SóProvas



Questões de Órgãos de Fomento e Controle da Museologia


ID
392857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação aos mecanismos de proteção do patrimônio cultural e da memória social existentes no Brasil, julgue os itens a seguir.

A chancela da paisagem cultural brasileira, outorgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é atribuída a paisagens que não sofreram intervenção humana ou cultural.

Alternativas
Comentários

ID
392872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

O objetivo do Sistema Brasileiro de Museus, que consiste em uma rede de interlocução entre museus federais, estaduais, municipais e privados, é favorecer o desenvolvimento dos museus brasileiros.

Alternativas

ID
392875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

O Instituto Brasileiro de Museus foi criado com o objetivo de organizar a museologia no país, por meio da gradual transferência da administração de todos os museus brasileiros para a esfera federal.

Alternativas
Comentários

  • O IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus foi criado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A nova autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.

    O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.

    http://www.museus.gov.br/acessoainformacao/o-ibram/



ID
392881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da política cultural brasileira, julgue os itens subsecutivos.

A gestão e a configuração do campo museológico, bem como a informatização de museus, constituem dois dos sete eixos programáticos da Política Nacional de Museus.

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Museus apresenta sete eixos programáticos, que norteiam as ações a serem desenvolvidas:


    • Gestão e configuração do campo museológico,
    • Democratização e acesso aos bens culturais,
    • Formação e capacitação de recursos humanos,
    • Informatização de museus,
    • Modernização de infra-estruturas museológicas,
    • Financiamento e fomento para museus e
    • Aquisição e gerenciamento de acervos museológicos.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_Nacional_de_Museus


ID
392884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

De acordo com as recomendações da Mesa Redonda de Santiago do Chile, os museus devem servir como instrumento de conscientização da população sobre os problemas sociais, tanto os do meio rural quanto os do meio urbano.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Santiago, Chile, 1972:

    a mesa-redonda desse fórum produziu importante documento que ainda hoje, passados quarenta anos, baliza a atividade museológica. Nele foi introduzido o conceito de Museu Integral, que deve levar em consideração a totalidade dos problemas da sociedade e destina-se a proporcionar à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural.

    Fonte: http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
392890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

De acordo com a Declaração de Québec, a ecomuseologia e a museologia comunitária constituem ações para a consolidação da Nova Museologia.

Alternativas
Comentários
  • Verificando que mais de quinze anos de experiências de nova museologia – ecomuseologia, museologia comunitária e todas as outras formas de museologia ativa – pelo mundo foram um fator de desenvolvimento crítico das comunidades que adotaram este modo de gestão do seu futuro.

    fonte
    http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/museologia/quebec.htm


  • Declaraçãode Quebec, Canadá, 1984:

    nesseevento manteve-se a ideia de museu e patrimônio como um instrumentoa serviço do desenvolvimento humano, conforme proposto anteriormentena Declaração de Santiago. A partir dele, foi criado, em 1985, oMovimento Internacional para uma Nova Museologia (Minom).

    Fonte:http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
392893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Declaração de Caracas, de 1992, inovou ao defender que os museus deixassem de se preocupar com a preservação dos acervos para concentrar suas atividades na elaboração de projetos pedagógicos e expositivos.

Alternativas
Comentários
  • Declaração de Caracas, Venezuela, 1992:

    essa declaração procurou atualizar os conceitos do documento de Santiago e estabeleceu que os museus não são apenas fontes de informação ou instrumentos a serviço da educação, mas devem se constituir em espaços e

    meios de comunicação, servindo de interação entre a sociedade e os processos e produtos culturais.

    Fonte:http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf



ID
392896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Três das cartas patrimoniais internacionais que orientam as ações relativas a museus referem-se ao tema museu e sociedade. Acerca dessas cartas, julgue os próximos itens.

A Mesa Redonda de Santiago do Chile estabeleceu, em 1972, o conceito de Museu Integral, de acordo com o qual cada país deve ter um museu responsável pela preservação da história de seu povo.

Alternativas
Comentários
  • Museu integral = proporciona "a comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural”

    Museu integral = “novo museu”

    Museu integral = uma instituição ao serviço e inseparável da sociedade que lhe dá vida. Capaz de estimular em cada comunidade uma vontade de ação, aprofundando a consciência crítica de cada um dos seus membros. Buscando os fundamentos da ação nas condições históricas de desenvolvimento de cada comunidade. A este museu, compete igualmente uma prática direta nos processos de desenvolvimento fazendo uso da interdisciplinaridade em particular na área das ciências humana.

    Fonte: http://ensaiosmuseologicos.blogspot.com.br/2011/08/museologia-social-formacao-de-um.html


ID
393007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de ações culturais e educativas em museus, julgue os próximos itens.

O conselho de administração do museu deve apoiar a promoção de atividades educacionais.

Alternativas

ID
405820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da história e do conceito de museu, julgue os itens a seguir.

Para o Conselho Internacional de Museus (ICOM), museu é toda instituição permanente que conserva e apresenta coleções de objetos de caráter cultural ou científico, para fins de estudo, educação e satisfação, incluindo galerias permanentes de exposição dependentes de bibliotecas ou centros de documentação, monumentos históricos, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Um museu é, na definição do International Council of Museums (ICOM, 2001), "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu

  • O ICOM reconhece como museu a toda instituição permanente, que conserva e expõe coleções de objetos de caráter cultural ou

    científico, para fins de estudo, educação e deleite. Entram nesta definição: as salas de exposição de caráter permanente, que mantém as bibliotecas públicas e as coleções de arquivos; os monumentos históricos, suas partes ou dependências, tais como tesouros das catedrais; lugares históricos, arqueológicos ou naturais; jardins botânicos, zoológicos, aquários, viveiros e outras instituições que mostram exemplares vivos; os parques naturais; os centros científicos e planetários (FERNÁNDEZ,1999)

    Em posteriores assembléias gerais, congressos e reuniões, os distintos comitês do ICOM foram enriquecendo a definição de museu, como em 1989: “o museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e exibe para fins de estudo, de educação e de deleite, testemunhos materiais do homem e de seu entorno”. Nesta atualização, têm sido decisivas diferentes posições da nova museologia e tem sido cada vez mais clara a influência de disciplinas como a antropologia ou a etnografia (FERNÁNDEZ, 1999).

    Fonte: http://correio.fdvmg.edu.br/downloads/SemanaAcademica2007/MC06_Ecoturismo/carta%20de%20produtos.pdf


ID
807469
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considere as instituições abaixo.

I - Centros de exposição e laboratórios de interpretação.

II - Instituições que apresentam ou colecionam espécimes vivos, como jardins botânicos e zoológicos, aquários, viveiros etc.

III - Centros de ciências, planetários, arquivos e bibliotecas.

IV - Instituições que colecionam e salvaguardam coleções de bens de interesse cultural.

De acordo com o ICOM (International Coucil of Museums), quais são consideradas de caráter museológico?

Alternativas
Comentários
  • A definição de Museu segundo o Ministério de Cultura – IPHAN/MinC é mais específica:

    “O museu, para os efeitos de lei, é uma instituição com personalidade jurídica, com ou sem fins lucrativos, ou vinculada a outra instituição com personalidade jurídica própria, aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e que apresenta as seguintes características:

    I - o trabalho permanente com o patrimônio cultural, incluindo nessa designação o natural, tangível, intangível, digital,

    genético e paisagístico;

    II - a presença de acervos e exposições colocados ao serviço da sociedade com o objetivo de propiciar a ampliação do

    campo de possibilidades de construção identitária, a percepção crítica da realidade, a produção de conhecimentos e oportunidades de lazer;

    III - o desenvolvimento de programas, projetos e ações que utilizem o patrimônio cultural como recurso educacional,

    turístico e de inclusão social;

    IV - a vocação para a comunicação, a exposição, a documentação, a investigação, a interpretação e a preservação de

    manifestações e bens culturais e naturais;

    V - a democratização do acesso, uso e produção de bens culturais de modo a contribuir para a promoção da dignidade

    da pessoa humana;

    VI - a constituição de espaços de relação e mediação cultural com orientações políticas, culturais e científicas diferenciadas entre si.

    Sendo assim, são considerados museus, independentemente de sua denominação,as instituições ou processos museológicos que apresentem as características acima indicadase cumpram as funções museológicas.

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


  • Considera-se o termo Museu em sua abrangência máxima, ainda de acordo como Ministério da Cultura, as diferentes tipologias de acordo com o acervo:


    ANTROPOLOGIA E ETNOGRAFIA: coleções relacionadas às diversas etnias, voltadas para o estudo antropológico e social das diferentes culturas. Ex: acervos folclóricos, artes e tradições populares, indígenas, afro-brasileiras, do homem americano, do homemdo sertão, etc.

    ARQUEOLOGIA: coleções de bens culturais portadores de valor histórico ou artístico, procedente de escavações, prospecções e achados arqueológicos. Ex: artefatos,monumentos, sambaquis.

    ARTES VISUAIS: coleções de pintura, esculturas, gravuras, desenhos, incluindo a produção relacionada à Arte Sacra. Nesta categoria também incluem-se as chamadas Artes Aplicadas, ou seja, as artes que são voltadas para a produção de objetos tais como: porcelana, cristais, prataria,mobiliário, tapeçaria.

    CIÊNCIAS NATURAIS E HISTÓRIA NATURAL: bens culturais relacionados às Ciências Biológicas (Biologia, Botânica, Genética,

    Zoologia, Ecologia etc), às Geociências (Geologia, Mineralogia etc) e à Oceanografia.

    CIÊNCIA E TECNOLOGIA: bens culturais que ilustram acontecimentos ou períodos da História.

    IMAGEM E SOM: documentos sonoros,videográficos, filmográficos e fotográficos.

    VIRTUAL: bens culturais que se apresentam mediados pela tecnologia de interação cibernética (internet)

    Fonte: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf


ID
848881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

Principal documento do ICOM, o Código de Ética para Museus estabelece normas mínimas de conduta e atuação a serem observadas pelos profissionais de museus.

Alternativas

ID
848884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

De acordo com o referido documento, os museus devem estar preparados para iniciar diálogo acerca da devolução de bens culturais a seus países ou povos de origem. Tal processo deve ser realizado de forma imparcial, isenta da influência de ações governamentais e políticas, com base preferencialmente em princípios científicos, profissionais e humanitários, assim como na legislação local, nacional e internacional relativa à matéria.

Alternativas
Comentários
  • 6.2 Devolução de bens culturais

    Os museus devem estar preparados para iniciar a discussão sobre a devolução de bens culturais a um país ou povo de onde se originem. Esta ação deve ser feita de maneira imparcial, baseada em critérios científicos, profissionais ou humanitários e sob a legislação local, nacional e internacional aplicável, ao invés de ações governamentais ou políticas

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf


ID
848995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de
Museus e do Estatuto Brasileiro de Museus, julgue os itens a seguir.

É vetada pelo Estatuto Brasileiro de Museus a constituição de associações de amigos dos museus, grupos de interesse especializado, voluntariado ou formas de cooperação e participação sistemática da comunidade e do público relativas a museus.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Art. 9o  Os museus poderão estimular a constituição de associações de amigos dos museus, grupos de interesse especializado, voluntariado ou outras formas de colaboração e participação sistemática da comunidade e do público.


ID
848998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de
Museus e do Estatuto Brasileiro de Museus, julgue os itens a seguir.

São objetivos específicos do Sistema Brasileiro de Museus incentivar e promover a criação de redes e sistemas estaduais, municipais e internacionais de museu, bem como o intercâmbio e a integração entre eles.

Alternativas
Comentários
  • Art. 59.  Constituem objetivos específicos do Sistema Brasileiro de Museus: 

    I – promover a articulação entre as instituições museológicas, respeitando sua autonomia jurídico-administrativa, cultural e técnico-científica; 

    II – estimular o desenvolvimento de programas, projetos e atividades museológicas que respeitem e valorizem o patrimônio cultural de comunidades populares e tradicionais, de acordo com as suas especificidades; 

    III – divulgar padrões e procedimentos técnico-científicos que orientem as atividades desenvolvidas nas instituições museológicas; 

    IV – estimular e apoiar os programas e projetos de incremento e qualificação profissional de equipes que atuem em instituições museológicas; 

    V – estimular a participação e o interesse dos diversos segmentos da sociedade no setor museológico;  

    VI – estimular o desenvolvimento de programas, projetos e atividades educativas e culturais nas instituições museológicas; 

    VII – incentivar e promover a criação e a articulação de redes e sistemas estaduais, municipais e internacionais de museus, bem como seu intercâmbio e integração ao Sistema Brasileiro de Museus; 

    VIII – contribuir para a implementação, manutenção e atualização de um Cadastro Nacional de Museus; 

    IX – propor a criação e aperfeiçoamento de instrumentos legais para o melhor desempenho e desenvolvimento das instituições museológicas no País; 

    X – propor medidas para a política de segurança e proteção de acervos, instalações e edificações; 

    XI – incentivar a formação, a atualização e a valorização dos profissionais de instituições museológicas; e 

    XII – estimular práticas voltadas para permuta, aquisição, documentação, investigação, preservação, conservação, restauração e difusão de acervos museológicos.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm#art58

ID
849001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de
Museus e do Estatuto Brasileiro de Museus, julgue os itens a seguir.

Na última década, o panorama museológico brasileiro modificou-se significativamente, devido à sistematização da Política Nacional de Museus, que permitiu a aprovação de marcos regulatórios para o setor.

Alternativas

ID
849004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de
Museus e do Estatuto Brasileiro de Museus, julgue os itens a seguir.

A valorização da dignidade humana, a promoção da cidadania e o intercâmbio institucional são princípios fundamentais dos museus, conforme o Estatuto Brasileiro de Museus.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  São princípios fundamentais dos museus: 

    I – a valorização da dignidade humana; 

    II – a promoção da cidadania; 

    III – o cumprimento da função social; 

    IV – a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental; 

    V – a universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural; 

    VI – o intercâmbio institucional. 

    Parágrafo único.  A aplicação deste artigo está vinculada aos princípios basilares do Plano Nacional de Cultura e do regime de proteção e valorização do patrimônio cultural.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm#art58


ID
849007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

É determinado pela CF o tombamento de todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

Alternativas
Comentários
  • Tombamento é um meio de intervenção na propriedade, que não ocasiona a perda da posse, mas traz restrições quanto ao uso para preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural, científico e de coisas ou locais que devam ser preservados.

    Tombar significa registrar, inscrever nos arquivos da Administração Pública. Embora a propriedade tombada permaneça com o seu proprietário não poderá ser demolida ou modificada, sem a autorização do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural (IBPC).

    • O tombamento traz restrições ao uso da propriedade que, em regra, não implica na perda da posse. – O proprietário poderá alienar o bem, desde que haja cláusula quanto a impossibilidade de alteração da sua arquitetura.

    • Pode ter um caráter oneroso ou gratuito: Pode gerar indenização ou não.

    • Indenização: O proprietário pode ter direito à indenização no caso de despesas extraordinárias para conservação do bem; interdição do uso do bem e prejuízos à sua normal utilização.

    • Obrigações impostas ao proprietário: Conservar o bem; Aceitar a fiscalização do Poder Público.

    • Restrições quanto aos imóveis vizinhos: Os vizinhos não poderão realizar qualquer obra que retire a visibilidade do bem tombado, nem colocar anúncios ou cartazes que possam levar à mesma situação.

    Fonte: http://www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Administrativo/Direito_de_propriedade.htm

  • Partindo do raciocínio de que o bem tenha valor cultural para a comunidade, os titulares deste interesse são os indivíduos que compõem a coletividade, sendo este, um interesse difuso.

    2.3 Fases do tombamento

    O tombamento é regido pelo Decreto-Lei Federal nº 25 de 30 de novembro de 1.937, inspirado em um projeto de autoria do poeta modernista, autor de Macunaima, Mário de Andrade.

    2.3.1 Fase instaurativa ou introdutória

    O tombamento é precedido de um processo em que a Administração Pública identifica o valor cultural do bem a ser tombado, havendo o direito a impugnação e ao contraditório, por parte do proprietário do bem que deve ser notificado, a fim de apresentar suas contra-razões ao tombamento, abrindo-se a oportunidade de manifestação dos vizinhos do imóvel a ser tombado. Tem característica constitutiva de cautelar do tombamento provisório.

    2.3.2 Fase instrutória – é aberta aos particulares interessados para que se traga argumentos a favor ou contra ao tombamento.

    2.3.3 Fase deliberativa ou constitutiva – é o momento do parecer consultivo do órgão do tombamento

    O processo é encaminhado a um conselho consultivo integrado pelo diretor do órgão de preservação, com a analise da conveniência e oportunidade (mérito administrativo) e legalidade. A decisão do conselho deve ser homologada pelo titular da pasta da cultura e o bem inscrito no Livro do Tombo, registro em cartório e publicidade no órgão oficial, cabendo recurso, em nível federal, ao Presidente da República, estadual, ao Governador do Estado e municipal, ao Prefeito do Município.

    O recurso deve ser interposto pelo proprietário do bem tombado.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/rev_73/artigos/MarcoAntonio_rev73.htm

  • Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    I - as formas de expressão;

    II - os modos de criar, fazer e viver;

    III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

    IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

    V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

    § 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    § 2º - Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.  (Vide Lei nº 12.527, de 2011)

    § 3º - A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.

    § 4º - Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.

    § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

    § 6 º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    I - despesas com pessoal e encargos sociais; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    III - qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    Fonte: http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf215a216.htm

  • Gab. Certo

    CF/88

    Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de

    natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de

    referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da

    sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    [...]

    § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências

    históricas dos antigos quilombos.


ID
849010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

Cabe ao Estado garantir e proteger as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, além das culturas de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    art. 215 § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. CF/88


ID
849013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

A CF determina que os estados e o Distrito Federal vinculem ao fundo estadual de fomento à cultura o financiamento de programas e projetos culturais, bem como o pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais.

Alternativas
Comentários
  • § 6º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de:

       I -  despesas com pessoal e encargos sociais;

       II -  serviço da dívida;

       III -  qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados.

    Fonte: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_04.02.2010/art_216_.shtm


ID
849016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

Durante a realização da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, em 1972, foi aprovada a criação de um comitê internacional — Ecomuseus/Museus Comunitários — no quadro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), como reconhecimento às novas experiências museológicas.

Alternativas
Comentários
  • Decide:

    1. Criar a Associação Latino Americana de Museologia (ALAM), aberta a todos os museus, museólogos, museógrafos, pesquisadores e educadores empregados pelos museus com os objetivos e através das seguintes maneiras:
    • Dotar a comunidade regional de melhores museus, concebidos à luz da experiência adquirida nos países latino americanos;
    • Constituir um instrumento de comunicação entre os museus e os museólogos latino americanos;
    • Desenvolver a cooperação entre os museus da região graças ao intercâmbio e empréstimo de coleções e ao intercâmbio de informações e de pessoal especializado;
    • Criar um organismo oficial que faça conhecer os desejos e a experiência dos museus e de seu pessoal aos membros da profissão, à comunidade a qual eles pertencem, às autoridades e a outras instituições congêneres;
    • Afiliar a Associação Latino Americana de Museologia ao Conselho Internacional de Museus, adotando uma estrutura na qual seus membros sejam ao mesmo tempo membros do ICOM;
    • Dividir, para fins operacionais, a Associação Latino Americana de Museologia em quatro seções correspondentes provisoriamente às regiões e países seguintes:
      - América Central, Panamá, México, Cuba, São Domingos, Porto Rico, Haiti e Antilhas Francesas.
      - Colômbia, Venezuela, Peru, Equador e Bolívia.
      - Brasil.
      - Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
    Fonte: http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/museologia/mesa_chile.htm


ID
849028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

A Declaração do Rio de Janeiro, de 1958, é um dos documentos norteadores da museologia, visto que define o caráter educacional do museu e o papel das exposições como elo entre a instituição e a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Documento do Seminário Internacional de Museus Regionais da Unesco sobre a Função Educativa dos Museus, Rio de Janeiro,

    1958: esse evento destacou o caráter educacional intrínseco dos museus e o papel das exposições como vínculo entre a instituição museológica e a sociedade.

    Fonte: http://www.ilam.org/ILAMDOC/Publicaciones_recibidas/legislacao_museus.pdf


ID
849034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito da profissão de museólogo, julgue os itens a seguir, com
base na legislação pertinente e no Código de Ética do ICOM para
Museus.

De acordo com o que dispõe o Código de Ética do ICOM para Museus, as coletas de campo só devem ser realizadas se houver a intenção de valorizar o patrimônio natural e cultural, levando-se em consideração os pontos de vista das comunidades locais, seus recursos ambientais e suas práticas culturais.

Alternativas
Comentários
  • 3. Coletasde campo

    Se um museu promove coletas de campo deve ter uma política conforme as normas científicas, atendendo às obrigações legais nacionais e internacionais em vigor. As coletas de campo só devem se realizar levando em consideração os pontos de vista das comunidades locais, seus recursos ambientais e suas práticas culturais e fazendo esforços para valorização do patrimônio natural e cultural.

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf


ID
849037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens que seguem, referentes a cartas e documentos
normativos relacionados a museus.

Compete ao museu da Câmara dos Deputados realizar perícias destinadas a apurar o valor artístico e a autenticidade de obras de arte.

Alternativas

ID
849040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens que seguem, referentes a cartas e documentos
normativos relacionados a museus.

O museu da Câmara dos Deputados é subordinado à presidência da Casa, e o seu funcionamento é regido por calendário aprovado a cada início do ano parlamentar.

Alternativas

ID
1599448
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No Brasil, a que órgão compete a tarefa de “estabelecer e divulgar normas, padrões e procedimentos, com vistas em aperfeiçoar o desempenho das instituições museológicas no País e promover seu desenvolvimento”?

Alternativas

ID
1599466
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo a UNESCO, a cultura tradicional e popular forma parte do patrimônio da humanidade, sendo um poderoso meio de aproximação entre os povos e grupos sociais. Possui importância econômica, cultural, social e política, sendo ainda crucial para a afirmação de identidades. Pela definição formulada pela UNESCO, em que se funda a cultura tradicional e popular?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    "Em 1946, um ano após o fim da Segunda Guerra - fruto da exacerbação do etnocentrismo no plano mundial – dá-se a criação da Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization/ Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo por meio da educação, a ciência, a cultura. Dentre as preocupações e atividades da instituição, destacam-se a salvaguarda do patrimônio cultural por meio da preservação das identidades culturais e tradições orais."

    Fonte: IPHAN


ID
1599472
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Brasil possui atualmente cinco manifestações culturais consideradas, pela UNESCO, como Patrimônio Imaterial da Humanidade: a pintura corporal e arte gráfica dos índios Wajãpi, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o frevo pernambucano, a roda de capoeira e o samba de roda do Recôncavo Baiano. Que princípio / conceito encontra-se no cerne dos documentos internacionais e das políticas públicas que lidam com este tipo de patrimônio e qual o seu fundamento?

Alternativas

ID
1704973
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Sobre legislação, analise as afirmativas a seguir.

I. A convenção sobre diversidade biológica (CDB) recebeu adesão de pelo menos 187 países que reconhecem que os direitos sobre os recursos biológicos são patrimônio comum da humanidade.

II. É competência do INMETRO designar e apoiar a implantação de centros depositários de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de propriedade industrial.

III. Uma problemática associada a gestão da propriedade intelectual de coleções brasileiras é a falta de políticas públicas sobre o assunto associada ao confinamento de pesquisa de caráter aplicado às instituições de ensino ou pesquisa e não às empresas.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    I. A convenção sobre diversidade biológica (CDB) recebeu adesão de pelo menos 187 países que reconhecem que os direitos sobre os recursos biológicos são patrimônio comum da humanidade. ERRADO. A Convenção foi estabelecida durante a notória ECO-92 – a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 – e é hoje o principal fórum mundial para questões relacionadas ao tema. Mais de 160 países já assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993. Fonte: https://www.mma.gov.br/biodiversidade/conven%C3%A7%C3%A3o-da-diversidade-biol%C3%B3gica.html

    II. É competência do INMETRO designar e apoiar a implantação de centros depositários de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de propriedade industrial. ERRADO. Caberá ao Inpi designar e apoiar a implantação de um centro depositário de material biológico para fins patentários, em cumprimento à Lei de Propriedade Industrial. Fonte: http://www.dpi.inpe.br/referata/arq/12_candinha/11194.pdf

    III. Uma problemática associada a gestão da propriedade intelectual de coleções brasileiras é a falta de políticas públicas sobre o assunto associada ao confinamento de pesquisa de caráter aplicado às instituições de ensino ou pesquisa e não às empresas. CERTO.


ID
1720426
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC), assinale a informação INCORRETA.

Alternativas

ID
1720438
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

No ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os Objetivos do Milênio.

Conforme expresso pela “Declaração de Toronto", assinada no V Congresso Mundial de Centros de Ciência, realizado no Canadá em 2008, e por esforços da Association of ScienceTechnology Centers (ASTC), o engajamento da sociedade em temas da ciência e da tecnologia, por meio da educação e da divulgação da ciência, pode ter um papel importante para conquistar tais objetivos.

As alternativas a seguir indicam os Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas

ID
1720447
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) procura apoiar programas brasileiros de divulgação científica e contribuir para o fortalecimento, intercâmbio e cooperação dos museus e centros de ciência, bem como propor uma Política Nacional de Popularização das Ciências Ela foi criada em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

     Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências doravante simplesmente chamada de ABCMC, fundada em 15 de julho de 1999 é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos de caráter filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, constituída por tempo indeterminado, com a finalidade de representar os Centros e Museus de Ciências Brasileiros, com sede na Rua Protocolo, no. 228, São Paulo, Capital, e regida pelo presente Estatuto.


ID
1720492
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) fez um levantamento sobre centros e museus de ciência brasileiros.

No que se refere a tal levantamento, analise as afirmativas a seguir. 

I. O levantamento não inclui zoológicos, jardins botânicos e planetários, que são computados nos levantamentos feitos pelas associações específicas.

II. O número de museus e centros de ciência no Brasil tem se mantido estável na última década.

III. A ABCMC alertou para a distribuição desigual dos centros e museus de ciência brasileiros, observando-se uma concentração no Sudeste.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Logo na apresentação do Guia, encontra-se: 

    Se somarmos zoológicos, jardins botânicos, planetários, aquários, museus de história natural e outros espaços que exploram a ciência e a tecnologia, esse número ultrapassa 200, dos quais 190 estão registrados nesta versão atualizada do guia que está em suas mãos. Logo, letra A está errada.

     

    Um aspecto que chama a atenção, no entanto, é a distribuição desigual desses espaços de ciência no país: a região Sudeste concentra 112 das organizações listadas nesta edição; o Sul, 41. Já nas demais regiões o número é bastante reduzido: Nordeste, 26; CentroOeste, 5; Norte, 6. Logo, letra C está correta.


ID
1720516
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Programa Nacional POP Ciência 2022, proposto por associados da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, estabelece metas para os próximos 12 anos e se propõe a envolver entidades, instituições, empresas, profissionais, comunidades e governos que reconhecem a importância da ciência para o desenvolvimento social, assim como sua popularização para a formação de cidadãos capazes de identificar e compreender, criticamente, as possibilidades e os limites do saber científico na sociedade e na nossa história.

 As alternativas listadas a seguir estão na agenda descrita no documento, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
2026555
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Determinados museus brasileiros e localidades históricas vêm se organizando, a duras penas, para enfrentar uma nova realidade. Em relação ao texto assinale a alternativa correta.

I. A cada ano vem diminuindo o número de visitantes do Museu da Inconfidência e de 1993 para 1994 a visitação diminuiu mais de 90%.

II. As cerimônias da Semana Santa deixaram de ser apenas um acontecimento religioso e se transformaram num evento capaz de mobilizar muitas empresas operadoras dos grandes pólos emissores e ter um fluxo brutal de turistas.

III. Está havendo no Brasil um esboço de resgate da história regional.

IV. Não podemos apenas ressaltar a importância dos museus e localidades históricas, mas também o próprio turismo cultural.  

Alternativas

ID
2026573
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Foi no conjunto dos esforços realizados, em especial os dos intelectuais modernistas, de conhecer, compreender e recriar o Brasil, que se desenvolveu a ideia de proteção ao patrimônio. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

Em 30 de novembro de 1937 _____________ assinou o _____________ , que teve por base um projeto de _____________ criando o Serviço de Patrimônio Histórico e artístico Nacional, primeiro órgão federal dedicado á preservação.

Alternativas

ID
2026582
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Gastar muitos milhares de dólares para restaurar algum local histórico pode parecer importante a determinados grupos porém para uma administração pública eficiente levara em conta muito mias precariedade de saneamento básico, educação, saúde e abastecimento. Isso não quer dizer que o Estado não deva ter nenhuma participação da iniciativa privada nesta área. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

O desinteresse do empresário __________ em apoiar a ____________ não é bem entendido. Como desenvolveu _________________.

Alternativas

ID
2270188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, julgue o próximo item.

Qualquer obra de arte produzida no Brasil até o final do período imperial só pode ser vendida ao exterior com autorização do governo federal, após parecer do IBRAM.


Alternativas
Comentários
  • Após parecer do IPHAN.

  • Resposta: Errado.

    É vetada a saída de qualquer obra produzida no Brasil durante o período monárquico, bem como de bens estrangeiros, vindos de Portugal e incorporados ao patrimônio brasileiro.

    Lei 4.845 de 19 de novembro de 1965

    Art. 1o Fica proibida a saída do País de quaisquer obras de 

    artes e ofícios tradicionais, produzidas no Brasil até o 

    fim do período monárquico, abrangendo não só pin-

    turas, desenhos, esculturas, gravuras e elementos de 

    arquitetura, como também obras de talha, imaginária, 

    ourivesaria, mobiliário e outras modalidades. 

    Art. 2o Fica igualmente proibida a saída para o estrangeiro de 

    obras da mesma espécie oriundas de Portugal e incor-

    poradas ao meio nacional durante os regimes colonial 

    e imperial. 

    Art. 3o Fica vedada outrossim a saída de obras de pintura, 

    escultura e artes gráficas que, embora produzidas no 

    estrangeiro no decurso do período mencionado nos 

    artigos antecedentes, representem personalidades bra-

    sileiras ou relacionadas com a história do Brasil, bem 

    como paisagens e costumes do País.


ID
2270191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, julgue o próximo item.

Os museus integram o Plano Nacional de Cultura como promotores do direito à memória.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO. :-)

  • Lei 12.343/2010

    Art. 2o  São objetivos do Plano Nacional de Cultura: 

    IV - promover o direito à memória por meio dos museus, arquivos e coleções; 


ID
2270194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, julgue o próximo item.

A Constituição Federal de 1988 estabelece que é dever do Estado proteger as manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

    § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

  • Gabarito: CERTO. :-)

     

    SEÇÃO II

    Da Cultura

    Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

    § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.


ID
2270197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na convenção relativa à proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, julgue o item subsequente.

O objetivo da referida convenção é proteger os patrimônios culturais e naturais em âmbito mundial, exceto os de natureza imaterial.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, é o contrário: apenas os de natureza imaterial.

    Gabarito: Errado.

  • correto-

    O Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível é uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO, em 2003.[1] Abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e dançaspopulares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_cultural_imaterial

    ou seja, após a convenção de 1972

     

  • Gabarito: CERTO.

    Convençâo Retativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural: trata dos patrimônios cultural e natural 

    Convenção Para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial: trata do patrimônio imaterial.

    https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf

    unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132540por.pdf

  • Isso mesmo, gabarito CERTO. :-)

     

    Resumindo:

    A CONVENÇÃO de '72 é focada no patrimônio material.

    A CONVENÇÃO de 2003 é focada no patrimônio imaterial.


ID
2270200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na convenção relativa à proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, julgue o item subsequente.

Essa convenção determina que a identificação dos bens culturais e naturais de cada nação seja feita pela UNESCO.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o artigo 3º da Convenção "Cabe a cada Estado-parte da presente Convenção identifcar e delimitar os diversos bens situados em seu território e mencionados nos artigos 1 e 2.".
     

  • Gabarito: ERRADO. :-)

     

    I - Definições de patrimônio cultural e natural

     

    ARTIGO 1º
    Para fins da presente Convenção serão considerados como património cultural:
    Os monumentos. – Obras arquitectónicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estruturas de carácter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos com valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
    Os conjuntos. – Grupos de construções isoladas ou reunidos que, em virtude dasua arquitectura, unidade ou integração na paisagem têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
    Os locais de interesse. – Obras do homem, ou obras conjugadas do homem e da natureza, e as zonas, incluindo os locais de interesse arqueológico, com um valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.


    ARTIGO 2.º
    Para fins da presente Convenção serão considerados como património natural:
    Os monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas ou por grupos de tais formações com valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico;
    As formações geológicas e fisiográficas e as zonas estritamente delimitadas que constituem habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação;
    Os locais de interesse naturais ou zonas naturais estritamente delimitadas, com valor universal excepcional do ponto de vista a ciência, conservação ou beleza natural.

     

    ARTIGO 3º
    Competirá a cada Estado parte na presente Convenção identificar e delimitar os diferentes bens situados no seu território referidos nos artigos 1 e 2 acima
    .


ID
2576059
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o número de espaços científico-culturais apresentados na publicação “Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015”, editada pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência – ABCMC.

Alternativas

ID
3596458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito de conceitos e práticas relacionadas aos museus, à museologia e aos patrimônios cultural e natural, julgue o item a seguir.


A Convenção para Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, promulgada pela UNESCO em 1972, visa ao estabelecimento de mecanismos de identificação, conservação, valorização e transmissão às gerações futuras do patrimônio situado no território dos Estados-parte. Na atualidade, esse objetivo impacta negativamente na preservação e comunicação do patrimônio pertencente a pequenos grupos sociais, o que reduz a garantia de integridade da diversidade cultural.

Alternativas

ID
3621043
Banca
NC-UFPR
Órgão
UNILA
Ano
2014
Disciplina
Museologia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo, tendo como parâmetro sua coerência com as propostas presentes na Carta de Petrópolis, documento que lançou bases para a construção de uma Política Nacional de Educação Museal. 


1. A Metodologia Triangular deve ser a base para as ações educativas desenvolvidas em museus de arte.

2. A missão da área educacional deve ser definida a partir da missão institucional do museu.

3. A ação educacional é parte importante para o desenvolvimento do processo museológico.

4. É necessário que se promova, periodicamente, estudos de público e não público, com caráter qualitativo e quantitativo. 

São coerentes com as propostas da Carta de Petrópolis as afirmativas:

Alternativas

ID
3642769
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolveu um instrumento para os museus informarem seu quantitativo de visitação anual de forma padronizada e organizada (Decreto n° 8.124/2013, artigo 4°, inciso VIII e Lei 11.904/2009, artigo 36), que pode ser acessado anualmente, sempre no período de fevereiro a abril. Trata-se da(o): 

Alternativas
Comentários
  • Os trechos do decreto e da lei citada na questão, não específica exatamente o formulário de visitação anual, mas sim, no ato normativo do IBRAM. DECRETO Nº 8.124, DE 17 DE OUTUBRO DE 2013 VIII - enviar ao IBRAM dados e informações relativas às visitações anuais, de acordo com ato normativo do Instituto. LEI Nº 11.904, DE 14 DE JANEIRO DE 2009. Art. 36. As estatísticas de visitantes dos museus serão enviadas ao órgão ou entidade competente do poder público, na forma fixada pela respectiva entidade, quando solicitadas.

ID
3651553
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

De acordo com o caderno de lançamento da Política Nacional de Museus, publicado em março de 2003, são eixos programáticos da mesma:


I – Gestão e configuração do campo museológico;
II – Democratização e acesso aos bens culturais;
III – Formação e capacitação de recursos humanos;
IV – Informatização de museus;
V – Modernização de infraestruturas museológicas;
VI – Financiamento e fomento para museus;
VII – Aquisição e gerenciamento de acervos culturais.



Dos itens acima descritos:

Alternativas
Comentários
  • Zeugma

    forma de elipse que consiste na supressão, em orações subsequentes, de um termo expresso na primeira (p.ex.: cada criança escolheu um brinquedo; o menino, um boneco, a menina, uma bola) ).

    elipse

    num enunciado, supressão de um termo que pode ser facilmente subentendido pelo contexto linguístico ou pela situação (p.ex.: meu livro não está aqui, [ele] sumiu !).


ID
3768082
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Cruz e Souza e Moraes (2013, p. 6) mostram que é possível pensar a criação do IEPHA / MG na década de 1970, como uma agência designada para desempenhar ações regionais de preservação à imagem e semelhança do IPHAN, resultando de um processo de descentralização das responsabilidades políticas, antes concentradas na figura daquela agência nacional. Os autores citam várias ações do órgão estadual ao longo de mais de 40 anos de existência que demonstram tal política.

De acordo com a leitura desses autores, assinale a alternativa que não caracteriza a atuação do órgão ao longo de sua história.

Alternativas

ID
3768091
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em 1966, foi criado o Conselho Federal de Cultura (CFC), composto por 24 membros, nos moldes do Conselho Federal de Educação. O Conselho possuía quatro câmaras, uma delas dedicada ao patrimônio histórico e artístico nacional. Pretendia-se criar um Plano Nacional de Cultura e auxiliar as instituições culturais do país, de acordo com o Decreto-lei 74/1966.

Sobre as proposições políticas desse Conselho, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
5284804
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Estatuto de Museus (2009) abrange diferentes aspectos relacionados à gestão das instituições museológicas no Brasil.


Dentre os itens abaixo, indique SOMENTE aquele que não pertence ao Estatuto.

Alternativas

ID
5284831
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os objetivos do Sistema Brasileiro de Museus SÃO

Alternativas

ID
5408788
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Aberto ao público em geral, tratou-se de um encontro de especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas ao campo das políticas culturais e gestão, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates sobre ações políticas, práticas e reflexões históricas e teóricas. A realização é do Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Casa de Rui Barbosa e da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. O evento realizado de 6 a 9 de maio de 2019, no Rio de Janeiro, é a 10ª edição do:

Alternativas

ID
5408815
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Ainda sobre o Sistema Estadual de Cultura, marque o item INCORRETO sobre seus integrantes:

Alternativas