SóProvas



Questões de Museologia

  1. Questões de Conceitos Fundamentais
    1. Questões de Conceitos e Definições de Museologia
    2. Questões de História da Museologia
    3. Questões de Ciências Auxiliares: Antropologia, Arqueologia e História
    4. Questões de Ciências da Informação: Museologia, Biblioteconomia, Arquivologia e Documentação
    5. Questões de Colecionismo
    6. Questões de Memória e Patrimônio Cultural
    7. Questões de Órgãos de Fomento e Controle da Museologia
  2. Questões de Tipologias de Museus
    1. Questões de Centros de Memória
    2. Questões de Museus de Arte
    3. Questões de Museus Históricos
    4. Questões de Museus de Ciências
    5. Questões de Museus Temáticos
    6. Questões de Museus Etnográficos
    7. Questões de Museus de História Natural
    8. Questões de Museus Digitais e Virtuais
    9. Questões de Ecomuseus
  3. Questões de Museografia
    1. Questões de Conceituação e Terminologia
    2. Questões de Arquitetura de Museus
    3. Questões de Expografia: Concepção, Produção e Montagem de Exposições
    4. Questões de Ações Educativas em Museus
    5. Questões de Conservação e Preservação Museológica
    6. Questões de Segurança e Gestão de Riscos em Museografia
    7. Questões de Planejamento Museológico: Diagnóstico e Plano Museológico
  4. Questões de Arte e Musealização
    1. Questões de História da Arte
    2. Questões de Processos de Produção, Circulação e Acumulação da Arte
    3. Questões de Mecenato e Patronato
  5. Questões de Documentação Museológica
    1. Questões de Coleta, Aquisição e Formação de Coleções
    2. Questões de Caracterização, Classificação, Definição de Categorias e Registro dos Objetos Museais
    3. Questões de Arranjo de Coleções e Tesaurização
  6. Questões de Legislações e Normas Técnicas Museológicas
    1. Questões de Legislação de Incentivo
    2. Questões de Legislação de Patrimônio

ID
392803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O primeiro curso de museologia do Brasil foi criado por Gustavo Barroso no Museu Histórico Nacional.

Alternativas
Comentários
  • O Curso de Museologia da Escola de Museologia da UNIRIO foi o primeiro Curso nesta area criado no Brasil e tambem o mais antigo das Américas. A ideia de um Curso de Museus remonta a criaçãoo do Museu Historico Nacional MHN, idealizado por Gustavo Dodt Barroso, político e escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos intelectuais mais atuantes da vertente regionalista e nacionalista das primeiras décadas do século XX.

    Fonte:
    http://www.unirio.br/museologia/nummus/75anos.htm
  • Segundo a pesquisa da professora Leticia julião, no texto apontamento sobre a história dos museus, escreve que o museu historico nacional contribuiu para a instalação do curso de museologia e foi criado sobre a orientação de Gustavo Barroso. 


ID
392806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

Nos gabinetes de curiosidades, predominavam as coleções principescas, compostas de pinturas e esculturas da arte erudita.

Alternativas
Comentários
  • Os Gabinetes de Curiosidades ou Os quartos das Maravilhas designam os lugares em que durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e séculos XVII, se colecionavam uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animalia, vegetalia e mineralia; além das realizações humanas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabinete_de_curiosidades


    Os gabinetes de curiosidades são os antecessores dos museus de arte. Este termo designava os lugares em que, durante a época de grandes explorações e descobrimentos dos séculos 16 e 17, colecionavam-se uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos, instrumentos tecnicamente avançados ou amostras de quadros e pinturas. Eles desapareceram durante os séculos 18 e 19, e foram substituídos por instituições oficiais e coleções privadas. Os objetos considerados mais interessantes foram transferidos para museus de artes e de história natural que começaram a ser fundados.

    Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/CCSP%2B_gabinete_curiosidades.html


    Os museus são instituições possuidoras de coleções emanadas de três grandes vertentes de objetos: objetos sacralizados, objetos do estranhamento e objetos do cotidiano. Entre os primeiros estariam os museus de arte, arqueológicos e de história nacional; os segundos incluiriam os museus etnográficos, os jardins botânicos e zoológicos. Os museus científicos, derivados dos gabinetes de curiosidades e museus de história natural são inicialmente da vertente do estranhamento, do exótico, passando, através do positivismo, a adquirir também uma certa aura de sacralidade.

    Fonte: http://www.mast.br/pdf/livro_de_resumos_iv_siam_volume_1_final.pdf


  • As coleções principescas, surgidas a partir do século XIV, passaram a ser enriquecidas, ao longo dos séculos XV e XVI, de objetos e obras de arte da antigüidade, de tesouros e curiosidades provenientes da América e da Ásia e da produção de artistas da época, financiados pelas famílias nobres. Além das coleções principescas, símbolos de poderio econômico e político, também proliferaram nesse período os Gabinetes de Curiosidade e as coleções científicas, muitas chamadas de museus. fonte: JULIÃO, 2009.
  • gabinetes ≠ coleções príncipescas

ID
392809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O Museu do Louvre é considerado o primeiro museu aberto ao público a apresentar as características principais dos museus atuais.

Alternativas
Comentários
  • Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico. O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural. O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda). Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York. No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

    Fonte: http://portaleduc.com.br/datas-comemorativas/maio/museus



ID
392812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado em Ouro Preto – MG, o Museu da Inconfidência, que, apesar desse nome, não possui acervo, abriga um mausoléu que guarda os despojos dos inconfidentes.

Alternativas
Comentários
  • O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidencia Mineira, movimento pela Independencia do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataide e Aleijadinho.

  • Formado por mais de quatro mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Representantes da produção humana em face de suas necessidades de sobrevivência, deleite e comunicação, os objetos estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.

    É possível verificar vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.

    A importância dos objetos de arte que compõem a atual exposição chama a atenção também por sua autoria. Ali estão obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.

    Merecem particular atenção coleções como a de partituras levantadas por Francisco Curt Lange, pesquisador que descobriu um século de musicalidade que era ignorada pelos especialistas brasileiros e os processos judiciais referentes às ações que tiveram curso nos séculos XVIII e XIX, altamente reveladores sobre o núcleo urbano mineiro nos séculos XVIII e XIX.

    O núcleo inicial do acervo do Museu da Inconfidência procedeu de três fontes principais: Museu Arquidiocesano de Mariana, Museu Vicente Racioppi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir daí ele foi se ampliando por meio de compras e doações.

    Fonte: http://www.museudainconfidencia.gov.br/interno.php?pg=acervo_descricao_geral



ID
392815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Criado por Dom João VI, o Museu Real deu origem ao atual Museu Nacional localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Nacional é um órgão destinado à difusão científica e cultural que atua na interface memória e produção científica. É um dos mais importantes  da América Latina, sendo a primeira instituição científica do país e o maior museu de história natural da América Latina.

    Criado por D. João VI, em 6 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à UFRJ em 1946. Está localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.