Item correto, letra B
Hepatite A Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.
A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico. O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue, no qual se procura por anticorpos anti-HAV.
Hepatite B Causada pelo vírus B (HBV), a hepatite do tipo B é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga. Como o VHB está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. O diagnóstico da hepatite B é feito por meio de exame de sangue específico. O Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B em qualquer posto de saúde.
Hepatite C A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), já tendo sido chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue.
Entre as causas de transmissão estão:
. Transfusão de sangue;
. Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings;
. Da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara);
. Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).
Não existe vacina contra a hepatite C.
Hepatite D A hepatite D, também chamada de Delta, é causada pelo vírus D (VHD). Mas esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa. E sua transmissão, assim como a do vírus B, ocorre:
. por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada;
. da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
. compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, etc), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings;
. por transfusão de sangue infectado.
Hepatite E De ocorrência rara no Brasil e comum na Ásia e África, a hepatite do tipo E é uma doença infecciosa viral causada pelo vírus VHE. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico
Fonte: site Ministério da Saúde- http://www.aids.gov.br/pagina/hepatite
a) São 3 doses e ainda sim não se garante imunização efetiva. Há quem tome e não "crie" os anticorpos.
b) Correta.
c) Apesar de raro, o vírus da hepatite C, pode ser transmitido verticalmente.
d) O HAV tem transmissão fecal-oral e na maior parte das vezes crianças são fonte de infecção, mas podendo também ser adultos uma vez que o que impera são condições sanitárias (falta de higiene).
e) O vírus da hepatite E é mais comum na Ásia e África, e assim como o HAV tem sua transmissão fecal-oral, sendo relacionado a falta de saneamento/higiene.