- ID
- 28321
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- REFAP SA
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura de Software
- Assuntos
O estilo arquitetural REST (Representational State Transfer) para WEB tem como característica:
O estilo arquitetural REST (Representational State Transfer) para WEB tem como característica:
A proposta de uma arquitetura orientada a serviços (SOA) prevê uma mudança de foco das aplicações "tradicionais". Este novo paradigma prevê a criação de conjuntos de serviços independentes no lugar de aplicações monolíticas, os quais sejam capazes de interagir entre si e de compor novos serviços de maior granularidade, aumentando a flexibilidade e respondendo de forma mais ágil a mudanças nos cenários de negócio. Qual dos apresentados a seguir NÃO constitui um princípio chave da orientação a serviços?
O conceito de SOA (sigla em Inglês para Arquitetura Orientada a Serviços) surgiu nos últimos anos como um novo paradigma em Tecnologia da Informação. Sobre este tema, são feitas as três afirmativas a seguir.
I - Os portais corporativos são um elemento utilizável na estratégia SOA, principalmente quando implementados com tecnologias que prevêem o uso de portlets que podem ser conectados aos web services disponíveis nas aplicações desenvolvidas.
II - SOA prevê que sejam compostos ou orquestrados diversos serviços, na forma de web services, que juntos podem fornecer rapidamente novas funcionalidades e suportar novos processos; para tal, é importante que os web services disponíveis possuam um baixo nível de acoplamento entre si.
III - O SOA é fundamentalmente um paradigma de uso de tecnologia, que impacta primariamente a área de Tecnologia da Informação das organizações em que é adotado, sendo transparente às demais áreas da organização e não requerendo envolvimento das mesmas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em um ambiente SOA (Arquitetura Orientada a Serviços), mensagens são trocadas entre web services e seus clientes, que podem inclusive ser outros web services, utilizando as especificações UDDI, WSDL e SOAP. Considere que o web service (nó) que origina uma mensagem é chamado de remetente SOAP inicial (initial SOAP sender) e que o web service a que a mensagem se destina em última análise é chamado de destinatário SOAP definitivo (ultimate SOAP receiver). Entre o remetente SOAP inicial e o destinatário SOAP definitivo, zero ou mais intermediários SOAP (SOAP intermediaries) podem ser utilizados. Levando em consideração o que foi exposto, assinale a afirmação correta.
Em relação à SOA ? Service-oriented architecture, considere:
I. A SOA visa otimizar o compartilhamento e reutilização dos componentes de TI através de uma estrutura em que a lógica do aplicativo pode ser decomposta em pedaços ou serviços e serem reutilizados, modificados e aplicados em diferentes áreas dentro e fora da empresa sem ajustar a tecnologia subjacente.
II. Ao contrário das WebServices, na SOA, duas áreas diferentes, com aplicativos e dados diferentes, e possivelmente sistemas operacionais ainda mais diferentes podem compartilhar o serviço sem uma grande quantidade de codificações customizadas para fazê-lo funcionar.
III. Uma empresa pode construir sistemas de TI flexíveis com serviços fortemente acoplados que podem ser compartilhados, modificados e permutados sem enfrentar dificuldades com a customização de tecnologias subjacentes, mesmo, levando em conta a existência de grande quantidade de linhas de códigos da linguagem WSDL.
IV. Um serviço pode ser definido como uma função independente que aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo tal como editar ou processar uma transação e não devem depender do estado de outras funções ou processos.
É correto o que se afirma APENAS em
Sabe-se que SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas. Sobre os princípios básicos da arquitetura SOA é INCORRETO afirmar que
Em relação à componentização, SOA, Web services e sistema distribuído, considere:
I. Ao se projetar um componente reusável, deve-se estar atento para que ele seja tão simples quanto possível. Quando é projetada uma solução baseada em componentes, é possível obter um comportamento comum de modo que vários usuários possam utilizá-la.
II. Na Service-oriented architecture ? SOA, um serviço pode ser definido como uma função independente que aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo tal como editar ou processar uma transação e não devem depender do estado de outras funções ou processos.
III. Um Web Service é uma aplicação lógica, programável, acessível, que usa os protocolos padrão da Internet, para que se torne possível a comunicação transparente de máquina para máquina e aplicação para aplicação.
IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.
Está correto o que se afirma em
Grande parte das implementações de Service-Oriented Architecture (SOA) utilizam web services. Neles, os serviços são descritos em linguagem denominada
Arquitetura orientada a serviço é um novo conceito, no qual cria-se um ambiente de descoberta dinâmico e se faz o uso de Serviços Web através da rede. NÃO é uma tecnologia usada nos serviços Web disponibilizados
Considere as seguintes afirmativas:
I. WSDL é a linguagem XML utilizada pelas interfaces de serviços e pelos acordos de protocolos, entre outros, para descrever o acesso a Web Services.
II. Utilizando o método XSL, os utilizadores de Web Services podem enviar perguntas sob a forma de mensagens DOM ao ponto de registro central a fim de conhecer e se comunicar com os fornecedores de um determinado serviço.
III. SOA é uma linguagem para a conversão e representação de documentos XML que também transforma o código XML em código UDDI.
No âmbito dos Web Services, está correto o que se afirma em
No que concerne a tópicos avançados, julgue os itens
subseqüentes.
Uma arquitetura de software orientada a serviços tem como característica básica livrar-se das funcionalidades implementadas pelas aplicações e revertê-las em serviços, via barramento de serviços em uma computação distribuída.
Com relação a SOA e Web services, assinale a opção correta.
Considere as seguintes assertivas sobre uma arquitetura orientada a serviços (SOA):
I. SOA é apenas uma implementação de Serviços Web, possuindo ambas as mesmas características.
II. As mensagens são o principal meio de comunicação entre os provedores e os consumidores de serviços.
III. SOA não prescreve como projetar ou construir a implementação do serviço.
IV. Quando os serviços são disponibilizados na web, eles são identificados por uma URI.
As assertivas corretas são:
24 Uma das principais características de uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA, na sigla em inglês) é o(a)
No que se refere a arquiteturas e tecnologias de sistemas de informação, julgue os itens de 110 a 120.
Arquitetura orientada a serviços é um novo paradigma em que aplicações são desenvolvidas a partir de serviços, elementos computacionais dependentes de plataforma que são considerados o nível mais avançado de abstração dentro do processo de criação de sistemas de automação de negócios eletrônicos.
A arquitetura de software baseada nos conceitos de aplicação frontend, serviço, repositório de serviços e barramento de serviços para a formação de uma infraestrutura de negócios, é denominada
Entre as principais características da Arquitetura Orientada a Serviços (Service Oriented Architecture - SOA), é correto afirmar que:
Entre os princípios listados a seguir, quais não fazem parte do paradigma de projeto de aplicações baseadas na Arquitetura Orientada a Serviços (Service Oriented Architecture - SOA)?
Assinale quais são os princípios que não fazem parte do paradigma de projeto de aplicações baseadas na Arquitetura Orientada a Serviços (Service Oriented Architecture - SOA):
Acerca de arquitetura orientada a serviços (SOA), desenvolvimento web e interoperabilidade de sistemas, julgue o item abaixo.
SOA é uma arquitetura orientada a serviços, utilizada para interoperabilidade de sistemas por meio de conjunto de interfaces de serviços fracamente acoplados, em que um serviço pode ser descrito como uma representação lógica de uma atividade de negócio que tem um resultado específico, como, por exemplo, um relatório resultante de um data mining.
Julgue os seguintes itens em relação às tecnologias de mercado para o desenvolvimento de aplicações.
Alguns dos princípios arquiteturais de arquiteturas orientadas a serviços (SOA) são: (i) encapsulamento; (ii) fraco acoplamento; (iii) contrato; (iv) reusabilidade; (v) autonomia; e (vi) descobertabilidade. Outros conceitos relacionados a SOA são: (a) protocolo; (b) coordenação; (c) agência; (d) autodescrição; (e) abstração; e (f) composabilidade. A associação entre os princípios e os conceitos a seguir: {(i, e), (ii, d), (iii, a),(iv, f), (v, c), (vi, d)} é mais consistente que a associação {(i, f), (ii, a), (iii, c),(iv, b), (v, d), (vi, e)}.
A Service-Oriented Architecture - SOA trata-se de
I. um conjunto de produtos para implementar aplicativos dinâmicos e ágeis, do tipo loosely couple.
II. uma meta a ser alcançada, ou seja, disponibilizar uma metodologia de implementação que usa padrões e protocolos de linguagem específicos para execução de aplicativos.
III. soluções que não requerem uma renovação completa de tecnologia e de processo de negócios, que devem ser incrementais e baseadas nos investimentos atuais.
IV. uma abordagem de design de sistemas que orientam como os recursos do TI serão integrados e quais serviços serão expostos para o uso.
Está correto o que consta APENAS em
O Service-Oriented Architecture - SOA tem foco tanto nos negócios quanto em tecnologia da informação, sendo que o SOA com foco em negócios normalmente inclui
Com relação a SOA, web services, UDDI, WSDL, SOAP, XML, XSLT, e-ping, SGC, W3C e e-MAG, julgue os próximos itens.
No SOA, os web services permitem que os aplicativos se comuniquem entre si de modo independente da plataforma e da linguagem de programação. Os web services utilizam WSDL para descrever interfaces de aplicativos na linguagem XML.
Com relação a SOA, web services, UDDI, WSDL, SOAP, XML, XSLT, e-ping, SGC, W3C e e-MAG, julgue os próximos itens.
Na visão do SOA, XML e WSDL são padrões abertos que permitem que os serviços se comuniquem de maneira homogênea, independentemente da plataforma de hardware, do sistema operacional e da linguagem de programação nos quais o serviço está implementado.
Sobre a SOA ? Service-oriented architecture, considere:
I. A SOA fornece, essencialmente, uma estrutura na qual a lógica do aplicativo pode ser decomposta em pedaços ou serviços que podem ser reutilizados e modificados e aplicados em diferentes áreas dentro e fora da empresa sem ajustar a tecnologia subjacente, otimizando, dessa forma, o compartilhamento e reutilização dos componentes de TI.
II. Ao contrário das Web Services, na SOA, duas áreas diferentes, com aplicativos e dados diferentes, e possivelmente sistemas operacionais ainda mais diferentes, podem compartilhar o serviço sem uma grande quantidade de codificações customizadas para fazê-lo funcionar.
III. Utilizando a SOA, uma empresa pode construir sistemas de TI flexíveis, com serviços fortemente acoplados que podem ser compartilhados, modificados e permutados sem enfrentar dificuldades com a customização de tecnologias subjacentes, mesmo levando em conta a existência de grande quantidade de linhas de códigos da linguagem WSDL.
IV. Na SOA, um serviço pode ser definido como uma função independente que aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo, tal como editar ou processar uma transação, e não devem depender do estado de outras funções ou processos.
É correto o que consta APENAS em
Acerca de SOA e serviços web, julgue os próximos itens.
O serviço UDDI fornece uma interface para publicar e atualizar informações acerca de serviços web; possibilita pesquisar descrições WSDL pelo nome; provê uma interface que possibilita executar consultas de modo a recuperar uma entidade que corresponda a uma chave ou recuperar entidades que correspondam a um conjunto de critérios de busca.
Acerca de SOA e serviços web, julgue os próximos itens.
O WSDL separa a parte abstrata de uma descrição de serviço da parte concreta; nessa descrição, a parte concreta contém as definições de tipos usados pelo serviço e a parte abstrata especifica como e onde o serviço pode ser contatado. Os documentos WSDL podem ser acessados via um serviço de diretório como o UDDI; as definições WSDL podem ser geradas a partir de definições de interfaces escritas em outras linguagens.
No que diz respeito às arquiteturas orientadas a serviços (SOA - Service-Oriented Architecture), tem-se que
As atividades no âmbito do negócio e as suas interações estão relacionadas, na arquitetura SOA, à característica
Uma arquitetura de software baseada em padrões abertos que permite integrar aplicações novas com as existentes é uma interpretação de SOA para um interlocutor do tipo
Uma equipe de desenvolvimento de software recebeu a
incumbência de desenvolver um sistema com as características
apresentadas a seguir.
* O sistema deverá ser integrado, interoperável, portável e
seguro.
* O sistema deverá apoiar tanto o processamento online, quanto
o suporte a decisão e gestão de conteúdos.
* O sistema deverá ser embasado na plataforma JEE (Java
enterprise edition) v.6, envolvendo servlets, JSP (Java server
pages), Ajax, JSF (Java server faces) 2.0, Hibernate 3.5, SOA
e web services.
O líder da equipe iniciou, então, um extenso processo de
coleta de dados com o objetivo de identificar as condições
limitantes da solução a ser desenvolvida e tomar decisões
arquiteturais e tecnológicas que impactarão várias características
funcionais e não funcionais do sistema, ao longo de seu ciclo de
vida. A partir dessa coleta, o líder deverá apresentar à equipe um
conjunto de informações e de decisões.
Visando ao bom funcionamento do sistema descrito no texto, julgue os itens subsequentes, que tratam de interoperabilidade de sistemas
web em Java.
Para o projeto em tela, é recomendado que se adote uma arquitetura orientada a serviços web (SOA e web services) porque esse tipo de arquitetura facilita o reúso de componentes de software fisicamente distribuíveis, além de ser embasado em ligação estática entre provedores e consumidores de serviço.
Uma equipe de desenvolvimento de software recebeu a
incumbência de desenvolver um sistema com as características
apresentadas a seguir.
* O sistema deverá ser integrado, interoperável, portável e
seguro.
* O sistema deverá apoiar tanto o processamento online, quanto
o suporte a decisão e gestão de conteúdos.
* O sistema deverá ser embasado na plataforma JEE (Java
enterprise edition) v.6, envolvendo servlets, JSP (Java server
pages), Ajax, JSF (Java server faces) 2.0, Hibernate 3.5, SOA
e web services.
O líder da equipe iniciou, então, um extenso processo de
coleta de dados com o objetivo de identificar as condições
limitantes da solução a ser desenvolvida e tomar decisões
arquiteturais e tecnológicas que impactarão várias características
funcionais e não funcionais do sistema, ao longo de seu ciclo de
vida. A partir dessa coleta, o líder deverá apresentar à equipe um
conjunto de informações e de decisões.
A respeito de práticas e técnicas de programação para desenvolver
com segurança o sistema integrado referido no texto, julgue os
próximos itens.
Aplicações web embasadas em SOA são, geralmente, mais vulneráveis a ataques de origem intencional que aplicações web monolíticas; por isso, deve-se adotar no projeto em tela um modelo de desenvolvimento de aplicações com segurança. Para fazer frente a essa característica, deve-se usar a TLS (transport layer sockets), pois ela possibilita obter segurança fim a fim, inclusive em contexto de federação de web services.
Em relação aos serviços e aplicações web, julgue os itens a seguir.
As aplicações web são classificadas em dois grupos: orientadas a apresentação e orientadas a serviço. A primeira classe de aplicação é frequentemente cliente das aplicações orientadas a serviço.
Em relação aos serviços e aplicações web, julgue os itens a seguir.
Utilizando a tecnologia web service, uma aplicação web somente pode invocar outra para efetuar tarefas simples ou complexas se as duas aplicações estiverem escritas na mesma linguagem e rodando em plataformas idênticas.
Em relação aos serviços e aplicações web, julgue os itens a seguir.
Um componente importante da arquitetura de serviços web é formado por um serviço de diretório que armazena descrições de serviços. Esse serviço deve obedecer ao padrão UDDI (universal description, discovery and integration).
Web services é uma tecnologia utilizada para fazer a integração
de sistemas e a comunicação entre aplicações diferentes. Essa
tecnologia possibilita que novas aplicações possam interagir com
aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas
diferentes sejam compatíveis entre si. Os web services são componentes
que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML:
cada aplicação pode ter a sua própria linguagem, que é traduzida para
uma linguagem universal, o formato XML.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
REST (Representationals State Transfer) é uma tecnologia que está sendo utilizada em web services, como substituta das tecnologias SOAP (Simple Object Access Protocol) e WSDL.
A respeito de SOA, de web services e do modelo de
acessibilidade do governo eletrônico, julgue os itens
subsequentes.
Web services pode ser visto como uma possível realização dos aspectos técnicos do paradigma SOA. No entanto, o uso de web services introduz alguns problemas, além de não ser capaz de resolver todos os problemas técnicos, já que suas diversas especificações ainda não são maduras o suficiente para garantir a interoperabilidade entre todos os sistemas.
Considere:
I. Abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis, que podem ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.
II. As funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de componentes e códigos interconectados por alto grau de acoplamento de controle e de dados.
III. É baseada no princípio de processamento centralizado que utiliza o paradigma de dados distribuídos para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços.
Quanto às características da arquitetura orientada a serviços - SOA, é correto o que consta em
Na Arquitetura Orientada a Serviço - SOA, é INCORRETO afirmar que o serviço
Com relação a uma organização cujos sistemas de informação possuam elevado grau de aderência aos princípios da arquitetura orientada a serviços SOA (service oriented architecture), assinale a opção correta.
Acerca da arquitetura orientada a serviços (SOA), assinale a opção correta.
Em termos de tecnologias utilizadas em Web Services, a representação e estruturação dos dados nas mensagens recebidas/enviadas são realizadas por (I) uma linguagem específica; (II) as chamadas às operações, incluindo os parâmetros de entrada/saída, são codificadas por um protocolo específico; (III) os serviços e suas mensagens, independentemente dos formatos de mensagem e dos protocolos de rede envolvidos são descritos usando outra linguagem específica; (IV) o processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services também utiliza um protocolo específico.
Os itens I, II, III e IV, referem-se, respectivamente, a
Acerca de arquitetura orientada a serviços (SOA), análise de pontos de função e padrões de projeto, julgue o item a seguir.
SOA é um paradigma de organização e utilização de competências distribuídas que estão sob o controle de diferentes domínios proprietários. Ela é empregada para a interoperabilidade de sistemas por meio de conjunto de interfaces de serviços fracamente acoplados, em que os serviços não necessitam de detalhes técnicos da plataforma dos outros serviços para a troca de informações a ser realizada.
Acerca da arquitetura orientada ao serviço (SOA), assinale a opção incorreta.
Um modelo de referência é um framework abstrato para entendimento dos relacionamentos significantes entre as entidades de algum ambiente. A arquitetura orientada a serviço (SOA) é um paradigma para organização e utilização de competências distribuídas que estão sob controle de diferentes domínios proprietários. A respeito dos conceitos do SOA, julgue os próximos itens.
I A visibilidade, interação e causas são os conceitos chaves para descrever o paradigma SOA.
II SOA é um meio para organizar as soluções que promovem o reuso, crescimento e interoperabilidade.
III Diferentemente do paradigma de programação orientada a objeto, na qual o foco está no empacotamento de dados com operações, o foco central do SOA é a tarefa ou função de negócio.
IV O SOA não oferece a base mais viável para sistemas de grande escala, pois ele foca melhor na forma como as atividades humanas são gerenciadas.
Estão certos apenas os itens
A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA – Service Oriented Architecture) é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócios interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.Não é considerada característica relevante do SOA:
Um Web Service é definido pela W3C como um sistema de software projetado para fornecer interoperabilidade entre máquinas em uma determinada rede. Dentro do contexto dos Web Services assinale a alternativa correta.
Em relação aos padrões utilizados nas arquiteturas orientadas a serviços, analise os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa.
( ) WSDL é um padrão de linguagem utilizado para definir fuxos de execução envolvendo serviços distintos dentro de um processo.
( ) SOAP é um protocolo que define um padrão para troca de mensagens para dar suporte à comunicação entre serviços.
( ) UDDI fornece informações sobre provedores de serviços, os serviços fornecidos por um provedor e a localização da descrição dos serviços.
( ) BPEL é um padrão de linguagem para definição de serviços Web que descreve as interfaces oferecidas pelos serviços.
Assinale a opção com a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Em uma arquitetura orientada a serviços (SOA), os componentes básicos são:
Uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) é essencialmente uma coleção de serviços que se comunicam entre si. Dessa forma, é preciso que existam mecanismos para conectar tais serviços. Nesse contexto, o middleware responsável por fornecer a infraestrutura para a comunicação entre esses serviços é o
Em Arquiteturas Orientadas a Serviços, os barramentos de serviços corporativos (ESB - Enterprise Service Bus) viabilizam a infraestrutura que permite usar os serviços em ambientes distribuídos.
Entretanto, os ESB possuem características técnicas e conceituais que os distinguem, e, em função dessas diferenças, podem ser categorizados.
Associe os tipos de conexão com suas possíveis implementações.
Acerca de interoperabilidade de sistemas, julgue os itens seguintes.
A arquitetura SOA pode ser representada a partir do paradigma “procura-consolida-executa”, conceito análogo ao ciclo de Deming aplicado aos serviços, que define os processos que envolvem o planejamento, a execução, o monitoramento e a tomada de ação proativa para a melhoria da qualidade.
Em relação aos aspectos do projeto de serviços em SOA, é INCORRETO afirmar:
Em SOA
Constitui uma característica de funcionalidade comum tanto em SOA quanto em web services:
Sobre SOA e tecnologias relacionadas, é correto afirmar:
Sobre Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A SOA estabelece um modelo arquitetônico que visa aprimorar a eficiência, a agilidade e a produtividade de uma empresa, posicionando os serviços como os principais meios para que a solução lógica seja representada no suporte à realização dos objetivos estratégico associados à computação orientada a serviços.
II. Em essência, a plataforma de computação orientada a serviços tem a ver com o paradigma de design da orientação a serviços e seu relacionamento com a arquitetura orientada a serviços.
III. A face real de uma arquitetura orientada a serviços implementada é exclusiva de cada empresa.
IV. Uma implementação SOA pode consistir em uma combinação de tecnologias, produtos, APIs, extensões da infraestrutura de suporte e várias outras partes.
No tocante a arquitetura orientada a serviços, mais especificamente a serviços web (webservices), considere:
I. Estes serviços proporcionam um padrão de interoperação entre aplicações, podendo ser executados em várias plataformas.
II. Outros sistemas interagem com esse serviço por meio de mensagens no protocolo SOAP, tipicamente enviadas por HTTP.
III. O objetivo deste serviço é proporcionar alguma funcionalidade em favor de seu proprietário (pessoa ou organização).
Está correto o que se afirma em
Sobre SOA é INCORRETO afirmar:
Conceitualmente, SOA e Web services representam, respectivamente,
Com referência às ferramentas de análise e extração de dados para Internet, julgue os itens subsecutivos.
Web services exemplo de arquiteturas orientadas a serviço, permitem extrair dados na Internet, por exemplo, de uma possível base de dados com informações acerca de pequenas empresas que se relacionem com o SEBRAE.
SOA e Web services utilizam interfaces de serviço para definir o que será solicitado e o que deve ser retornado como resultado do processamento do serviço. No entanto, problemas surgem quando a SOA e os consumidores de Web services se baseiam em estruturas de dados que possuem certas discrepâncias.
Qual a tecnologia usada para resolver esse tipo de problema?
A coexistência de ambientes de plataforma alta e de plataforma baixa resulta em desafios tecnológicos para integração de plataformas.
Com relação a essa integração, julgue os itens seguintes.
Aplicações legadas que rodam em plataforma alta podem ser expostas como serviço e integradas em aplicações desenvolvidas para plataforma baixa, mediante uma abordagem de arquitetura orientada a serviço (SOA).
Julgue os itens que se seguem, relativos a arquitetura de aplicações
para Internet e Web, SOA e web services.
A arquitetura SOA, orientada para a criação de componentes fracamente acoplados, é muito utilizada para componentes que não tenham interface bem definida ou cujos detalhes de implementação não sejam claros.
Julgue os itens que se seguem, relativos a arquitetura de aplicações
para Internet e Web, SOA e web services.
O diretório de serviços em SOA organiza as linhas de serviços ou linhas de produção em fluxos de etapas de solicitação de serviços prestados por provedores e consumidores.
Acerca de web services, e-ping, XML e XSLT, julgue o item a seguir.
A arquitetura orientada a serviço constitui um modelo arquitetônico que visa aumentar a agilidade e melhorar a relação custo/benefício de uma organização com referência à implantação de sistemas interoperáveis. Esse modelo tem como princípio a disponibilização de unidades lógicas de solução, em que a orientação a serviços tem sido aplicada de forma significativa.
No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue o item a seguir.
As transações são os blocos básicos sobre os quais as aplicações embasadas em SOA são construídas.
No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue o item a seguir.
Web services são sistemas de software projetados para suportar interoperabilidade host-to-host sobre a rede.
No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue o item a seguir.
A interoperabilidade é conseguida utilizando-se um conjunto de padrões proprietários embasado em XML.
No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue o item a seguir.
A arquitetura SOA utiliza um paradigma find-bind-execute no qual os provedores cadastram seus serviços em um registro público; os consumidores acessam o registro em busca de serviços; e, se houver serviço disponível, o registro devolve ao consumidor um contrato e um endereço para aquele serviço.
No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue o item a seguir.
Aplicações embasadas em SOA são distribuídas e multi-tier e possuem lógicas de apresentação e negócio e camadas de persistência.
Sobre SOA, assinale a alternativa correta.
A função da SOA é a de prover
É um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços. Essa afirmação refere-se à
Em arquitetura orientada a serviço, o processo de sequenciar serviços e prover uma lógica adicional para processar dados, não incluindo sua representação de dados, é conhecido como
É uma função independente, sem estado e que aceita uma ou mais requisições, devolvendo uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Essa definição, em arquitetura orientada a serviço, refere-se à
O recurso que executa o serviço em resposta a uma requisição de um consumidor é, em uma arquitetura orientada a serviço, conhecido como
Com relação aos padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP, assinale a opção correta.
Julgue os itens a seguir, relativos aos padrões de projeto.
Ao utilizar-se a arquitetura orientada a serviços (SOA), segue-se um conceito de arquitetura corporativa, situação em que os códigos são gerados para toda a empresa e são reutilizados de maneira eficiente e por várias aplicações.
No que se refere a SOA e webservices, assinale a opção correta.
A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA – Service Oriented Architecture) possui algumas características principais que a identificam. Considere as seguintes possíveis características dessa arquitetura:
I. Ter baixo acoplamento entre seus componentes.
II. Possibilitar reuso de seus componentes.
III. Possuir encapsulamento de seus componentes.
De fato, são características da Arquitetura Orientada a Serviços o contido em
No contexto de arquitetura orientada a serviços, considere as seguintes afirmativas:
I. Arquitetura orientada a serviços é uma forma de arquitetura otimizada para o apoio a serviços, composições de serviços e inventários de serviços.
II. Uma composição de serviços é compreendida por serviços que são combinados para prover a funcionalidade requerida para automatizar especificamente alguma tarefa ou processo de negócio.
III. Uma coleção de serviços padronizados pode formar a base para um inventório de serviços que pode ser independentemente administrado no seu próprio ambiente físico de implantação.
Levando-se em conta as afirmações acima, identifique a única alternativa válida.
A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) possui um modelo de referência que descreve diversas propriedades importantes do SOA. Uma dessas propriedades refere-se ao fato de que a descrição de um serviço deve fornecer dados suficientes para permitir que um consumidor e um provedor de serviços possam interagir entre si. A propriedade descrita recebe a denominação de
Julgue os itens subsequentes, com base nos conceitos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação.
Como os serviços podem ser implementados em plataformas e linguagens de programação diferentes, as arquiteturas orientadas a serviços devem embasar-se em padrões, de forma que seja possível compatibilizar e dar flexibilidade na troca de serviços de comunicação e informação entre os sistemas de aplicação de negócios.
Julgue os itens que se seguem, referentes ao desenvolvimento de um sistema embasado em uma arquitetura orientada a serviços.
Caso a implementação do sistema seja embasada em web services, as mensagens trocadas entre os serviços serão baseadas no formato XML e nos protocolos http e SOAP. Ambos os protocolos suportam a troca de mensagens síncronas e assíncronas.
Julgue os itens que se seguem, referentes ao desenvolvimento de um sistema embasado em uma arquitetura orientada a serviços.
A API JMS é usada para a construção de sistemas de mensageria na plataforma JEE, sendo algumas de suas características relevantes a assincronia das mensagens, a arquitetura peer-to-peer e o suporte ao estilo de mensageria publish-subscribe.
Acerca dos componentes da arquitetura orientada a serviços, julgue os itens subsecutivos.
Na arquitetura orientada a serviços, são utilizados serviços web objetos da arquitetura CORBA (common object request broker architecture), na qual são definidas as interfaces de comunicação entre as extremidades da rede de componentes.
Acerca dos componentes da arquitetura orientada a serviços, julgue os itens subsecutivos.
Um web service pode ocorrer sobre o HTTP (hypertext transfer protocol), utilizando-se os serviços RESTfull (representational state transfer).
A respeito de arquitetura orientada a serviço (SOA), julgue os itens que se seguem.
Por ser dependente de tecnologia, o ambiente de SOA tem de ser implementado em protocolos específicos.
A respeito de arquitetura orientada a serviço (SOA), julgue os itens que se seguem.
No nível do aplicativo, os serviços fornecidos pela SOA existem como softwares fisicamente dependentes que dão suporte à obtenção dos objetivos estratégicos associados a computação orientada a serviços.
A respeito de arquitetura orientada a serviço (SOA), julgue os itens que se seguem.
Em um ambiente de SOA, recursos em uma rede são disponibilizados como serviços dependentes entre si, que só podem ser acessados com o conhecimento de sua implementação interna.
No que se refere ao SOA (service-oriented architeture), julgue os itens a seguir.
O SOA garante serviços fortemente acoplados, fracamente coesos e com alta possibilidade de reutilização.
No que se refere ao SOA (service-oriented architeture), julgue os itens a seguir.
De acordo com o SOA, um limite representa a fronteira entre a interface pública de um serviço e sua realização privada. Ultrapassar limites em SOA é barato e altamente recomendado porque torna o serviço público e acessível a outros sistemas.
No que se refere ao SOA (service-oriented architeture), julgue os itens a seguir.
O SOA promove a integração entre o negócio e a tecnologia da informação por meio de serviços, que são o principal componente dessa arquitetura.
Com relação a arquiteturas de sistemas de informação, julgue os próximos itens.
De acordo com a service oriented architecture (SOA), uma aplicação grande e complexa deve ser evitada e substituída por um conjunto de aplicações pequenas e simples. Esse conjunto de aplicações é composto fisicamente por vários e pequenos módulos especializados, distribuídos, acessados remotamente, interoperáveis e reutilizáveis de software, unidos graças a padronizações adotadas.
No que se refere à arquitetura cliente-servidor orientada a serviços, à distribuída e à de grande porte, julgue os itens subsecutivos.
O número de servidores é um indicador necessário para a avaliação do desempenho e da qualidade de serviço da arquitetura cliente-servidor, visto que, nessa arquitetura, se houver aumento no número de servidores, haverá, na mesma proporção, aumento de desempenho.
No que se refere à arquitetura cliente-servidor orientada a serviços, à distribuída e à de grande porte, julgue os itens subsecutivos.
A independência de fornecedor e a alta capacidade de processamento de transações simultâneas são propriedades que definem um sistema computacional como arquitetura de grande porte.
Uma aplicação criada a partir da combinação (ou orquestração) de serviços é chamada de ...... (que sob um determinado ponto de vista, implementa um processo de negócio). É desse modo que o uso de SOA possibilita flexibilizar a implementação e a manutenção de processos de negócios. Em última instância é um meio que permite traduzir para a área de tecnologia os objetivos e necessidades das áreas de negócios. Ao criar um novo sistema, o TI verifica os serviços já existentes e quais novos serviços devem ser criados para suportar o novo processo de negócios.
A lacuna da frase acima é preenchida, corretamente, por