- ID
- 543697
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 23ª REGIÃO (MT)
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Visando auxiliar a criança a deixar o hábito de sucção de chupeta, é indicado
Visando auxiliar a criança a deixar o hábito de sucção de chupeta, é indicado
Dentro do gerenciamento do comportamento, existem várias técnicas utilizadas pelo odontopediatra. A técnica que consiste em aprendizado pela observação, em que uma criança apreensiva assiste outra criança, já condicionada, sendo tratada pelo profissional, é conhecida como técnica de :
Entre os determinantes da vulnerabilidade ao HIV e à Aids destacam-se a pobreza, a exclusão de base racial, a rigidez de papéis e condutas nas relações de gênero e a intolerância à diversidade, cujo enfrentamento requer práticas educativas
Em relação ao manejo da criança no consultório, analise as afirmativas abaixo.
I. O nível de diálogo com a criança é seguido de acordo com a idade, a inteligência e a descontração.
II. O contato entre o profissional e o paciente é uma forma importante para criar vínculo de ligação e transmitir confiança.
III. O contato da criança com o instrumental deve ser feito depois do início do tratamento e de forma simples.
IV. O tempo de consulta em odontopediatria, quando se inicia o tratamento propriamente dito, sob anestesia local, deverá ser em torno de 30 minutos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s).
De acordo com a escala de classificação de Frankl, assinale a afirmativa incorreta.
A ocorrência comum de cardiopatias em adultos sugere cuidados em relação aos procedimentos odontológicos. É um procedimento CORRETO em relação aos cardiopatas:
Marque a alternativa que NÃO constitui uma das etapas do método PDCA de gestão da qualidade citado por Couto.
O medo é uma das principais forças motivadoras da conduta humana. Como pode ser classificado o medo em que as crianças ouvem experiências desagradáveis vividas por terceiros, não estando obrigatoriamente ligada à verbalização do problema por parte dos adultos?
Ao realizar a educação de pacientes, é importante lembrar que os pacientes não têm uma grande aceitação em relação às recomendações feitas pelos profissionais de saúde mesmo que tenham uma grave doença. Assim, ao realizar recomendações, deve-se considerar que a mensagem deve fazer algum sentido para quem a está recebendo. O receptor da mensagem deve, portanto, ser capaz de fazer inferências para estabelecer um sentido próprio para a mensagem. Inferência é
A odontohebiatria é um estudo que aborda a necessidade de uma atenção odontológica sobre um grupo de pacientes específicos. Sobre este tema, é correto afirmar que este estudo se fez necessário
Toledo cita que a prótese total em Odontopediatria é um recurso que pode ser utilizado para restaurar a função mastigatória, normalizar a fonação, possibilitar um ajustamento social e emocional da criança, além de proporcionar-lhe uma boa aparência. Sobre este assunto, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas(F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A prótese total pode ser indicada em casos de distúrbios do desenvolvimento, como amelogênese e dentinogênese imperfeitas e enfermidades sistêmicas, como a displasia ectodérmica hereditária.
( ) As próteses totais não impedem o crescimento dos processos alveolares.
( ) Na confecção de uma prótese total para crianças, há a necessidade de se determinar as curvas de compensação - curva de Spee e curva de Wilson - como ocorre no paciente adulto.
( ) Para permitir a acomodação de dentes que estejam irrompendo, o odontopediatra pode fazer desgastes ou cavidades na prótese.
Segundo McDonald, os profissionais da área médica e odontológica estão em posição única para identificar possíveis maus-tratos infligidos à criança. Com relação a este assunto, marque a alternativa incorreta:
Em 1925, Dra Evangeline Jordon preconizou uma técnica não farmacológica de manejo do comportamento no tratamento odontológico da criança. Segundo Corrêa, como se chama esta técnica?
Baseando-se na obra Odontopediatria de Pinto (2010), quais técnicas de relaxamento podem ser aplicadas à criança imediatamente antes da consulta odontológica ou durante a execução dos procedimentos?
Baseando-se em Haddad (2007), quanto a alguns aspectos sobre o aparelho psíquico, é correto afirmar que ele
Avalie as afirmativas abaixo sobre alguns dos aspectos a serem considerados pelo cirurgião-dentista ao atender um paciente com deficiência auditiva.
I. É possível considerar a ausência de relação entre surdez e hipoplasia dental, pois durante o período embrionário, o desenvolvimento do nervo auditivo ocorre depois do desenvolvimento dental.
II. O conhecimento das consequências e implicações psicológicas do deficiente auditivo é muito importante para o cirurgião-dentista, pois associa-se a elas o grau de dependência da criança em relação aos pais.
III. O atendimento odontológico deve ter diretrizes e normatizações bem definidas, devendo-se considerar vários aspectos: os relacionados à inter-relação entre surdez e alterações bucais e dentárias e, os relacionados à forma de atendimento.
IV. O tratamento dental de crianças surdas é muito semelhante àquele realizado em crianças que escutam, e numa primeira consulta, antes da primeira visita do paciente, recomenda-se a realização da anamnese somente com os pais.
Estão corretas as afirmativas
Segundo Haddad (2007), para que se possa conduzir atividades rotineiras de atendimento a pacientes com deficiência mental (DM), é importante avaliar se um indivíduo apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM) ou DM. Para tanto, a DM pode ser categorizada a partir da avaliação do quociente de inteligência (QI). Assinale a alternativa correta quanto ao QI de um paciente com deficiência mental moderada.
A fim de minimizar o bruxismo em pacientes com necessidades especiais, sobretudo paralisia cerebral, recomenda-se bloquear os músculos mastigatórios com o emprego de
A psicologia aplicada à odontologia postula uma visão integrada da unidade corpo-mente do indivíduo, levando-se em consideração as influências do ambiente físico e do meio sociocultural em que está inserido. Compreendem-se fenômenos psicológicos como
A paralisia cerebral é um distúrbio caracterizado por um conjunto de perturbações motoras e sensoriais, persistentes, mas não progressivas do sistema nervoso central. Em relação à paralisia cerebral, marque a afirmativa correta.
Os pacientes com necessidades especiais podem ser classificados em grupos, segundo os comprometimentos e/ou as áreas comprometidas pela patologia, presentes naquele indivíduo. Associe as duas colunas relacionando os desvios apresentados com seus respectivos grupos. A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Paralisia Cerebral
(2) Síndrome de Down
(3) Psicose
(4) Autismo
( ) Defeitos congênitos.
( ) Desvios comportamentais.
( ) Desvios psíquicos.
( ) Defeitos físicos.
Na prática odontológica, o conhecimento sobre alguns aspectos psicológicos relacionados ao paciente com autismo, favorece seu atendimento. Em relação aos pacientes autistas, marque a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas a seguir sobre o controle de comportamento.
I. A contenção física é indicada para pacientes que estejam sistemicamente comprometidos.
II. A contenção física é indicada para pacientes que apresentam retardo mental.
III. A técnica mão sobre a boca é indicada para crianças entre 3 a 7 anos de idade e que não sejam portadoras de deficiência física.
IV. A dessensibilização é uma técnica não aversiva de comportamento, em que se utilizam várias sessões para reduzir o comportamento inadequado.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A respeito do tratamento restaurador atraumático (ART), julgue o seguinte item.
Em alguns casos clínicos, tanto no ART como nas intervenções
minimamente invasivas, instrumentos rotatórios são utilizados
para reduzir o tempo de trabalho e causar menos estresse
e ansiedade nos pacientes.
Com relação aos recursos de manejo do comportamento da criança, julgue o seguinte item.
Ao primeiro contato com uma criança a partir de três anos de
idade, o profissional já deve estar parcialmente paramentado
para iniciar a dessensibilização da criança e introduzir a
familiarização antes do tratamento odontológico. Gorro e
máscara devem ser colocados à medida que, com a técnica de
falar-mostrar-fazer, apresentam-se hierarquicamente os
elementos odontológicos.
Julgue o próximo item, a respeito da estabilização protetora na primeira infância.
A estabilização protetora que restringe a liberdade de
movimentos do paciente é uma alternativa viável para o
manejo de crianças que apresentem comportamento não
colaborativo.
Julgue o próximo item, a respeito da estabilização protetora na primeira infância.
Com relação aos procedimentos recomendáveis para o estabelecimento de uma boa relação profissional versus criança, imprescindíveis para o tratamento odontopediátrico, julgue o item que se segue.
O estabelecimento do contato visual (olho no olho) para dar
instruções garante maior chance de a criança aprender a
cooperar com os procedimentos odontopediátricos.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Por se tratar de criança e considerando o perfil jovem da
técnica em saúde bucal, a melhor maneira de abordagem inicial
seria de forma efusiva, alegre e festiva, para deixar a criança
mais estimulada e facilitar sua ambientação.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Para o preenchimento da ficha clínica, seria fundamental
deixar a criança brincando, entretida com algo, e dirigir-se à
mãe para esta responder com tranquilidade todos os
questionamentos, de modo a se ter uma coleta de dados mais
precisa e que retrate efetivamente a condição clínica da
criança.
Durante a consulta para atendimento odontológico, paciente com 66 anos de idade, sexo feminino, relatou suas angústias e aflições, devido ao seu quadro de doença cardiovascular, que a impediam de viajar com a família. Considere as afirmativas abaixo:
I. No ambiente clínico, a paciente estabelece uma relação de confiança com os profissionais da Equipe de Saúde Bucal (ESB) e sente-se à vontade para expor aspectos de sua vida pessoal.
II. As situações relatadas pela paciente carregam uma carga emocional intensa, o que requer da ESB uma escuta cuidadosa e acolhedora.
III. Os fatos relatados pela paciente não se referem ao tratamento odontológico, assim, a ESB está desobrigada de guardar sigilo.
IV. A ESB atua na intimidade da cavidade bucal da paciente com cuidado e eficiência, e não pode dedicar tempo às suas queixas de ordem familiar.
Está correto o que se afirma APENAS em
O profissional deve tranquilizar o paciente de forma acolhedora, mostrando algumas medidas de biossegurança adotadas no consultório odontológico, como
Durante o acompanhamento do paciente, algumas mudanças de hábitos se fazem necessárias. Na perspectiva da clínica ampliada, são indicadas algumas medidas para reduzir a resistência do paciente às orientações, como
Em relação ao comportamento infantil no consultório odontológico, Wright (1975), propôs três categorias de atitudes que têm uma grande aplicabilidade clínica.
Não faz parte na relação de Wright:
Durante a abordagem do paciente com deficiência física, deve-se:
Assinale a alternativa que não apresenta uma ação de saúde como estratégias para pacientes com necessidades especiais.
As técnicas de abordagem psicológica beneficiam muito o tratamento odontológico dos pacientes com deficiência, favorecendo a comunicação, o controle da ansiedade, do medo e da dor.
Qual das técnicas apresentadas NÃO deve ser utilizada em pacientes com deficiência?
Sobre o acolhimento do paciente, marque a opção correta.