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Prova CESPE - 2009 - FUB - Museólogo


ID
405820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

Para o Conselho Internacional de Museus (ICOM), museu é toda instituição permanente que conserva e apresenta coleções de objetos de caráter cultural ou científico, para fins de estudo, educação e satisfação, incluindo galerias permanentes de exposição dependentes de bibliotecas ou centros de documentação, monumentos históricos, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Um museu é, na definição do International Council of Museums (ICOM, 2001), "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu

  • O ICOM reconhece como museu a toda instituição permanente, que conserva e expõe coleções de objetos de caráter cultural ou

    científico, para fins de estudo, educação e deleite. Entram nesta definição: as salas de exposição de caráter permanente, que mantém as bibliotecas públicas e as coleções de arquivos; os monumentos históricos, suas partes ou dependências, tais como tesouros das catedrais; lugares históricos, arqueológicos ou naturais; jardins botânicos, zoológicos, aquários, viveiros e outras instituições que mostram exemplares vivos; os parques naturais; os centros científicos e planetários (FERNÁNDEZ,1999)

    Em posteriores assembléias gerais, congressos e reuniões, os distintos comitês do ICOM foram enriquecendo a definição de museu, como em 1989: “o museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e exibe para fins de estudo, de educação e de deleite, testemunhos materiais do homem e de seu entorno”. Nesta atualização, têm sido decisivas diferentes posições da nova museologia e tem sido cada vez mais clara a influência de disciplinas como a antropologia ou a etnografia (FERNÁNDEZ, 1999).

    Fonte: http://correio.fdvmg.edu.br/downloads/SemanaAcademica2007/MC06_Ecoturismo/carta%20de%20produtos.pdf


ID
405823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

A preservação de obras culturais é associada, entre outros, a termos como fundos e sítios arqueológicos.

Alternativas

ID
405826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

Segundo a concepção moderna, museu é uma instituição cultural com acervos estáticos a espera dos visitantes.

Alternativas

ID
405829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

O museu, nos primórdios, era o local onde sábios e filósofos se encontravam para estudar as ciências, as letras e as artes, e era constituído de biblioteca, salão de leitura, jardim botânico, zoológico, observatório, entre outros espaços.

Alternativas
Comentários
  • A palavra “MUSEU” , de origem grega, significa “templo das musas”., e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.

    Hoje, o International Concil of Museums a instituição que conserva coleções de objetos de arte ou ciências, para fins de preservação ou apresentação pública. 

    Os museus modernos foram criados no século  XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico.

    O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.

    O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda).

    Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.

    No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

    Fonte: http://www.museus.art.br/historia.htm


ID
405832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

Museus, bem como arquivos e bibliotecas, podem ser considerados instituições culturais responsáveis pela armazenagem, conservação e divulgação dos acervos coletados ao longo da trajetória das sociedades humanas.

Alternativas
Comentários
  • certa, ja errei isso 2x :(


ID
405835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

O papel social dos museus é expresso no estímulo à participação da comunidade em suas programações e divulgações da cultura entre os diversos segmentos da população, por meio da contemplação das peças expostas.

Alternativas

ID
405838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museologia, julgue os itens seguintes.

Os suportes da informação que são objeto da museologia são limitados aos objetos tridimensionais.

Alternativas

ID
405841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museologia, julgue os itens seguintes.

Constituem tipos de museus: museus de arte, os históricos, os de ciência, os especializados e os museus ao ar livre.

Alternativas

ID
405844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de museologia, julgue os itens seguintes.

Os objetos expostos nos museus não precisam estar associados uns com os outros, devendo, apenas, preservar as noções de tempo e de espaço.

Alternativas

ID
405862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de legislação cultural, julgue os itens que se
seguem.

Os museus, conforme suas características e o seu desenvolvimento, poderão ter filiais, seccionais e núcleos ou anexos. Seccional é o museu dependente de outro quanto à sua direção e gestão, inclusive financeira, mas que possui plano museológico autônomo.

Alternativas
Comentários

  • Capítulo I – das Disposições Gerais

    Artigo 3º Conforme as características e o desenvolvimento de cada museu poderão existir filiais, seccionais e núcleos ou anexos das instituições.

    Parágrafo único.  Para fins de aplicação desta Lei, são definidos:

    I – como filial os museus dependentes de outros quanto à sua direção e gestão, inclusive financeira, mas que possuem plano museológico autônomo;

    II – como seccional a parte diferenciada de um museu que, com a finalidade de executar seu plano museológico, ocupa um imóvel independente da sede principal;

    III – como núcleo ou anexo os espaços móveis ou imóveis que, por orientações museológicas específicas, fazem parte de um projeto de museu”

    Fonte: http://www.museus.gov.br/os-museus/como-criar-museus/



ID
405865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de legislação cultural, julgue os itens que se
seguem.

Coleções visitáveis são conjuntos de bens culturais conservados pelo poder público a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Decreto Federal nº 8.124 (BRASIL, 2013):

    conceitua coleções visitáveis em seu artigo 2º, inciso V:

    “conjuntos de bens culturais conservados por pessoa física ou jurídica que não apresentem as características previstas nos incisos IX e X do caput, e que sejam abertos à visitação ainda que esporadicamente”;


ID
405868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de legislação cultural, julgue os itens que se
seguem.

O diagnóstico participativo da instituição, a identificação dos espaços e dos públicos são partes do plano museológico.

Alternativas
Comentários
  • Art. 46.  O Plano Museológico do museu definirá sua missão básica e sua função específica na sociedade e poderá contemplar os seguintes itens, dentre outros: 

    I – o diagnóstico participativo da instituição, podendo ser realizado com o concurso de colaboradores externos; 

    II – a identificação dos espaços, bem como dos conjuntos patrimoniais sob a guarda dos museus; 

    III – a identificação dos públicos a quem se destina o trabalho dos museus; 

    IV – detalhamento dos Programas:  

    a) Institucional; 

    b) de Gestão de Pessoas; 

    c) de Acervos; 

    d) de Exposições; 

    e) Educativo e Cultural;  

    f) de Pesquisa; 

    g) Arquitetônico-urbanístico; 

    h) de Segurança; 

    i) de Financiamento e Fomento; 

    j) de Comunicação. 

    § 1o  Na consolidação do Plano Museológico, deve-se levar em conta o caráter interdisciplinar dos Programas. 

    § 2o  O Plano Museológico será elaborado, preferencialmente, de forma participativa, envolvendo o conjunto dos funcionários dos museus, além de especialistas, parceiros sociais, usuários e consultores externos, levadas em conta suas especificidades. 

    § 3o  O Plano Museológico deverá ser avaliado permanentemente e revisado pela instituição com periodicidade definida em seu regimento.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm



ID
405871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens
seguintes.

A documentação museológica é toda a informação referente ao acervo do museu, com objetivo de preservação da memória da própria instituição.

Alternativas
Comentários
  • A documentação de acervos museológicos é o conjunto de informações sobre cada um dos seus itens e, por conseguinte, a representação destes por meio da palavra e da imagem (fotografia). Ao mesmo tempo, é um sistema de recuperação de informação capaz de transformar, como anteriormente visto, as coleções dos museus de fontes de informações em fontes de pesquisa científica ou em instrumentos de transmissão de conhecimento. (Helena Dodd Ferrez)

    Fonte: http://www.getempo.org/index.php/revistas/26-02/artigos/43-veritas-mouseion-olhar-sobre-a-documentacao


ID
405874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens
seguintes.

O sistema de numeração de dois números é o mais adequado para os pequenos e médios museus por ser de fácil compreensão e por tratar melhor as coleções que não são muito diversificadas.

Alternativas
Comentários
  • 2- Numeração:

    Também chamada registro do objeto. Os sistemas de numeração são diversos e variam de museu para museu.

    2.1- Sistema de um único número – Numera-se o primeiro objeto da coleção com o número 1, o segundo com o 2, e assim

    sucessivamente em ordem seqüencial. Este sistema tem muitas vantagens para os pequenos e médios museus por ser de fácil

    compreensão, dando a dimensão real da coleção.

    2.2- Sistema de dois números – Se utiliza de um número de controle seguido por um número correlativo. Normalmente o

    primeiro se refere ao ano de entrada do objeto no museu e o segundo registra a entrada dos objetos no referido ano. Ex.: 80.5

    (80 representa o ano de entrada da peça no museu e o n.º 5 o quinto objeto a ser registrado no mesmo ano).

    Este sistema deve ser adotado por museus que dispõem de coleções muito diversificadas ou objetos de épocas históricas muito

    distintas. Seu uso também se recomenda para museus que tenham adquirido muitas peças num mesmo ano. É importante que

    no início de cada ano se comece o registro pelo número 1. Ex.: no ano de 2006, o último registro foi o número 50. Ao começar

    novo ano, deve-se escrever 07.1 e não 06.51; desta forma conhecemos o total de objetos adquiridos num determinado ano

    2.3- Sistema de três números – Permite identificação da procedência do objeto.

    Ex.: 85.13.10 se tivermos 10 objetos de uma coleção e 13 entradas no ano de 1985, o último objetos desta coleção terá o

    número 85.13.10. Podemos ainda dizer que é o objeto n.º 10 da coleção 13, adquirida no ano de 1985. Este número nos diz

    que todos os 85.13 provêm da mesma fonte, do mesmo doador.

    No caso de conjuntos ou coleções, pode-se usar letras. Ex.: 83.06.1a (bule), 83.06.1b (tampa)

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens
seguintes.

O estabelecimento das principais categorias das coleções e a inserção dos objetos nessas categorias são conhecidos como registro.

Alternativas
Comentários

ID
405880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens
seguintes.

O livro de tombo é o documento onde são registrados todos os objetos que compõem o acervo do museu.

Alternativas
Comentários
  • “Livro Tombo” ou de Registro:

    O livro de tombo é o documento onde são registrados todos os objetos que compõem o acervo do museu. Ele deve

    conter uma série de informações como:

    - o n.º de registro;

    - data de entrada;

    - classificação (categoria);

    - descrição do objeto (material, dimensões, técnicas);

    - autor;

    - origem;

    - procedência;

    - forma de aquisição;

    - estado de conservação;

    - observações (baixa de objetos e especificações importantes para o fichamento posterior).

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens
seguintes.

A operacionalização da catalogação em museus é feita com fichas de catalogação, que, por motivos de segurança, deve ter duplicata arquivada em lugar diferente.

Alternativas
Comentários

ID
405886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca de inventário, julgue os itens subsequentes.

Os inventários museológicos e outros registros de identificação de bens culturais são considerados patrimônio arquivístico de interesse nacional.

Alternativas
Comentários
  • Art. 40.  Os inventários museológicos e outros registros que identifiquem bens culturais, elaborados por museus públicos e privados, são considerados patrimônio arquivístico de interesse nacional e devem ser conservados nas respectivas instalações dos museus, de modo a evitar destruição, perda ou deterioração. 

    Parágrafo único.  No caso de extinção dos museus, os seus inventários e registros serão conservados pelo órgão ou entidade sucessora. 

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm


ID
405889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca de inventário, julgue os itens subsequentes.

O inventário nacional é composto por dados sistematizados e atualizados sobre os bens culturais existentes em cada museu, objetivando a sua comercialização para outros museus.

Alternativas
Comentários
  • Art. 41.  A proteção dos bens culturais dos museus se completa pelo inventário nacional, sem prejuízo de outras formas de proteção concorrentes. 

    § 1o  Entende-se por inventário nacional a inserção de dados sistematizada e atualizada periodicamente sobre os bens culturais existentes em cada museu, objetivando a sua identificação e proteção. 

    § 2o  O inventário nacional dos bens dos museus não terá implicações na propriedade, posse ou outro direito real. 

    § 3o  O inventário nacional dos bens culturais dos museus será coordenado pela União. 

    § 4o  Para efeito da integridade do inventário nacional, os museus responsabilizar-se-ão pela inserção dos dados sobre seus bens culturais. 

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm

  • Pelo decreto 8124/2013 em seu Art. 11. Fica instituído o Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados - Inventário Nacional, instrumento de proteção e preservação do patrimônio museológico, a ser coordenado pelo IBRAM, para os fins previstos no 


ID
405892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca de inventário, julgue os itens subsequentes.

A ficha de entrada e a numeração são duas fases do inventário.

Alternativas
Comentários
  • Registro

    É o sistema que permite identificar e controlar os objetos do acervo permanente ou temporário de um museu. Por isso

    tem diversas fases:

    1- Ficha de Entrada:

    É a ficha inicial do objeto. Sua função é identificar e dar um número de registro ao objeto. Esta ficha deve ser preenchida no

    momento em que a peça ingressar no patrimônio do museu;

    2- Numeração:

    Também chamada registro do objeto. Os sistemas de numeração são diversos e variam de museu para museu.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca de inventário, julgue os itens subsequentes.

No inventário, a listagem de acervo ou coleção tem numeração provisória.

Alternativas
Comentários
  • Documentação museológica

    O que compõe a documentação?

    a) Aquisição (coleta, doação, legado, empréstimo, compra e permuta)

    b) Arrolamento (listagem de acervo ou coleção com numeração provisória)

    c) Registro ou inventário

    d) Classificação

    e) Catalogação (fichas)

    f) Pesquisa

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

A qualidade do ar atmosférico é um dos elementos a se considerar na conservação das peças de um museu, pois o ar que contenha impurezas, em quantidades variáveis, de acordo com o local e estação do ano, afeta a preservação do acervo.

Alternativas

ID
405901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

Os objetos em bronze devem ser lavados com água e sabão de coco e secados com flanela ou pano macio.

Alternativas
Comentários

ID
405904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

Taxidermia é a técnica utilizada na higienização de esculturas em metal, principalmente em cobre.

Alternativas
Comentários
  • Taxidermia é a técnica de dar forma à pele, embora já tenha sido definido etimologicamente o significado da palavra Taxidermia, podemos por outro lado, definir que o termo compreende a técnica de preparar as peles de animais mortos de modo que estes conservem, tanto quanto possível, as características morfológicas que apresentam em vida. Taxidermizar é, por excelência, uma técnica fundamental para o embalsamento, já que com elas, inibimos drasticamente a ação dos organismos decompositores como fungos e as bactérias.

    Fonte: http://www.zoo.df.gov.br/index.php/mus-de-taxidermia


ID
405907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação a preservação e conservação preventiva de acervos,
julgue os itens a seguir.

Os móveis em madeira pintada são muito resistentes às grandes variações de temperaturas e devem ser encerados, periodicamente, com cera de carnaúba.

Alternativas

ID
405910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

Higrômetros e psicrômetros são instrumentos utilizados para medir o grau de umidade relativa do ar.

Alternativas
Comentários

ID
405913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

O excesso de umidade é danoso à conservação das peças de madeira, mas a baixa umidade não interfere na conservação desse tipo de peça.

Alternativas

ID
405916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

A umidade relativa do ar recomendada para ambientes onde há peças de metais, de acordo com o seu estado e com a oxidação, pode variar entre 15% e 40%.

Alternativas
Comentários

ID
405919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

A iluminação é um fator a ser considerado na conservação dos objetos do museu, mas não provoca danos definitivos, ou seja, seus efeitos não são cumulativos e irreversíveis.

Alternativas

ID
405922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

Na exposição de fotografias, a iluminação deve ser sempre direta, incidindo inteiramente sobre a obra, para facilitar sua visualização.

Alternativas

ID
405925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos
itens.

Por suas características, a iluminação natural (luz do dia), que pode chegar a mais de 10.000 lux, é menos nociva que a iluminação artificial.

Alternativas

ID
405928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das reservas técnicas em museus, julgue os itens a seguir.

A reserva técnica é um dos itens prioritários da política de conservação e difusão da informação do museu.

Alternativas
Comentários

ID
405931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das reservas técnicas em museus, julgue os itens a seguir.

A reserva técnica, em algumas instituições museológicas, é utilizada para pesquisa acadêmica.

Alternativas
Comentários
  • Função e critérios

    As reservas têm por função:

    (i) Responder às exigências da conservação, limitando e antecipando os riscos de degradação, substituindo-os por condições favoráveis da conservação.

    (ii) Facilitar o acesso às coleções, a fim de favorecer o estudo e a difusão dos bens culturais.

    (iii) Permitir a movimentação das coleções, garantido a preservação e a segurança dos bens culturais.

    Os critérios que permitem avaliar a boa concepção e o bom funcionamento de uma reserva são: Funcionalidade, Acessibilidade, Consulta, Preservação e Segurança (Remy, 1999).

    Fonte: http://www.abracor.com.br/boletim/062010/ArtigoAntonio.pdf


ID
405934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das reservas técnicas em museus, julgue os itens a seguir.

O museu pode ter várias salas destinadas à reserva técnica, definidas pelo tipo ou pela natureza dos objetos acondicionados.

Alternativas

ID
405937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das reservas técnicas em museus, julgue os itens a seguir.

O espaço destinado à reserva técnica tem como função primordial a guarda e a conservação do acervo não exposto; por isso, são necessárias precauções especiais quanto à sua localização, proteção contra roubo e incêndio.

Alternativas

ID
405940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

A divulgação do museu resume-se à preparação do inventário dos objetos de sua coleção.

Alternativas
Comentários
  • Programa de difusão e divulgação, aquele que trata da divulgação e popularização dos projetos e atividades da instituição, além da disseminação, difusão e consolidação da imagem institucional nos âmbitos local, regional, nacional e internacional; podendo ser dividido em diferentes subprogramas, tais como: editorial, de intercâmbio institucional, de comunicação social, de comunicação visual e outros. 

    (...)

    7- DIVULGAÇÃO: sem divulgação não haverá efetivação do trabalho. A divulgação deve ser um hábito constante,diário. Deve ser feita boca a boca, na imprensa, visitando escolas, contatos com a comunidade, cartazes, mala direta via correio ou email. Tudo que traga a comunidade para dentro do museu deve ser utilizado. O museu muito silencioso e vazio é sinal de pouca divulgação !

    (...)

    A Divulgação do Museu

    O Museu deve ter um setor, ou funcionário, responsável pela divulgação da programação do museu; o responsável por essa atividade deve:

    Trabalhar reforçando a “Marca do Museu”, que pode ser uma fotografia ou outra imagem, por exemplo, a logomarca institucional.

    • Solicitar junto à Prefeitura, sinalização adequada, em pontos estratégicos.

    • Desenvolver um relacionamento cordial com a Prefeitura, escolas, bibliotecas e outras entidades do município, bem como das cidades vizinhas, tais como associações de moradores, grupos etários “da terceira idade”; convidando-os para participarem da programação do Museu.

    • Promover exposições ou audições de artistas locais e regionais.

    • Solicitar apoio da comunidade em forma de empréstimos e doações (através do jornal ou da rádio local/regional) para exposições ou eventos temporários.

    • Manter uma listagem atualizada (mala-direta) dos endereços postais e/ou eletrônicos, dos artistas locais/regionais, das escolas, setores culturais, prefeituras e meios de comunicação, para envio de convites.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

Informações gerais, como endereço, acervo, histórico, finalidade, podem ser encontradas em repertórios como os guias publicados pelos museus.

Alternativas

ID
405946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

A preocupação dos museus, na primeira metade do século XX, era a de realizar mostras para destacar o relacionamento entre os itens ou objetos expostos. A partir da década de 50, os museus passaram a realizar mostras estéticas.

Alternativas

ID
405949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No que concerne a comunicação e difusão de acervos, julgue os
itens que se seguem.

A ação cultural pode ser entendida como a interação entre o público do museu e a peça exposta, considerando-se seu histórico, que é o processo de sua criação.

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por “Ação Cultural” toda a forma de atividade que possa dinamizar a atuação do Museu e enriquecer a vivência da comunidade em que está inserido. O principal potencial do Museu é seu acervo fixo, as exposições temporárias e a programação paralela às exposições. A ação cultural propõe a interação entre o “sujeito” (público do museu) e o “objeto” (obra/peça exposta), considerando seu histórico ou poética (processo de criação). Só será efetivada com a participação da comunidade; porque é este, justamente, seu principal objetivo: inserir o Museu na vida da comunidade. Para envolver um grupo é necessário estabelecer canais de diálogo com referido grupo, informando-o das possibilidades de viabilização das propostas (espaços e recursos disponíveis). O ponto de partida pode ser ancorado no processo de divulgação. Essas ações podem ser desenvolvidas em qualquer unidade museológica, mas para que se efetivem é necessária organização prévia e cadastrar os interessados é um excelente modo de iniciar.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de exposições em museus, julgue os itens a seguir.

A apresentação estética procura isolar a peça, para que seja apreciada como objeto único, enfatizando o ambiente, a iluminação, o espaço e o volume.

Alternativas

ID
405955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de exposições em museus, julgue os itens a seguir.

A exposição histórica procura dinamizar o conjunto cultural, por intermédio do uso de meios audiovisuais e documentação permanente.

Alternativas

ID
405958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

As pinturas e outros trabalhos bidimensionais devem ser alinhados na posição vertical, dispostos de modo que seu centro fique aproximadamente na altura média de 1,8 m.

Alternativas
Comentários
  • Expondo Pinturas (e outros trabalhos bidimensionais):

    devem ser alinhados na posição horizontal, pela base, dispostos de modo que seu centro fique aproximadamente na altura

    do olhar do observador (considerando altura média de 1,62m). Dispor a etiqueta à direita do quadro, alinhando-a à base. Ao expor desenhos e gravuras: usar a mesma técnica de identificação sugerida anteriormente, colocando a etiqueta à direita, alinhada à base; caso a obra não esteja em moldura, deve-se protegê-la com vidro ou acrílico e usar grampos próprios para a exposição sem usar fita adesiva, tachinhas ou pregos.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

A etiqueta para identificação das pinturas em uma exposição deve conter as seguintes informações: título, técnica, artista, ano, procedência do acervo.

Alternativas
Comentários

ID
405964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

Em exposições de esculturas em cerâmica de médio ou pequeno porte, as peças devem ser colocadas diretamente sobre o piso, para permitir uma boa visualização.

Alternativas
Comentários
  • Expondo Esculturas (cerâmica e objetos)

    Quando a exposição for de obras de grande porte, cuidar para que exista espaço de circulação entre as obras, para que o visitante possa visualizá-las a contento. Em se tratando de obras de médio ou pequeno porte, será necessário providenciar uma base ou pedestal: caixa de madeira ou compensado, em formato quadrado ou retangular, conforme a necessidade, com 50 cm de altura, normalmente revestida ou pintada em tons neutros

    Fonte:  http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
405967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das técnicas expositivas, julgue os próximos itens.

Desenhos e gravuras devem ser protegidos com vidro ou acrílico presos por meio de fitas adesivas, tachinhas ou pregos.

Alternativas
Comentários
  • Existem ainda outros critérios práticos que devem ser observados:

    • Fotografias devem ser fixadas sob “passe-partout” ou “borda francesa”, para que não colem no vidro (esse mesmo critério

    pode ser usado ao expor gravuras e /ou desenhos). Usar cores neutras como areia, branco, preto, bege, cinza.

    • Antes fixar a fotografia no “passe-partout” e vidro, é importante identificá-las no verso, usando lápis 6B, suavemente. Jamais

    usar caneta ou carimbo, tanto na frente como no verso das fotografias.

    • Usar iluminação indireta para que a luz não incida diretamente sobre a obra, causando reflexo e dificultando a visualização.

    • Manter a mesma distância entre as fotos, alinhando-as pela base; colocar as etiquetas à direita, logo abaixo da moldura

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf