma tabela Agricultura e pecuária são consideradas separadas mas se considerar juntas, como é o correto, o montante de recursos que recebem supera de longe o 40%

    3) E mais importante, na própria lei que institui e regula o FNE se indica como prioritários os setores da produção,e em especial a agropecuária, como alvo dos recursos arrecadados.


    Gabarito proposto ERRADO

  • Provido de recursos federais, o FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.

    Fonte: https://www.bnb.gov.br/fne

  • Os recursos do FNE são destinados, principalmente, para o financiamento do setor de comércio e serviços.

    certo

  • Vai ficar brigando com a Banca? Seu item 1 já desqualificaria seu recurso.

ID
2852419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere aos programas financiados pelo BNB, julgue o próximo item.

O estabelecimento de convênios no âmbito dos programas de ciência, tecnologia e inovação tem sido afetado devido ao grande número de instituições que possuem restrição ao crédito.

Alternativas
Comentários
  • "estudante solidário" vai escrever um livro de autoajuda, na moral,cara... a galera vem aqui pra ver os comentários e estudar, cria uma pagina no face e faz isso ai q vc quer...um coaching uma autoajuda pra concursos.

    Aqui nao é lugar SÓ para isso...começa vc mano, posta o comentario da resposta e embaixo joga esse paragrafo de efeito ai...

  • Certo...interpretação de texto

  • Alguem poderia ajudar?
  • Um dos pre-requisitos para que as organizações consigam financiamento e apoio nos bancos é nao estar com restrição de crédito, é assim pra todo mundo. Como alguem com restrição de crédito consegue fazer um financiamento?

    Teve até o caso da socielite lá, que pegou emprestimo tando no spc, E deu um rolo danado.

  • Alguém poderia explicar com base em mais informações, por favor :(

ID
2852422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere aos programas financiados pelo BNB, julgue o próximo item.

Os recursos setoriais estabelecidos de acordo com as diretrizes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) podem ser utilizados para o financiamento da indústria de defesa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    4.5 - RESTRIÇÕES ao financiamento com recursos do FNE- Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste:

    Não constituem objeto de financiamento com recursos do FNE:

    k) Fabricação e comercialização de armas, EXCETO quanto a empresa homologada e credenciada pelo Ministério da Defesa como “Empresa de Defesa” ou “Empresa Estratégica de Defesa”;

    Em geral, não é permitido o financiamento à fabricação e comercialização de armas com recursos subsidiados pelo governo; no entanto, a questão abordou uma exceção a essa regra.

    Fonte: www.bnb.gov.br/documents/80786/208762/ProgramacaoFNE2019abril_04042019.pdf/93948df2-35d2-e2c6-6fa7-a140e75032a9

  • Gabarito: Certo

    para complementar

    A reunião foi para apresentar aos atuais gestores da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod)/Ministério da Defesa os principais instrumentos de ação da Autarquia, que podem contribuir para a ampliação de projetos do setor no Nordeste. Os Fundos de Desenvolvimento (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), responsáveis pela atração de empreendimentos para a Região, contam, respectivamente, com recursos de R$ 642 milhões e R$ 23,7 bilhões em 2019. A indústria da Defesa é parte das prioridades setoriais de aplicação dos recursos do FDNE para este ano.

    fonte: sudene.gov.br/institucional/comunicacao/noticias/61-investimentos/1198-projetos-da-industria-da-defesa-sao-tema-de-encontro


ID
2852470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), julgue o próximo item.

As empresas instaladas em municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais incluídos na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) podem ser beneficiadas com os recursos do FNE.


Alternativas
Comentários
  • Questão literal do art. 5º. da Lei 7827/89:

    Art. 5° Para efeito de aplicação dos recursos, entende-se por:

    II – Nordeste, a região abrangida pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além das partes dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo incluídas na área de atuação da Sudene;

    Gabarito- Certa

  • Para fim de aplicação dos recursos do FNE, além dos estados do Nordeste, são beneficiados também parte de Minas Gerais e de Espírito Santo que estão incluídas na área de atuação da Sudene.

    Resposta: Certo

  • FNE caiu matando nessa prova. Não passei por conta disso sai errando tudo de FNE. Mais de 10 questões.


ID
2852473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), julgue o próximo item.

Entre as fontes de recursos do FNE incluem-se os financiamentos obtidos em entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, nos quais incide o imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro (IOF).

Alternativas
Comentários
  • É o IPI.

  • owh preguiça do cão de classificar as questões no assunto correto hein qc!!!!! e a gnt ainda tenta ajudar, msm assim n consertam!!!!!!

  • Art. 6° Constituem fontes de recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste:

    I - 3% (três por cento) do produto da arrecadação do imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza e do imposto sobre produtos industrializados, entregues pela União, na forma do art. 159, inciso I, alínea c da Constituição Federal;

    II - os retornos e resultados de suas aplicações;

    III - o resultado da remuneração dos recursos momentaneamente não aplicados, calculado com base em indexador oficial;

    IV - contribuições, doações, financiamentos e recursos de outras origens, concedidos por entidades de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras;

    V - dotações orçamentárias ou outros recursos previstos em lei.

    Parágrafo único. Nos casos dos recursos previstos no inciso I deste artigo, será observada a seguinte distribuição:

    I - 0,6% (seis décimos por cento) para o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte;

    II - 1,8% (um inteiro e oito décimos por cento) para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste; e

    III - 0,6% (seis décimos por cento) para o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.

    ERRADO NÃO TEM O IOF

  • ERRADO: por conta do IOF

  • Constituem fontes de recursos do FNE:

    Resposta: Errado

  • Entre as fontes de recursos do FNE incluem-se os financiamentos obtidos em entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, nos quais incide o imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, no entanto não tem IOF