SóProvas



Questões de Tipologias de Museus


ID
392806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

Nos gabinetes de curiosidades, predominavam as coleções principescas, compostas de pinturas e esculturas da arte erudita.

Alternativas
Comentários
  • Os Gabinetes de Curiosidades ou Os quartos das Maravilhas designam os lugares em que durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e séculos XVII, se colecionavam uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animalia, vegetalia e mineralia; além das realizações humanas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabinete_de_curiosidades


    Os gabinetes de curiosidades são os antecessores dos museus de arte. Este termo designava os lugares em que, durante a época de grandes explorações e descobrimentos dos séculos 16 e 17, colecionavam-se uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos, instrumentos tecnicamente avançados ou amostras de quadros e pinturas. Eles desapareceram durante os séculos 18 e 19, e foram substituídos por instituições oficiais e coleções privadas. Os objetos considerados mais interessantes foram transferidos para museus de artes e de história natural que começaram a ser fundados.

    Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/CCSP%2B_gabinete_curiosidades.html


    Os museus são instituições possuidoras de coleções emanadas de três grandes vertentes de objetos: objetos sacralizados, objetos do estranhamento e objetos do cotidiano. Entre os primeiros estariam os museus de arte, arqueológicos e de história nacional; os segundos incluiriam os museus etnográficos, os jardins botânicos e zoológicos. Os museus científicos, derivados dos gabinetes de curiosidades e museus de história natural são inicialmente da vertente do estranhamento, do exótico, passando, através do positivismo, a adquirir também uma certa aura de sacralidade.

    Fonte: http://www.mast.br/pdf/livro_de_resumos_iv_siam_volume_1_final.pdf


  • As coleções principescas, surgidas a partir do século XIV, passaram a ser enriquecidas, ao longo dos séculos XV e XVI, de objetos e obras de arte da antigüidade, de tesouros e curiosidades provenientes da América e da Ásia e da produção de artistas da época, financiados pelas famílias nobres. Além das coleções principescas, símbolos de poderio econômico e político, também proliferaram nesse período os Gabinetes de Curiosidade e as coleções científicas, muitas chamadas de museus. fonte: JULIÃO, 2009.
  • gabinetes ≠ coleções príncipescas

ID
392809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O Museu do Louvre é considerado o primeiro museu aberto ao público a apresentar as características principais dos museus atuais.

Alternativas
Comentários
  • Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico. O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural. O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda). Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York. No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

    Fonte: http://portaleduc.com.br/datas-comemorativas/maio/museus



ID
392812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado em Ouro Preto – MG, o Museu da Inconfidência, que, apesar desse nome, não possui acervo, abriga um mausoléu que guarda os despojos dos inconfidentes.

Alternativas
Comentários
  • O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidencia Mineira, movimento pela Independencia do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataide e Aleijadinho.

  • Formado por mais de quatro mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Representantes da produção humana em face de suas necessidades de sobrevivência, deleite e comunicação, os objetos estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.

    É possível verificar vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.

    A importância dos objetos de arte que compõem a atual exposição chama a atenção também por sua autoria. Ali estão obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.

    Merecem particular atenção coleções como a de partituras levantadas por Francisco Curt Lange, pesquisador que descobriu um século de musicalidade que era ignorada pelos especialistas brasileiros e os processos judiciais referentes às ações que tiveram curso nos séculos XVIII e XIX, altamente reveladores sobre o núcleo urbano mineiro nos séculos XVIII e XIX.

    O núcleo inicial do acervo do Museu da Inconfidência procedeu de três fontes principais: Museu Arquidiocesano de Mariana, Museu Vicente Racioppi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir daí ele foi se ampliando por meio de compras e doações.

    Fonte: http://www.museudainconfidencia.gov.br/interno.php?pg=acervo_descricao_geral



ID
392818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado no município de Petrópolis – RJ, o Museu Imperial foi criado para a comemoração do centenário da independência do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Imperial foi inaugurado em 16 de março de 1943, com um significativo acervo de peças relativas ao período imperial brasileiro.

    Fonte:

    http://www.museuimperial.gov.br/

ID
392821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

O Museu Paraense Emílio Goeldi, criado no final do século XIX, abriga importante acervo sobre a história da região amazônica.

Alternativas
Comentários
  • O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.
    Está localizado na cidade de Belém, Estado do Pará, região amazônica.
    Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.


    Fonte: http://www.museu-goeldi.br/institucional/index.htm

ID
392833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de museus de história natural.

Atualmente, os museus de história natural são denominados ecomuseus.

Alternativas
Comentários
  • Ecomuseu é um tipo de museu cuja filosofia e princípios de atuação são norteados por essa ideologia e filosofia denominada

    Nova Museologia. O conceito de ecomuseu ultrapassa as fronteiras de um museu clássico de coletar objetos para que as comunidades aprendam sobre elas mesmas ou outros povos. Está baseado na memória coletiva das comunidades e engloba os lugares, as cerimônias e as relações sociais.

    O ecomuseu envolve todo o patrimônio cultural e natural da comunidade. Para Bellaigue (1992), são características para a constituição de um ecomuseu:

    (1) identificar um território e seus habitantes, além de seus desejos e necessidades;

    (2) atuar com os habitantes da comunidade, já que estes são os verdadeiros herdeiros do passado e atores do presente;

    (3) admitir que não seja necessário uma coleção para a existência de um museu.


    MUSEU TRADICIONAL = edifício + coleção + público

    ECOMUSEU/ MUSEU NOVO = território+ patrimônio+ população (com unidade)


    Fonte: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/21758/21758_4.PDF


ID
392836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de museus de história natural.

Os museus de história natural restringem-se a jardins zoológicos e jardins botânicos.

Alternativas

ID
392896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Mesa Redonda de Santiago do Chile estabeleceu, em 1972, o conceito de Museu Integral, de acordo com o qual cada país deve ter um museu responsável pela preservação da história de seu povo.

Alternativas
Comentários
  • Museu integral = proporciona "a comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural”

    Museu integral = “novo museu”

    Museu integral = uma instituição ao serviço e inseparável da sociedade que lhe dá vida. Capaz de estimular em cada comunidade uma vontade de ação, aprofundando a consciência crítica de cada um dos seus membros. Buscando os fundamentos da ação nas condições históricas de desenvolvimento de cada comunidade. A este museu, compete igualmente uma prática direta nos processos de desenvolvimento fazendo uso da interdisciplinaridade em particular na área das ciências humana.

    Fonte: http://ensaiosmuseologicos.blogspot.com.br/2011/08/museologia-social-formacao-de-um.html


ID
392902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da relação entre museu e sociedade, julgue os itens que se seguem.

O Museu da Maré, localizado na Favela da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, é exemplo de museu comunitário, dedicado à memória da população que habita o seu entorno.

Alternativas
Comentários

  • O Museu da Maré, fundado no dia oito de maio de 2006, surgiu a partir do desejo dos moradores de terem o seu lugar de memória, um lugar de imersão no passado e de olhar para o futuro, na reflexão sobre as referências dessa comunidade, das suas condições e identidades, de sua diversidade cultural e territorial.

    A intenção do Museu da Maré é romper com a tradição de que as experiências a serem rememoradas e os lugares de memória a serem lembrados são aqueles eleitos pela versão oficial, “vencedora”, da história e por isso, uma versão que limita as representações da história e da memória de grandes parcelas da população.  Por isso, o Museu da Maré, como uma iniciativa pioneira no cenário da cidade, se propõe a ampliar o conceito museológico, para que este não fique restrito aos grupos sociais mais intelectualizados e a espaços culturais ainda pouco acessíveis à população em geral. A favela é lugar de memória e por isso nada mais significativo do que se fazer uma leitura museográfica a partir de tal percepção.
    http://www.museudamare.org.br/joomla/

ID
392905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da relação entre museu e sociedade, julgue os itens que se seguem.

Os museus comunitários têm por finalidade a preservação da identidade sociocultural de determinada comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Museus comunitários, aos ecomuseus, museus de territórios, museus vivos, museus de percurso, etc, que contribuem para o enraizamento das populações no seu meio / ambiente de vida, para o fortalecimento do sentido de pertencimento a um lugar e a uma comunidade, para a coesão e para a harmonia social.

    Fonte: http://ecomuseuamazonia.blogspot.com.br/p/iv-eimec.html

ID
405841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museologia, julgue os itens seguintes.

Constituem tipos de museus: museus de arte, os históricos, os de ciência, os especializados e os museus ao ar livre.

Alternativas

ID
807472
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os museus são instituições públicas ou privadas que estão voltadas ao benefício social, à produção do conhecimento e ao lazer. Quando pensamos no público dos museus, estamos nos referindo

Alternativas

ID
848839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museus e museologia, julgue os itens que se seguem.

O museu de ciência e tecnologia é composto por bens culturais que se apresentam mediados pela tecnologia de interação cibernética (Internet).

Alternativas
Comentários
  • Praticamente todo museu hoje é convidado a usar plenamente o uso da tecnologia da comunicação e TI para melhor apresentar e gerenciar seu acervo, se ainda não o faz. Mas isso não significa que tal uso implique ser o museu ser DE temática científica e tecnológica. 


ID
848845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museus e museologia, julgue os itens que se seguem.

A palavra museu designa o conjunto de objetos organicamente acumulados pelas instituições contemporâneas.

Alternativas

ID
848857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da utilização das novas tecnologias da informação nos
museus, julgue os próximos itens.

A criação de museus virtuais decorre das grandes transformações tecnológicas iniciadas no século passado, quando surgiram os primeiros computadores.

Alternativas

ID
848860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da utilização das novas tecnologias da informação nos
museus, julgue os próximos itens.

Aplica-se aos acervos digitais ou digitalizados a mesma política de aquisição e descarte instituída para os demais patrimônios musealizados por uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • A digitalização de acervos é uma das ferramentas essenciais ao acesso e à difusão dos acervos arquivísticos, além de contribuir para a sua preservação, uma vez que restringe o manuseio aos originais, constituindo-se como instrumento capaz de dar acesso simultâneo local ou remoto aos seus representantes digitais como os documentos textuais, cartográficos e iconográficos em suportes convencionais, objeto desta recomendação.

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/recomenda/recomendaes_para_digitalizao.pdf



ID
1599478
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo Isabel André e Alexandre Abreu, em Dimensões e espaços da inovação social (2006), “inovação social implica sempre uma iniciativa que escapa à ordem estabelecida, uma nova forma de pensar ou fazer algo, uma mudança social qualitativa, uma alternativa – ou até mesmo uma ruptura – face aos processos tradicionais (...). (...) apresenta-se como uma manifestação do(s) sujeito(s) (...), supõe uma atitude crítica e o desejo de mudar (...). (...) pode manifestar-se nas políticas que se dirigem à inclusão de pessoas ou coletivos de base territorial.” Relacionando-se esse conceito à Museologia, onde ele é mais facilmente aplicado / encontrado?

Alternativas

ID
1599490
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Nas últimas décadas do século XX e, sobretudo, no início do XXI, se disseminaram na América Latina e particularmente no Brasil formas inovadoras de museus e de práticas museológicas. A experiência sobre o território mediada pelos museus é analisada no âmbito das relações humanas que nele sucedem e a museologia passa a estudar os processos de reconciliação do humano com o meio ambiente integral. Considerando as relações humanas com o meio nestes “novos museus”, entre as alternativas abaixo apresentadas, em que tipo de museus essas tendências podem ser claramente identificadas?

Alternativas

ID
1599496
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Como resultado da primeira conferência da Década das Nações unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Declaração de Ahmedabad enfatiza o potencial de ação que possui a educação para mobilizar as pessoas em prol de estilos de vida e políticas sustentáveis. “Educação para a vida; educação pela vida; educação através da vida": as palavras de Ghandi representam o ideal de uma educação participativa e permanente. Ainda segundo a Declaração de Ahmedabad, para se alcançar um suposto desenvolvimento sustentável embasado na promessa do aumento da qualidade de vida, é preciso promover o empoderamento de todas as pessoas, segundo princípios de igualdade e de justiça social, e a mesma afirma que a chave deste empoderamento é a educação orientada para a ação.


A partir das considerações da citada Declaração, nos países pobres, como os museus do presente podem contribuir para o amplo acesso aos recursos naturais e promover a sustentabilidade por meio da educação permanente?

Alternativas

ID
1704946
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um curador de uma coleção de Mastozoologia está organizando uma nova exposição temática para o museu de história natural. Idealmente, ele deverá ter uma formação:

Alternativas
Comentários
  •  Mastozoologia, é o ramo da zoologia que se ocupa do estudo dos mamíferos. Assim o curador precisará entender dessa área.

     


ID
1704949
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Um pesquisador está preparando uma exibição num museu de história natural com base em uma coleção de fósseis. Para isso, ele e sua equipe deverão dominar os seguintes assuntos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A formação teórica dos visitantes é irrelevante para o trabalho do pesquisador e de sua equipe.

     


ID
1720450
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo o guia Centros e Museus de Ciência do Brasil 2009 publicado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, pela Casa da Ciência/UFRJ e pelo Museu da Vida, há cerca de 200 museus e espaços de ciência no Brasil.

As alternativas a seguir indicam alguns dos principais museus de ciência brasileiro, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
1720474
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Uma questão importante nos museus de ciência é o papel que deve desempenhar os mediadores ou monitores (explainers, em inglês). Isto levou alguns dirigentes de museus de ciência, entre os quais Antonio Carlos Pavão, do Espaço Ciência de Pernambuco, a reavaliar a função mais importante do mediador dentro destes espaços. Pavão cunhou uma nova proposta guia para os museus de ciência: “explainers-on".

Dentro desta concepção a principal função do mediador é: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    "Em contextos como os descritos anteriormente é que o papel dos monitores (explainers) ganha significado todo especial. Não bastam cenários fantásticos, experimentos sofisticados, exposições mais criativas; todos têm um valor intrínseco, sem dúvida. Mas, não há como duvidar do poder da linguagem do mediador. Por sua intervenção competente, os visitantes são estimulados a interagirem uns com os outros (social-on) e com o objeto do conhecimento (hands-on/minds-on/hearts-on). Ao estimular essas trocas, o monitor favorece a criação de um espaço de comunicação e interlocução de saberes. Esta proposta, que aqui, por analogia, denominamos de explainers-on, reconhece o papel do monitor dentro do museu como instrumento interativo por excelência, com potencial invejável para mediar processos de construção do conhecimento. Não se trata de oferecer respostas, mas de estimular a crítica, a curiosidade e a indagação. De fato, os centros e museus de ciência são locais de aprendizagens, entretanto isso não é o essencial neles."


ID
1720477
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A museóloga e pesquisadora Marília Xavier Cury publicou, no ano 2000, um documento no qual definiu museus e museus/centros de ciência, buscando fazer as distinções entre esses dois tipos de espaços culturais.

Em 2008, Adriana Vicente da Silva de Souza, com base no estudo de Cury e em sua experiência em um centro de ciência no Rio de Janeiro, buscou tornar ainda mais claras as distinções entre o que chamou de museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência.

Com relação à diferença conceitual entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência, tendo como base a proposta feita por Adriana Vicente da Silva de Souza, analise as afirmativas a seguir: 

I. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência é a questão do acervo. Os museus tradicionais possuem um acervo histórico, o qual tem como meta principal preservá-lo. Já os museus/centros interativos de ciência não possuem um acervo histórico; seu acervo consiste de um conjunto de aparatos interativos.

II. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros de ciência interativo está no método de trabalho, em particular na forma de pensar a interação sujeito-objeto. O objeto sai de algo físico para o pensamento do visitante. O principal objeto do museus/centros interativos de ciência são as possibilidades de interação intelectual e afetiva entre o visitante e o tema exposto.

III. Os museus e centros de ciência interativos constituem-se em um avanço na forma de pensar a relação de ciência e público. Pensam não somente em mostrar o saber historicamente acumulado, mas em provocar o debate em torno desse saber. Nos museus/centros interativos de ciência temos a possibilidade de perturbar o equilíbrio entre os fatos diários e as novas formas de pensamento propostas pela ciência e pela técnica.

Assinale: 

Alternativas

ID
1720489
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao papel dos museus de ciência e inclusão social, analise as afirmativas a seguir.

I. O Projeto Clicar destacou-se como projeto de inclusão social e digital, oferecendo atividades de educação não-formal, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

II. Não há no país uma iniciativa que ofereça atividades sistemáticas de divulgação científica para pessoas portadoras de deficiências visuais.

III. A contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais garante o sucesso de atividades de divulgação científica para deficientes auditivos.

Assinale: 

Alternativas

ID
1720492
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) fez um levantamento sobre centros e museus de ciência brasileiros.

No que se refere a tal levantamento, analise as afirmativas a seguir. 

I. O levantamento não inclui zoológicos, jardins botânicos e planetários, que são computados nos levantamentos feitos pelas associações específicas.

II. O número de museus e centros de ciência no Brasil tem se mantido estável na última década.

III. A ABCMC alertou para a distribuição desigual dos centros e museus de ciência brasileiros, observando-se uma concentração no Sudeste.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Logo na apresentação do Guia, encontra-se: 

    Se somarmos zoológicos, jardins botânicos, planetários, aquários, museus de história natural e outros espaços que exploram a ciência e a tecnologia, esse número ultrapassa 200, dos quais 190 estão registrados nesta versão atualizada do guia que está em suas mãos. Logo, letra A está errada.

     

    Um aspecto que chama a atenção, no entanto, é a distribuição desigual desses espaços de ciência no país: a região Sudeste concentra 112 das organizações listadas nesta edição; o Sul, 41. Já nas demais regiões o número é bastante reduzido: Nordeste, 26; CentroOeste, 5; Norte, 6. Logo, letra C está correta.


ID
1720504
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Adriana Vicente da Silva de Souza, em 2008, analisou 23 museus e centros interativos de ciência no Brasil, e traçou um perfil – ainda que não exaustivo – desses espaços em nosso país.

Com relação às características de um museu e centro interativos de ciência, segundo o estudo aqui mencionado, assinale a afirmativa incorreta

Alternativas

ID
1720510
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Equipes de alguns museus e centros de ciência no mundo defendem que esses espaços não devem discutir temas controversos da ciência..

Com relação à discussão sobre o dever dos museus de ciência em cobrir temas controversos, analise as afirmativas a seguir. 

I. Os museus de ciência da América Latina não cobrem temas controversos, visto que isto poderia afetar a imagem da ciência local.

II. Os pressupostos do CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) podem trazer barreiras para uma proposta bem consolidada de educação em ciências, no contexto da educação formal e não formal.

III. As temáticas controversas, que podem estimular uma visão crítica e uma maior participação dos visitantes, são difíceis de explorar, mas têm potencial de suscitar o interesse do público.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
2026495
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No Brasil o Museu Real ou Museu Nacional foi criado nos moldes europeus. Sendo considerado nossa primeira instituição científica, e hoje o maior museu do país. Teve por núcleo uma pequena coleção de história natural, conhecida, antes da criação do museu, como “Casa dos Pássaros”. Em relação ao Museu Nacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2026519
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

Os museus de etnografia nasceram separadamente daqueles de “arte”, sobretudo dos de “arte antiga”, Vários museus surgiram no século XIX, grandemente incentivados pelas recém - fundadas Sociedades de Etnografia.

I. A pedra de toque, a “civilização” por excelência era aquela do observador, a cultura europeia do século XIX.

II. O Museu Pigorini, de Roma, criado por um padre, englobava a Etnografia e a pré-história.

III. A Mesopotâmia e a Palestina tiveram no século XIX, uma grandeza que nunca mais conheceram, ambas patrocinadas sobre tudo pelos ingleses e franceses.

IV. A publicação em 1852 da obra “Teoria da Evolução” de Herbert Spencer muito influenciou a Arqueologia, a História e a Antropologia de forma geral.

Alternativas

ID
2026561
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Enumere, por ordem cronológica, os museus que surgiram no Brasil no final do século XIX.

( ) Museu Paulista.

( ) Museu do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.

( ) Museu Paranaense.

( ) Museu Emilio Goeldi.

( ) Museu do Exercito.

Alternativas

ID
2270095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

Os museus universitários surgiram de coleções científicas e classificatórias, e não no âmbito acadêmico, não tendo, por isso, compromisso direto com o ensino, a pesquisa e a extensão.

Alternativas

ID
2270392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito das coleções biológicas didáticas e científicas, julgue o item a seguir.

O taxidermista, ao assumir a função de curador de coleções científicas, passa a ser o responsável pela identificação taxonômica de cada espécime incorporado à coleção.

Alternativas

ID
2371513
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Os primeiros museus científicos eram expressões de orgulho das nações nos seus sucessos tecnológicos e afirmações da ordem natural das coisas, tanto científica quanto social [...] Mostravam a cultura material da ciência [...] a um público que poderia não compreender, mas que ficaria de qualquer modo impressionado e inspirado.”

(Gregory e Miller, 1998: 200.)

Muitas funções e objetivos dos museus universitários e científicos foram se modificando ao longo do tempo. Analise as afirmativas, tendo em vista essas funções e os objetivos atuais dos museus.

I. Os museus devem exercer apenas funções didáticas e internas, ligadas à conservação, e divulgação de descobertas científicas relevantes.

II. Os museus científicos podem direcionar suas atividades à comunidade acadêmica e também para a sociedade como um todo.

III. Esses museus têm como uma de suas missões constituir a “face visível” da universidade para o grande público.

IV. Cabem aos museus apoiar e incentivar junto à universidade, os jovens que tenham aptidão e talento para as atividades científicas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
2576056
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Assinale a alternativa que reúne três espaços científico-culturais vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Alternativas

ID
2576062
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

De acordo com a publicação A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros: percepção pública da C&T no Brasil – 2015 (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2017) o percentual de brasileiros que visitaram Museu ou Centro de Ciência e Tecnologia nos 12 meses anteriores à pesquisa foi de:

Alternativas

ID
2576077
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome de um museu participante do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia – OMCC&T.

Alternativas

ID
2576080
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Resultados de pesquisa que levantou a opinião de visitantes maiores de 15 anos, frequentadores dos museus participantes do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T), são apresentados na publicação Museus e seus visitantes: pesquisa perfil-opinião 2013 (COSTA et.al, 2015). Assinale a alternativa que contém a média obtida junto ao total dos respondentes que declararam estar acompanhados por crianças de 0 a 6 anos.

Alternativas

ID
3597343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de conceitos e práticas relacionadas aos museus, à museologia e aos patrimônios cultural e natural, julgue o item a seguir. 


A coleção inicial do Museu Real, atual Museu Nacional — fundado em 1818 por D. João VI e situado na Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro — era constituída de pinturas e esculturas pertencentes à família real.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Na verdade o dito Museu é um (ou era, uma vez que pegou fogo), de história natural e antropológico.


ID
3597394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de conceitos e práticas relacionadas aos museus, à museologia e aos patrimônios cultural e natural, julgue o item a seguir. 


Em razão da popularização dos computadores, a tendência de visitação a museus presenciais no Brasil é decrescente.

Alternativas

ID
3597580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, referentes às novas práticas museais.


Há uma multiplicidade de conceitos de museu virtual, situação que dificulta a definição epistemológica desse fenômeno. É correto afirmar, contudo, que o museu virtual lida com documentos eletrônicos, o que desafia algumas categorias de documentação museológica, como procedência e autenticidade.

Alternativas

ID
3597601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, referentes às novas práticas museais.


O ecomuseu, definido por Hugues de Varine e George Henri Rivière, constitui uma prática social estruturada a partir da relação entre determinado grupo social, determinado patrimônio e determinado território.

Alternativas

ID
3651514
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Museu-Casa consiste numa experiência museológica que tem se desenvolvido nos últimos decênios, tendo se tornado uma categoria reconhecida pelo ICOM através de um comitê específico no final dos anos 1990. Podemos melhor defini-lo através da seguinte sentença:

Alternativas

ID
3651523
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os jardins botânicos, zoológicos e oceanários se enquadram sumariamente na tipologia dos:

Alternativas

ID
3651526
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Uma tipologia mais recente de museu surgiu com o advento da internet e o desenvolvimento da programação digital: são os Museus Virtuais. Assinale a opção que NÃO corresponde a alguma(s) de sua(s) característica(s):

Alternativas

ID
3651529
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os franceses Hugues de Varine – criador do termo ECOMUSEU, André Desvallées e Georges Henri Rivière envolveram-se na exploração dessa forma experimental de museu, abrindo caminhos para uma nova perspectiva acerca do campo museológico. Os três conceitos fundamentais da ecomuseologia, em analogia aos museus clássicos com seus edifícios, coleções e visitantes, são:

Alternativas

ID
3651532
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Nos últimos anos temos observado um fenômeno de transformação do papel dos museus no mundo contemporâneo, que pode ser sintetizado em três exemplos:


I – A incorporação das técnicas de mercado na difusão e promoção das atividades museológicas;

II – A edificação do museu como obra de arte;

III – O turismo utilizando o museu como lugar privilegiado.


Considerando a relação entre museus e turismo cultural, expostas nas sentenças II e III, selecione a instituição que mais se aproxima destas qualidades:

Alternativas

ID
5284825
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo Amanda Tojal, os Museus de Ciências foram os pioneiros tanto no Brasil quanto no exterior a

Alternativas

ID
5408803
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A função social dos museus é uma discussão reiterada e nunca esgotada, pois, se ele é inteiramente ligado a (quase que condicionado por) aspectos tangíveis como a edificação, as salas, vitrines e coleções, é exatamente nele que tudo é desfuncionalizado e reinventado ao se inserir em uma nova ordem simbólica (DELOCHE, 2010, p. 13). É também um domínio das imaterialidades. Sobre o tema, analise os itens abaixo:


I. O nascimento dos museus está ligado ao reconhecimento oficial do caráter sagrado de traços que definem o humano: seu reconhecimento como único e atemporal e de cada um dos seres como possuidores da humanidade em si dá um sentido semelhante às suas obras e a elas o poder de nos tornarem mais humanos quando em contato com seus repositórios por excelência, os museus.

II. Muito se fala, portanto, sobre a função social dos museus, mas é preciso delimitá-la bem. Foi depois da Mesa-Redonda sobre o Papel do Museu na América Latina, organizada pela UNESCO, em Santiago do Chile – 1972, que o ICOM, em mais uma atualização de seu conceito de museu, incluiu a ideia de instituição “a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”.

III. O papel social e educativo do museu é unicamente o de conservar e preservar a memória de uma coletividade, possibilitando que ela fique devidamente armazenada em local seguro.

IV. A função da instituição museu tem como componentes o perfil preservacionista, científico e educativo (BRUNO, 1995, p. 65), e a função social se realizaria na intersecção de duas outras, a científica e a educativa, ao “propiciar a compreensão sobre o patrimônio / herança e o exercício da cidadania”.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas