SóProvas



Prova CESPE - 2009 - FUB - Programador Visual


ID
406930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Em termos gerais, a largura ideal da linha de texto em uma composição varia entre 45 e 75 toques, considerando-se os caracteres e os espaços.

Alternativas

ID
406933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Na Web, em uma perspectiva tipográfica, definir a largura da caixa de texto utilizando a medida em pixels é mais consistente e apropriado que defini-la com a medida de Ms.

Alternativas

ID
406936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se viúva uma linha de texto muito curta, formada por uma palavra ou parte de uma palavra ao final de um parágrafo.

Alternativas

ID
406939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Nos programas de computador para edição de textos, a entrelinha denominada auto é um padrão que corresponde a um acréscimo de 20% ao corpo da fonte utilizada.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Se estamos com fonte tamanho 10, a entrelinha será tamanho 12, caso selecionemos a opção Auto. Se escolhermos simples, a entrelinha será tamanho 10, se escolhermos 1 1/2 linha será 15 pontos, entrelinha (espaçamento) duplo, será 20 pontos.



ID
406942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, é correto afirmar que um texto composto com letras claras sobre fundo escuro é mais legível que o oposto.

Alternativas
Comentários
  • Fundo Claro que Letras escuras tem melhor legibilidade.

  • Por mais que seja usado no modo noturno de muitas páginas essa composição causa uma fadiga visual maior que seu oposto.


ID
406954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

No que se refere ao design, a questão funcional é mais relevante que a estética.

Alternativas
Comentários
  • Não existe essa hierarquia, são dois elemento importantes para o designer!


    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
406957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

Congenialidade, em design, é a reciprocidade entre a forma e a cor.

Alternativas

ID
406960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

A programação visual é uma atividade-meio, isto é, não tem um fim em si mesma.

Alternativas

ID
406963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O estilo do programador visual é que estabelece as características de um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • As características do projeto gráfico são alheias ao programador visual. São estabelecidas em outra ordem, ele executa.


ID
406966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O design gráfico e a programação visual são atividades semelhantes, mas não exatamente iguais.

Alternativas
Comentários
  • Essa eu não entendi...

  • No trecho "Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer gráfico, precisa [...]" do texto acima, o Cespe/UnB os considera como sinônimos. Logo, são atividades iguais, não apenas semelhantes, mas idênticas.


ID
406969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

Existem diferenças na prática profissional da programação visual no que se refere às mídias eletrônica e impressa.

Alternativas

ID
406972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

Menus em cascata são muito utilizados em páginas da Web porque poupam espaço em telas com área útil limitada.

Alternativas

ID
406975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

A resolução básica da tela de um computador é de 72 dpi.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A resolução para uma qualidade mediana é 150 dpi. E para boa qualidade, 300 dpi. Aparelhos como iPad tela retina, iPhone, Galaxy Tab, possuem densidade de pontos muito superior, e consequentemente, maior qualidade na exibição das imagens


ID
406978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

Embora ainda seja grande o número de computadores com tela de monitor de 800 pixels × 600 pixels, há a tendência de popularização dos monitores com telas de 1.024 pixels × 768 pixels.

Alternativas

ID
406981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

DreamWeaver, Golive e Frontpage são aplicativos para edição visual HTML.

Alternativas
Comentários
  • O Dreamweaver e o GoLive são editores HTML da Adobe. Já o Frontpage é um editor HTML da Microsoft. Todos são WYSIWYG, acrônimo da expressão em inglês "What You See Is What You Get", cuja tradução remete a algo como "O que você vê é o que você obtém" [Wikipedia], (teoricamente) permitindo ao programador visualizar o código HTML como renderizado pelo navegador.


ID
406984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

Fontes sem serifa, mesmo de boa legibilidade, são inadequadas para a visualização na tela do monitor.

Alternativas
Comentários
  • Fontes sem serifa encontraram nas telas uma hegemonia sem precedentes


ID
406987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

Ao se projetar texto para a Web, é melhor especificar as medidas tipográficas em pontos que em pixels.

Alternativas
Comentários
  • Para a Web é melhor especificar em Pixels, e tem uma nova  medida chamada " EM" que está sendo muito utilizada também para o design responsivo, que se adapta as varias resoluções de tela, é bom da uma olhada também.

    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
406990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

Quanto maior a resolução de uma imagem — foto ou ilustração — colocada em uma página da Internet, melhor a sua visualização.

Alternativas

ID
406993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

O texto composto todo em caixa-alta aumenta a eficiência e o conforto de leitura.

Alternativas
Comentários
  • Esse assunto de texto em caixa-alta já caiu mais de uma vez em provas de designer gráfico/ programador visual feitas pelo Cespe.

    Texto em caixa alta dimunui a legibilidade, ou seja, o conforto de leitura. Desta forma, diminui a eficiência, porque o recurso (tipografia) não foi utilizado de maneira adequada.

    Eficiência: Usar os recursos de maneira adequada. [Chiavenato, 2008]


ID
406996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

As cores azul, verde e vermelho correspondem à cor-luz.

Alternativas
Comentários
  • Cor Luz ou Cor Aditiva, formado pelo RGB - Red - Vermelho   Green - Verde  Blue - Azul

    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
406999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

As cores amarelo, ciano e magenta são chamadas aditivas.

Alternativas
Comentários
  • As Cores Aditivas são as cores Luz - RGB

    Vermelho, Verde e Azul

  • Cores aditivas: RGB -> tela
    (Red, Green e Blue)
    (Vermelho, Verde e Azul)
    São cores-luz primárias que somando-se, resultam na cor branca.


    Cores subtrativas: CMYK -> impressos
    (Cyan, Magenta, Yellow e Black -> [B representa Blue])
    (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto)
    São cores-pigmento que se subtraem quando sobrepostas, resultando na cor preta.

  • As cores amarelo, ciano e magenta são chamadas SUBTRATIVAS.


ID
407002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

Um filtro vermelho transmite uma cor ciano.

Alternativas
Comentários
  • Um filtro vermelho absorve as cores azul e verde, transmitindo uma cor vermelha.

    Para transmitir ciano, é necessário usar filtro ciano.

    fonte (em inglês): http://www-rohan.sdsu.edu/~aty/explain/optics/color/intro.html

ID
407005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hoje em dia, utiliza-se cada vez mais a impressão em cores. A cor pode ser muito eficaz se usada adequadamente, podendo atrair a atenção, criar apelo de vendas, tornar claros projetos complexos, destacar pontos específicos ou apenas adicionar um toque decorativo. Em resumo, a cor pode ser uma das ferramentas mais importantes para o programador visual. No exercício da sua profissão, o programador visual lida com a cor impressa e a cor projetada, cujas substâncias são tintas e raios de
luz, respectivamente, e que têm comportamentos diferenciados quando manipuladas.

Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao uso das cores na programação visual.

Uma superfície vermelha absorve raios de cor azul e verde.

Alternativas
Comentários
  • Uma superfície vermelha absorve azul e o verde que a luz possui, refletindo o vermelho.

    fontes: http://pedrolegitimoulbra.tumblr.com/post/59256302907/propriedades-f%C3%ADsico-%C3%B3pticas-da-luz e http://philschatz.com/physics-book/contents/m42487.html



ID
407008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O processo offset é denominado impressão em relevo.

Alternativas
Comentários
  • A Impressão Offset é uma impressão planográfica, formada da impulsão entre água e gordura, em um processo indireto!

    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 

  • GAB: E

    A impressão calcográfica, também conhecida como talho doce, é um dos principais métodos de impressão de documentos de identificação do mundo. Isso da-se ao fato devido o processo necessitar de um aquecimento entre 40ºC e 50ºC para garantir o preenchimento dos grafismos da forma de impressão. Seu método de produção capacita um relevo característico.

    Calcografia

    Elemento gráfico de segurança de primeiro nível (identificação pelo público), obtido por meio da impressão direta da tinta sobre um substrato de polímero ou papel, utilizando chapa impressora (matriz), contendo a arte (grafismo) em cavidade, com profundidades de até 100 µm. A arte é desenvolvida em linhas e o resultado final da impressão apresenta a sensação tátil de relevo na área impressa.

    Offset

    Processo gráfico de impressão indireta que utiliza matrizes planas ou cilíndricas, ou seja, a matriz entintadora transfere a tinta para outra matriz, com revestimento de borracha, que recebe a imagem (arte) a ser impressa sobre substrato de papel ou plástico. O processo offset pode ser “seco” ou “úmido”, sendo diferenciado pelas matrizes. No offset seco a matriz possui camadas poliméricas de alturas variadas e a entintagem se localiza no topo do grafismo. No offset úmido a impressão se caracteriza pela matriz sem relevo, utilizando solução de molha (água), em que na área sem grafismo ocorre a expulsão da tinta, permanecendo depositada apenas na área do grafismo, a qual é transferida para o substrato de papel ou plástico.

    Fonte: https://www.casadamoeda.gov.br/relatorio-de-sustentabilidade/2015-2016/pt/glossario.html


ID
407011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

Flexografia é uma forma de impressão com chapa em relevo feita de borracha ou plástico macio.

Alternativas
Comentários
  • Definição perfeita da Flexografia, a Flexografia utiliza uma matriz relevográfica, é como se fosse um carimbo, muito utilizada para impressão em sacolas plasticas. 


ID
407014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O processo de impressão serigráfico não é indicado para a impressão de sinalização de rua, cartazes, placas e papéis de parede.

Alternativas
Comentários
  • A Serigrafia é um processo Empermeográfico, muito utilizado em camisas atualmente, mais pode ser utilizado em todos esses exemplos da questão.


    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
407017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

Nas artes gráficas, para reproduzir similarmente um original de tom contínuo, é necessário transformá-lo em uma imagem de meio-tom.

Alternativas
Comentários
  • Esses meios tons são chamadas de Retículas. (rede de pontos que decompõe  o original em tom continuo em numerosos pontos de tamanhos variados )


ID
407020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O papel cuchê é apropriado para impressão em cores.

Alternativas

ID
407023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


De maneira geral, os usuários aprovam o uso de texto intermitente e texto em movimento nos websites.

Alternativas

ID
407026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


O uso de conexões (links) diretas na página principal de um sítio da Web é apropriado para navegação desde que seja em número reduzido.

Alternativas

ID
407029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


Categorias duplicadas na hierarquia de uma página da Web apresentam fluidez à navegação digital.

Alternativas

ID
407032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


O núcleo WAI (iniciativas de acessibililidade na Web) é um esforço da W3C para melhorar o acesso de portadores de necessidades especiais à rede mundial de computadores.

Alternativas

ID
407035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


Manter uma estrutura de navegação consistente não influi na visualização da localização e das opções na página da Internet por parte dos usuários.

Alternativas

ID
407038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Segundo Jacob Nielsen Hoa Loranger, os sítios mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários, já que os usuários não gastam tempo para memorizar ou analisar a navegação de diferentes websites. Alocar recursos adequados
para projetar a melhor arquitetura de informação possível para um sítio assegura que os clientes encontrem as respostas que eles precisam, nos lugares esperados. Quanto mais natural for o design
de um sítio, maior a probabilidade de os usuários retornarem a ele.

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens.


Os padrões CSS (cascade style sheets), HTML (hyper text markup language) e XML (extensible markup language) são padrões definidos pelo W3C.

Alternativas
Comentários
  • Padrões W3C -> HTML, CSS, Javascript, RSS, XML,Atom news feed, RDF e metadata.


ID
407041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação ao uso de elementos gráficos no design para a Web, julgue os próximos itens.

Em uma página da Web, durante a navegação, palavra sublinhada significa conexão (link).

Alternativas
Comentários
  • Correto. 

    E se fosse um link na imagem, poderíamos retirar a borda azul identificadora de link.


ID
407044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação ao uso de elementos gráficos no design para a Web, julgue os próximos itens.

As decisões de leiaute e tipografia devem ser embasadas exclusivamente na tecnologia dos computadores top de linha.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o sonho, na realidade devemos avaliar o desempenho do projeto em diversos sistemas dos mais novos aos mais desatualizados.


ID
407065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

Livros e revistas devem ser projetados como páginas duplas, que constituem a unidade básica do projeto gráfico.

Alternativas

ID
407068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

Não é recomendável diagramar o texto alinhado à esquerda, principalmente no design para a Web.

Alternativas
Comentários
  • Ao Contrario Textos Alinhados a esquerda ajudam a leitura, assim como o Justificado.


ID
407071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

A impressão em cores pode ser dividida em cor aplicada e quadricromia por seleção de cores.

Alternativas

ID
407074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

O resultado da mistura de magenta 100% e ciano 100% sobre um fundo branco é a cor preta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a resposta está errada. A cor é Preta

  • 100% + 100% = Azul. Para ser preto deveria ser acrescentado 100% amarelo.

  • Em que pese seu entendimento, com todo respeito tenho a discordar, pois o motivo de não ser menor pontecial ofensivo, não é pelo fato de não aplicar os institutos despenalizados, mas sim pelo fato da pena máxima cominada ser superior a 2 anos, conforme o art.61, da Lei 9.099/95


ID
407077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

Na composição de títulos em tamanho grande, com 60 pontos ou mais, é recomendado ajustar o kerning da composição.

Alternativas
Comentários
  • kerning ´é o afastamento entre as fontes.