-
A letra b está errada por quê?
-
A letra B não está errada. Ela é o gabarito. A questão pede uma alternativa na qual o verbo proceder é intransitivo, ou seja, possui sentido completo e não exige nenhuma preposição.
Portanto, não poderá proceder à (alguma coisa).
Na letra B proceder não tem sentido de levar a (alguma coisa), mas sim de agir de determinada forma. Neste sentido o verbo proceder é completo, intransitivo, não exige preposição. Para ficar claro vamor fazer a substituição:
“Convenceram-no de que só devemos praticar aquilo que os outros já praticaram. […] exigiam que ele agisse com o mesmo discernimento de que dispunham seus pais”
Viram? O sentido se manteve porque "agir" tem o mesmo sentido de "proceder" na frase e também é intransitivo.
Agir
verbo intransitivo Fazer alguma coisa; realizar, atuar ou fazer
-
A meu ver, questão difícil se considerado o cargo.
Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Verbal, p. 418, ensina que o verbo "proceder" só é intransitivo em duas circunstâncias:
1) Quando significar "portar-se, comportar-se"; "agir, obrar".
2) Quando significar "ser decisivo na prova, concluir"; "ter fundamento".
Obs.: Celso Pedro Luft, na obra mencionada acima, não prevê nenhuma acepção em que esse verbo seja transitivo direto; contudo, o professor alerta que em linguagem vulgar (e vulgar aqui carrega o sentido de "popular"), aceita-se ele, o verbo, na transitividade direta. Em linguagem culta, evite.
Analisemos item por item:
a) “Traçavam em princípio negras riscas sobre o corpo, à semelhança do pelo do coati, de onde procedeu o nome dessa arte da pintura guerreira”
Incorreto. O verbo "proceder" é transitivo indireto, rege a preposição "de" e encerra sentido de "originar-se";
b) “Convenceram-no de que só devemos praticar aquilo que os outros já praticaram. […] exigiam que ele procedesse com o mesmo discernimento de que dispunham seus pais”
Correto. Na acepção trazida, o verbo equivale a "portar-se, comportar-se", sendo, portanto, intransitivo;
c) “Entre o oficialato mesmo, não se conhece um que proceda de família ilustre ou renomada, eis que nenhum aristocrata aceitará farda na família”
Incorreto. O verbo "proceder" é transitivo indireto, rege a preposição "de" e encerra o sentido de "originar-se";
d) Encerrada a discussão, os participantes da assembleia procederam, então, à votação.
Incorreto. O verbo "proceder" é transitivo indireto, rege a preposição "a" e encerra sentido de "realizar, efetuar".
e) “Esta Comissão procedeu a uma investigação dos laudos periciais produzidos à época do acidente […]”
Incorreto. O verbo "proceder" é transitivo indireto, rege a preposição "a" e encerra sentido de "realizar, efetuar".
Letra B
-
A questão requer conhecimento acerca de regência verbal, mais especificamente sobre o sistema de transitividade do verbo “proceder” de acordo com o sentido ao que se refere. Sabendo disso, é pedido ao candidato que este assinale a alternativa em que o verbo “proceder” seja um verbo intransitivo.
Entende-se aqui por verbo intransitivo qualquer verbo que possua uma informação semântica completa, repousada no próprio verbo sem pressupor nenhum complemento verbal. Em geral, prevê-se adjunto adverbial após um verbo intransitivo e não um complemento do verbo.
Proceder pode ser tanto um verbo intransitivo quanto transitivo indireto a depender do sentido expresso por ele. Na sua construção semântica transitiva indireta, o verbo equivale a “originar-se”, admitindo a preposição “de”; a “efetuar”, “executar”, “realizar” ou “fazer” algo”, regendo a preposição “a” e, por fim, o verbo proceder pode equivaler ainda à ideia de “instaurar processo”, admitindo a preposição “contra” no seu complemento verbal. Já, na construção intransitiva, esta pode ter sentido de “agir” ou de “ ter concluído algo”.
Tendo feito um passeio no que se define como verbo intransitivo e os sentidos que o verbo proceder pode expressar, sobretudo quando for intransitivo, podemos agora analisar as alternativas abaixo:
A – Alternativa incorreta. O verbo "proceder", no enunciado, está no sentido de “originar-se”. Nesse sentido, ele é transitivo indireto, tanto que a preposição regida (“de”) posiciona-se anteriormente ao pronome relativo “onde”;
“Traçavam em princípio negras riscas sobre o corpo, à semelhança do pelo do coati, de onde originou-se o nome dessa arte da pintura guerreira.”
B – Alternativa correta. O verbo "proceder", no fragmento, é intransitivo no sentido de concluir ou agir. Portanto, tal construção semântica do verbo atende ao comando da questão;
“Convenceram-no de que só devemos praticar aquilo que os outros já praticaram. […] exigiam que ele agisse/ concluísse com o mesmo discernimento de que dispunham seus pais.”
C – Alternativa incorreta. Novamente, encontramos aqui o verbo "proceder" no sentido de “originar-se”, isto é, como verbo transitivo indireto e não intransitivo;
Entre o oficialato mesmo, não se conhece um que se origina de família ilustre ou renomada, eis que nenhum aristocrata aceitará farda na família."
D – Alternativa incorreta. Identificamos o verbo "proceder" como transitivo indireto no sentido de “efetuar”, “executar”, “realizar” ou “fazer” algo”, que rege a preposição “a” (à votação). Logo, tal alternativa não ao pedido da questão;
E – Alternativa incorreta. O verbo proceder está no sentido de “efetuar”, “executar”, “realizar” ou “fazer” algo, o que indica sua transitividade ser indireta, pressupondo um complemento verbal com a preposição “a” (a uma investigação dos laudos periciais).
Gabarito: B