SóProvas



Questões de Arquitetura de Software

  1. Questões de Acessibilidade de Software
  2. Questões de Arquitetura Cliente-Servidor
  3. Questões de Arquitetura em camadas
  4. Questões de COM (Component Object Model)
  5. Questões de Conceitos Básicos em Arquitetura de Software
  6. Questões de E-mag (modelo de acessibilidade de governo eletrônico)
  7. Questões de E-ping (padrões de interoperabilidade de governo eletrônico)
  8. Questões de ECM (Enterprise Content Management)
  9. Questões de ERP (Enterprise Resource Planning)
  10. Questões de ESB (Enterprise Service Bus)
  11. Questões de GED (Gestão Eletrônica de Documentos)
  12. Questões de Interoperabilidade
  13. Questões de MVC (Model-view-controller)
  14. Questões de Padrões de Arquiteturas Corporativas
  15. Questões de Padrões de projeto (Design Patterns)
  16. Questões de Sistemas Distribuídos
  17. Questões de SOA (Service-oriented architecture)
  18. Questões de SOAP (Simple Object Access Protocol)
  19. Questões de Usabilidade
  20. Questões de WebServices
  21. Questões de WorkFlow
  22. Questões de WSDL
  23. Questões de Análise de Requisitos
  24. Questões de Arquitetura da Informação
  25. Questões de Arquitetura de Software
  26. Questões de Arquitetura Orientada a Objetos
  27. Questões de Ciclo de Vida
  28. Questões de DCOM
  29. Questões de E-PWG (Padrões Web em Governo Eletrônico)
  30. Questões de ORACLE
  31. Questões de Portais
  32. Questões de REFATORAÇÃO
  33. Questões de Responsabilidade Social junto aos Deficientes
  34. Questões de Servidores de Aplicação
  35. Questões de Sistemas Operacionais
  36. Questões de CORBA

ID
2326
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A característica que diferencia um sistema em três camadas de um que utilize a arquitetura cliente-servidor é:

Alternativas
Comentários
  • Escalabilidade é uma forma de dividir as terefas. Como as mesmas regras de negócios estão divididas entre vários servidores através do balanceamento de carga, quando um servidor está sobrecarregado ou fora do ar, outro entra em ação para ajudá-lo.
  • Na minha opiniao a letra E tbm esta certa
  • Leandro, a questão pede uma característica que diferencia a arquitetura de 3 camadas da de 2 camadas (Uma observação aqui: quando se fala em arquitetura cliente/servidor NÃO necessariamente significa arquitetura de 2 camadas, como foi confundido pela banca. Isso, especificamente, já foi discutido na lista do TIMasters, inclusive. A arquitetura de 3 camadas é uma arquitetura cliente/servidor (de 3 camadas) e a arquitetura de 2 camadas também é uma arquitetura cliente/servidor (só que de 2 camadas). A banca confundiu e colocou a expressão "arquitetura cliente/servidor" como sendo sinônima de "arquitetura cliente/servidor de 2 camadas", assim como a CESGRANRIO já o fez, anos depois da data desta questão. Acho que eles pensam assim: "o nome cliente/servidor tem 2 palavras, então é uma arquitetura de 2 camadas", o que está errado. Enfim, isso não vem ao caso agora.).
    A letra E está errada por que o fato de você querer utilizar o desenvolvimento do sistema usando componentes não é uma característica exclusiva da arquitetura de 3 camadas não. A utilização de componentes no desenvolvimento é possível para ambas arquiteturas. Já a escalabilidade é possível somente na arquitetura de 3 camadas. 

ID
2329
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O objetivo de uma camada de Middleware em um sistema multicamadas é:

Alternativas
Comentários
  • Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. É utilizado para mor ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Middleware

  • E) disponibilizar classes utilitárias e serviços independentes de plataforma que permitam a obtenção de computação distribuída em ambientes heterogêneos.


ID
5095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Suponha que as empresas parceiras X e Y necessitem trocar entre si, on-line, informações de seus bancos de dados relacionais. As empresas possuem a mesma topologia de rede: acesso à Internet, protegido por um firewall de borda, e servidores de aplicação acessando o banco de dados.

Que solução propicia maior interoperabilidade, segurança e escalabilidade, no caso de inclusão de outras empresas parceiras entre si, separadas globalmente e com servidores de aplicação heterogêneos?

Alternativas
Comentários
  • O LINK PRIVADO DIMINUIRIA A INTEROPERABILIDADE E A ESCALABILIDADE.

ID
5398
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Christopher Alexander afirma: "cada padrão descreve um problema no nosso ambiente e o cerne da sua solução, de tal forma que você possa usar essa solução mais de um milhão de vezes, sem nunca faze-lo da mesma maneira". Muito embora Alexander estivesse falando a cerca de padrões em construções e cidades, o que ele diz é verdadeiro em relação aos padrões de projeto orientados a objeto. Neste caso, as soluções são expressas em termos de objetos e interfaces em vez de paredes e portas, mas no cerne de ambos os tipos de padrões está a solução para um problema num determinado contexto. Quanto à indicação para o uso dos padrões de projeto é FALSO afirmar que o padrão:

Alternativas
Comentários
  • B - Errada

    Factory Method

    Também conhecido como Virtual Constructor, este padrão tem por objetivo definir uma interface para criar um objeto, mas deixar as subclasses decidirem que classe instanciar. O Factory Method permite adiar a instanciação para subclasses.

    Builder

    Use o padrão builder para encapsular a construção de um produto e permitir que ele seja construido em etapas.

ID
5410
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sejam as seguintes características:

I - dispor de protocolo para prover a definição de informações, baseadas em XML, que são utilizadas para troca de informações estruturadas e tipadas, em um ambiente distribuído e descentralizado;

II - dispor de uma linguagem que define uma gramática em formato XML com objetivo de descrever serviços de rede como uma coleção de pontos de comunicação, capazes de trocar mensagens entre si;

III - dispor de um método para descoberta e chamada de Webservices;

IV - dispor de uma ontologia para descrição semântica dos serviços.


Quais destas características estão associadas a Webservices?

Alternativas
Comentários
  • I - dispor de protocolo para prover a definição de informações, baseadas em XML, que são utilizadas para troca de informações estruturadas e tipadas, em um ambiente distribuído e descentralizado; (SOAP)

    II - dispor de uma linguagem que define uma gramática em formato XML com objetivo de descrever serviços de rede como uma coleção de pontos de comunicação, capazes de trocar mensagens entre si; (SOAP)

    III - dispor de um método para descoberta e chamada de Webservices; (UDDI)

    IV - dispor de uma ontologia para descrição semântica dos serviços.

    Sinceramente se ouvesse uma opção com todas as questoes certas escolheria esta, pois "dispor de uma ontologia para descrição semântica dos serviços." pode-se levar a interpretar como função do WSDL, pois é justamente para isso que ela serve (uma linguagem para descrição do serviço)
  • ontologia 
    (onto- + -logia
    s. f.
    1. Teoria metafísica do ser.
    2. [Medicina]  Doutrina (oposta à fisiológica) que abstrai as doenças dos fenômenosregulares da vida.
  • O item III me deixou com dúvidas, pois a afirmativa "Dispor de um método para descoberta e chamada de Webservices" não parece correta, já que UDDI é o método de Descoberta e SOAP o método de chamada!

    As chamadas às operações, incluindo os parâmetros de entrada/saída, são codificadas no protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol, baseado em XML). Os serviços (operações, mensagens, parâmetros, etc.) são descritos usando a linguagem WSDL (Web Services Description Language). O processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services utiliza o protocolo UDDI (Universal Description, Discovery and Integration).

    fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service
  • Em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação, uma ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes. Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre os objetos do domínio.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ontologia_(ciência_da_computação)

  • c-

    A ontologia descreve um domínio de conhecimento através de conceitos e termos, enquanto a base de conhecimento usa estes termos para descrever uma realidade momentânea. Caso esta realidade se modifique, a base de conhecimento também modifica; porém, a ontologia fica mesma, enquanto o domínio for o mesmo.  É uma teoria lógica sobre o significado de um vocabulário formal com um compromisso ontológico para uma conceitualização específica do mundo real. Os modelos são restritos por este compromisso ontológico. A ontologia reflete indiretamente este compromisso pela aproximação dos modelos.