SóProvas



Questões de Algoritmo de Escalonamento


ID
15775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de sistemas operacionais, julgue os seguintes itens.

Um algoritmo de escalonamento do processador define qual processo pronto será colocado em execução. Um sistema operacional pode manter várias filas de processos prontos; nesse caso, o algoritmo de escalonamento dos processos tem de ser o mesmo em todas as filas.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está na seguinte afirmativa:"o algoritmo de escalonamento dos processos tem de ser o mesmo em todas as filas."Não tem que ser o mesmo. Uma fila pode utilizar o FIFO, outra pode utilizar o SJF, e assim por diante.
  • e-

    Em round robin, por exemplo, ha atribuicao de time slice a todos processos, assim todos executam. Porem, tempo igual pode ser problema porque ha processos q necesistam mais tempo. A solucao comum a esse tipo de escalonamento preemptivo sao filas auxiliares com tempos de escalonamentos variados. Em multiplas filas, as filas têm seus proprios mecanosmos de escalonamento


ID
16789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito do escalonamento de processos em sistemas
operacionais, julgue os itens subseqüentes.

No escalonamento de processos em tempo real, múltiplos
processos competem entre si, sendo que alguns deles têm
prazos de execução a cumprir.

Alternativas
Comentários
  • O "Agendamento de Tempo Real" possui dois tipos classificação: "hard real time", onde o tempo de execução tem que ser cumprido estritamente e "soft real time", onde há uma pequena folga no tempo de término.
  • Gabarito Certo

    Sistemas de tempo real estão presentes em toda parte,controlando desde leitores de DVD até a navegação deaeronaves. Esses sistemas não podem falhar com frequência,em outros casos, nunca podem falhar e por isso o tempo deexecução dos processos se torna fundamental para osalgoritmos de escalonamento. Nesse artigo serão abordadosalguns desses algoritmos para sistemas de tempo real,definindo suas classificações e implementações.

     

    O sistema de tempo real (STR) é aquele onde otempo tem função essencial. Em geral, os dispositivos geramestímulos e o computador deve reagir a eles dentro de umintervalo de tempo predefinido.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
16792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito do escalonamento de processos em sistemas
operacionais, julgue os itens subseqüentes.

O escalonamento de processos com o algoritmo
EDF (earliest deadline first) requer que os processos sejam
periódicos.

Alternativas
Comentários
  • O agendamento EDF ou simplesmente "Job Mais Curto Primeiro" não requer que os processos sejam periódicos. O único agendamento que se refere a "periódico" e "aperiódico" é o "Gerenciamento de Tempo Real", onde os processos podem dar resposta de tempos em tempos ou simplesmente quando os têm.
  • O colega Wilson tá equivocado no seu comentario. O agendamento EDF nada tem a ver com o SJF(Job Mais Curto Primeiro). Segundo[1], o EDF eh um tipo de algoritmo de escalonamento de tempo real, no qual o escalonador EDF usa um prazo final, q eh associado a cada um de seus itens de trabalho{1}, para determinar o proximo item a ser processado: o item com o prazo final mais adiantado eh processado primeiro. E complementando, [2] afirma q o algoritmo EDF não exige q os processos sejam periodicos.

    {1} Nas aplicações multimidias, identificamos cada elemento de midia q chega a um processo como item de trabalho.

    Fonte: [1] Sistemas Distribuídos - 5ed: Conceitos e Projeto, George Coulouris,Jean Dollimore,Tim Kindberg,Gordon Blair, pág. 898;
    [2] Sistemas Operacionais com Java, Abraham Silberschatz, pág. 530.

  • O escalonamento de processos com o algoritmo RMS (Rate Monotonic Scheduling) requer que os processos sejam periódicos.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
17905
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando-se o algoritmo de escalonamento por alternância circular (round-robin) aplicado a sistemas interativos, que problema pode ocorrer quando um quantum muito longo é adotado?

Alternativas
Comentários
  • Round-robin job scheduling may not be desirable if the size of the jobs or tasks are strongly varying. A process that produces large jobs would be favoured over other processes. This problem may be solved by time-sharing, i.e. by giving each job a time slot or quantum (its allowance of CPU time), and interrupt the job if it is not completed by then. O método de escalonamento de processos Round Robin pode não ser vantajoso se o tamanho dos jobs ou tarefas varia muito. Um processo que gera jobs maiores pode ser favorecido em relação a outros processos. Ess problema pode ser resolvido por "time-sharing", ou seja, dar a cada job um "time slot" ou "quantum" (uma atribuição de tempo de CPU), e interromper o job se ele não termonou ao fim do período de "quantum".
  • Round-Robin é um dos mais antigos e simples algoritmos de escalonamento. É largamento usado, e foi projetado especialmente para sistemas time-sharing.

    A idéia do algoritmo é a seguinte. Uma pequena unidade de tempo, denominada timeslice ou quantum, é definida. Todos os processos são armazenados em uma fila circular. O escalonador da CPU percorre a fila, alocando a CPU para cada processo durante um quantum. Mais precisamente, o escalonador retira o primeiro processo da fila e procede à sua execução. Se o processo não termina após um quantum, ocorre uma preempção, e o processo é inserido no fim da fila. Se o processo termina antes de um quantum, a CPU é liberada para a execução de novos processos. Em ambos os casos, após a liberação da CPU, um novo processo é escolhido na fila. Novos processos são inseridos no fim da fila.

    Dessa forma se for adotado um quantum cosideravelmente grande como sugere a questão, as requisições curtas sofrerão uma degradação no tempo de resposta, pois terão que aguardar pelo menos um quantum (que neste caso é grande) para cada requisição maior que estiver a sua frente na fila do round-robin.

    A alternativa correta seria a E

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • a) Aumento do número médio de preempções.   ERRADO! Se o quantum é maior, cada processo passa mais tempo em processamento. Portanto a taxa de preempções diminui.    b) Aumento do número de alternância de processos.   ERRADO! Mesma ideia da assertiva anterior. Preempção está diretamente associada a alternância de processos.    c) Aumento do número de timeouts de processos ociosos.   ERRADO!  Timeout é um conceito ligado a comunicação de processos. Este é um cenário de escalonamento de processos, por isso não se encaixa o timeout.    d) Redução na eficiência da CPU.   ERRADO! A CPU fica mais eficiente (para tarefas em lote), pois a preempção é muito dispensiosa (salvamento de contexto, escalonamento, etc.)    e) Degradação no tempo de resposta às requisições interativas curtas.   Correto! Se os processos ficam mais tempo executando, haverá menos oportunidades para as requisições interativas curtas executarem.
  • Como dito no comentário anterior, a eficiência da CPU pode até aumentar. Isso vai depender do tipo de processo (CPU-bound ou I/O-bound).

    O que podemos afirmar sobre a alternativa D) é que o "throughput" diminuirá.
  • Letra E.

     

    Em suma, se você der muito tempo de CPU para cada processo (quantum), os processos pequenos ficaram na fila de "Pronto" esperando por um longo tempo... consequentemente o "Tempo de Resposta" será alto e prejudicará processos interativos.


ID
56704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A crescente evolução da computação tem sido impulsionada pelo
melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas
operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os
itens de 51 a 60.

Caso alguém tenha a responsabilidade de maximizar a utilização dos recursos computacionais de um grande sistema multiusuário e esteja recebendo reclamações de muitos usuários sobre o tempo de resposta às suas requisições interativas curtas, um dos motivos para isso poderá ser atribuído ao fato de estar sendo adotado o algoritmo de escalonamento de processos round-robin (alternância circular) com um quantum muito longo.

Alternativas
Comentários
  • Se você der muito tempo de CPU para cada processo (quantum), os processos pequenos ficaram na fila de "prontos" esperando por um longo tempo.
  • O Processo "Round-Robin" é uma lista de processos por ordem de chegada sem prioridade entre os mesmos. Quando o primeiro da lista tem o seu quantum esgotado, - tempo de execução temporário atribuído pelo S.O. - esse vai para o final da lista. O tempo de escalonamento entre os processos tem que ser razoável, senão o último da lista fica muito tempo esperando para ser atendido. Um tempo de 100ms é um tempo frequentemente utilizado.

ID
56713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A crescente evolução da computação tem sido impulsionada pelo
melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas
operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os
itens de 51 a 60.

Considerando que os processos P1, P2, P3, P4 e P5 tenham tempo de burst de CPU, em milissegundos, iguais a 10, 1, 2, 3 e 5, respectivamente, se os processos chegarem na CPU simultaneamente no instante 0, o tempo de espera médio dos cinco processos, se eles forem escalonados para a CPU por meio de um algoritmo de escalonamento do tipo SJF (shortest job first), será maior do que se eles forem escalonados por um algoritmo FCFS (first come, first served), considerando a ordem de chegada P1, P2, P3, P4 e P5, e que o processo P1 tenha chegado no instante 0.

Alternativas
Comentários
  • Não precisa nem perder tempo fazendo contas nesta questão. Note que se for usado o algoritmo FCFS o processo P1, que possui burst de CPU de 10ms, irá segurar todos os outros processos na fila de "prontos"! Logo, o tempo de espera médido usando FCFS será muuuuito maior do que usando SJF.
  • Detalhando a resolução:

    SJF é um processo de escalonamento que executa os processos com menor "tempo de queima" ou burst como a questão diz, ele é não-preemptivo, ou seja uma vez que o processo entra em execução, o mesmo executará até o seu término.

    NO SJF a fila seria ordenada na seguinte ordem: P2(1s), P3(2s), P4(3s), P5(5s), P1(10s), a sua execução seria a seguinte:
    - no instante 0 iniciou P2, ficou 1 segundo    =  tempo de espera: 0 segundo
    - no instante 1 iniciou P3, ficou 2 segundos =   tempo de espera: 1 segundo
    - no instante 3 iniciou P4, ficou 3 segundos = tempo de espera:   3 segundos
    - no instante 6 iniciou P5, ficou 5 segundos = tempo de espera: 6 segundos
    - no instante 11 iniciou P1, ficou 10 segundos = tempo de espera: 11 segundos
    média do tempo de espera usando SJF = (0+1+3+6+11) / 5 = 4,2 segundos

    Usando FCFS(nomenclatura do Tanembaum) , também chamado FIFO:
    Ordem de Execução: P1, P2, P3, P4, P5
    - no instante 0 iniciou P1, ficou 10 segundos   =  tempo de espera: 0 segundo
    - no instante 10 iniciou P2, ficou 1 segundos =   tempo de espera: 10 segundos
    - no instante 11 iniciou P3, ficou 2 segundos = tempo de espera:  11 segundos
    - no instante 13 iniciou P4, ficou 3 segundos = tempo de espera: 13 segundos
    - no instante 16 iniciou P5, ficou 5 segundos = tempo de espera: 16 segundos
    média do tempo de espera usando FIFO(FCFS) = (0+10+11+13+16) / 5 = 10 segundos

  • No primeiro caso, o enunciado diz explicitamente que todos os processos chegaram simultaneamente.
    Já no segundo, afirma que o processo P1 tenha chegado no instante 0 e nada mais diz sobre os demais processos.
    Já é a 2a. questão que vejo omitindo essa informação.
  • SJF = melhor tempo de espera SEMPRE!


ID
122617
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São critérios de escalonamento de processos em sistemas operacionais:

Alternativas
Comentários
  • O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em inglês scheduling) é uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribuído, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes, priorizando determinados tipos de processos, como os de I/O Bound e os computacionalmente intensivos.

    O escalonador de processos de 2 níveis escolhe o processo que tem mais prioridade e menos tempo e coloca-o na memória principal, ficando os outros alocados em disco; com essa execução o processador evita ficar ocioso.

    O escalonador do SO utiliza alguns critérios de escalonamento, como: a taxa de utilização de CPU, que é a fração de tempo durante a qual ela está sendo ocupada; throughput que são números de processos terminados por unidade de tempo; turnaround que é o tempo transcorrido desde o momento em que o software entra e o instante em que termina sua execução; tempo de resposta: intervalo entre a chegada ao sistema e inicio de sua execução; tempo de espera: soma dos períodos em que o programa estava no seu estado pronto.

    Responsáveis por essa tarefa são algoritmos que são entendidos mais facilmente, estudados separadamente, mas na pratica os sistemas operacionais utilizam combinações deles para melhor escalonar os processos.

  • O escalonador do SO utiliza alguns critérios de escalonamento, como: a taxa de utilização de CPU, que é a fração de tempo durante a qual ela está sendo ocupada; throughput que são números de processos terminados por unidade de tempo; turnaround que é o tempo transcorrido desde o momento em que o software entra e o instante em que termina sua execução; tempo de resposta: intervalo entre a chegada ao sistema e inicio de sua execução; tempo de espera: soma dos períodos em que o programa estava no seu estado pronto.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalonamento_de_processos

  • Segundo o livro de Silberchatz Fundamentos de sistema Operacionais - Princípios básicos

    Critérios de Scheduling

    ·  Utilização CPU
    ·  Throuphput
    ·  Tempo de Turnaround
    ·  Tempo de Espera
    ·  Tempo de resposta

  • b-

    Criterios do escalonamento - fatores q influenciam qual processo ira ganhar a CPU:

     

    1- uso do processador - maior uso - maior aproveitamento. desejado q sistema fique ocupado maior parte do tempo. 1 sistema 30% é menos eficaz do que 1 que use 90%.

     

    2- throughput - n° processos executados. + processos, + throughput

     

    3- CPU time (tempo de processador) - quanto tempo o processo fica executando

     

    4- turnaround - tempo do inicio ao fim, incluindo alocação, espera e I/O. O mecanismo de alocação doprocesso visa diminuir turnaround. Logo, bom escalomento implica mais throughput e menos turnaround

     

    5- tempo de resposta - tempo de atendimento à requisicao.


ID
126178
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os processos no sistema operacional que possuem um timer, chamado de quantum, onde todos os processos ganham o mesmo valor de quantum para rodarem na CPU, caracterizam o escalonamento de processos do tipo

Alternativas
Comentários
  • RR (Round-Robin): Nesse escalonamento o sistema operacional possui um timer, chamado de quantum, onde todos os processos ganham o mesmo valor de quantum para rodarem na CPU. Com exceção do algoritmo RR e escalonamento garantido, todos os outros sofrem do problema de Inanição (starvation).

    FIFO (First in, first out) ou FCFS (First come, first served): Onde como seu próprio nome já diz, o primeiro que chega será o primeiro a ser executado;

  • SJF (Shortest Job First): Onde o menor processo ganhará a CPU e atrás do mesmo formar uma fila de processos por ordem crescente de tempo de execução;
  • SRT (Shortest Remaining Time): Neste algoritmo é escolhido o processo que possua o menor tempo restante, mesmo que esse processo chegue à metade de uma operação, se o processo novo for menor ele será executado primeiro.




     

  • Só esqueceram de adicionar que FCFS é para disco.
  • o SJF tbm pode ser preemptivo. Questão deveria ser anulada.
  • FIFO também é conhecido como FCFS, então o último não é exclusivo para discos.

    o SJF preemptivo falado acima, ou seja, o SRT,  não usa fatias de tempo (quantum / time-slice), logo não se aplicaria a questão.
  • a-

    Round robin reveza todos processos, atribuindo tempo de CPU igual a todos. SJF (shortest job first) é sempre o menor, o que o caracteriza como método preemptivo


ID
159013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais e sistemas distribuídos, julgue os
seguintes itens.

No algoritmo de escalonamento shortest-job-first (SJF), a prioridade de cada processo é inversamente proporcional ao próximo tempo de processamento (CPU burst) necessário ao processo. Por sua vez, no algoritmo round-robin (RR), a lista de processos prontos é tratada como uma lista circular e o processador é alocado, a cada processo, em fatias de tempo. Quando comparados os tempos médios de espera em sistemas que empregam os algoritmos, o tempo médio de espera para execução é tipicamente mais longo no SJF que no RR.

Alternativas
Comentários
  •  O escalonamento do Shortest-job-first (SJF) quanto ao aspecto de tempo médio de espera é considerado ótimo.
    Com isso, o trecho final da questão está errado, pois afirma que o tempo médio de espera do SJF é maior que o do RR.

  • O SJF favorece os processos mais curtos e é o escalonamento com menor tempo médio de espera; já o RR é bastante efetivo com processos interativos, mas adiciona sobrecarga no chaveamento de contexto (pois é preemptivo em uma determinada fatia de tempo) .
  • É uma questão não proporcional ao cargo. É bastante difícil.

    Os conceitos estão corretíssimos, mas o final não. O SJF é considerado ótimo, com melhor tempo médio de espera.


ID
164545
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistemas Operacionais executam processos por meio da estrutura de dados conhecida por fila. Assim, todo processo que se encontra no status pronto é mantido numa fila de processos prontos. Quando um ou mais processos estão prontos para serem executados, o sistema operacional deve decidir qual deles vai ser executado primeiro. O componente do sistema operacional responsável por essa decisão é denominado escalonador e a escolha do processo que será executado recebe o nome de escalonamento.

O escalonador utiliza algorítmos para realizar o escalonamento de processos.

Além do denominado Múltiplas Filas, são algorítmos de escalonamento:

Alternativas
Comentários
  • Questão certa é a letra (A)

    O escalonamento circular é mais conhecido como Round-Robin: "Round-Robin (RR) é um dos algoritmos mais simples de agendamento de processos em um sistema operacional, que atribui frações de tempo para cada processo em partes iguais e de forma circular, sem manipulação de todos os processos prioridade."

    Os sistemas operacionais também usam o escalonamento em tempo real em seus sistemas: "Os algoritmos de escalonamento desses sistemas visam, principalmente, satisfazer os requisitos temporais das tarefas."

    B-tree não é algoritmo de escalonamento e sim um tipo de estrutura de dado: "Em computação, Árvore B ou B-Tree é uma estrutura de dado pertencente ao grupo das árvores, e é muito utilizada em banco de dados e em sistemas de arquivos."

    Transição são atividades que ocorrem durante o escalonamento em processos.

    Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_B | http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional_de_tempo-real#Escalonamento | http://pt.wikipedia.org/wiki/Round-robin_(algoritmo)

  • Estranho, tempo real seria o tipo de sistema onde aplicariamos o algoritmo de escalonamento, não ??  Alguém sabe explicar ?? A letra a me parece a menos errada.

    http://www.cin.ufpe.br/~svc/str/Livro%20Escola%20de%20Computacao%20-%20Jean%20Marie%20Farine/cap2.pdf
  • Segundo tanembaum, os algoritmos de escalonamento são divididos nas seguintes categorias:

    Lote

    Sem usuários esperando, então algoritmos não preemptivos ou preemptivos com longos intervalos são aceitáveis

     

    Interativo

    Preempção é essencial para evitar que um processo se aposse da CPU e com isso negue serviços aos outros

     

    Tempo real

    Preempção é desnecessária, pois os processos sabem que não devem executar por longos períodos e em geral fazem seu trabalho e bloqueiam rapidamente

  • a-

    circular (round robin) - atribui quantum aos processos executarem. Quando tempo acabar, volta ao fim da fila. Isso garante execucao de todos processos, mas tempos iguais é um problema porque ha processos q necessitam mais tempo. A solucao sao filAS auxiliares com tempo de escalonamento variado.

     

    escalonamento de tempo real - nao usa time slice. Em sua subcategoria  criticos, o SO necessita saber antes todos os recursos do processo antes de executar para garsantir sua execucaoo completa do inicio ao fim sem erro. Imagina um aviao que nao tem sistema de tempo real. Se houver interrupcao em um processo, o aviao poderá causar um acidente. Em nao critico, ha atribuicao de prioridades aos processos e falhas nao ´prejudicam tanto, sendo possivel restaurar a operacao.e.g.: gravar um CD. Se pifar, somente a midia é perdida. 


ID
172123
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nos sistemas operacionais, o escalonamento de processos consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra A

     

    O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em inglês scheduling) é uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribuído, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes, priorizando determinados tipos de processos.

     

  • Por que não poderia ser a (C)?

    - priorizar = selecionar.
    - escolher o processo da fila de pronto e dar o processador para ele.
  • Boa pergunta Luciano! Teríamos uma boa resposta se a FGV não tivesse bloqueado o acesso às respostas aos recursos, esclareceria bastante coisa.
    Principalmente numa questão como essa que parece ter sido feita pra penalizar quem pensa em todas as possibilidades.
  • Pra mim a questão deveria ser anulada. pois possui duas respostas. letra A e C
  • Com certeza duas respostas. Letra A e C.

    Deveria ter sido anulada essa questão.
  • alocar CPU é bem diferente de escalonar processo. letra a.

  • Letra A

    escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em inglês scheduling) é uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de umsistema distribuído, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes, priorizando determinados tipos de processos, como os de I/O Bound e os CPU Bound.
    Escalonador de curto prazo

    Seleciona entre os processos em estado de pronto que estão na memória, para serem executados pelo processador. O escalonador de curto prazo faz decisões de escalonamento muito mais frequentemente que os de médio e longo prazo.

    Escalonador de médio prazo

    Seleciona entre os processos que estão na memória virtual, reduz o grau de multiprogramação. Ele temporariamente remove o processo da memória principal e o coloca na memória secundária (swap) fazendo as operações de swapping in e swapping out.

    Escalonador de longo prazo

    Seleciona entre os processos novos, os que são limitados por entrada/saída e os que são limitados por CPU, dando prioridade aqueles limitados por I/O, já que utilizam menos tempo o processador. Este escalonador é o responsável pelo grau de multiprocessamento, ou seja a quantidade de processos que o sistema irá trabalhar.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalonamento_de_processos

  • A parte do sistema operacional que faz a escolha de qual processo será executado no processador é chamado de escalonador e o algoritmo que ele usa é chamado algoritmo de escalonamento.

    O erro da alternativa C está em "alocar a CPU para o mesmo"

    Quem aloca a CPU é o dispatcher que é uma outra rotina diferente do escalonador.

     

  • Pessoal, tanto A como C estão corretas!! Escalonamento de processos tem a função de escolhar o próximo processo a ser executado baseado em algoritmos de prioridade, seja: por tamanho, por filas de prioridade, por tempo de execução, etc. Então, ambas estão corretas!! Primeiro, ocorre a priorização dos processos na fila de pronto para depois haver a retirada para alocação de tempo de CPU.   

     

    Segundo a própria FGV:

     

    Quando um ou mais processos estão prontos para serem executados, o sistema operacional deve decidir qual deles vai ser executado primeiro. O componente do sistema operacional responsável por essa decisão é denominado escalonador e a escolha do processo que será executado recebe o nome de escalonamento. O escalonador utiliza algorítmos para realizar o escalonamento de processos.


ID
201307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na política de escalonamento preemptiva, o escalonamento ocorre no início do tratamento das interrupções, e dependentemente da voluntariedade do processo.

Alternativas
Comentários
  • Errada. O escalonamento preemptivo independe da voluntariedade do processo.

    Algoritmos de Escalonamento

    * Algoritmo de escalonamento não-preemptivo

    •  Não toma decisões quando ocorrem interrupções de relógio
    • Processos não são compulsoriamente suspensos
    • Exemplos: FIFO, Job Mais Curto Primeiro

    * Algoritmo de escalonamento preemptivo

    • Toma decisões quando ocorrem interrupções de relógio
    • Processos têm fatias de tempo (quantum) de uso da CPU
    • Quando esse tempo expira, escolhe um outro processo para executar
    • Proporciona melhores tempos de resposta em sistemas de tempo compartilhado
    • Exemplos:Alternância circular (Round-Robin), Prioridades, Filas Múltiplas

    Fonte: www.ucb.br/prg/professores/raissad/disciplinas/2006_2/SO/material/processos/escalonamento.html

     

  •  No caso do escalonamento preemptivo quer dizer que um processo que chegar na fila de prontos

    com um custo de CPU menor que o que esta executando esse vai ser escalonado e o que estava executando 

    retornara para a fila.

  • Na política de escalonamento preemptiva, o escalonamento ocorre no início do tratamento das interrupções, e dependentemente da voluntariedade do processo.

    Colocaria incorreto visto que a Preempção se dá devido a existência de Interrupcões por parte do Sistema Operacional, por exemplo tempo de quantum excedido. O tratamento de interrupções é um passo posterior a interrupção da execução propriamente dita. Ao meu ver esta questão está mal formulada.


  • Preempção envolve interromper a qualquer momento o processo, logo NÃO DEPENDE de sua "voluntariedade".
  • Não preemptivo
    –Processo executa até bloquear, até que voluntariamente libere a CPU
    –Estratégia de rodar o processo até o fim. (batch). (não são adequados aos sistemas propósito geral)
    –Nunca será compulsoriamente suspenso


    Preemptivo
    –Processo executa por um quantum de tempo
    –Estratégia de permitir a suspensão temporária dos processos que poderiam continuar rodando
    –SO interrompe um processo a qq instante
    –Chaveamento de contexto
    –Requer interrupção de relógio

     

    Fonte: Itnerante


ID
278137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de sistemas operacionais, julgue os
itens que se seguem.

Um algoritmo de escalonamento caracteriza-se como não preemptivo quando, no sistema operacional, interrompe-se um processo em execução para que outro processo utilize o processador.

Alternativas
Comentários
  • Escalonamento não-preemptivo
    (mais simples)
    um processo recebe o controle da CPU e não perde até que seja concluído;
    Adequado para sistemas dedicados, de propósito especifico e sistemas de processamento em lote.
     
    Escalonamento preemptivo :
    (mais complexo) O processo recebe o controle da CPU mas pode ser interrompido antes que seja concluído, adequado para sistemas de propósito geral, que suporta multiprogramação e multiusuário.
  • Em sistemas operacionaispreempção é a capacidade de alterar a ordem de (ou tirar de execução) um processo em detrimento de outro com uma prioridade maior.

ID
320779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Diferentes algoritmos de escalonamento de CPU possuem diferentes propriedades e a escolha de um determinado algoritmo pode favorecer uma classe dos processos em detrimento de outra. Assinale a opção que apresenta um algoritmo capaz de produzir starvation.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito da questão está errado. O correto é "múltiplas filas". O algoritmo de prioridade dá prioridades diferentes a processos diferentes. O algoritmo de múltiplas filas dá prioridades diferentes a uma classe de processos diferentes. Cada classe possui uma fila. A versão "com realimentação" é apenas uma variante.
  • O gabarito na realidade está correto.

    O algoritmo de multiplas filas não produz starvation.
    Neste algoritmos existem filas com diferentes prioridades.
    Os processos em espera são colocados na fila com a sua respectiva prioridade.

    Processos nas filas com maior prioridade recebem     quantum     de tempo da CPU maior que os processos nas filas de menor prioridade.  Entretanto todos os processos cedo ou tarde recebem um    quantum  de tempo, não ocorrendo portanto starvation.    

    Já no algoritmo de prioridade, um processo de menor prioridade pode esperar indefinidamente por um quantum de tempo da CPU se continuar a chegar processos de maior prioridade
  • A questão correta é a letra A: prioridade.

    O Capítulo 2 (Gerência de Tarefas) do livro de Sistemas Operacionais do professor Maziero menciona o seguinte:

    "No escalonamento por prioridades básico, as tarefas de baixa prioridade só recebem o processador na ausência de tarefas de maior prioridade. Caso existam tarefas de maior prioridade frequentemente ativas, as de baixa prioridade podem sofrer de inanição (starvation), ou seja, nunca ter acesso ao processador."

    Fonte: http://dainf.ct.utfpr.edu.br/~maziero/doku.php/so:livro_de_sistemas_operacionais
  • a-

    Escalonamento por prioidade estabelece uma prioridade a cada processo quando ele é criado. De tempos em tempos, o rpcessador corre lista deprocoessos para verifricar um com maior prioridade do que o atual. Se houver, este é substuido pelo que tem mais prioridade e retorna à fila ready. Asolucao é estabelecer prioridades dinamicas, onde 1 processo decai de prioridade quanto demorar no CPU. Se houver 2 processos com mesmo valor prioridade, escalonamento circular (round robin ) é usado. Roudd robin (circular) da time slices a todos, o squais executam ate o tempo acabar, voltando ao fik da fila. A vanatgem é que impede processos de monopolizar CPU. Múltiplas filas com realimentação é outro tipo de escalonamento preemptivo onde ha filas agrupando os processos por prioridade e o SO pode alterar o processo de fila consoante sua necessidade. 

  • Toda vez que ouço falar em ordem de PRIORIDADE já associo com o STARVATION

  • PAGAMENTO somente após regular liquidação, que pela tabela contem o valor de R$ 42M.

    Bons estudos,

  • PAGAMENTO somente após regular liquidação, que pela tabela contem o valor de R$ 42M.

    Bons estudos,


ID
370666
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para que a CPU não fique sem executar tarefa alguma, os sistemas operacionais utilizam a técnica de escalonamento de processos para ordenar a utilização da CPU. Entre os diversos tipos de escalonadores, aquele que “escolhe o processo que tem mais prioridade e menos tempo e coloca-o na memória principal, ficando os outros alocados em disco” é denominado escalonamento

Alternativas
Comentários
  • de dois processos.

  • Escalonamento em Dois Níveis:  


    Um escalonador (baixo nível) é utilizado para realizar o chaveamento (por qualquer método descrito anteriormente) apenas entre os processos que estão na memória.


    O outro escalonador (alto nível) é utilizado para trocar periodicamente o conjunto de processos que estão na memória por aqueles que estavam em disco. 


    Fonte: http://alexcoletta.eng.br/artigos/escalonamento-de-processos/

  • e-

    Escalonamento em Dois Níveis parte dos processos fica em disco (memória principal nao trata todos dados). O problema é que o tempo para ativar um processo em disco é maior do que o que está na memória. Escalonador em dois níveis resolve isso mantendo um grupo dos processos na emória e outro no disco. O escalonador de baixo nível aloca so os processos na memória e outro escalonador alto nível trocar periodicamente os processos na memória por os em disco. Para escolher o escalonador de alto nível verifica o tamanho, a prioridade , o tempo de CPU do processo e quanto tempo de turnaround ele tem. É parecido com escalonamento preemptivo de prioridades porque o CPU tb periodicamente corre a lista d eprocessos procurando 1 de maior prioridade p/ empurrar na frente do atual

  • O mecanismo de interrupção também implementa um sistema de níveis de prioridades de interrupções. Esses níveis     habilitam a CPU a retardar a manipulação de interrupções de baixa prioridade sem mascarar todas as interrupções e torna possível que uma interrupção de alta prioridade intercepte a execução de uma interrupção de baixa prioridade.

    Pag.665, Silberschatz, Livro de Sistemas Operacionais.

  • GABARITO E

    “escolhe o processo que tem mais prioridade e menos tempo e coloca-o na memória principal, ficando os outros alocados em disco”

    Essa foi por eliminação..

    A) de threads. ERRADO: “escolhe o processo...". Logo, trata-se de um escalonamento de processos, não threads.

    B) FIFO. ERRADO: O FIFO realiza o escalonamento de acordo com a ordem de chegada dos processos (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair).

    C) Round-robin. ERRADO: Esse algoritmo concede uma fatia de tempo (quantum) igual para cada processo e esses são executados em ordem circular.

    D) de filas múltiplas. ERRADO: Várias filas; Cada fila possui um nível de prioridade;

    E) de dois níveis. CORRETO


ID
638263
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afrmativas sobre política de escalo- namento do processador:
I. Uma política (disciplina) de escalonamento do processador pode ser preemptiva ou não preemptiva. Em uma disciplina preemptiva, se o sistema atribuir o processador a um processo, este executa até concluir ou até devolver voluntariamente o processador ao sistema.

II. Em um esquema de escalonamento do tipo FIFO (First-In-First-Out), os processos são atendidos por ordem de chegada e são tratados igualmente, não havendo priorização de processos para execução.

III. No escalonamento por alternância circular, também conhecido por Round-Robin, cada processo recebe uma quantidade de tempo limitada do processador e se não concluir antes de seu tempo terminar, o sistema passará o processador para o próximo processo na fla.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • No item I os conceitos estão invertidos. Preemptivo significa que pode ser interrompido a qualquer momento diante de uma solicitação externa.
  • De acordo com Adreaw Tanenbaum, o processo preemptivo é aquele que no limiar de não cumprir seu prazo para conclusão (Processo 1), pode interromper outro processo em execução (Processo 2). Posteriormente, quando o processo que interrompeu o outro finalizar a sua execução (Processo 1), o processo interrompido continuará (Processo 2).

    Sob este pressuposto, o somente item I é falso. Os demais estão corretos.


ID
736696
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A técnica de escalonamento chamada Próximo de Menor Tempo Restante (Shortest Remaining Time Next) é usada em sistemas operacionais:

Alternativas
Comentários
  • Escalonamentos em sistemas em lote:

    > Primeiro a chegar, primeiro a ser servido;

    > Tarefa mais curta primeiro;

    > Próximo de menor tempo restanta ( Shortest remaining time next) GABARITO DA QUESTÃO

    Escalonamento em sistemas Interativos:

    > Round-robin;

    > Por prioridades;

    > Filas múltiplas;

    > Próximo processo mais curto;

    > Escalonamento Garantido;

    > Por loteria;

    > Fração Justa

    Escalonamento em sistemas de tempo real:

    > RMS;

    > EDP


ID
748168
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Alguns dos objetivos dos algoritmos de escalonamento de processos são comuns a todos os tipos de sistemas operacionais. Outros, entretanto, variam de acordo com o tipo de sistema.

Qual dos objetivos abaixo NÃO se aplica a algoritmos de escalonamento de processos utilizados em sistemas voltados para o processamento em lote (batch)?

Alternativas
Comentários
  •  Atender às requisições dos usuários o mais rápido possível. "Ideal em sistemas Online!!!!".
  • Sistemas Operacionais (Tanembaum pg 90)
    letra A: sistemas interativos
  • Não concordo com a alternativa c) Manter os dispositivos de E/S ocupados o máximo de tempo possível.
    •  

      Alguém pode me ajudar?
    • Alexandre,

      segundo Tanenbaum (2010), "Se a CPU e os demais dispositivos de E/S puderem ser mantidos em execução o tempo todo, mais trabalho por segundo será feito do que se algum dos componentes estiver ocioso. Em um sistema em lote, por exemplo, o escalonador tem o controle de quais tarefas são trazidos para a memória para executar. É melhor ter juntos na memória alguns processos limitados pela CPU primeiro e quando terminarem, carregar e executar todas as tarefas limitadas por E/S."
    • Alexandre chaves, "Manter os dispositivos de E/S ocupados o máximo de tempo possível.", acredito que esta se Referindo a DMA, que dessa forma libera o processamento da CPU - I/O Bound,  melhora o grau de multprogramação!.

    • Acredito que oque torna a letra A correta e nao a C é justamente por se tratar em PROCESSAMENTO BATCH, que é um tipo de processamento que, como já dito, é processamento em lotes

      Imagine que voce usou HOJE seu cartao de credito.Se voce for consultar online a fatura no mesmo dia, vai ver que nao constará lá seus gastos. Isso acontece pq estes sao processos que só são executados em determinado horário, todos de uma vez só, por isso, seus gastos só devem aparecer AMANHA

      Portanto, a alternativa A realmente NAO condiz em nada com a intencao de algoritmos voltados a processamento em lotes (atender o usuario o mais rapido possivel)

    • Resposta letra A.

      O que está contido nessa alternativa refere-se ao "Tempo Real", ideal para processos que EXIGEM PRIORIDADE!

      O que vai de encontro com o escalonamento em batch, em que não há qualquer prioridade de atendimento... "vc terá que aguardar o processo em lote acabar para eu atendê-lo"

    • GABARITO: A

      Todos os Sistemas

      • Justiça
      • Imposição de Política
      • Balanceamento de Carga/Equilíbrio - manter todas as partes do sistema ocupadas

      Sistemas em lote

      • Taxa de Saída - Maximizar o número de Jobs por hora
      • Tempo de retorno - minimizar o tempo de envio e término
      • Utilização da CPU - maximizar o uso da CPU

      Sistemas interativos

      • Tempo de Resposta - Atender as requisições rapidamente
      • Proporcionalidade - satisfazer às expectativas dos usuários

      Sistemas de tempo real

      • Cumprir os prazos finais - evitar perda de dados
      • Previsibilidade - Evitar degradação de qualidade em sistemas multimídia
    • a-

      sistemas batch nao têm interacao com usuario. that's all. ye know on earth, and that's all ye need to know


    ID
    783358
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    BNDES
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    A gerência do processador é uma das atividades mais importantes em um sistema multiprogramável. Uma política de escalonamento deve ser estabelecida para determinar qual processo será escolhido para fazer uso do processador.

    Com relação a essa política, considere as afirmações abaixo.

    I - O escalonamento preemptivo é caracterizado pela possibilidade de o sistema operacional interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de espera, com o objetivo de colocar outro processo em execução.

    II - Com o uso da preempção, é possível ao sistema priorizar a execução de processos, como no caso de aplicações de tempo real onde o fator tempo é crítico.

    III - No escalonamento não preemptivo, quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador.

    IV - O escalonamento FIFO (First-In First-Out) é um exemplo de escalonamento não preemptivo no qual o processo que chega primeiro ao estado de pronto é colocado em execução e só perde o uso do processador quando termina seu processamento ou quando executa instruções do próprio código que ocasionam uma mudança para o estado de pronto.

    É correto APENAS o que se afirma em

    Alternativas
    Comentários
    • O erro da I é :
      O escalonamento preemptivo é caracterizado pela possibilidade de o sistema operacional interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de PRONTO, com o objetivo de colocar outro processo em execução.

      A IV
       O escalonamento FIFO (First-In First-Out) é um exemplo de escalonamento não preemptivo no qual o processo que chega primeiro ao estado de pronto é colocado em execução e só perde o uso do processador quando termina seu processamento ou quando executa instruções do próprio código que ocasionam uma mudança para o estado de ESPERA.

       
       COVARDIA da Cesgranrio.
    • Concordo com você. Não mede conhecimento de ninguém.
    • III - No escalonamento não preemptivo, quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador.

      Este item está errado porque, mesmo em escalonamento não preemptivo, o evento interrupção externa pode levar à perda do uso do processador.
    • Política de escalonamento para uso do processador

      Resposta: Letra: "B"

      I - O escalonamento preemptivo é caracterizado pela possibilidade de o sistema operacional interromper um processo em execução e passá-lo para o estado PRONTO, com o objetivo de colocar outro processo em execução;

      II - Com o uso da preempção, é possível ao sistema priorizar a execução de processos, como no caso de aplicações de tempo real onde o fator tempo é crítico;

      III - No escalonamento não preemptivo, quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador;

      IV - O escalonamento FIFO (First-In First-Out) é um exemplo de escalonamento não preemptivo no qual o processo que chega primeiro ao estado de pronto é colocado em execução e só perde o uso do processador quando termina seu processamento ou quando executa instruções do próprio código que ocasionam uma mudança para o estado de ESPERA.
    • Questão deveria ser anulada, pois a terceira alternativa onde diz que: III - No escalonamento não preemptivo, quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador;

      Nenhum evento externo pode ocasionar perda do uso do processador, ai está o erro.

      Deslique o computador da tomada pra ver. Heheheee


    ID
    815503
    Banca
    AOCP
    Órgão
    TCE-PA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    A base dos sistemas multiprogramáveis é o compartilhamento da CPU entre os diversos processos em execução. Para isso, há um critério de seleção para determinar a ordem dos processos que serão executados. A esse procedimento de seleção dá-se o nome de escalonamento. Um dos principais objetivos do escalonamento é

    Alternativas
    Comentários
    • Em suma, o escalonamento deve:

      Maximizar: o Uso da CPU e o Throughput;

      Minimizar: o Tempo de Turnaround, o Tempo de Espera e o Tempo de Resposta;

       

      Manter a CPU ocupada a maior parte do tempo, é um dos objetivos do escalonador.

       

      Fonte: Silberchatz, Fundamentos de Sistemas Operacionais, 8ª Ed.


      @papirobizurado


    ID
    815506
    Banca
    AOCP
    Órgão
    TCE-PA
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Dois dos principais critérios de escalonamento de processos são:

    Alternativas
    Comentários
    • A taxa de utilização de CPU: que é a fração de tempo durante a qual ela está sendo ocupada; 
      Throughput: que são números de processos terminados por unidade de tempo;
      Turnaround: que é o tempo transcorrido desde o momento em que o software entra e o instante em que termina sua execução;
      Tempo de resposta: intervalo entre a chegada ao sistema e inicio de sua execução;
      Tempo de espera: soma dos períodos em que o programa estava no seu estado pronto.

    • Critérios de Escalonamento:

       

      Utilização do Processador;

      Throughput;

      Tempo de CPU;

      Tempo de Espera;

      Tempo de Turnaround;

      Tempo de Resposta;

      .

      .

      .

      At.te

      Foco na missão 

       


    ID
    829783
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Innova
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Em um sistema operacional, deseja-se executar os processos a seguir, apresentados com seus respectivos tempos de execução: • Processo P1 - 30 u.t. • Processo P2 - 2 u.t. • Processo P3 - 4 u.t. • Processo P4 - 12 u.t.
    Assumindo que o algoritmo de escalonamento é FIFO, qual o tempo médio de espera na fila de execução se eles forem executados nas seguintes ordens: O1: P2-P3-P4-P1 e O2: P3-P2-P1-P4?

    Alternativas
    Comentários
    • P1 - 30 u.t.
      P2 - 2 u.t.
      P3 - 4 u.t.
      P4 - 12 u.t.  

       

      Tempo de Espera (TE): Tempo em que o processo fica na fila de pronto.

       

      O1: P2-P3-P4-P1

      P2 (2) → TE (P2) = 0        → P2 será imediatamente executado, ficando 0 U.T. na fila de pronto

      P3 (4) → TE (P3) = 2        → P3 será posteriormente executado, ficando 2 U.T. na fila de pronto, tempo para P2 ser executado

      P4 (12) → TE (P4) = 6

      P1 (30) → TE (P1) = 18

       

      Agora... calcular o tempo médio de espera na fila de execução
      O1 = 0 + 2 + 6 + 18 / 4 = 26 / 4 = 6,5

       

      Visualizando as opções, basta o cálculo de O1 para chegar na alternativa correta.

      b) Tempo médio para 01( u.t.)-6.5 Tempo médio para 02( u.t.)- 11.5


    ID
    902392
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    A política de escalonamento utilizada pelo sistema operacional para fazer a gerência do processador, que é caracterizada pela possibilidade de o sistema operacional interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto, com o objetivo de alocar outro processo no processador, é chamada de escalonamento

    Alternativas
    Comentários
    • Escalonamento Preemptivo
      • O Sistema pode interromper um processo em execução para que outro processo utilize o processador.
      • Permite que o sistema dê atenção imediata a processos mais prioritários, como no caso de sistemas em tempo real.
      • Proporciona melhores tempos de resposta em sistemas de tempo compartilhado
      • Compartilhamento do processador de uma maneira mais uniforme entre os processos.
      • A troca de um processo pelo outro na CPU (mudança de contexto), causado pela preempção, gera um overhead no sistema.
      • Critérios de preempção devem ser definidos para o overhead não se tornar crítico.
    • d-

      Quando processo puder ser interrompido por outro - preemptivo, o qual pode ser escalonamento circular, prioridades, circular com prioridades, multiplas filas (quando for possivel classificacao dos processos em grupos, como do sistema, batch etc) e multiplas filas com realimentação (como anterior, exceto que processos trocam de fila- o SO detecta o comportamento do processo e aloca ele na fila q melhor atende sua necessidade. É como tu estar em uma fila de banco e um atendente te questiona e te aloca para fila de preferencia em vez da fila normal).

       

      Quando nada puder interromper - nao-preemptivo.Pode ser first in first out. shortest job first e cooperativo

    • gab: B

      preemptivo

    • Preempção: é a possibilidade do SO interromper um processo que está em execução e substitui-lo por outro.

      Escalonamento não preemptivo: quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador. O processo somente sai do estado de execução caso termine seu processamento ou execute instruções do próprio código que ocasionem uma mudança para o estado de espera.

      Alternativa: D


    ID
    920164
    Banca
    FCC
    Órgão
    DPE-SP
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Considerando o escalonamento de processos em um programa de computador, há um tipo de escalonamento no qual há diversos processos que estão sendo executados de forma sequencial, somente liberando o processador ao final da execução de cada processo, formando um ciclo de processos a serem executados. Tal tipo de escalonamento recebe a denominação de

    Alternativas
    Comentários
    • Confesso aos demais colegas que identifiquei apenas o round-robin como o único tipo de escalonamento no rol das alternativas apresentado. Entretanto, o comando da questão não elucida corretamente a forma como o round-robin funciona. Por exemplo, no sitio da PUC/RJ - http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0115649_03_cap_04.pdf - acessado em 14/05/2013 às 14:54, extraímos a  seguinte afirmação:

      (...)
      No escalonamento round-robin, os processos são organizados numa fila segundo sua ordem de chegada e então são despachados para execução. No entanto, ao invés de serem executados até o fim, a cada processo é concedido apenas um intervalo de tempo (time-slice ou quantum)
      (...)


      Ao realizar uma consulta na internet, é possível encontrar vários trabalhos e obras que apoiam essa descrição sobre o round-robin. Assim, alguém poderia me ajudar a encontrar a bibliografia que o examinador adotou para elaborar essa questão?

      Por fim, ora os motivos anteriormente apresentados, considerei a alternativa "d" como correta.
    • Questão inventada e naturalmente errada, mas dada como certa na "forçação" de barra da banca. Lastimável...
    • Segundo Stallings, página 259 de seu livro, o round-robin é um algoritmo de alocação circular, alocando a cada processo um determinado período de tempo de cada vez.
      Segundo Tanenbaum, página 104 , O escalonamento Round Robin ou circular é um dos mais simples algoritmos de escalonamento de processos, onde os processos são organizados em fila por ordem de chegada e então enviados para execução. No entanto, ao invés de serem  executados até o fim, a cada processo é concedido apenas um intervalo de tempo (quantum). Assim, caso o processo não seja finalizado neste intervalo de tempo, ocorre sua substituição pelo próximo processo da fila, e o processo interrompido é colocado no fim da fila.
      Apesar do enunciado pecar ao afirmar que o processo só é liberado ao final de sua execução, a alternativa mais correta é a letra D, visto que as outras não fariam nenhum sentido.
      Fonte :
      - Stallings , arquitetura e organização de computadores, 5º edição
      - Tanenbaum, sistemas operacionais modernos, 2º edição
       
    • Viagem grande da banca... 


      Conceito do algoritmo:


      Escalonamento Round-Robin

      Round-Robin é um dos mais antigos e simples algoritmos de escalonamento. É largamento usado, e foi projetado especialmente para sistemas time-sharing.

      A idéia do algoritmo é a seguinte. Uma pequena unidade de tempo, denominada timeslice ou quantum, é definida. Todos os processos são armazenados em uma fila circular. O escalonador da CPU percorre a fila, alocando a CPU para cada processo durante um quantum. Mais precisamente, o escalonador retira o primeiro processo da fila e procede à sua execução. Se o processo não termina após um quantum, ocorre uma preempção, e o processo é inserido no fim da fila. Se o processo termina antes de um quantum, a CPU é liberada para a execução de novos processos. Em ambos os casos, após a liberação da CPU, um novo processo é escolhido na fila. Novos processos são inseridos no fim da fila.

      Quando um processo é retirado da fila para a CPU, ocorre uma troca de contexto, o que resulta em um tempo adicional na execução do processo.


      Fonte: http://www.ime.usp.br/~kon/MAC5755/trabalhos/software/FlavioArruda/node2.html


    • Enunciado mal feito.
      Como o professor disse em seu comentario...so acertei pq nao identifiquei os outros como algoritmo (nao fazem sentido algum) mas se pusesse algum outro correto ali, certeza que seria chute

    • A resposta correta seria FIFO, onde os processos são executados sequencialmente e libera o processador somente ao final da execução. Como não há essa opcão entre as alternativas, a questão deveria ser anulada.

      Não existe essa de escolher a única alternativa que apresenta um algoritmo de escalonamento, como o professor afirmou, e acertar por eliminação. A questão está incorreta e pronto. É por essas e outras que desconfio da integridade das bancas.

    • O algoritmo Round e Robin utiliza o método FIFO, porém, também utiliza o QUANTUM que é a fatia de tempo em que o processo deve executar até ser retirado para dar oportunidade para outro processo. Portanto, a questão deveria ser anulada, pois o enunciado diz que somente libera o processador ao final de execução, sendo esta a característica do algoritmo FIFO

    • a caracteristica de só liberar o processador após o final da execução do processo é do método fifo que é não preemptivo. o método round robin ou escalonamento circular usa fatias de tempo (time slice ou quantum) para uso do processador, é preempção por tempo. a questão esta incorreta.

    • Se fosse até o fim da execução, não teria ciclo ehheeh. Redação nojenta.

    • O escalonamento circular (round robin) é um escalonamento do tipo preemptivo, projetado especialmente para sistemas de tempo compartilhado. Esse algoritmo é bastante semelhante ao FIFO, porém quando um processo passa para o estado de execução existe um tempo-limite para o uso continuo do processador denominado fatia de tempo (time-slice) ou quantum. "ele é semelhante"

      No escalonamento circular, toda vez que um processo é escalonado para execução uma nova fatia de tempo é concedida. Caso a fatia de tempo expire, o sistema operacional interrompe o processo em execução, salva seu contexto e direciona-o para o final da fila de pronto.

      No escalonamento circular, a fila de processos em estado de pronto é tratada como uma fila circular. O escalonamento é realizado alocando a UCP ao primeiro processo da fila de pronto. O processo permanecerá no estado de execução até que termine seu processamento, voluntariamente passe para o estado de espera ou que sua fatia de tempo expire, sofrendo, neste caso, uma preempção pelo sistema operacional. Após isso, um novo processo é escalonado com base na política de FIFO. " a palavra SOMENTE no enunciado está errada, pois pode voluntariamente passar para o estado de espera ou quando a fatia termina"

    • Com certeza deveria ser anulada.

       

      O algoritmo de escalonamento Round-Robin, como outros colegas já colocaram, não condiz com as características presentes no enunciado.

       

      "[...] somente liberando o processador ao final da execução de cada processo". Como, se cada processo tem um quantum e sofre preempção se não terminar sua execução nesse tempo?

       

      Não concordo com o comentário do professor, quando diz que "Apesar do enunciado pecar ao afirmar que o processo só é liberado ao final de sua execução, a alternativa mais correta é a letra D, visto que as outras não fariam nenhum sentido". Se o Round-Robin não é assim e o enunciado está errado, não pode ser o gabarito.

    • Acredito que esta questão seja anulável. O algoritmo Round Robin não permite que o processador seja liberado apenas ao final da execução dos processos. Há a ideia de um quantum, que é o tempo dado aos processos para usarem o processador. Dessa forma, se o quantum for de 20 ms e temos três processos com tempos de execução de p1 = 40 ms, p2 = 10 ms e p3 = 50 ms, o primeiro processo (p1) usará o processador por 20 ms e depois voltará para a fila; o processo p2 executará completamente; o processo p3 executará 20 ms e voltará para a fila. Novamente o processo p1 usará o processador pelos 20 ms e finalizará sua execução; e então o processo p3 utilizará por 20 ms e votará para a fila. Se não houver mais processos na fila, "na frente" do p3, este irá novamente usar a CPU e terminará sua execução.

      Dessa forma, temos que o Round Robin é um algoritmo preemptivo, pois os processos não ocupam a CPU até finalizarem completamente sua execução.

    • d-

      Processos em round robin (usados em sistemas de tempo comrtilhado) executam ate acabar seu quantum (unidade de tempo). Apos isso, retornam ao fim da fila. Ficar no estado 'executando' ate terminar é típico do escalonamentos nao-preemptivos como FIFO e shortest job first.

    • ROUND-ROBIN

       

      Escalonamento por alternância circular

      - Preemptivo
      - Quantum é o que importar
      - Bom para processos interativos
      - Premissa: Processos são igualmente importantes
      - Não permite monopólio do processador
      - Tamanho do quantum? 
        muito pequeno: troca de contexto cara.
        muito grande: tempo de resposta alto.
      - Adiciona sobrecarga no haveamento de contexto
      - Menor throughtput
      - Nenhum processo é mais importante que outro
       

      FONTE: Itnerante

    • Quando o enunciado afirma "SOMENTE ... AO FINAL" , para mim esta errado a questão.


      Escalonamento por chaveamento circular


      "Um dos algoritmos mais antigos, simples, justos e amplamente usados é o circular (round-robin). A cada processo é designado um intervalo, chamado de seu quantum, durante o qual ele é deixado executar. Se o processo ainda está executando ao fim do quantum, a CPU sofrerá uma preempção e receberá outro processo."


      fonte: Tanenbaum Sistemas Operacionais Modernos - 4ª Edição


    ID
    961012
    Banca
    Marinha
    Órgão
    Quadro Técnico
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Que algoritmo de escalonamento de processos não preemptivo sempre resulta no mínimo tempo médio de resposta para sisteas em lote?

    Alternativas
    Comentários
    • SJF (Shortest Job First ou Processo mais curto primeiro) é um algoritmo de escalonamento que executa, dentre processos igualmente importantes, o mais curto primeiro.


      O escalonador SJF funciona a partir de um conceito bem simples: os processos menores terão prioridade, ou seja, serão executados primeiro. Isso tem como resultado um tempo médio mínimo de espera para cada conjunto de processos a serem executados.


      O cálculo de cada tempo médio é feito a partir da próxima alocação de CPU, ou seja, o processo que utilizar a CPU por menos tempo será executado primeiro. Existem dois esquemas já conhecidos desse tipo de escalonamento:


      Não-Preemptivo: Uma vez a CPU atribuída a um processo, este não pode ser interrompido até completar a execução do processo.


      Preemptivo: Se um novo processo chega ao estado "pronto" com um tempo de alocação menor que o tempo restante do processo em execução, então há preempção (interrupção). Este esquema é conhecido por Shortest-Remaining-Time-First (SRTF).

    • B) Job mais curto primeiro.


    ID
    1035898
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    IPEA
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Julgue os itens subseqüentes, acerca de sistemas operacionais.

    O algoritmo de escalonamento round-robin (RR) pode ser empregado nos sistemas operacionais com múltiplas filas de processos prontos. Nesse caso, pode ser usado tanto como algoritmo de escalonamento de determinadas filas, como também entre filas. Para o escalonamento entre filas, uma outra alternativa é utilizar um algoritmo preemptivo embasado em prioridades, nesse caso, cada fila pode ter uma prioridade.

    Alternativas
    Comentários
    • c-

      tudo correto. round robin é escalonomaneto circular, usado em sistemas de time sharing. Estabelece tempos determinados aos processos. Quando o time do slice do processo acabar, ele volta ao fim da fila. Vantagem: impede de processo monopolizar CPU. Mas dar tempo igual a todos processos tb é um problema . Para resolver isso, implementam-se filas auxuiliares, com tempo de escalonamento variado entre processos.Mulltiplas filas é o conceito de agrupamento de processos (e.g.: batch, systema etc). Cada fila tem sua prorpia prioridade. É amplamente usado em sistema de tempo compartilhado. Geralmente o processo mais critico (+ prioridade) é o de sistema. O sistema operacional somenete escalona processos de outra fila quando a fila de prioridade esvazia. Mumtiplas filas com realimentacaoé mais generalista- os processos podem trocar de fila conforme sua necessidade- quem faz isso é o SO. O problema aqui é o alto overhead devido à intensa troca de processos

    • Correto !!!

       

       

      Em um algoritmo de Múltiplas Filas, cada fila pode ter um critério diferente de algoritmo de escalonamento.

      .

      .

      .

      At.te

      Foco na missão 


    ID
    1055329
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    STF
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    No que se refere aos sistemas operacionais, julgue os itens subsequentes.

    Em um algoritmo de escalonamento FIFO, os processos são executados na mesma ordem que chegam à fila. Quando um processo do tipo cpu-bound está na frente da fila, todos os processos devem esperá-lo terminar seu ciclo de processador.

    Alternativas
    Comentários
    • Segundo pesquisa no Wikipedia - "Sei que não é uma fonte tão confiável"

      Em ciência da computação CPU Bound é quando o tempo de processamento depende mais do processador do que das entradas e saídas.

    • Segundo Tanenbaum CPU-Bound são limitados pela CPU, isto é, muito processamento com pouca E/S

    • Uma característica desse algoritmo é o fato de que a CPU é atribuida aos processos na ordem em que eles a requisitam. A importância da tarefa não é considerada. Não interessa qual processo está na frente da fila. Todos devem esperá-lo terminar. O problema é que jobs curtos esperam muito e os jobs IO Bound entram várias vezes no fim da fila.

    • Olá! Ainda estou em dúvida com relação ao gabarito dessa questão.

      No livro do Tanenbaum, ele diz basicamente o contrário disso. 

      Tanenbaum, no livro "Sistemas Operacionais Modernos", 2ª edição, o chama de FCFS - First Come, First Served.

      Ele separa em FCFS não preemptivo e preemptivo.

      Se o FCFS incluir a preempção para processos CPU-Bound, não há muito atraso para executá-los.

      Mas se não há preempção alguma, portanto não há qualquer tipo de forma de priorizar um processo,

      um processo CPU-Bound, compartilhando a CPU com vários outros processos I/O-Bound, será prejudicado.

      Dessa forma, acho que a questão é anulável, pois o FIFO básico não dá prioridade a ninguém.

      A questão deveria ao menos citar a preempção para torná-la correta.

      Alguém sabe de uma fonte que contemple com a posição do Cespe ?


    • Amigos, o foco da questão está no algorítimo de escalonamento. O FIFO diz que a ordem de execução será a ordem de chegada à fila de processamento. No entanto, é provado matematicamente, que há casos em que invertendo-se a ordem de processamento temos um tempo de resposta ao usuário melhor. A questão quer saber se você domina sobre como o FIFO funciona: "devem esperá-lo terminar seu ciclo de processador". Sim!!! No FIFO os outros processos vão esperar o ciclo, sim! Um de cada vez. Digo isso porque em outro algorítimo isso não acontece, necessariamente. Mas no FIFO sim! Mesmo com processos cpu-bound, que são processos que usam muito processamento. Espero ter ajudado, abraços!

    • Certa.

      Parte 1: "Em um algoritmo de escalonamento FIFO, os processos são executados na mesma ordem que chegam à fila."

      Correta. Nesse algorítmo, First In Fist Out, o primeiro a entrar é o priemiro a sair. Ou seja, a ordem de chagada à fila é respeitada.

      Parte 2: "Quando um processo do tipo cpu-bound está na frente da fila, todos os processos devem esperá-lo terminar seu ciclo de processador."

      Correta. Os processos também podem ser classificados como cpu-bound ou I/O-bound. No tipo "cpu-bound", o tempo de processamento dado ao processo é definido primordialmente pelo processador. Diferentemente, do modelo I/O-bound.

       

      Dessa forma, a questão está correta.

    • FIFO - First In First out - primeira q entra é a primeira q sai.

       

      - Uma página muito referenciada será removida só porque chegou primeiro à memória
      - Não leva em contra o grau de utilização da página
      - Descarrega o frame mais antigo
      - Desconsidera o princípio da localidade
      - Baixo custo

       

      Fonte: Provas de TI

    • FIFO = NÃO PREEMPTIVO

      .

      .

      .

      .

      At.te

      Foco na missão 


    ID
    1068889
    Banca
    IFC
    Órgão
    IFC-SC
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    O escalonador é o mecanismo pelo qual o sistema operacional seleciona que processo é o próximo a obter a CPU. A técnica de escalonamento que utiliza compartilhamento de tempo, onde um processo é executado por uma pequena fatia de tempo e, então, outro processo é selecionado a fim de obter a próxima fatia de tempo é denominada:

    Alternativas
    Comentários
    • Exemplo de escalonamento circular pode ser visto no algoritmo round-robin. Este algoritmo é utilizado em sistemas interativos e se propõe a atribuir a cada processo uma intervalo de tempo - o quantum. Se, ao final do quantum o processo ainda estiver executando, a CPU sofrerá preempção e será dada a outro processo. 
      O que interessa para o escalonamento circular é o tamanho do quantum. Assim, esta é uma técnica que de compartilhamento de tempo, por isso o gabarito da questão. 

    • c-

       

      Real time nao pode ser porque sistemas desse tipo nao usam time slice; programa usa processador justamente o tempo necessario para garantir a execucao do processo do inicio ao fim. Em escalonamento de tempo realo processo de maior necessidade tem prioridade sobre of demais, podendo dividir em critico e nao critico.            

               

      FIFO (first in first out) - implementacao de estrutura tipo fila (queue). QUando 1 processo chega a vez, ele executa ou ate o fim ou ate qu realize operacao I/O, voltando ao fim da fila. Com 2 processos, ha alternacao sempre que houver realizacao de I/O.

       

      Escalonamento por prioridades - o PCB tem valor de prioridade. Se 2 tiuverem mesmo valores, escalonamento circular decide. O processador percorre a fila dos processos periodicamente para ver se ha processo com maior necessidade. Cabe ao SO evitar starvation (morrer de fome) ao implementar prioridade dinamica - a prioridade de 1 processo diminui conforme tempo de uso do CPU.

       

      Escalonamento circular ou round robin scheduling é usado para sistemas de time sharing, determinando tempos p/ cada processo -time slice-. QUando tempo acabar, fim da fila. Vanatagem: processo nao monopoliza CPU. Problema - mesmo tempo para processos que demoram mais, 1 problema resolvido com filas auxiliares, com escalonamento variado.

       

      -------------

      Escalonamento preemptivo

      Escalonamento não preemptivo

      Escalonamento de sistemas de tempo real


    ID
    1089892
    Banca
    Aeronáutica
    Órgão
    CIAAR
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Escalonamento é uma técnica dos Sistemas Operacionais que equaciona a utilização do processador e emprega algoritmos de escalonamento para esse fim. O escalonador é responsável por isso. Existem o escalonamento em sistemas em lote, interativos e de tempo real. Assinale a alternativa que apresenta o algoritmo de escalonamento em sistemas de lote.

    Alternativas
    Comentários
    • em Lote: tarefa mais curta primeiro.

      Interatividade: Escalonamento por alternância circular

      tempo real: trabalha com prazo: Sistemas com propósito específico


    • SIMPLIFICANDO

      É solicitado um algoritimo não preemptivo, pois o Sistema em Lote(Batch) tem pouca interação com o usuário. São eles SJF e FIFO.

      Sendo assim, o único algorítmo não preemptivo das alternativca é o SJF.

    • B) Próximo processo mais curto.

    • Escalonamentos em sistemas em lote

                                           - FIFO (Primeiro a chegar, primeiro a ser servido)

                                           - SJF/SPF (Tarefa mais curta primeiro)

                                           - SRTN/SPN (Tarefa a ser terminada primeiro)

                                  Escalonamento em sistemas Interativos

                                          - Round-Robin

                                          - Por prioridades

                                          - Filas múltiplas

                                          - Próximo processo mais curto

                                          - Escalonamento Garantido

                                          - Por loteria

                                          - Fração Justa

                              Escalonamento em sistemas de tempo real

                                         - RMS

                                         - EDP

      GAB A


    ID
    1209019
    Banca
    FCC
    Órgão
    TCE-CE
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Criado para sistemas de tempo compartilhado e semelhante ao escalonamento FCFS, porém com preempção para alternar entre processos. Trata-se do algoritmo de escalonamento

    Alternativas
    Comentários
    • FIFO (First in, first out) ou FCFS (First come, first served): Onde como seu próprio nome já diz, o primeiro que chega será o primeiro a ser executado;


      RR (Round-Robin): Nesse escalonamento o sistema operacional possui um timer, chamado de quantum, onde todos os processos ganham o mesmo valor de quantum para rodarem na CPU. Com exceção do algoritmo RR e escalonamento garantido, todos os outros sofrem do problema de Inanição (starvation).



      Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalonamento_de_processos 


    ID
    1267414
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    IPSEMG
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Considerando-se o gerenciamento e o escalonamento de interrupções em sistemas operacionais é INCORRETO afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: C.

       

      Acredito que a tarefa descrita seja de responsabilidade do SO.

    • 1. O hardware empilha o contador do programa.

      2. O hardware carrega o novo contador de programa a partir do arranjo de interrupções.

      3. O vetor de interrupções em linguagem de montagem salva os registradores.

      4. O procedimento em linguagem de montagem configura uma nova pilha.

      5. O serviço de interrupção em C executa (em geral lê e armazena temporariamente a entrada).

      6. O escalonador decide qual processo é o próximo a executar.

      7. O procedimento em C retorna para o código em linguagem de montagem.

      8.O procedimento em linguagem de montagem inicia o novo processo atual.

       


    ID
    1348999
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    SP-URBANISMO
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Em um sistema operacional que utiliza o algoritmo de escalonamento Round-Robin, o escalonador retirou o primeiro processo da fila circular de processos e concedeu-lhe a UCP para a sua execução. Caso esse processo não termine a sua execução após certo quantum de tempo,

    Alternativas
    Comentários
    • Galera, boa noite!

      Resposta letra (B) - Ao fim do tempo, o processo é preemptado e vai para o fim da fila de prontos.

      http://homepages.dcc.ufmg.br/~dorgival/slides/so/06-escalonamento-6pp.pdf

    • Mesmo acertando a questão, não gostei do "inserido no fim da fila circular de processos." Pois dá a ideia que ele é deslocado para o o fim, e numa fila circular, eu não consigo enxergar o "fim" da mesma.

      Ficaria melhor se dissesse que o processo voltaria à fila circular para aguardar outro quantum.


    ID
    1386100
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRF - 1ª REGIÃO
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Para melhor utilizar a CPU, os sistemas operacionais utilizam ... I... , que permite que vários jobs fiquem na memória ao mesmo empo, assegurando que a CPU sempre tenha um job para executar. Os sistemas ....II.... são uma extensão deste mecanismo, em que algoritmos ...III... atuam alternando rapidamente entre os jobs, dando a impressão que cada um deles está sendo executado concorrentemente.

    As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por

    Alternativas
    Comentários
    • Um sistema operacional de tempo compartilhado utiliza o escalonamento de CPU e a muItiprogramação

      para fornecer a cada usuário uma pequena parte de um computador de tempo compartilhado.

    • A diferença entre sistemas multiprogramados e de tempo compartilhado é sutil, pois os sistemas de multitarefatambém são multiprogramados (mantêm vários programas na memória e otimizam a utilização da CPU) . Contudo, nos sistemas multitarefa (ou de tempo compartilhado), a CPU alterna entre os processos com uma frequência tão alta que permite a interação do usuário com programas enquantos eles são executados. Ou seja, sistemas de tempo compartilhado permite a comunicação constante entre o usuário e o programa. Eles criam um a ilusão que existe uma máquina está sempre disponível para qualquer processo. Podemos concluir, que o sistemas de tempo compartilhado nada mais são que uma extensão lógica da multiprogramação.

       

      http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/sistemas-operacionais-vis-o-geral-estrutura-e-opera-es

    • -Multiprogramação (pseudoparalelismo): muitos processos rodando em UMA ÚNICA CPU através de algoritmos de escalonamento que alternam o uso desse processador. Seu desempenho depende diretamente do SO.

      -Multiprogramação: capacidade de sincronizar e utilizar mais de uma CPU ao mesmo tempo. Seu desempenho depende tanto do SO quanto do Hardware.


    ID
    1387831
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    LIQUIGÁS
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    A tarefa mais importante relacionada à gerência do processador de um Sistema Operacional é o escalonamento dos processos.

    A política de escalonamento na qual é possível interromper a execução de um processo antes de seu término para que outro processo entre em execução em seu lugar é identificada como uma política de escalonamento

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: E.

       

      Preempção - capacidade de retirar um processo da UCP, mesmo antes de seu término natural.


    ID
    1389895
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    TJ-PA
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Um sistema operacional permite que os processos sejam executados até o seu término, sem que sejam interrompidos por eventos externos. Sobre esse sistema operacional, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • 2-  Circular (Round Robin Schedule);

      É um tipo de escalonamento no qual há diversos processos que estão sendo executados de forma sequencial, somente liberando o processador ao final da execução de cada processo, formando um ciclo de processos a serem executados.

      É similar ao FIFO, porém quando um processo passa para o estado de execução, existe um tempo-limite para o uso contínuo do processador, denominado fatia de tempo (time-slice).

    • GABARITO - Letra C - "o seu escalador é do tipo não preemptivo"

    • A preempção é a capacidade de um sistema operacional interromper um processoem execução e substituí-lo por um outro. Nos ESCALONAMENTOS NÃO-PREEMPTIVOS nenhum evento externo podeocasionar a perda do uso do processador.]

      https://www.ime.usp.br/~adao/TGP.pdf


    ID
    1389901
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    TJ-PA
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Diversos algoritmos de escalonamento de processos por um sistema operacional são descritos na literatura. Um desses algoritmos, que é do tipo preemptivo, é o

    Alternativas
    Comentários
    • No algoritmo Round Robin cada processo recebe um intervalo de tempo, denominado quantum, durante o qual ele pode executar.  Aprincipal vantagem é que não permite o monopólio do processador.

    • Gabarito: B.

       

      Apesar de o SJF (Shortest Job First) poder ser preemptivo e não preemptivo, o mais lógico é marcar, realmente, o Round Robin, que é apenas preemptivo.

    • b-

      Cada processo recebe um intervalo (quantum). Se tempo acabar, processo retorna ao fum da fila e o proximo processo executa. Processos commais uso de cpu podem obter quantum maior. Round robin é comum em sistema de tempo compartilhado


    ID
    1392193
    Banca
    FCC
    Órgão
    Câmara Municipal de São Paulo - SP
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    No projeto de sistemas operacionais são utilizados escalonadores que empregam algoritmos que decidem sobre preemptibilidade, prioridades, tempos de execução e outras características de processos. No escalonamento usando o algoritmo Round-Robin,

    Alternativas
    Comentários
    • a) ERRADO - O algoritmo de escalonamento que proporciona os menores tempos médios de execução e de espera é conhecido como menor tarefa primeiro, Shortest Job First (SJF)

      b) CORRETO

      e) ERRADO - Essa abordagem é denominada de menor tempo restante,  Short Remaining Time (SRT) . O escalonador  compara a duração prevista de cada nova tarefa que ingressa no sistema com o tempo restante de processamento da tarefa que está executando no momento.

    • Gabarito: B.

       

      Quantum e Time slice são termos sinônimos chave para resolver questões quando está sendo considerado o Round Robin.

    • b-

      round robin significa q todos osprocessos vao ser chamados, mas o tempo de cpu é limitado pelo time slice para garantir vez de todos


    ID
    1428844
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    LIQUIGÁS
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Alguns esquemas de escalonamento de processos podem ter efeitos negativos em determinadas situações.
    A situação de starvation é alcançada quando

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito D

      A situação de starvation está presente quando o sistema operacional provê prioridades a processos, que não atualizados fazem com que os processos de menor prioridade nunca sejam executados causando assim, deficiência em servidores de impressão e etc.

       

      "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
      Força e Fé !
      Fortuna Audaces Sequitur !

    • Starvation:

       

      .: Um processo não consegue um determinado recurso;

      .: Ele NÃO se encontra bloqueado - Continua executando, mas sem progresso. 

      .: Sinônimos: Inanição, Postergação indefinida;

      .

      .

      .

      At.te

      Foco na missão 

       


    ID
    1474636
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Petrobras
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Considere um modelo de escalonamento de processos com 3 estados: P = Pronto, E = Executando e B = Bloqueado. Determinado processo, ao longo de um intervalo de tempo (entre T1 e T15), passou pelos seguintes estados: T1=E; T2=E; T3=E; T4=B; T5=B; T6=E; T7=E; T8=B; T9=E; T10=P; T11=E; T12=E; T13=P; T14=E; T15=B. Sobre o escalonamento observado, conclui-se que pode ter ocorrido preempção do processo analisado entre os intervalos

    Alternativas
    Comentários
    • Questão errada... Pelo diagrama de estados clássico de Tanenbaum, um processo bloqueado não pode passar diretamente para o estado executando como a questão diz. Ele precisa primeiro passar para o estado Pronto. Portanto, o gabarito informado(letra e) não faz sentido 

       

      De qualquer forma, existe preempção apenas entre T9 e T10, pois o processo estava executando(T9) e foi colocado na fila de Pronto(T10).

       

      Esse gabarito do QC está correto mesmo?

       

       

    • Concordo com o colega Rodrigo.  Alternativa correta deveria ser a letra C.

    • As alternativas na prova estão em outra ordem. A resposta correta no gabarito é mesmo a letra E, porém na letra E da prova constam os valores T9 e T10.


    ID
    1562284
    Banca
    Marinha
    Órgão
    Quadro Técnico
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    As informações a seguir se referem ao estado de dois processos, P1 e P2, no decorrer do tempo t, para serem executados em uma única CPU:

    -em t1 = Oms, P1 = PRONTO, P2 = PRONTO
    - em t2 = 1ms, P1 = EXECUÇÃO, P2 = PRONTO
    - em t3 = 3ms, P1 = ESPERA, P2 = EXECUÇÃO
    - em t4 = 6ms, P1 = ESPERA, P2 = PRONTO
    - em t5 = 8ms, P1 = ESPERA, P2 = EXECUÇÃO
    - em t6 = 9ms, P1 = ESPERA, P2 = ESPERA
    - em t7 = 11ms, P1 = PRONTO, P2 = ESPERA
    - em t8 = 13ms, P1 = EXECUÇÃO, P2 = PRONTO
    - em t9 = 15ms, P1 = ENCERRADO, P2 = EXECUÇÃO

    Considerando que o algoritmo de escalonamento é do tipo escalonamento preemptivo circular (ROUND-ROBIN), calcule o valor do TIME-SLICE, em ms, do sistema, desprezando os tempos de processamento relativos às funções do Sistema Operacional, e assinale a opção correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Nessas questões eu quase sempre me perco.

      Segundo Silberschatz os estados possíveis de processos são:

      Novo - Está sendo criado;

      Em execução - instruções estão sendo executadas;

      Em espera - Aguardando que um evento ocorra (pode ser um sinal ou I/O);

      Pronto -   Aguardando ser atribuído a um processador; e

      Concluído - Terminou

       

      Eu errei, pois tive a impressão de que o time slice dessa questão era 2ms, mas a resposta é 3ms, voltando para analisar só vi como possibilidade para essa resposta o momento t3 em que P2 está executando e então entra no estado de pronto, pq seu time slice acabou, mas ele ainda tem o que rodar, então aguarda ganhar novamente a CPU e ganha no momento t4 após 3ms, por favor alguém informa se a conclusão é esta mesmo!

    • Se ele ficou em execução de t3 = 3ms a t4 = 6ms, o time slice foi de 3 ms

    • Pra calcular o time slice, tem que procurar onde o processo sai de EXECUÇÃO para PRONTO (nesta ordem). Com isto, temos t3 com 3ms e t4 com 6ms, que dá 3 ms de time slice. Em todos os tempos apresentados na questão, esta situação ocorreu apenas uma vez. Se aparecesse outra, também deveria ter a diferença de 3ms.

       

      RESUMO: Neste tipo de questão, procure EXECUÇÃO e PRONTO (nesta ordem) e calcule a diferença.


    ID
    1568197
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    BRDE
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Em relação ao escalonamento implementado por um sistema operacional, analise as seguintes assertivas:


    I. No sistema conhecido como preemptivo, quem está com a CPU deve, voluntariamente, devolvê-la ao sistema operacional após o término de sua fatia de tempo.


    II. Com o uso de interrupções em um hardware protegido, o sistema operacional pode definir por quanto tempo a CPU é cedida, pegando-a de volta quando esse tempo acabar.


    III. No escalonamento conhecido como Time Sharing, o tempo de CPU é dividido entre ciclos CPU bound e I/O bound. Diz-se que o sistema é preemptivo quando ele possui muito mais do tipo CPU bound e poucos do tipo IO bound.


    Quais estão corretas?

    Alternativas
    Comentários
    • Em sistemas operacionais, preemptividade ou preempção é a capacidade de alterar a ordem de (ou tirar de execução) um processo em detrimento de outro com uma prioridade maior. 

    • I - processo devolver voluntariamente a CPU  = nao preemptivo. no preemptivo apos expirar seu tempo, o processo é, de qualquer forma, supsenso para dar a vez ao scheduler do kernel

      III -  preemptivo = mais IO BOUND. pois time sharing teremos mais eventos de IO de teclado, mouse, arquvivos...

    • I - Não preemptivo não possui fatia de tempo, segundo Rômulo S. Oliveira, Alexandre S. Carissimi, Simão S. Toscani - pág 17, só libera por vontade própria. 


    ID
    1607011
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 3ª Região (MG)
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    A maioria dos sistemas operacionais atuais utiliza um escalonador de tarefas do tipo preemptivo. Nesse tipo de escalonamento, a tarefa

    Alternativas
    Comentários
    • Recursos preemptíveis: após serem atribuídos podem ser retomados de processos aos quais foram alocados. Exemplo:  CPU.


      Recursos NÃO preemptíveis: não podem ser tomados de processos aos quais foram alocados. Ex: Scanner, tem que terminar de scanear para perder a prioridade.

    • Complementando o comentário do Rafael.

      Preempção é a capacidade de alterar a ordem de (ou tirar de execução) um processo em detrimento de outro com uma prioridade maior. Esta é uma característica que não é importante apenas nos sistemas operacionais em tempo real. Este tipo de intervenção por parte dos escalonadores dos sistemas operativos pode ocorrer - embora não estando limitados apenas a isso - a optimizar a entrada/saída de dados em tempo-real, como é o caso da gravação de áudio. Um exemplo de uma tarefa não-preemptiva é o processamento de interrupções.

      Fonte: Wikipedia

    • Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalonamento_de_processos

      Algoritmos escalonadores



      Os preemptivos são algoritmos que permitem que um processo seja interrompido durante sua execução, quer seja por força de uma interrupção de entrada/saída, quer seja em decorrência da politica de escalonamento adotada e aplicada por parte do escalonador de processos ou simplesmente por força do término da execução do processo.


      Letra A

    • Os comentários de vocês foram bons, mas nenhum falou do texto do item A, que está meio sem sentido. 
      "A) pode perder o processo caso ocorra uma interrupção para ativar uma tarefa mais prioritária. "

      A tarefa "perder o processo" na minha opinião não faz muito sentido. Querer ver sentido nisso é forçar um pouco a barra.

      Deveria ser na verdade:
      "pode perder a dedicação do processADOR caso ocorra..." ou
      "pode ter o seu processAMENTO interrompido caso ocorra ..." 

      Questão mal escrita.
    • Concordo com Victor Carvalho. A redação da alternativa a prejudicou a resposta. "perder o processamento", quem sabe, mas "perder o processo"? Isso não faz nenhum sentido. Dá a ideia de que a tarefa vai ser desacoplada do processo, não fazendo mais parte dele.

    • Preemptivo -: Processo retirado em favor do outro

      Não - preemptivo -: Processo não pode ser retirado até que seja finalizado.


    ID
    1754818
    Banca
    FCC
    Órgão
    DPE-SP
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Quando dois ou mais processos têm condições de “rodar", é o escalonador que decide, baseado em um algoritmo de escalonamento, qual será o próximo a receber tempo de CPU. Nesse contexto, quando há uma interrupção e suspensão temporária da execução de processos não bloqueados após um tempo máximo fixado tem-se o que categorizamos de escalonamento

    Alternativas
    Comentários
    • Pelo menos o examinador teve senso de humor ao trocar Round-Robin ou Hood-Robin.

    • Kkk essa C foi criativa. Nesse escalonamento o  Robin hood deve atirar uma flecha pra cima e o processo que for acertado ganha o uso do CPU, sendo que se o processo for RICO ele passa o direito aos Pobres kkkkk

    • Um algoritmo de escalonamento é dito não-preemptivo quando o processador designado para um certo processo não pode ser retirado deste até que o mesmo seja finalizado ou bloqueado por operação de I/O.

      Analogamente, um algoritmo de escalonamento é considerado preemptivo quando o processador designado para um processo pode ser retirado deste em favor de um outro.

    • Preemptivo - Quando há suspensão ou interrupção temporária da execução de processos.. Ocorre quando um processado designado para um processo pode ser retirado desde em favor de outro

      NÃO PREEMPTIVO – Permite que os processos sejam executados até o seu termino, sem que sejam interrompidos por eventos externos. I/O

    • o examinador que elaborou essa questão não tem deus no coração


    ID
    1822825
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRE-PI
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    A respeito das características do algoritmo de escalonamento SPF (shortest process first), assinale a opção correta.

    Alternativas
    Comentários
    • a) ERRADA. Esse termo "fila de espera" está ambiguo: pode ser a fila de pronto, esperando para executar, ou a fila de espera por algum dispositivo, por exemplo. De qq forma, há outro erro: esse é o escalonamento FIFO

      b) ERRADA. No SPF, o tempo utilizado é o do restante da execução e não da execução completa do processo

      c) ERRADA. o SPF favorece processos curtos ou os que restarem menos tempo de execução. 

      d) ERRADA. A mesma dúvida que a letra a (fila de espera). Mas há outro erro: esse é o escalonamento Fila Circular ou Round Robin 

      e) CORRETA

    • Acredito que o erro da B está em dizer que há preempção de um processo por outro, visto que o SPF é um algoritmo não preemptivo.

    • A letra B se refere ao SRT(Shortest Reimaining Time) que é o SPF preemptivo.

       

      @papirobizurado

    • Se o processo tá em execução ele vai continuar executando. Já a fila de pronto será ordenada em ordem crescente. (utilizando o método  SPF) 

    • Complementando o colega Jordão,

       

      A letra B, também pode ser o SPN (Shortest Process Next) - preemptivo.

      .

      .

      .

      At.te

      Foco na missão 


    ID
    1891849
    Banca
    IF-SC
    Órgão
    IF-SC
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Sobre algoritmos de escalonamento de processos:

    (1) Nesse algoritmo o primeiro processo a chegar será o primeiro a ser executado.

    (2) Nesse algoritmo é definido um quantum (fatia de tempo) para cada processo. Após encerrar a fatia de tempo, o processo escalonado deve ceder o lugar na CPU a outro.

    (3) Nesse algoritmo são usadas várias filas de processos prontos para executar. Cada processo é colocado em uma fila e cada fila tem uma política de escalonamento.

    (4) Nesse algoritmo o sistema distribui bilhetes aos processos, e faz um sorteio cada vez que precisa selecionar um processo para a CPU.

    (5) Nesse algoritmo os processos menores terão prioridade, ou seja, serão executados primeiro.

    Relacione os números dos conceitos citados acima com os itens abaixo:

    ( ) Múltiplas Filas.

    ( ) Round-Robin.

    ( ) Shortes Job first

    ( ) Escalonamento Lotérico.

    ( ) First Come First Serverd.

    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: C.

       

      Escalonamento Lotérico foi novidade para mim. Consegui resolver por conhecer os outros algoritmos.

    • c-

      Escalonamento preemptivo

      Escalonamento nao preemptivo

       

      Multiplas filas - processos agrupados (e.g.: sistema, batch, alta interacao etc). As filas têm seus proprios mecanismos de escalonamento. O SO somente escalona os processo de outra fila quando os da fila mais prioritaria estiver vazia. O mais critico é o processo de sistema. Um meio de evitar esperar esvaziar uma fila antes de iniciar outra é implementar time slice às filas, assim todos processo executam. 

       

      round robin - todos processos recebem time slice para executar. QUando acabar, fim da fila. Todos executam sem risco de starvation, mas dar tempo igual aos processos tb é um problema. A solucao é imple,entar filas auxiliares com escalonamentos variados

       

      shortest job first - preocessos menores com maior prioridade. Ha problema d edefinir tempo exato de execucao, geralmente o tempo é padrao

       

      first in first out - (fifo) implementacao de fila. processo fica no CPU ate acabar ou fazer operacao I/O, fazendo ele ir ao fim da fila. 


    ID
    1949698
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    PC-AC
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Um sistema operacional utiliza o algoritmo de escalonamento de processos no qual os processos menores terão prioridade na execução. Esse tipo de algoritmo de escalonamento é conhecido pelo acrônimo:

    Alternativas
    Comentários
    • O que é SJF?

      SJF - SHORTEST-JOB-FIRST

      ·      Não-preemptivo em sua concepção original.

       

      ·      Seleciona o processo em estado de ponto que tiver o menor tempo de processador ainda por executar.

       

      ·      Tempo de processador estimado com base em análises estáticas de execuções passadas.

       

      Fonte: Maia - Sistemas Operacionais

    • Gabarito C

      Shortest Job First (SJF, em português trabalho mais curto primeiro), ou Shortest Job Next (SJN, em português trabalho mais curto em seguida), ou ainda Shortest Process Next (SPN, em português processo mais curto em seguida) é uma política de escalonamento que seleciona para ser executado o processo com o menor tempo de execução.SJF é um algoritmo não-preemptivo. Shortest Remaining Time é uma variação preemptiva de SJF.

      O escalonamento SJF é vantajoso por sua simplicidade e também porque minimiza o tempo médio que cada processo leva desde quando ele é criado até o fim de sua execução, incluindo aqui o tempo de espera entre o momento em que ele é criado e o momento em que é selecionado para executar. No entanto, essa estratégia pode levar a inanição de processos com longos tempos de execução caso processos curtos sejam continuamente adicionados ao escalonador. Highest Response Ratio Next é um algoritmo similar que resolve este problema ao levar em conta o envelhecimento dos processos.

      Uma outra desvantagem do SJF é a necessidade de saber previamente os tempos para execução dos processo. Embora seja impossível prever os tempos de maneira exata, existem diversos métodos que podem ser usados para estimá-los, tais como média ponderada ou uso dos tempos de execução anteriores para processos semelhantes.

      Vamos na fé !

       

      "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
      Força e Fé !
      Fortuna Audaces Sequitur !


    ID
    2066383
    Banca
    Aeronáutica
    Órgão
    CIAAR
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

    De acordo com Vaswani e Zahorjan (1991), alguns multiprocessadores utilizam o que é chamado de ______________________ que possui como ideia básica esforçar-se bastante para executar um processo na mesma CPU em que ele já executou anteriormente. O algoritmo de escalonamento em dois níveis é usado para criar essa similitude.

    Alternativas
    Comentários
    • O Windows 2000 implementa o conceito de afinidade, que define o processador onde a thread deve executar. A afinidade pode ser:

      � Hard – indica a existência de uma dependência que obriga a thread a rodar sempre no processador específicado

      � Soft – o sistema tenta executar a thread no processador que ela havia ocupado previamente, para aproveitamento de dados da execução anterior que podem se encontrar em cache (o que implica em ganho de performance).

       

      fonte: http://www.inf.pucrs.br/~ramos/sop_escwinlin.pdf


    ID
    2583964
    Banca
    COPEVE-UFAL
    Órgão
    MPE-AL
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    São objetivos de um algoritmo de escalonamento para sistemas interativos:

    Alternativas
    Comentários
    • a ) Vazão(throughput) e Tempo de retorno - Sistemas em Lote

      b ) vazão (throughput) e tempo de Retorno - Sistemas em lote

      c ) Tempo de resposta e proporcionalidade - Sistemas Interativo

      d ) Cumprimento dos prazos e previsibilidade - Sistemas de tempo Real

      e ) Utilização da CPU - Sistemas em lote e proporcionalidade - Sistemas Interativo.

      Fonte: Sistemas Operacionais Modernos 3 edição Andrews s.Tanenbaum pág 90

    • Tempo de Resposta: Responder às requisições rapidamente;

      Proporcionalidade: Satisfazer às expectativas dos usuários;

      .

      .

      .

      .

      At.te

      Foco na missão 

       

    • Creio que tempo de retorno seja o tempo para retornar as requisições para o operador da máquina, aparentemente, meu raciocínio está correto.


    ID
    3180409
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    Transpetro
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    A política de escalonamento estabelece os critérios utilizados para selecionar o processo que fará uso do processador.

    No escalonamento não preemptivo, quando um processo está em execução,

    Alternativas
    Comentários
    • Cabe ressaltar que nos algoritmos não preemptivos, por serem utilizados exclusivamente em sistemas monoprocessados, esse fato não ocorre, sendo cada programa executado até o fim. Letra D.
    • https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Escalonamento_de_processos
    • Existem os algoritmos  preemptivos e os não preemptivos.

      Os preemptivos são algoritmos que permitem que um processo seja interrompido durante sua execução, que seja por força de uma interrupção de entrada/saída, quer seja em decorrência da politica de escalonamento adotada e aplicada por parte do escalonador de processos ou simplesmente por força do término da execução do processo. Após a interrupção deste processo, ocorre o que se chama de troca de contexto, que consiste em salvar o conteúdo dos registradores e a memória utilizada pelo processo e conceder a outro processo o privilégio de executar na CPU, restaurando assim o contexto deste ultimo processo.

      Cabe ressaltar que nos algoritmos não preemptivos, por serem utilizados exclusivamente em sistemas monoprocessados, esse fato não ocorre, sendo cada programa executado até o fim.

      Fonte Wikipedia

    • Para facilitar, associem:

      Preemptivo = "Pode ser interrompido"

      Processo Preemptivo -> Processo pode ser interrompido.

      Processo Não-preemptivo -> Processo Não "pode ser interrompido"


    ID
    3947557
    Banca
    FCC
    Órgão
    AL-AP
    Ano
    2020
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    No contexto do escalonamento de processos:

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa B.

      Um dos mais simples de todos os algoritmos já projetados é o Fisrt-Come, First-Served − FCFS não preemptivo.

      Algoritmos de escalonamento que usam FILAs são sempre "não preemptivos", com exceção dos que usam "quantum"(relógio) para o controle das trocas de contexto.

    • A) o do tipo circular pressupõe implicitamente que os processos são de importância diferenciada por hierarquia de duração.

      Incorreta, não podemos relacionar chaveamento circular ( round-robin ) com 'hierarquia de duração'

      .

      B) GABARITO DA QUESTÃO

      .

      C) um dos algoritmos mais modernos é o circular, também denominado round-robin, que, apesar de ser complexo, é justo e amplamente usado.

      Incorreta, consoante cita Tanenbaum: round-robin é 'um dos mais antigos, simples, justos e amplamente usados.

      .

      d) em escalonadores preemptivos, a tarefa permanece no processador tanto quanto possível, só se retirando no caso de término de execução, solicitação de uma operação de E/S ou liberação do processador.

      Incorreta, definição de escalonamento não preemptivo.

      .

      e) turnaround mede o tempo total perdido pela tarefa na fila de prontos, aguardando o processador.

      Incorreta, na verdade, a alternativa menciona o conceito de tempo de espera (waiting time)

    • Tempo de retorno (turnaround): intervalo de tempo em que uma tarefa é submetida até

      a sua conclusão (tempo de término – tempo de chegada). Considera tempo em

      execução, tempo bloqueado e na fila de pronto (tempo médio de retorno: média

      aritmética dos tempos de retorno).