SóProvas



Questões de Comércio Internacional (Exterior)

  1. Questões de A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
  2. Questões de Integração econômica nas Américas: ALALC, ALADI, Mercosul Comunidade Andina de Nações
  3. Questões de SISCOMEX
  4. Questões de Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH)
  5. Questões de Histórico e Teorias do Comércio Exterior Brasileiro e Internacional
  6. Questões de Estrutura do Comércio Internacional
    1. Questões de GATT e OMC
    2. Questões de Blocos Econômicos Regionais e Outros Tratados Internacionais
    3. Questões de Termos Internacionais Comerciais (Incoterms)
  7. Questões de Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro
    1. Questões de Instituições e Órgãos do Comércio Exterior Brasileiro
    2. Questões de Regime Aduaneiro e Tributação
    3. Questões de Drawback
    4. Questões de Exportações e Importações, Operações de Câmbio e Logística Internacional
  8. Questões de Práticas Desleais e Defesa Comercial

ID
8872
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Acordo sobre a Implementação do Artigo VII do GATT ou Acordo de Valoração Aduaneira (AVA) definiu as regras para a valoração aduaneira:Os 6 (seis) Métodos de Valoração Aduaneira previstos no AVA:1º Método - Valor da Transação da Mercadoria Importada2º Método - Valor de Mercadoria Idêntica3º Método - Valor de Mercadoria Similar4º Método - Valor Dedutivo5º Método - Valor Computado6º Método - Critérios razoáveis
  • ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DO ARTIGO VII DO ACORDO GERAL SOBRE PAUTAS ADUANEIRAS E COMÉRCIO DE 1994. Artigo 4.º Se o valor aduaneiro das mercadorias importadas não puder ser determinado por aplicação das disposições dos artigos 1.º, 2.º e 3.º, o valor aduaneiro será determinado por aplicação das disposições do artigo 5.º ou, quando o valor aduaneiro não puder ser determinado por aplicação desse artigo, por aplicação das disposições do artigo 6.º; contudo, a pedido do importador, a ordem de aplicação dos artigos 5.º e 6.º pode ser invertida.Artigo 5.º se refere ao método do VALOR DEDUTIVOArtigo 6.º se refere ao método do VALOR COMPUTADO
  • a) Errada - gastos relativos a carga, descarga e manuseio, associados ao transporte da mercadoria importada atéa entrada no território aduaniero fazem parte do valor aduaneiro.

    b)errada - se não for possível utilizar o método 1(valor de transação) utiliza-se o método 2(valor de transação de mercadorias idênticas)

    c)certa - já comentada

    d)esses custos também integram o valor aduaneiro

    e) o AVA é multilateral e não plurilateral,ou seja, todos os países que fazem parte da OMC são obrigados a obedecê-lo.
  • Alternativa correta é a letra “c”, pois é possível a inversão da ordem desde que mediante concordância da autoridade aduaneira (ato discricionário).

    A alternativa “a” está incorreta porque os referidos gastos integram o valor aduaneiro.

    A alternativa “b” está incorreta porque, na hipótese, deveria ser utilizado o segundo método, ou seja, o valor de importação de mercadorias idênticas.

    A alternativa “d” não pode prosperar porque os valores nela mencionados integram a base de cálculo do imposto de importação, dado que incorridos no exterior.

    A alternativa “e” está incorreta porque o Acordo de Valoração é multilateral e, portanto, obrigatório para todos os membros da OMC


ID
19492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O preço do dólar influencia a economia brasileira em geral e o mercado de capitais em particular. Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais, julgue os itens que se seguem.

Administrado pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), pelo BACEN e pela Secretaria da Receita Federal, o Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) é utilizado para as exportações, mas não vigora para os casos de importações.

Alternativas
Comentários
  • Siscomex ou Sistema integrado de comércio exterior é um sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único, computadorizado de informações.

    Desenvolvido inicialmente pelo departamento de Informatica do Banco Central, é, hoje, mantido pelo SERPRO. O módulo inicial, que abrangia as operações de Exportação, foi lançado em 1993. Em 1997 entrou em produção o modulo Importação. Em outubro de 2006 o modulo Exportação passou por reformulação nas rotinas internas e na forma de acesso, passando para internet.

  • Operando desde 1993 para as EXPORTAÇÕES e desde 1997 para as IMPORTAÇÕES, o Siscomex é administrado pelos chamados órgãos gestores, tais como a Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, a Receita Federal do Brasil - RFB e o Banco Central do Brasil - BACEN.
  • Permite processar o registro de operações de importação e exportação.
  • SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior. Sistemática administrativa que integra as atividades afins da Secretaria do Comércio Exterior (Secex), da Secretaria da Receita Federal (SRF) e do Banco Central, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operações de exportação e importação. O Banco Central é responsável pelo tratamento dos aspectos cambiais.

    FONTE: http://www.bcb.gov.br/GlossarioLista.asp?idioma=P&idpai=GLOSSARIO

ID
20302
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A gestão do SISCOMEX é de competência do

Alternativas
Comentários
  • Siscomex ou Sistema integrado de comércio exterior é um sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único, computadorizado de informações.Desenvolvido inicialmente pelo departamento de Informatica do Banco Central, é, hoje, mantido pelo SERPRO.O módulo inicial, que abrangia as operações de Exportação, foi lançado em 1993. Em 1997 entrou em produção o modulo Importação.Em outubro de 2006 o modulo Exportação passou por reformulação nas rotinas internas e na forma de acesso, passando para internet.Os dados relativos a averbação(peso da carga, quantidade etc) devem ser inseridos no sistema no prazo máximo de 7 dias após a saída do navio no caso de exportação marítima (exceto porto de Vitória, que tem prazo máximo de 4 dias).É através do Siscomex que os interessados ue se emitem e efetuam documentos como: Registro de Exportação, Registro de Venda, Solicitação de Despacho, Licença de Importação e Exportação, entre outros. Saiba...Que o Brasil é o único país do mundo a dispor de um sistema de registro de exportações totalmente informatizado? Pois é, o SISCOMEX EXPORTAÇÃO é isso. Um sistema que permitiu um enorme ganho em agilização, confiabilidade, rápido acesso a informações estatísticas e redução de custos, dentre outras vantagens.
  • De acordo com o próprio site da Receita não existe apenas um órgão gestor,alguém sabe dizer se essa questão foi anulada,segue transcrição abaixo:O Siscomex promove a integração das atividades de todos os órgãos gestores do comércio exterior, inclusive o câmbio, permitindo o acompanhamento, orientação e controle das diversas etapas do processo exportador e importador.O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados ÓRGÃOS GESTORES, que são: a Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, a Receita Federal do Brasil - RFB e o Banco Central do Brasil - BACEN.As operações registradas via Sistema são analisadas online tanto pelos órgãos gestores, quanto pelos órgãos anuentes(ministério da saúde, Polícia Federal,Comando do Exército etc.) que estabelecem regras específicas para o desembaraço de mercadorias dentro de sua área de competência.Fonte:http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Siscomex/siscomex.htm
  • De acordo com a banca e a minha professora de Economia COANA é a resposta certa: Coordenador Geral do Sistema Aduaneiro. Se houvesse Secretaria da Receita Federal seria esta a correta, mas colocaram Secretário. Portanto a COANA que é uma subdivisão dentro da Receita Federal é a correta, pois a palavra Aduaneiro tem a ver com o comércio exterior.
  • Esta mesma questão uma vez deu a resposta certa para:
    Superintendente Regional da Receita Federal, no âmbito de sua Região Fiscal. !!!!!!!!
    e agora confirmou para: Coordenador Geral do Sistema Aduaneiro - COANA.
    Qual é a correta????
  • Compete à Coordenação-Geral do Sistema Aduaneiro - COANA planejar, coordenar, orientar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades relativas ao comércio exterior, no âmbito das atribuições da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
  • O SISCOMEX é gerenciado pela Coordenação Geral de Administração Aduaneira - COANA - que é integrante da Secretaria da Receita Federal.


    Gabarito "C"
  • INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF nº 70 de 10 de dezembro de 1996 -
    Dispõe sobre o acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX

    Art. 4o O nível de acesso observará o conjunto de transações inerentes aos perfis estabelecidos pelo Gestor do SISCOMEX.

    § 2° O titular da Coordenação-Geral do Sistema Aduaneiro-COANA da Secretaria da Receita Federal será o Gestor do SISCOMEX (...)

    Mais informações: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/ins/Ant2001/Ant1997/1996/insrf07096.htm

  • Segundo o decreto 8229/2014 que altera dispositivos no decreto 660/1992, a gestao do SISCOMEX esta a cargo da Comissao Gestora do SISCOMEX (MDIC, MF, SECEX e RFB).

    Art. 3º, § 1º  Compete à Comissão Gestora do SISCOMEX: I - administrar o SISCOMEX;


ID
20599
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Os custos de operação do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) são financiados por

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 9.716, de 26 de novembro de 1998 - Dou de 27/11/98, pág. 1

    Art. 3º Fica instituída a Taxa de Utilização do Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, administrada pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda.

    Fonte: 
    http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/leis/ant2001/lei971698.htm
  • Letra D.


    SISCOMEX : Instrumento de interligação entre a SECEX + SRF + BACEN.

  • É possível achar a resposta da questão apenas observando que o SISCOMEX tem ligação com a RECEITA FEDERAL, pois a única opção que a cita é a letra D. Eskema Palavra-Chave.


ID
21880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

O SISCOMEX - instrumento que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior - processa, de forma exclusiva e obrigatória, as informações por meio de um fluxo único e computadorizado. É administrado pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), pela Secretaria da Receita Federal (SRF) e pelo BACEN, órgãos gestores no comércio exterior. A automação nas operações de exportação e de importação foi implantada no sistema, respectivamente, em 1993 e em 1997. Desde então, para todos os fins e efeitos legais, as guias de exportação e de importação e outros documentos pertinentes vêm sendo substituídos por registros eletrônicos. Com a implantação do SISCOMEX, ocorreu o(a)

harmonização de conceitos utilizados pelos órgãos governamentais brasileiros que atuam na área de comércio exterior.

Alternativas
Comentários
  • Benefícios

    As principais vantagens são:

    • harmonização de conceitos utilizados pelos órgãos governamentais que atuam na área de comércio exterior;
    • ampliação dos pontos de atendimento no País, por meio eletrônico;
    • eliminação de coexistência de controles e sistemas de coleta de dados;
    • simplificação e padronização das operações de comércio exterior;
    • diminuição significativa do volume de documentos;
    • agilidade na coleta e processamento de informações, por meio eletrônico;
    • redução de custos administrativos para todos os envolvidos no Sistema;
    • crítica dos dados utilizados na elaboração das estatísticas de comércio exterior;

    Fonte: http://www.exportnews.com.br/inftec/301099_07.htm
  • Siscomex promoveu a : Padronização , simplificação ,harmonização e atualização