( F ) Uma estrutura de telhado projetada com ângulo de inclinação igual a 45º não atenderia um projeto que prevê instalação de telhas cerâmicas cuja especificação do fabricante é que a inclinação mínima seja de 30%.
( V ) Os sistemas de impermeabilização ditos flexíveis compreendem o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração que podem ser divididos em dois tipos: moldados no local, chamados de membranas e também os pré-fabricados, chamados de mantas.
( V) Contramarco é a moldura, normalmente pré-moldada, de concreto, alumínio ou madeira, utilizada como definição do vão para a instalação da esquadria, para que esta não seja chumbada diretamente na alvenaria.
(F ) A impermeabilização rígida é aquela que torna a área aplicada impermeável pela inclusão de aditivos químicos, aliado à correta granulometria dos agregados e redução da porosidade do elemento, entre outros. Os impermeabilizantes ditos rígidos trabalham junto com a estrutura, devido ao seu alto grau de aderência.
Impermeabilização rígida
Não apresentam características de flexibilidade compatíveis e aplicáveis às partes construtivas, não sujeitas à movimentação.
(F ) As tintas acrílicas e pva podem ser utilizadas praticamente para as mesmas finalidades apesar de terem com solventes produtos diferentes.
Tinta acrílica: Excelente lavabilidade. Á base de água. Alvenarias interiores e exteriores, sinalização horizontal em ruas, estradas e pistas de pouso. Base de PVA (PoliVynil Acetate);
Tinta Latex: Não é lavável. Á base de água. Alvenarias interiores, reboco, massa acrílica, texturas, concreto, fibrocimento (não pode contato com água). Alto teor de óleo de linhaça acrescido de pigmentos.