SóProvas



Questões de Conceitos e Definições de Museologia


ID
392803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O primeiro curso de museologia do Brasil foi criado por Gustavo Barroso no Museu Histórico Nacional.

Alternativas
Comentários
  • O Curso de Museologia da Escola de Museologia da UNIRIO foi o primeiro Curso nesta area criado no Brasil e tambem o mais antigo das Américas. A ideia de um Curso de Museus remonta a criaçãoo do Museu Historico Nacional MHN, idealizado por Gustavo Dodt Barroso, político e escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos intelectuais mais atuantes da vertente regionalista e nacionalista das primeiras décadas do século XX.

    Fonte:
    http://www.unirio.br/museologia/nummus/75anos.htm
  • Segundo a pesquisa da professora Leticia julião, no texto apontamento sobre a história dos museus, escreve que o museu historico nacional contribuiu para a instalação do curso de museologia e foi criado sobre a orientação de Gustavo Barroso. 


ID
392806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

Nos gabinetes de curiosidades, predominavam as coleções principescas, compostas de pinturas e esculturas da arte erudita.

Alternativas
Comentários
  • Os Gabinetes de Curiosidades ou Os quartos das Maravilhas designam os lugares em que durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e séculos XVII, se colecionavam uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animalia, vegetalia e mineralia; além das realizações humanas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabinete_de_curiosidades


    Os gabinetes de curiosidades são os antecessores dos museus de arte. Este termo designava os lugares em que, durante a época de grandes explorações e descobrimentos dos séculos 16 e 17, colecionavam-se uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos, instrumentos tecnicamente avançados ou amostras de quadros e pinturas. Eles desapareceram durante os séculos 18 e 19, e foram substituídos por instituições oficiais e coleções privadas. Os objetos considerados mais interessantes foram transferidos para museus de artes e de história natural que começaram a ser fundados.

    Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/CCSP%2B_gabinete_curiosidades.html


    Os museus são instituições possuidoras de coleções emanadas de três grandes vertentes de objetos: objetos sacralizados, objetos do estranhamento e objetos do cotidiano. Entre os primeiros estariam os museus de arte, arqueológicos e de história nacional; os segundos incluiriam os museus etnográficos, os jardins botânicos e zoológicos. Os museus científicos, derivados dos gabinetes de curiosidades e museus de história natural são inicialmente da vertente do estranhamento, do exótico, passando, através do positivismo, a adquirir também uma certa aura de sacralidade.

    Fonte: http://www.mast.br/pdf/livro_de_resumos_iv_siam_volume_1_final.pdf


  • As coleções principescas, surgidas a partir do século XIV, passaram a ser enriquecidas, ao longo dos séculos XV e XVI, de objetos e obras de arte da antigüidade, de tesouros e curiosidades provenientes da América e da Ásia e da produção de artistas da época, financiados pelas famílias nobres. Além das coleções principescas, símbolos de poderio econômico e político, também proliferaram nesse período os Gabinetes de Curiosidade e as coleções científicas, muitas chamadas de museus. fonte: JULIÃO, 2009.
  • gabinetes ≠ coleções príncipescas

ID
392809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da origem e da história dos museus, julgue os itens a seguir.

O Museu do Louvre é considerado o primeiro museu aberto ao público a apresentar as características principais dos museus atuais.

Alternativas
Comentários
  • Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico. O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural. O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda). Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York. No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

    Fonte: http://portaleduc.com.br/datas-comemorativas/maio/museus



ID
392812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à história dos museus brasileiros.

Localizado em Ouro Preto – MG, o Museu da Inconfidência, que, apesar desse nome, não possui acervo, abriga um mausoléu que guarda os despojos dos inconfidentes.

Alternativas
Comentários
  • O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidencia Mineira, movimento pela Independencia do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataide e Aleijadinho.

  • Formado por mais de quatro mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Representantes da produção humana em face de suas necessidades de sobrevivência, deleite e comunicação, os objetos estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.

    É possível verificar vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.

    A importância dos objetos de arte que compõem a atual exposição chama a atenção também por sua autoria. Ali estão obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.

    Merecem particular atenção coleções como a de partituras levantadas por Francisco Curt Lange, pesquisador que descobriu um século de musicalidade que era ignorada pelos especialistas brasileiros e os processos judiciais referentes às ações que tiveram curso nos séculos XVIII e XIX, altamente reveladores sobre o núcleo urbano mineiro nos séculos XVIII e XIX.

    O núcleo inicial do acervo do Museu da Inconfidência procedeu de três fontes principais: Museu Arquidiocesano de Mariana, Museu Vicente Racioppi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir daí ele foi se ampliando por meio de compras e doações.

    Fonte: http://www.museudainconfidencia.gov.br/interno.php?pg=acervo_descricao_geral



ID
392863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação cultural brasileira, julgue os próximos itens.

São princípios fundamentais dos museus a valorização e a preservação do patrimônio cultural e ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  São princípios fundamentais dos museus: 

    I – a valorização da dignidade humana; 

    II – a promoção da cidadania; 

    III – o cumprimento da função social; 

    IV – a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental; 

    V – a universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural; 

    VI – o intercâmbio institucional. 

    Parágrafo único.  A aplicação deste artigo está vinculada aos princípios basilares do Plano Nacional de Cultura e do regime de proteção e valorização do patrimônio cultural.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm


ID
392878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

Os museus são resultado de práticas sociais complexas, voltadas para o presente e o futuro das gerações.

Alternativas
Comentários
  • Eles passaram a ser percebidos como práticas sociais complexas, que se desenvolvem no presente, para o presente e para o futuro, como centros (ou pontos) envolvidos com criação, comunicação, produção de conhecimentos e preservação de bens e manifestações culturais.

    https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2010/01/politica_nacional_museus.pdf

ID
392887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

O movimento pela Nova Museologia defende a consolidação da função social dos museus.

Alternativas
Comentários
  • Um movimento de nova museologia tem a sua primeira expressão pública e internacional em 1972 na “Mesa- Redonda de Santiago do Chile” organizada pelo ICOM. Este movimento afirma a função social do museu e o caráter global das suas intervenções.

    Fonte:

    http://www.revistamuseu.com.br/

ID
392890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

De acordo com a Declaração de Québec, a ecomuseologia e a museologia comunitária constituem ações para a consolidação da Nova Museologia.

Alternativas
Comentários
  • Verificando que mais de quinze anos de experiências de nova museologia – ecomuseologia, museologia comunitária e todas as outras formas de museologia ativa – pelo mundo foram um fator de desenvolvimento crítico das comunidades que adotaram este modo de gestão do seu futuro.

    fonte
    http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/museologia/quebec.htm


  • Declaraçãode Quebec, Canadá, 1984:

    nesseevento manteve-se a ideia de museu e patrimônio como um instrumentoa serviço do desenvolvimento humano, conforme proposto anteriormentena Declaração de Santiago. A partir dele, foi criado, em 1985, oMovimento Internacional para uma Nova Museologia (Minom).

    Fonte:http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
392893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Declaração de Caracas, de 1992, inovou ao defender que os museus deixassem de se preocupar com a preservação dos acervos para concentrar suas atividades na elaboração de projetos pedagógicos e expositivos.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Caracas, Venezuela, 1992:

    essa declaração procurou atualizar os conceitos do documento de Santiago e estabeleceu que os museus não são apenas fontes de informação ou instrumentos a serviço da educação, mas devem se constituir em espaços e

    meios de comunicação, servindo de interação entre a sociedade e os processos e produtos culturais.

    Fonte:http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf



ID
392977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de pesquisa museológica, julgue os itens a seguir.

A produção científica nos museus distingue-se da pesquisa realizada nas universidades em razão de certas peculiaridades do processo de socialização de informações nas instituições museológicas.

Alternativas

ID
392980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de pesquisa museológica, julgue os itens a seguir.

Apesar de o museu constituir um centro produtor de pesquisas, ele próprio não pode ser tomado como objeto de investigação científica.

Alternativas

ID
392983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de pesquisa museológica, julgue os itens a seguir.

A forma de apresentação de um projeto de pesquisa não é tão crucial para o êxito da pesquisa.

Alternativas

ID
405826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

Segundo a concepção moderna, museu é uma instituição cultural com acervos estáticos a espera dos visitantes.

Alternativas

ID
405832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

Museus, bem como arquivos e bibliotecas, podem ser considerados instituições culturais responsáveis pela armazenagem, conservação e divulgação dos acervos coletados ao longo da trajetória das sociedades humanas.

Alternativas
Comentários
  • certa, ja errei isso 2x :(


ID
405835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

O papel social dos museus é expresso no estímulo à participação da comunidade em suas programações e divulgações da cultura entre os diversos segmentos da população, por meio da contemplação das peças expostas.

Alternativas

ID
405862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de legislação cultural, julgue os itens que se
seguem.

Os museus, conforme suas características e o seu desenvolvimento, poderão ter filiais, seccionais e núcleos ou anexos. Seccional é o museu dependente de outro quanto à sua direção e gestão, inclusive financeira, mas que possui plano museológico autônomo.

Alternativas
Comentários

  • Capítulo I – das Disposições Gerais

    Artigo 3º Conforme as características e o desenvolvimento de cada museu poderão existir filiais, seccionais e núcleos ou anexos das instituições.

    Parágrafo único.  Para fins de aplicação desta Lei, são definidos:

    I – como filial os museus dependentes de outros quanto à sua direção e gestão, inclusive financeira, mas que possuem plano museológico autônomo;

    II – como seccional a parte diferenciada de um museu que, com a finalidade de executar seu plano museológico, ocupa um imóvel independente da sede principal;

    III – como núcleo ou anexo os espaços móveis ou imóveis que, por orientações museológicas específicas, fazem parte de um projeto de museu”

    Fonte: http://www.museus.gov.br/os-museus/como-criar-museus/



ID
405943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

Informações gerais, como endereço, acervo, histórico, finalidade, podem ser encontradas em repertórios como os guias publicados pelos museus.

Alternativas

ID
807469
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considere as instituições abaixo.

I - Centros de exposição e laboratórios de interpretação.

II - Instituições que apresentam ou colecionam espécimes vivos, como jardins botânicos e zoológicos, aquários, viveiros etc.

III - Centros de ciências, planetários, arquivos e bibliotecas.

IV - Instituições que colecionam e salvaguardam coleções de bens de interesse cultural.

De acordo com o ICOM (International Coucil of Museums), quais são consideradas de caráter museológico?

Alternativas
Comentários
  • A definição de Museu segundo o Ministério de Cultura – IPHAN/MinC é mais específica:

    “O museu, para os efeitos de lei, é uma instituição com personalidade jurídica, com ou sem fins lucrativos, ou vinculada a outra instituição com personalidade jurídica própria, aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e que apresenta as seguintes características:

    I - o trabalho permanente com o patrimônio cultural, incluindo nessa designação o natural, tangível, intangível, digital,

    genético e paisagístico;

    II - a presença de acervos e exposições colocados ao serviço da sociedade com o objetivo de propiciar a ampliação do

    campo de possibilidades de construção identitária, a percepção crítica da realidade, a produção de conhecimentos e oportunidades de lazer;

    III - o desenvolvimento de programas, projetos e ações que utilizem o patrimônio cultural como recurso educacional,

    turístico e de inclusão social;

    IV - a vocação para a comunicação, a exposição, a documentação, a investigação, a interpretação e a preservação de

    manifestações e bens culturais e naturais;

    V - a democratização do acesso, uso e produção de bens culturais de modo a contribuir para a promoção da dignidade

    da pessoa humana;

    VI - a constituição de espaços de relação e mediação cultural com orientações políticas, culturais e científicas diferenciadas entre si.

    Sendo assim, são considerados museus, independentemente de sua denominação,as instituições ou processos museológicos que apresentem as características acima indicadase cumpram as funções museológicas.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


  • Considera-se o termo Museu em sua abrangência máxima, ainda de acordo como Ministério da Cultura, as diferentes tipologias de acordo com o acervo:


    ANTROPOLOGIA E ETNOGRAFIA: coleções relacionadas às diversas etnias, voltadas para o estudo antropológico e social das diferentes culturas. Ex: acervos folclóricos, artes e tradições populares, indígenas, afro-brasileiras, do homem americano, do homemdo sertão, etc.

    ARQUEOLOGIA: coleções de bens culturais portadores de valor histórico ou artístico, procedente de escavações, prospecções e achados arqueológicos. Ex: artefatos,monumentos, sambaquis.

    ARTES VISUAIS: coleções de pintura, esculturas, gravuras, desenhos, incluindo a produção relacionada à Arte Sacra. Nesta categoria também incluem-se as chamadas Artes Aplicadas, ou seja, as artes que são voltadas para a produção de objetos tais como: porcelana, cristais, prataria,mobiliário, tapeçaria.

    CIÊNCIAS NATURAIS E HISTÓRIA NATURAL: bens culturais relacionados às Ciências Biológicas (Biologia, Botânica, Genética,

    Zoologia, Ecologia etc), às Geociências (Geologia, Mineralogia etc) e à Oceanografia.

    CIÊNCIA E TECNOLOGIA: bens culturais que ilustram acontecimentos ou períodos da História.

    IMAGEM E SOM: documentos sonoros,videográficos, filmográficos e fotográficos.

    VIRTUAL: bens culturais que se apresentam mediados pela tecnologia de interação cibernética (internet)

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
807472
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os museus são instituições públicas ou privadas que estão voltadas ao benefício social, à produção do conhecimento e ao lazer. Quando pensamos no público dos museus, estamos nos referindo

Alternativas

ID
848842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museus e museologia, julgue os itens que se seguem.

A museologia é considerada uma área de conhecimento em construção, cujas bases teóricas ainda não estão consolidadas.

Alternativas

ID
848845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museus e museologia, julgue os itens que se seguem.

A palavra museu designa o conjunto de objetos organicamente acumulados pelas instituições contemporâneas.

Alternativas

ID
848848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os
próximos itens.

A criação e manutenção de museus sempre foi um tema pacífico entre os diversos segmentos da sociedade, desde as primeiras discussões a esse respeito.

Alternativas

ID
848851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os
próximos itens.

O processo de comunicação dos museus restringe-se a exposições de longa duração, temporárias ou itinerantes, uma vez que não se consideram as exposições virtuais uma forma de comunicação dos museus em geral.

Alternativas

ID
848875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

Os profissionais que atuam em museus não estão obrigados a divulgar todo e qualquer tipo de informação ao público ou pesquisador; as informações que possam prejudicar o museu e seu acervo devem ser mantidas em sigilo.

Alternativas
Comentários
  • 8.7 Segurança de museus e de seus acervos

    Informações relativas à segurança dos museus e de coleções e locais privados que se se venha a conhecer no desempenho de

    suas funções devem ser mantidos em absoluto sigilo pelos profissionais de museus.

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf 


ID
848887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

Os museus devem abster-se de adquirir bens culturais de territórios em conflito e respeitar rigorosamente as leis e convenções que versam sobre a importação, a exportação e a transferência de bens culturais ou naturais.

Alternativas
Comentários
  • 6.4 Bens culturais de um país ocupado

    Os museus devem se abster de comprar ou adquirir bens culturais de um território ocupado e respeitar rigorosamente

    as leis e convenções que dispõem sobre a importação, exportação e transferência de bens culturais ou naturais.

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf


ID
849031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da profissão de museólogo, julgue os itens a seguir, com
base na legislação pertinente e no Código de Ética do ICOM para
Museus.

Ensinar a matéria museologia, nos seus diversos conteúdos em todos os graus e níveis, obedecidas as prescrições legais, é atribuição do profissional museólogo.

Alternativas

ID
849034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da profissão de museólogo, julgue os itens a seguir, com
base na legislação pertinente e no Código de Ética do ICOM para
Museus.

De acordo com o que dispõe o Código de Ética do ICOM para Museus, as coletas de campo só devem ser realizadas se houver a intenção de valorizar o patrimônio natural e cultural, levando-se em consideração os pontos de vista das comunidades locais, seus recursos ambientais e suas práticas culturais.

Alternativas
Comentários
  • 3. Coletasde campo

    Se um museu promove coletas de campo deve ter uma política conforme as normas científicas, atendendo às obrigações legais nacionais e internacionais em vigor. As coletas de campo só devem se realizar levando em consideração os pontos de vista das comunidades locais, seus recursos ambientais e suas práticas culturais e fazendo esforços para valorização do patrimônio natural e cultural.

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf


ID
1599442
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O termo “museologia” foi introduzido no Brasil com o Curso de Museus, criado em 1932 no Museu Histórico Nacional(MHN), na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos que se seguiram, diversas foram as acepções conferidas a esse vocábulo e apresentaram-se diferentes correlatos: técnica de museus, museografia, etc. Hoje, o termo Museologia já apresenta uma definição própria no contexto brasileiro que é amplamente aceita no território nacional. Podemos entender a Museologia no Brasil como

Alternativas

ID
1599445
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O livro “Conceitos-chave de museologia", organizado por André Desvallées e François Mairesse e publicado pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, define o termo “musealização" considerando que:


“Segundo o sentido comum, a musealização designa o tornar-se museu ou, de maneira mais geral, a transformação de um centro de vida, que pode ser um centro de atividade humana ou um sítio natural, em algum tipo de museu. A expressão 'patrimonialização' descreve melhor, sem dúvida, este princípio, que repousa essencialmente sobre a ideia de preservação de um objeto ou de um lugar, mas que não se aplica ao conjunto do processo museológico." (DESVALLÉES, André & MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Cultura, 2013. p.56-57).


Sobre a relação entre “musealização" e “patrimonialização", podemos afirmar que

Alternativas

ID
1599454
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A ideia de pesquisa está ligada à produção de conhecimento, e esta noção pode ser empregada nas mais diversas áreas do saber e para as mais diferentes utilidades. Pensar a pesquisa do ponto de vista da “pesquisa científica” implica na produção de conhecimento com base em procedimentos metodológicos e critérios científicos bem determinados. Os museus e aquilo que produzem como conhecimento estão completamente atrelados a processos de pesquisa específicos. Igualmente, a Museologia como disciplina científica vem se desenvolvendo com base na pesquisa sobre os seus próprios métodos e o olhar particular lançado sobre as coisas do real que podemos chamar de “museológico”. Entre os casos descritos abaixo, qual deles NÃO pode ser considerado como referente à “pesquisa museológica”?

Alternativas

ID
1599457
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Por se tratar de um serviço à sociedade, os museus demandam práticas profissionais elevadas. Das alternativas abaixo, qual NÃO deve ser vista como um problema ético?

Alternativas
Comentários
  • questãozinha ordinária: fácil de acertar, mas não ensina nada de bom.

    é claro que gastar do próprio bolso é um problema sim.


ID
1599466
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo a UNESCO, a cultura tradicional e popular forma parte do patrimônio da humanidade, sendo um poderoso meio de aproximação entre os povos e grupos sociais. Possui importância econômica, cultural, social e política, sendo ainda crucial para a afirmação de identidades. Pela definição formulada pela UNESCO, em que se funda a cultura tradicional e popular?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    "Em 1946, um ano após o fim da Segunda Guerra - fruto da exacerbação do etnocentrismo no plano mundial – dá-se a criação da Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization/ Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo por meio da educação, a ciência, a cultura. Dentre as preocupações e atividades da instituição, destacam-se a salvaguarda do patrimônio cultural por meio da preservação das identidades culturais e tradições orais."

    Fonte: IPHAN


ID
1599472
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Brasil possui atualmente cinco manifestações culturais consideradas, pela UNESCO, como Patrimônio Imaterial da Humanidade: a pintura corporal e arte gráfica dos índios Wajãpi, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o frevo pernambucano, a roda de capoeira e o samba de roda do Recôncavo Baiano. Que princípio / conceito encontra-se no cerne dos documentos internacionais e das políticas públicas que lidam com este tipo de patrimônio e qual o seu fundamento?

Alternativas

ID
1599478
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo Isabel André e Alexandre Abreu, em Dimensões e espaços da inovação social (2006), “inovação social implica sempre uma iniciativa que escapa à ordem estabelecida, uma nova forma de pensar ou fazer algo, uma mudança social qualitativa, uma alternativa – ou até mesmo uma ruptura – face aos processos tradicionais (...). (...) apresenta-se como uma manifestação do(s) sujeito(s) (...), supõe uma atitude crítica e o desejo de mudar (...). (...) pode manifestar-se nas políticas que se dirigem à inclusão de pessoas ou coletivos de base territorial.” Relacionando-se esse conceito à Museologia, onde ele é mais facilmente aplicado / encontrado?

Alternativas

ID
1599496
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Como resultado da primeira conferência da Década das Nações unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Declaração de Ahmedabad enfatiza o potencial de ação que possui a educação para mobilizar as pessoas em prol de estilos de vida e políticas sustentáveis. “Educação para a vida; educação pela vida; educação através da vida": as palavras de Ghandi representam o ideal de uma educação participativa e permanente. Ainda segundo a Declaração de Ahmedabad, para se alcançar um suposto desenvolvimento sustentável embasado na promessa do aumento da qualidade de vida, é preciso promover o empoderamento de todas as pessoas, segundo princípios de igualdade e de justiça social, e a mesma afirma que a chave deste empoderamento é a educação orientada para a ação.


A partir das considerações da citada Declaração, nos países pobres, como os museus do presente podem contribuir para o amplo acesso aos recursos naturais e promover a sustentabilidade por meio da educação permanente?

Alternativas

ID
1720441
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Na Europa, a média de visitação a museus/centros de ciência é de 16% da população, referente àqueles que declararam ter visitado tais locais nos últimos 12 meses, segundo enquete feita pelo Eurobarometer e divulgada em 2005.

Assinale a alternativa que indique a média de visitação a museus/centros de ciência no Brasil. 

Alternativas

ID
1720444
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação às motivações que levam as pessoas a irem (ou não irem) a museus e centros de ciência, analise as afirmativas a seguir.

I. Muitas pessoas vão a museus e centros de ciência motivadas pelo desejo de aprender.

II. Muitas pessoas vão a museus e centros de ciência porque acham que é divertido.

III. A falta de acesso é um dos principais obstáculos para a visitação de museus e centros de ciência.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
1720459
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Na década de 1990, Brian Wynne, em seu estudo no Reino Unido sobre o vazamento radioativo de Chernobil, e Steve Epstein, sobre o HIV e a Aids nos Estados Unidos, mostraram resultados que aportam subsídios similares para os divulgadores da ciência.

Com relação ao trecho acima, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1720471
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Jorge Wagensberg, que foi diretor do Museu La Caixa de Barcelona, propõe o que chama de museologia moderna. Com relação à visão de museologia de Wagensberg, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, E. 

    O trabalho do autor não tem como objetivo apontar a função educativa do museu, para ele, a instituição é uma indutora de questionamentos e conversas, assim,  a letra E está errada. 

    Segue o link do texto que provavelmente foi usado para fazer a questão: 

    http://www.museudavida.fiocruz.br/4scwc/Texto%20Provocativo%20-%20Jorge%20Wagensberg.pdf


ID
2026531
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O princípio mais importante dos museus è o de usar a linguagem visual clara e precisa e meios de comunicação que não marginalizem nenhuma das categorias de visitantes. O técnico de museu ou museògrafo, deve forçosamente trabalhar em estreito contato com o pesquisador que programou o serviço a ser executado, para que a proposta inicial seja transmitida de forma clara e objetiva. Assinale a alternativa correta em relação aos estudos de museus do Brasil e do mundo.

I. Há três grandes cursos de formação em estudos de museu (“estudos de museu” e não museologia) na Europa.

II. Os cursos da Europa discutirão sobre tudo, legislação pertinente, relações internas intermuseus, filosofia e política que orienta a preservação dos bens culturais, o uso do museu nas sociedades e noções de museografia.

III. Na Europa, nos EUA, os serviços de museografia são normalmente executados por arquitetos altamente especializados.

IV. No Brasil há dois modelos diversos de cursos, um deles é de graduação, que enfrenta a impossibilidade de formar um especialista e limita-se a fornecer “informações gerais” sobre as disciplinas que estudam o acervo do museu e sobre tais acervos.

Alternativas

ID
2026552
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

As questões do meio ambiente já foram amplamente debatidas no que se refere ao prisma sociológico, do porque desse fenômeno atingiu o Brasil, devastado por madeireiras e queimado, tendo vindo de fora, como quase todo, porém, o caráter denunciador e também modismo. Em relação ao texto do autor Mario Jorge Pires, assinale a alternativa correta.

I. A passagem da indiferença no passado ao modismo presente, não se fez, no Brasil, sem prejuízo de alguma atração. No caso, entrou em baixa tudo que é considerado cultura erudita.

II. Em um mundo cheio de atrativos como a internet, TVs por assinatura, Dvds, um shopping em cada bairro, locadoras em cada esquina entre outras coisas, dificulta a atração de um público a um museu convencional.

III. Sempre haverá administradores de museu cujo discurso inflamado baterá na jurássica tônica da falta de verbas.

IV. Para alguns administradores de museu, o local é apenas, e não tem e nunca terá a preocupação de competir com outras formas de lazeres existentes no mundo contemporâneo.

Alternativas

ID
2026555
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Determinados museus brasileiros e localidades históricas vêm se organizando, a duras penas, para enfrentar uma nova realidade. Em relação ao texto assinale a alternativa correta.

I. A cada ano vem diminuindo o número de visitantes do Museu da Inconfidência e de 1993 para 1994 a visitação diminuiu mais de 90%.

II. As cerimônias da Semana Santa deixaram de ser apenas um acontecimento religioso e se transformaram num evento capaz de mobilizar muitas empresas operadoras dos grandes pólos emissores e ter um fluxo brutal de turistas.

III. Está havendo no Brasil um esboço de resgate da história regional.

IV. Não podemos apenas ressaltar a importância dos museus e localidades históricas, mas também o próprio turismo cultural.  

Alternativas

ID
2026582
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Gastar muitos milhares de dólares para restaurar algum local histórico pode parecer importante a determinados grupos porém para uma administração pública eficiente levara em conta muito mias precariedade de saneamento básico, educação, saúde e abastecimento. Isso não quer dizer que o Estado não deva ter nenhuma participação da iniciativa privada nesta área. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

O desinteresse do empresário __________ em apoiar a ____________ não é bem entendido. Como desenvolveu _________________.

Alternativas

ID
2270029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue o item a seguir.

A metodologia de identificação e registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), embasada no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), tem sido adaptada às ações de museologia social, pois estas favorecem a identificação de referências culturais de natureza material e imaterial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto

     

    "O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Iphan para produzir conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinado grupo social."

     

    Fonte: IPHAN

  • Gab. Certo

    O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Iphan para produzir conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinado grupo social. Contempla, além das categorias estabelecidas no Registro, edificações associadas a certos usos, a significações históricas e a imagens urbanas, independentemente de sua qualidade arquitetônica ou artística


ID
2270032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue o item a seguir.

Ao propor a inclusão de novos objetos — igualdade étnica e de gênero — e temáticas contemporâneas socialmente comprometidas, a museologia social amplia o campo de estudo e de ação museal.

Alternativas

ID
2270035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue o item a seguir.

A museologia social adota uma nova tipologia de museus, classificando-os em museus de território, museus de percurso, museus comunitários e ecomuseus.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Museu tradicional ortodoxo

    Museu tradicional do tipo imperativo

    Museu tradicional com coleções vivas

    Museu virtual

    Museu de território

    Museu comunitário

    Ecomuseu

     


ID
2270038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue o item a seguir.

A ocorrência da ação museal, considerando-se a museologia social como processo ou prática voltada para o desenvolvimento local, independe da existência de museu institucionalizado ou físico.

Alternativas

ID
2270041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere a práticas e processos de museologia social, julgue o item a seguir.

A museologia social rompe com a mentalidade colonizadora que marcou a criação dos primeiros museus brasileiros, ao defender, como etapa do processo de descolonização cultural, o fim dos museus clássicos e das narrativas hegemônicas.

Alternativas

ID
2270077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

A teoria museológica foi criada pelo ICOFOM, na década de 70 do século passado, em decorrência de debates acerca do conceito de museu integral, adotado como campo de conhecimento da museologia.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Santiago, Chile, 1972: a mesa-redonda desse fórum produziu importante documento que ainda hoje, passados quarenta anos, baliza a atividade museológica. Nele foi introduzido o conceito de Museu Integral, que deve levar em consideração a totalidade dos problemas da sociedade e destina-se a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.

    Já o ICOFOM foi criado em junho de 1976 como um forum de discussao e estudo sobre teoria museologica. Nos anos posteriores, a meta era a configuração da museologia como um campo de estudo independente. Ressalta-se a distinção entre a museologia e a museografia. 


ID
2270080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

A Política Nacional de Museus visa construir uma teoria museológica a partir de valores e conceitos norteadores: liberdade de expressão, criação e fruição; diversidade cultural; respeito aos direitos humanos; direito de todos à arte e à cultura; direito à memória e às tradições; e responsabilidade socioambiental.

Alternativas
Comentários
  • A PNM visa a democratização do acesso aos bens culturais produzidos, bem como a democratização dos dispositivos de estimulo e incentivo à dinamica de produção de bens culturais representativos de diferentes grupos sociais e étnicos, de diferentes regioes e localidades existentes no País.

  • entendo que o erro da questão está quando o enunciado afirma que o PNM visa construir uma teoria museológica.


ID
2270089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

O principal objetivo de desenvolver museus comunitários é servir à comunidade em função do desenvolvimento local, pensamento que originou o Movimento Internacional para uma Nova Museologia, em Quebec, no Canadá, na década de 80 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Quebec, Canadá, 1984: nesse evento manteve-se a ideia de museu e patrimônio como um instrumento a serviço do desenvolvimento
    humano, conforme proposto anteriormente na Declaração de Santiago. A partir dele, foi criado, em 1985, o Movimento Internacional para uma Nova Museologia (Minom).

  • Declaração de Quebec - 1984: Documento fundador do MINOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia, a Declaração de Quebec remete à Mesa-Redonda de Santiago do Chile como suas origens. A tomada de posição se baseia na reflexão sobre as transformações ocorridas no cenário museológico internacional. Dela decorrem: o reconhecimento da necessidade de ampliar a prática museológica e de integrar nessas ações as populações; a convocação ao uso da interdisciplinaridade e de métodos modernos de gestão e comunicação; e a priorização do desenvolvimento social
  • O pensamento de desenvolver museus comunitários e servir à comunidade em função do desenvolvimento local, começou a ser refletido em 1972 na mesa de Santiago do Chile.

ID
2270092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a museus e museologia.

Considera-se a ideia de que o processo museológico como ação interativa, enriquecida na dinâmica social, é uma atualização da ideia de fato museal, definido como a relação entre o homem (sujeito que conhece) e o objeto (bem cultural) em um determinado espaço (cenário).

Alternativas

ID
2270173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas para o campo museológico brasileiro, julgue o item a seguir.

A manutenção do Cadastro Nacional de Museus, de competência do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem por objetivo a sistematização de informações sobre o campo museológico brasileiro.

Alternativas

ID
2270176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas para o campo museológico brasileiro, julgue o item a seguir.

Um dos eixos programáticos da Política Nacional de Museus de 2003 refere-se à gestão e à configuração do campo museológico.

Alternativas
Comentários
  • Os 5 eixos estruturantes da II CNC (Conferencia Nacional de Cultura), bem como aquelas que resultaram do processo de construção da Política Setorial Nacional de Museus - PSNM - 2010 a 2020.

    Eixo I – Produção simbólica e diversidade cultural;

    Eixo II – Cultura, cidade e cidadania;

    Eixo III – Cultura e desenvolvimento sustentável;

    Eixo IV – Cultura e economia criativa;

    Eixo V – Gestão e institucionalidade da cultura.

    Os 7 eixos da Política Nacional de Museu, 2003 - PNM.

    1 - Gestão e configuração do campo museológico;

    2 - Democratização e acesso ao bens culturais;

    3 - Formação e capacitação de recursos humanos;

    4 - Informatização dos museus;

    5 - Modernização de infraestrutura museológicas;

    6 - Financiamento e fomento para museus;

    7 - Aquisição e gerenciamento de acervos culturais.


ID
2270179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas para o campo museológico brasileiro, julgue o item a seguir.

A adesão ao Sistema Brasileiro de Museus é facultativa aos museus e às instituições museológicas privadas.

Alternativas

ID
2270227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à atuação do profissional museólogo.

Embora a Lei n.º 7.287/1984 preveja que o planejamento, a organização e a supervisão dos museus sejam atribuições do museólogo, a direção de museus pode ser exercida por qualquer outro profissional.

Alternativas
Comentários
  • A lei que regulamentar a profissão do museologo não cita em nenhum momento quem pode ou não pode ser diretor do museu. o que ela fala é que o museologo pode dirigir museus. Art. 3º - São atribuições da profissão de Museólogo: II - planejar, organizar, administrar, DIRIGIR e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e atividades culturais dos museus e de instituições afins;

ID
2270230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à atuação do profissional museólogo.

O Código de Ética do Conselho Internacional de Museus estabelece as diretrizes básicas para a atuação dos profissionais de museus em geral, não apenas dos museólogos.

Alternativas
Comentários
  • Aqui está se fazendo referência ao Código de Ética do ICOM para Museus, o qual  estipula padrões mínimos para a prática profissional e atuação dos museus e seu pessoal. Não confundir com o Código de Ética Profissional do Museólogo.


ID
2270233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à atuação do profissional museólogo.

Ao museólogo que for membro do Conselho Internacional de Museus é facultativo o cumprimento do Código de Ética do Conselho Federal de Museologia.

Alternativas
Comentários
  • normalmente os códigos deotonlogicos ou de ética esprimem um DEVER para quem estiver ligado a instituição ou órgão, cujo, código é pertencente.

ID
2270236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à atuação do profissional museólogo.

O Conselho Federal de Museologia (COFEM) constitui, em conjunto com os conselhos regionais de museologia, uma autarquia federal com personalidade jurídica de direito público, vinculada ao Ministério do Trabalho.

Alternativas
Comentários
  • UMA QUESTÃO COPIE E COLE!!!

     

    É A LETRA DA LEI EM SUA TOTALIDADE!!

     

    SEGUNDO A LEI Nº 7.287, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1984. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de museólogo,  EM SEU CAPÍTULO III, Seção I:

     

    § 1º Os Conselhos Federal e Regionais de Museologia a que se refere este artigo constituem, em seu conjunto, uma autarquia federal, com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.

  • Existem uma certa lógica nesta questão, já que, o cofem vai regulamentar a profissão e a atuação do museologo. Então, estar ligado ao ministério do trabalho é importante para abordagens de direitos trabalhistas.


ID
2371522
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“No universo da cultura, o museu assume funções as mais diversas e envolventes. Uma vontade de memória seduz as pessoas e as conduz à procura de registros antigos e novos, levando-as ao campo dos museus, no qual as portas se abrem sempre mais. A museologia é hoje compartilhada como uma prática a serviço da vida.”

(Disponível em: http://www.museus.gov.br/os-museus/.)

Nessa expansão dos museus e de sua função enquanto instituição surge uma questão: quais são os procedimentos para a criação de um museu? Assinale a única alternativa correta em relação a essa questão.

Alternativas

ID
2576083
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo a publicação Museus e seus visitantes: pesquisa perfil-opinião 2013” (COSTA et.al, 2015), a média obtida junto ao total dos respondentes que possuem pós-graduação corresponde a:

Alternativas

ID
3569740
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre o museu como espaço cultural e educativo na atividade turística, analise: 


I. O museu pode ser um espaço alternativo para passeio em período de férias ou visita alternativa nos intervalos de trabalho. 

II. O museu deve estar a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público. 

III. Como instituição, o museu deve estar aberto à pesquisa dos testemunhos materiais do homem e de seu entorno que os adquire, conserva e comunica. 

IV. Uma visão interdisciplinar e organizacional aprimorada, nos leva a uma relação maior com a atividade do turismo e do lazer, que contam cada vez mais com os museus.   

Estão corretas apenas as alternativas: 

Alternativas

ID
3597493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, referentes às novas práticas museais.


A nova museologia, movimento surgido na década de 70 do século passado, provocou o desenvolvimento de novas experiências museológicas, que criaram mecanismos de inclusão social. No Brasil, contudo, não há registro de práticas museológicas similares, mesmo no caso de museus comunitários.

Alternativas

ID
3598696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de conceitos e práticas relacionadas aos museus, à museologia e aos patrimônios cultural e natural, julgue o item a seguir. 


O fato museal, conceito cunhado por Waldisa Russio, só se concretiza em um contexto musealizado, ou seja, o fato museal só ocorre em museus do tipo tradicional.

Alternativas

ID
3621043
Banca
NC-UFPR
Órgão
UNILA
Ano
2014
Disciplina
Museologia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo, tendo como parâmetro sua coerência com as propostas presentes na Carta de Petrópolis, documento que lançou bases para a construção de uma Política Nacional de Educação Museal. 


1. A Metodologia Triangular deve ser a base para as ações educativas desenvolvidas em museus de arte.

2. A missão da área educacional deve ser definida a partir da missão institucional do museu.

3. A ação educacional é parte importante para o desenvolvimento do processo museológico.

4. É necessário que se promova, periodicamente, estudos de público e não público, com caráter qualitativo e quantitativo. 

São coerentes com as propostas da Carta de Petrópolis as afirmativas:

Alternativas

ID
3641608
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Ano
2016
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo o Estatuto dos Museus é INCORRETO afirmar que da difusão cultural e do acesso aos museus:

Alternativas
Comentários
  • O museu dissemina o conhecimento e não restringe.

ID
3651568
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Declaração de Caracas, de 1992, pode ser sintetizada nos seguintes apontamentos:

Alternativas

ID
3684145
Banca
IESES
Órgão
FCC-SC
Ano
2010
Disciplina
Museologia
Assuntos

O termo museografia abrange:

Alternativas
Comentários
  • Letra de lei, colega!

  • Letra de lei, colega!


ID
5284756
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Para Andreas Huyssen, “a planejada obsolescência da sociedade de consumo encontra seu contraponto na implacável museomania” (HUYSSEN, 1997, p. 223).

Refletindo sobre essa asserção, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5284774
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Levando em conta as transformações no campo da museologia ocorridas desde os debates realizados na década de 1970, especialmente a mesa-redonda organizada pela Unesco em cooperação como ICOM, em Santiago de Chile, em 1972, avalie as seguintes mudanças conceituais descritas esquematicamente, e em seguida assinale a opção CORRETA:


1ª. sujeito passivo e contemplativo —> sujeito ativo e transformador da realidade;

2ª. gestão técnica realizada pelo especialista —> participação da comunidade na gestão;

3ª. foco na classificação e guarda das coleções —> ênfase na comunicação do acervo, no acesso e nas necessidades do visitante;

4ª. financiamento a partir de recursos públicos —> financiamento a partir dos recursos da comunidade.

Alternativas

ID
5408764
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Leia o enunciado e responda:

Construção simbólica que se faz em função de um referente. Os referentes podem evidentemente variar em natureza, eles são múltiplos uma cultura, a nação, a etnia, a cor ou o gênero. No entanto, em qualquer caso ela é fruto de uma construção simbólica que os tem como marcos referenciais. No caso específico da cultura, aqui temos um conceito pertinente a:

Alternativas

ID
5408767
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Pode ser entendida como a construção histórica, cultural das diferentes identidades que são construídas desde o nosso nascimento e de todo processo formativo que adquirimos no contexto em que estabelecemos nossas relações. Cada país, região e cidade se desenvolvem culturalmente de formas distintas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através de seus estágios.

    Entretanto, existem algumas divergências com relação ao nome das fases do modelo em cascata.

    Sommerville afirma que esse modelo é composto pelos seguintes estágios:

    • Análise e Definição de requisitos;
    • Projeto de sistema e software;
    • Implementação e testes de unidade;
    • Integração e testes de sistemas;
    • Operação e Manutenção;

    Já Pressman afirma que os estágios são os seguintes:

    • Engenharia de sistemas;
    • Análise;
    • Projeto;
    • Codificação;
    • Testes;
    • Implantação e Manutenção.

    Dito isso, a alternativa erra ao afirmar que requisitos iniciais do softwares são coletados durante a etapa de requisitos. No modelo em cascata o estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. Ou seja, todos os requisitos são coletados e não somente os requisitos iniciais, sendo que apenas inicia-se a fase posterior após conclusão da coleta de todos os requisitos.

    De acordo com Sommerville, na etapa de análise e definição de requisitos, os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema.

    Fonte: tecconcursos


ID
5408770
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre as funções dos museus na contemporaneidade, analise os itens abaixo:


I. A proteção do patrimônio cultural deve ser tratada em uma dimensão humana. As medidas de preservação são fundamentadas pelo poder que os bens culturais carregam, de referência para a identidade dos seres humanos, pelos valores que traduzem ou expressam, pela capacidade de transmitir testemunho ou sentimento.

II. Sabe-se que os museus são apenas lugares de memória, orientados para a consagração, valorização e preservação da herança patrimonial, são espaços para as multidões da mesma forma que abrigam a individualidade, ao mesmo tempo, cenário e palco de local de guarda e conservação.

III. O esforço pela diminuição das desigualdades culturais e a efetiva integração social tem-se tornado um desafio, e o museu vai adquirindo papel de protagonismo no cenário educativo e cultural no Brasil e no mundo.

IV. Ao se colocar em foco a comunicação e educação nas instituições, as coleções e respectiva conservação deixaram de constituir o centro das atenções, deslocando-se para o visitante e a sociedade, estando ao serviço das pessoas.


Analisados os itens é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5408779
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito das novas funções dos museus face a esses desafios, analise os itens a seguir.


I. O museu torna-se um espaço de diálogo permanente com a sociedade e desempenha um importante papel na construção simbólica da identidade social.

II. O museu assume uma função comemorativa e de valorização da dimensão histórica de seu acervo, representativo de uma sociedade e de uma época.

III. O museu adere à lógica empresarial da cultura de massa e visa à economia lucrativa, ao estimular o consumo através de suas lojas, livrarias e restaurantes.

IV. O museu incorpora as novas tecnologias para sua prática nos campos de preservação e gestão, e as redes de comunicação interativas para a relação com o público.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408782
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O museu – etimologicamente da palavra mouseion, a casa das musas – sempre existiu como prática ainda que não nominalmente desta forma. Quando os mais favorecidos financeiramente adquiriam bens de consumo para a indução do poder absoluto e passaram a explorar deste recurso imagético para colocá-los como superiores às classes menos favorecidas, já se constituía a concepção do que hoje conhecemos como museu. Sobre o tema, atribua C para item correto e I para item INCORRETO:


I. Durante longo tempo, os museus serviram para preservar os registros da memória das classes mais abastadas, serviram como dispositivos ideológicos do Estado e também para disciplinar e controlar o passado, o presente e o futuro das sociedades em movimento. (......)

II. O caráter social modificou drasticamente a posição destes espaços/templos, visto que a acessibilidade é crescente e processual, “(...) o museu está passando por um processo de democratização, de ressignificação e de apropriação cultural” (CHAGAS; NASCIMENTO, 2008a, p. 59-60). Porém, é necessário enfatizar que as coleções sempre estiveram ao acesso de todos, mesmo sob esta visão de dominação. (......)

III. Ainda que tenha surgido do colecionismo, impreterivelmente deve-se reconhecer a existência de museus na contemporaneidade que não lidam com a constituição de acervo que precede uma instituição museal. Muito mais do que um espaço de reserva de acervo, hoje os museus são espaços de escolhas, pesquisa e intencionalidades. (.....)

IV. Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público, que adquire, conserva, pesquisa, divulga e expõe, para fins de estudo, educação e lazer, testemunhos materiais e imateriais dos povos e seu ambiente. (.....)


Respondidos os itens a sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
5408788
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Aberto ao público em geral, tratou-se de um encontro de especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas ao campo das políticas culturais e gestão, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates sobre ações políticas, práticas e reflexões históricas e teóricas. A realização é do Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Casa de Rui Barbosa e da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. O evento realizado de 6 a 9 de maio de 2019, no Rio de Janeiro, é a 10ª edição do:

Alternativas

ID
5408821
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo a corrente, a razão, a especulação e o método científico são ferramentas perfeitamente capazes de obter respostas satisfatórias acerca do mundo, sem a necessidade de se recorrer ao sobrenatural. Estamos nos referindo aos:

Alternativas

ID
5408833
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

São funções do museólogo:

Alternativas