SóProvas



Prova CESPE - 2013 - SERPRO - Técnico de enfermagem


ID
951718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos as estruturas da pele.

A hipoderme, estrutura que se localiza abaixo da epiderme, é composta por tecidos conjuntivos que contém fibras colágenos e fibras elásticas. Essa combinação de estrutura é responsável pela extensibilidade e elasticidade da pele.

Alternativas
Comentários
  • a questão fala a respeito da DERME

    Hipoderme
     
     
    Tecnicamente, já não faz parte da pele. É constituído por tecido adiposo que protege contra o frio.
    É um tecido conjuntivo frouxo ou adiposo que faz conexão entre a derme e a fáscia muscular e a camada de tecido adiposo é variável à pessoa e localização.
    Funções: reservatório energético; isolante térmico; modela superfície corporal; absorção de choque e fixação dos órgãos.
    Camadas
    -Areolar: superficial; adipócitos globulares e volumosos e numerosos e delicados vasos.
    -Lâmina fibrosa: separa a camada areolar da lamelar.
    -Lamelar: mais profunda; aumento da espessura com ganho de peso (hiperplasia).
  • A hipoderme é também conhecida como tela subcutânea, localizado abaixo da derme. É composta por tecido conjuntivo e onde encontramos as células adiposas, que podem estar em maior ou menor quantidade dependendo da região do corpo, é essa parte da pele que dá a modelação do corpo além de funcionar como isolante térmico. A derme é a camada localizada entre a epiderme e a hipoderme e é responsável pela resistência e elasticidade da pele. 





    Resposta ERRADA


    Bibliografia

    GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier Ed., 2006.

  • fibras colágenos - derme

     

  • Olá prezados colegas, tudo bem?

     

     

    Função

     

     

    A hipoderme apresenta importante funções para o organismo, das quais destacam-se:

     

     

    Reserva de energia: o tecido adiposo armazena energia que pode ser utilizada pelo corpo em momentos de necessidade. Em casos de jejuns prologados, por exemplo, o organismo utilizará a energia acumulada no tecido adiposo.

     

     

    Defesa contra choques físicos: protege os órgãos e ossos, servindo para "acolchoar" essas estruturas e amortecer contra traumas físicos. Ao mesmo tempo, também modela o corpo.

     

     

    Isolante térmico: a camada de tecido subcutâneo contribui para regular a temperatura corporal. Por exemplo, uma camada de tecido adiposo protege o corpo contra o frio. Esse processo é conhecido por termorregulação.

     

     

    Conexão: a hipoderme conecta a derme aos músculos e ossos. Portanto, é responsável por fixar a pele a estruturas adjacentes.

     

     

    FONTE : https://www.todamateria.com.br/hipoderme/

     

    DESCANSE NA FIDELIDADE DE DEUS, ELE NUNCA FALHA.


ID
951721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos as estruturas da pele.

A derme, conhecida como tecido adiposo subcutâneo ou fáscia superficial, é constituída por tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos, linfáticos, nervos e tecido adiposo.

Alternativas
Comentários
  • A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, asubstância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. São as fibras da derme que conferem resistência e elasticidade à pele.

    Os vasos sanguíneos da derme são responsáveis pela nutrição e oxigenação tanto das células dérmicas quanto das células epidérmicas. Nos mamíferos os vasos sanguíneos da derme desempenham um importante papel na manutenção da temperatura corporal. Quando a temperatura do corpo sobe, impulsos nervosos provocam a dilatação dos vasos sanguíneos da derme; com isso, maior quantidade de sangue passa a circular na pele, levando ao aumento da irradiação de calor para o meio, o que faz o corpo esfriar. Já quando a temperatura corporal diminui, os vasos sanguíneos da pele se contraem; com isso, menos sangue passa a circular na superfície do corpo, o que reduz a perda de calor.

    Terminações nervosas e órgãos sensoriais presentes na derme são responsáveis pelas percepções de calor, frio, viscosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez, etc.

  • Olá pessoal, tudo bem?

     

    DERME

     

    A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele.

     

    A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo.

     

    A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.

     

    FONTE : https://www.todamateria.com.br/derme/

     

    DESCANSE NA FIDELIDADE DE DEUS, ELE NUNCA FALHA.

  • Tecido adiposo subcutâneo se refere à hipoderme. Aqui se encontra o erro.


ID
951724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas da pele.

A epiderme, camada mais externa da pele, é composta de células epiteliais pavimentosas estratificadas.


Alternativas
Comentários
  • A camada mais externa não é a derme?

  • Epiderme: é a mais Externa, lembrar "Epiderme, E de EXTERNA". é formada por várias camadas de células achatadas justapostas;

     

    Derme: abaixo da epiderme, tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. Uma das principais células da pele são os fibroblastos, responsáveis pela produção de uma substância gelatinosa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados.

     

    Hipodermo ou tecido subcutâneo: tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (adiposas ou adipócitos), atua como reserva energética, proteção contra choque mecânicos e isolante térmico.

     

  • Não Thais Marinho. É a epiderme mesmo. A derme é a segunda camada, e antigamente a hipoderme era a terceira e mais profunda. Hoje a hipoderme não é considerada parte do órgão da pele, mas sim uma camada de transição. Então a pele é formada pela epiderme e pela derme.

  • ta incompleta, Epitélio Pavimentoso Estratificado QUERATINIZADO.


ID
953041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito das relações existentes entre os seres vivos, julgue os itens subsequentes

O mutualismo é uma associação entre seres vivos, na qual ambos são beneficiados, e frequentemente resulta em dependência mútua.

Alternativas
Comentários
  • é a interação entre duas espécies que se beneficiam reciprocamente, o que pode acontecer em várias modalidades

  • Acredito que o erro está na palavra ''frequentemente''. O certo é ''sempre''.

  • Mutualismo é uma interação (relação) entre dois seres vivos, em que ocorrem benefícios para ambas. Ou seja, ao viver em conjunto, os dois seres saem ganhando em algum aspecto. No mutualismo, as espécies podem ou não viver juntas, dependendo do tipo de relação. O mutualismo pode ser obrigatório ou facultativo. O mutualismo obrigatório é também conhecido como simbiose. Nesta relação as espécies dependem uma da outra para sobreviver. Já no mutualismo facultativo, que também é conhecido como proto cooperação, neste tipo de associação não ocorre a dependência, embora ambas as espécies sejam beneficiadas. Resposta CERTO. Bibliografia Dahl AL. O princípio ecológico: Ecologia e Economia em simbiose. Instituto Piaget, 1996.
  •  A questão está correta!! Rodrigo Rodriguez, nem sempre o mutualismo pode resulta em dependência mútua, na grande maioria das vezes sim e uma pequena parcela não. Então a colocação frequentemente estaria correta. 

  • mutualismo acontece quando organismos de duas espécies diferentes se relacionam de maneira que a associação seja benéfica para ambos. Essa relação é chamada de interespecífica por acontecer entre espécies diferentes, e harmônica por ser positiva para ambos organismos.


ID
953044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito das relações existentes entre os seres vivos, julgue os itens subsequentes.

A ameba (Entamoebacoli ) é exemplo de relação desarmônica, visto que ela pode viver no intestino do homem, em uma relação de comensalismo.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA.

    Entamoeba coli é uma ameba (protozoário) comensal não patogênica, que vive no intestino grosso humano e se locomove por pseudópodos. A relação biológica chamada de comensalismo é harmônica, pois não há prejuízo para os seres vivos envolvidos. 

ID
953047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito das relações existentes entre os seres vivos, julgue os itens subsequentes.

No parasitismo, o organismo de um ser vivo hospeda, abriga ou recebe outro ser vivo de espécie diferente, que passa a morar nesse organismo e utiliza-se dessa moradia para se beneficiar.

Alternativas
Comentários
  • No gabarito consta como certo, mas a questão deveria ser considerada ERRADA.

    " Parasitismo é a relação ecológica em que uma espécie parasita se associa a outra, a espécie hospedeira, causando-lhe prejuízos."

    Fonte: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. Vol. único. São Paulo, Moderna, 2006. p. 63.

    É necessário afirmar a questão do prejuízo causado ao hospedeiro para caracterizar o parasitismo, pois se assim não for (como foi o caso da questão), se estará falando de outra relação ecológica, o inquililismo.

    Desta forma, essa questão era passível de ANULAÇÃO.
  • No cespe incompleta nao e errada.

  • O parasitismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes (relação interespecífica), em que um dos envolvidos é prejudicado (relação desarmônica). Nesse tipo de interação, uma espécie se associa a outra e passa a retirar o seu alimento desse indivíduo. A espécie que se alimenta da outra é chamada de parasita e o organismo que fornece alimento é chamado de hospedeiro. Ou seja, no parasitismo, o organismo de um ser vivo hospeda, abriga ou recebe outro ser vivo de espécie diferente, que passa a morar nesse organismo e utiliza-se dessa moradia para se beneficiar. Resposta CERTO. Bibliografia Benjamin MAF. Atlas de Parasitologia Humana. Editora Atheneu, 2°edição, 2012.
  • o que tem a ver com bioética?


ID
953050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito das relações existentes entre os seres vivos, julgue os itens subsequentes.

Na simbiose, forma extrema de relação desarmônica, há prejuízo para as duas partes, o que leva os indivíduos a finalizarem a relação.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    Simbiose é uma relação mutualmente vantajosa, na qual, dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por esta associação.

    Há alguma indefinição nos conceitos associados a este termo. Assim, dever-se-á ter presente que a simbiose implica uma inter-relação de tal forma íntima entre os organismos envolvidos que se torna obrigatória. Quando não existe obrigatoriedade na relação, dever-se-á utilizar antes o termo/conceito PROTOCOOPERAÇÃO.


ID
953053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação dos medicamentos no organismo humano, julgue os itens seguintes.

Os diuréticos são substâncias capazes de aumentar a produção de urina, o que, consequentemente, aumenta o volume extracelular, com eliminação de eletrólitos como o sódio, cloro, potássio e bicarbonato.

Alternativas
Comentários

ID
953056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação dos medicamentos no organismo humano, julgue os itens seguintes.

Os medicamentos digitálicos interferem na circulação sanguínea de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (ICC), o que diminui a frequência ventricular na presença da fibrilação e aumenta a força contrátil do miocárdio

Alternativas
Comentários
  • Os digitalicos são utilizados na insuficiencia cardiaca congestiva, aumentando a força de contração do coração

  • A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) consiste na condição em que o coração se torna incapaz de bombear sangue suficiente para as necessidades do corpo, seja em repouso ou durante o exercício. A ICC leva ao aumento da pressão venosa, o que aumenta a filtração capilar e o consequente edema. Os medicamentos digitálicos provocam a inibição da bomba Na/K – ATPase, provocando aumento da concentração intracelular de sódio, e, consequentemente de cálcio intracelular, devido à troca do sódio com o cálcio, aumentando a contração cardíaca. Ocorre a diminuição intracelular de potássio, e, os efeitos são aumentados pela hipocalemia. Os medicamentos digitálicos aumentam a contratilidade do miocárdio, o efeito é alcançado mesmo com baixas doses; diminuem a FC; indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, arritmia supraventricular; quando o paciente apresentar pulso < 60bpm não deve ser administrado; altas doses pode levar a parada cardíaca. Logo, os digitálicos agem diretamente na contratilidade miocárdica e não diretamente na circulação sanguínea. Resposta ERRADO Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Olá amados, tudo bem?  Complementando....

     

    DIGITALICOS

     

    Efeitos:



    – Aumento do débito cardíaco;


    – Redução da pressão venosa;


    – Diurese;


    – Redução do edema.

     

    Reações Adversas:



    – Anorexia e diarreia;


    – Náuseas, vômitos e perturbações visuais;


    – Confusão mental


    – Cefaléia, fadiga e tontura.

     

    Quando estas reações ocorrem, a dose deve ser diminuída ou interrompida por alguns dias. Uma dose letal de digitálico causa morte por parada cardíaca.

     

    Especialidades Disponíveis:

     

    – Lanatosídeo C (Cedilanide) – amp. 2ml com 0,2rng/ml


    – Digoxina e Lanoxin – cpr. de 25mg

     

    Cuidados de enfermagem:

     

    – Observar a dose – doses acumulativas;


    – Antes de administrar verificar o pulso, se este estiver abaixo de 60, comunicar o enfermeiro ou o médico responsável do setor;


    – Quando EV aplicar lentamente;


    – Observar efeitos tóxicos (anorexia, náuseas, cefaleia e confusão mental).

     

    FONTE : https://experienciasdeumtecnicodeenfermagem.com/farmacologia-digitalicos/

  • Os efeitos dos digitálicos são:

    Estímulo vagal resultando em bradicardia;

    Aumento da força e velocidade de contração ventricular;

    Aumento do débito cardíaco, melhorando a circulação e reduzindo a congestão venosa e edema, também por promover a diurese;

     

    https://www.infoescola.com/farmacologia/digitalicos/

  • Ele fala fibrilação, mas é fibrilação atrial ou ventricular?

    A digoxina influencia sim no fluxo sanguineo visto que tem a capacidade de aumentar debito cardiaco.


ID
953059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação dos medicamentos no organismo humano, julgue os itens seguintes.

Antieméticos são medicamentos utilizados para inibir o refluxo do vômito.

Alternativas
Comentários
  • Antiemético é o nome ofertado à classe de medicamentos que tem como objetivo o tratamento de náuseas e vômitos.

    fonte: sanarmed.


ID
953062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos conceitos das doenças nas diversas especialidades clínica

Hemofilia é o distúrbio hereditário ligado ao cromossomo X e caracterizado por deficiência nos fatores de coagulação.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino.

    Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

    A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta.

    Causa

    O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade.

  • A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ligada ao cromossomo X, caracterizada pela deficiência ou anormalidade da atividade coagulante do fator VIII (hemofilia A) ou do fator IX (hemofilia B).


ID
953065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos conceitos das doenças nas diversas especialidades clínicas.

No enfisema pulmonar ocorre a perda da elasticidade do pulmão devido à obstrução e destruição do tecido e ao estreitamento dos septos esofágicos.

Alternativas
Comentários
  • No enfisema pulmonar ocorre a perda da elasticidade do pulmão devido à obstrução e destruição do tecido e ao estreitamento dos septos ALVEOLARES.


  • o que esofágico tem haver?


ID
953068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos conceitos das doenças nas diversas especialidades clínicas.

Infarto do miocárdio é o processo em que o tecido do miocárdio é destruído em áreas coronarianas e renais, destituídas do suprimento de sangue adequado.

Alternativas
Comentários
  • Infarto Agudo do Miocárdio refere-se ao processo pelo qual áreas de células miocárdicas no coração são destruídas de maneira permanente. (Brunner & Suddarth)

  • o erro esta em renais

     

  • "RENAIS"   Definiu o resultado da questão....

     

    ERRADO

     

    Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha.


ID
953071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação a indicadores na área de saúde coletiva, julgue os itens seguintes.

A mortalidade é definida como a relação entre o número de óbitos e o número de pessoas expostas ao risco de morrer. Tais dados podem ser agrupados por características como sexo, idade, estado civil, causa, lugar e condição

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado DEMOGRÁFICO do número de óbitos registrados, em média por mil habitantes, numa dada região num período de tempo.Taxa de mortalidade é um coeficiente utilizado na medição do número de mortes (em geral, ou causadas por um fato específico) em determinada população, adaptada ao tamanho desta mesma população, por unidade de morte. A taxa é expressa comumente em unidades de morte por 1000 pessoas ao ano.

    FONTE:
    Laurenti, Ruy et al. Estatísticas de saúde. SP, EPU, 1985
  • 'Número de pessoas exposta ao risco de morrer' Então é aquele ditado do pra morrer basta tá vivo né? Aí se faz o cálculo da mortalidade?
  • "Número de pessoas expostas ao risco de morrer"

    não é essa a definição.. questão induziu ao erro...

    e ainda discordo com o gabarito!


ID
953074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a indicadores na área de saúde coletiva, julgue os itens seguintes.

A letalidade é um indicador que permite conhecer a gravidade de uma doença, considerando-se seu maior ou menor poder para causar a morte, mas não permite avaliar a eficácia de estratégias e terapias a serem implementadas.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    Letalidade: Permite conhecer a gravidade de uma doença, considerando-se seu maior ou menor poder para causar a morte.

     A determinação da letalidade de certas doenças permite avaliar a eficácia de estratégias e terapias implementadas.


  • Letalidade - Entende-se como o maior ou menor poder que uma doença tem de provocar a morte das pessoas.Obtém-se a letalidade calculando-se a relação entre o número de óbitos resultantes de determinada causa e o número de pessoas que foram realmente acometidas pela doença, com o resultado expresso em percentual. A letalidade da escabiose é nula, e a da raiva é de 100%, havendo uma extensa gama de porções intermediárias entre esses extremos. 

    http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/Conceitos.htm
  • Letalidade - Entende-se como o maior ou menor poder que uma doença tem de provocar a morte das pessoas.Obtém-se a letalidade calculando-se a relação entre o número de óbitos resultantes de determinada causa e o número de pessoas que foram realmente acometidas pela doença, com o resultado expresso em percentual. A letalidade da escabiose é nula, e a da raiva é de 100%, havendo uma extensa gama de porções intermediárias entre esses extremos.

     

    Coeficiente de letalidade - Coeficiente resultante da relação entre o número de óbitos decorrentes de determinada causa e o número de pessoas que foram realmente acometidas pela doença, expressando-se sempre em percentual. È um indicador útil para avaliar a virulência de um determinado bioagente. 

     

    http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/Conceitos.htm


ID
953077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação a indicadores na área de saúde coletiva, julgue os itens seguintes.

Para que se possa avaliar o significado dos indicadores e compará-los frente a populações, sem que haja distorção das informações, estes devem ser calculados por meio de taxas, índices e coeficientes, expressos em porcentagens.

Alternativas
Comentários
  • Amiga Helen, por favor, use o espaço para informações construtivas. O quesito da questões todos já sabemos...

ID
953080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a indicadores na área de saúde coletiva, julgue os itens seguintes.

A morbidade mostra o comportamento das doenças em uma população exposta ao adoecimento. Seus índices permitem conhecer as doenças que existem habitualmente na área em determinado período, a incidência de determinada doença na população estudada e quais os novos casos das doenças na mesma área, período e população (prevalência).

Alternativas
Comentários
  • Morbidade – Variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquiriram doenças num dado intervalo de tempo. Denota-se morbidade ao comportamento das doenças e dos agravos à saúde em uma população exposta.

    http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/Conceitos.htm

  • novos casos é incidencia e não prevalencia


ID
953083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos conceitos e princípios para atendimento em primeiros socorros.

Urgência é a constatação de agravo à saúde que resulte em risco iminente de morte ou sofrimento intenso, exigindo tratamento médico imediato.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA.

    O conceito utilizado na questão foi o de Emergência

    Urgência requer pronta atenção, mas tais procedimentos podem ser realizados dentro de 24 a 48 horas. Ex.: apendicectomia, brida intestinal, dentre outros.

ID
953086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos conceitos e princípios para atendimento em primeiros socorros.

A equipe de enfermagem do setor de emergência do hospital é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Alternativas

ID
953089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos conceitos e princípios para atendimento em primeiros socorros.

Emergência é a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica no menor tempo possível.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA.

    O conceito que foi utilizado na questão é Urgência.

    Emergência é a constatação de agravo à saúde que resulte em risco iminente de morte ou sofrimento intenso, exigindo tratamento médico imediato.
  • Eu gravei assim: "No A E I O U e na classificação de risco o E vem sempre antes do U


ID
953092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos métodos de desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos de saúde, julgue os itens seguintes.

Os artigos hospitalares críticos requerem esterilização para satisfazer os objetivos a que se propõem, e os artigos não críticos requerem limpeza ou desinfecção de nível baixo ou médio.

Alternativas

ID
953095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos métodos de desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos de saúde, julgue os itens seguintes.

Autoclaves são equipamentos que utilizam vapor saturado e pressão para esterilização de materiais termorresistentes (artigos críticos e semicríticos).

Alternativas
Comentários
  • Ótimos comentários hein, Helen?! Contribuem sobremaneira para quem está querendo tirar dúvidas referente à questão, parabéns! Por essa e pelas demais!
  • Questão CERTA.

    "Vapor saturado sob pressão (autoclavação):

    Dá-se o nome de vapor saturado porque sua temperatura equivale ao ponto de ebulição da água, e produz-se pela combinação da energia que aquece a água com níveis de pressão maiores que a pressão atmosférica, que aceleram o aquecimento levando ao alcance de temperatura próprias para esterilização (121 ºC à 135 ºC), em tempo mais rápido. Portanto as variáveis para avaliação do método são tempo, temperatura e pressão. Destrói os microorganismos por coagulação das protéinas."

    Fonte: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Orientações Gerais para Central de Esterilização. Brasília, 2001 a.
  • artigos semicriticos não são esterilizados. No mínimo pode ser feito uma desinfecção de alto nível. Esterilização é somente para artigos críticos. Discordo com o gabarito .
  • Andrea você mesma deu a resposta, no MÍNIMO desinfecção de alto nível, ou seja, você não pode fazer menos que isso, mas pode fazer os níveis seguintes que no caso seria a esterilização.

ID
953098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de triagem e classificação de risco nos departamentos de emergência, julgue os itens a seguir.

A principal finalidade da triagem é diminuir os riscos de morte evitáveis. Por meio da triagem, evita-se que o paciente entre em contato com os porteiros ou com funcionários não qualificados, e também é possível estabelecer a ordem de chegada como critério clínico para o atendimento do paciente.

Alternativas
Comentários
  • A finalidade da classificação de risco é a definição da ordem do atendimento em função do potencial de gravidade ou de agravamento da queixa apresentada. O protocolo de classificação de risco é uma ferramenta de inclusão, ou seja, não tem como objetivo reencaminhar ninguém sem atendimento, mas sim organizar e garantir o atendimento de todos; não tem qualquer relação com evitar que o paciente entre em contato com os porteiros ou com funcionários não qualificados. Resposta: ERRADO. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.
  • A finalidade da classificação de risco é a definição da ordem do atendimento em função do potencial de gravidade ou de agravamento da queixa apresentada. O protocolo de classificação de risco é uma ferramenta de inclusão, ou seja, não tem como objetivo reencaminhar ninguém sem atendimento, mas sim organizar e garantir o atendimento de todos; não tem qualquer relação com evitar que o paciente entre em contato com os porteiros ou com funcionários não qualificados.

     

    Resposta: ERRADO.

     

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.


ID
953101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de triagem e classificação de risco nos departamentos de emergência, julgue os itens a seguir.

Sinais vitais, saturação de oxigênio, escala de dor e glicemia capilar são critérios utilizados pelo departamento de triagem na emergência.

Alternativas
Comentários
  • Os comentários de enfermagem são PERFEITOS, impressionante!
    Como este, da colega acima. Contribuem sobremaneira com os estudos e as dúvidas, parabéns!!!

ID
953104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de triagem e classificação de risco nos departamentos de emergência, julgue os itens a seguir.

O serviço de triagem pode ser realizado pelo enfermeiro e é considerado uma nova área de atuação desse profissional, visto que contribui para garantir o acesso do paciente ao tratamento, para diminuir o tempo de espera e para a diminuição dos riscos e das ocorrências de iatrogenias, melhorando, assim, a qualidade do atendimento dos pacientes.

Alternativas
Comentários
  • o enfermeiro faz classificação de risco, até onde sei quem faz triagem é médico.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO

  • Classificação do risco é uma atividade privativa do enfermeiro.

ID
953107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A representação gráfica do conjunto de fatores existentes nos locais de trabalho que são capazes de ocasionar acidentes de trabalho e doenças é conhecida como mapa de riscos. Com relação a esse mapa e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

A regulamentação do Mapa de Riscos no Brasil levou em consideração algumas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
953110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A representação gráfica do conjunto de fatores existentes nos locais de trabalho que são capazes de ocasionar acidentes de trabalho e doenças é conhecida como mapa de riscos. Com relação a esse mapa e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

O mapa de riscos deve ser arquivado no setor de recursos humanos, para comprovação no caso de eventual fiscalização trabalhista.

Alternativas
Comentários
  • Os comentários de enfermagem são PERFEITOS, como o do colega acima. Contribuem sobremaneira com os estudos e as dúvidas, parabéns!!!
  • Deve-se colocar o mapa de riscos em um local bem visível e chamativo a todos.

     

  • Colocar em local visivel a todos!


ID
953113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A representação gráfica do conjunto de fatores existentes nos locais de trabalho que são capazes de ocasionar acidentes de trabalho e doenças é conhecida como mapa de riscos. Com relação a esse mapa e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

No referido mapa, os riscos de acidentes nos locais de trabalho são identificados pela cor azul.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada, pois a cor azul é usada para riscos mecânicos, o que não deixa de ser passível de acidentes. No entanto, a questão deveria especificar o tipo de acidente, pois todas as outras cores trazem esses riscos, diferindo apenas o tipo deles: químico, físico, biológico ou ergonômico.
  • questão CORRETA.

    Na verdade existe um risco específico chamado risco de acidentes, que é representado pela cor azul

  • Com relação à saúde do trabalhador existem 5 tipos de riscos: Risco Físico (representado pela cor verde) – radiação ionizante, não ionizante, ruído, vibração, temperatura. Risco Químico (representado pela cor vermelha) – névoas, neblinas, poeiras, fumo, vapores. Risco Biológico (representado pela cor marrom) – vírus, fungos, bactérias, protozoários, animais peçonhentos. Risco Ergonômico (representado pela cor amarela) – trabalho físico pesado, posturas incorretas, treinamento inadequado/inexistente, trabalhos em turnos, trabalho noturno, atenção e responsabilidade, monotonia, ritmo excessivo, jornadas de trabalho prolongadas, esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso. Risco de Acidente (representado pela cor azul) – arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado. Resposta CERTO. Bibliografia Carvalho GM. Enfermagem do Trabalho. EPU, 2001.
  • QC,peço que o professor escreva o comentário.

  • Com relação à saúde do trabalhador existem 5 tipos de riscos:

     

     

    Risco Físico (representado pela cor verde) – radiação ionizante, não ionizante, ruído, vibração, temperatura.

     

     

     

    Risco Químico (representado pela cor vermelha) – névoas, neblinas, poeiras, fumo, vapores.

     

     

    Risco Biológico (representado pela cor marrom) vírus, fungos, bactérias, protozoários, animais peçonhentos.

     

     

    Risco Ergonômico (representado pela cor amarela) – trabalho físico pesado, posturas incorretas, treinamento inadequado/inexistente, trabalhos em turnos, trabalho noturno, atenção e responsabilidade, monotonia, ritmo excessivo, jornadas de trabalho prolongadas, esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso.

     

     

    Risco de Acidente (representado pela cor azul) – arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado.

     

     

     

    Resposta CERTO.

     

     

     

    Bibliografia Carvalho GM. Enfermagem do Trabalho. EPU, 2001.

     

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."


ID
953116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A representação gráfica do conjunto de fatores existentes nos locais de trabalho que são capazes de ocasionar acidentes de trabalho e doenças é conhecida como mapa de riscos. Com relação a esse mapa e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

No mapa de riscos, o tamanho dos círculos define o grau dos riscos, e as cores definem os tipos de riscos.

Alternativas
Comentários
  • Com relação à saúde do trabalhador existem 5 tipos de riscos: Risco Físico (representado pela cor verde) – radiação ionizante, não ionizante, ruído, vibração, temperatura. Risco Químico (representado pela cor vermelha) – névoas, neblinas, poeiras, fumo, vapores. Risco Biológico (representado pela cor marrom) – vírus, fungos, bactérias, protozoários, animais peçonhentos. Risco Ergonômico (representado pela cor amarela) – trabalho físico pesado, posturas incorretas, treinamento inadequado/inexistente, trabalhos em turnos, trabalho noturno, atenção e responsabilidade, monotonia, ritmo excessivo, jornadas de trabalho prolongadas, esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso. Risco de Acidente (representado pela cor azul) – arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado. Além de cores diferentes, os círculos podem ter três tamanhos: pequeno, médio e grande. Quanto maior o círculo, maior o risco naquele local. Assim, além de qualificar o risco, o mapa inclui um modelo simples de quantificação do grau de risco. Resposta CERTO. Bibliografia Carvalho GM. Enfermagem do Trabalho. EPU, 2001.
  •  R:CERTA
    Risco Físico  – radiação ionizante, não ionizante, ruído, vibração, temperatura.

     Risco Químico  – névoas, neblinas, poeiras, fumo, vapores.

     Risco Biológico (representado pela cor marrom) – vírus, fungos, bactérias, protozoários, animais peçonhentos.

    Risco Ergonômico (representado pela cor amarela) – trabalho físico pesado, posturas incorretas, treinamento inadequado/inexistente,

    Risco de Acidente – arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, 
    ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão,
     armazenamento inadequado. 

  • GABARITO: CERTO

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Com relação à saúde do trabalhador existem 5 tipos de riscos: Risco Físico (representado pela cor verde) – radiação ionizante, não ionizante, ruído, vibração, temperatura. Risco Químico (representado pela cor vermelha) – névoas, neblinas, poeiras, fumo, vapores. Risco Biológico (representado pela cor marrom) – vírus, fungos, bactérias, protozoários, animais peçonhentos. Risco Ergonômico (representado pela cor amarela) – trabalho físico pesado, posturas incorretas, treinamento inadequado/inexistente, trabalhos em turnos, trabalho noturno, atenção e responsabilidade, monotonia, ritmo excessivo, jornadas de trabalho prolongadas, esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso. Risco de Acidente (representado pela cor azul) – arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado. Além de cores diferentes, os círculos podem ter três tamanhos: pequeno, médio e grande. Quanto maior o círculo, maior o risco naquele local. Assim, além de qualificar o risco, o mapa inclui um modelo simples de quantificação do grau de risco.

    FONTE: Anita Salvadori Randi, Enfermeira Judiciária - TJSP, Mestre em Enfermagem - UNICAMP, de Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermagem


ID
953119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A representação gráfica do conjunto de fatores existentes nos locais de trabalho que são capazes de ocasionar acidentes de trabalho e doenças é conhecida como mapa de riscos. Com relação a esse mapa e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

Poeiras, gases e vapores são exemplos de riscos físicos, considerando-se as intensidades de cada um

Alternativas
Comentários
  • Grupo

    Riscos

    Cor de Identificação

    Descrição

    1

    Físicos

     Verde

    Ruído, calor, frio, pressões, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes e vibrações.

    2

    Químicos

     Vermelho

    Poeiras, fumo, gases, vapores, névoas, neblinas e substâncias compostas ou produtos químicos em geral.

    3

    Biológicos

     Marrom

    Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários e bacilos.

    4

    Ergonômicos

     Amarelo

    Esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade e outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

    5

    Acidentes

     Azul

    Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, probabilidade de incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, armazenamento inadequado, quedas e animais peçonhentos.

  • POEIRA, GASES E VAPORES são exemplos de riscos QUÍMICOS.


ID
953122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

A primeira via do atestado de saúde ocupacional é de propriedade do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • ASO - ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL 
    É emitido em duas vias. 
    A primeira via ficará arquivada no local de trabalho. 
    A segunda via é de propriedade do trabalhador examinado, mediante assinatura de recebimento do trabalhador. 
     
    Deverá conter no ASO: 
    •Identificação do trabalhador, 
    •Riscos específicos existentes ou sua inexistência, 
    •Indicação dos exames complementares que forem realizados e sua data de realização, 
    •Identificação do médico coordenador e do médico que realizou o exame. 
    • Definição da aptidão ou inaptidão para exercer a função definida. 

    FONTE: http://www.jfsc.jus.br/publicaWEB/mostra_conteudo_publicacao.php?id=845
  • 7.4.4 Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 2 (duas) vias.


    7.4.4.1 A primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho.


    7.4.4.2 A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.


ID
953125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

Trabalhadores diabéticos e hipertensos com idade entre dezoito e quarenta e cinco anos deverão realizar exames periódicos a cada dois anos.

Alternativas
Comentários
  • Item 7.4.3.2 da NR07 afirma que para trabalhos em que exista a possibilidade de desencadeamento ou agravamento de doenças ocupacionais ou quando o trabalhador possua doenças crônicas,como neste caso, os exames médicos periódicos devem ser realizados com periodicidade anual. Podendo ser diminuída se determinado assim pelo médico coordenador do PCMSO.
  • no exame médico periódico, de acordo com os intervalos mínimos de tempo abaixo discriminados:

    a) para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos:

    a.1) a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociação coletiva de trabalho;

    a.2) de acordo com à periodicidade especificada no Anexo n.º 6 da NR 15, para os trabalhadores expostos a condições hiperbáricas;

  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
953128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

O relatório anual do PCMSO deverá ser arquivado confidencialmente, por conter dados sigilosos sobre a saúde dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • 7.4.6.3. O relatório anual do PCMSO poderá ser armazenado na forma de arquivo informatizado, desde que este seja mantido de modo a proporcionar o imediato acesso por parte do agente da inspeção do trabalho.

  • O relatório anual deverá discriminar, por setores da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados anormais, assim como o planejamento para o próximo ano, tomando como base o modelo proposto no Quadro III desta NR.


ID
953131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

Por meio de negociação coletiva de trabalho, podem-se ampliar os parâmetros mínimos e as diretrizes gerais a serem inseridos no PCMSO.

Alternativas
Comentários
  • Logo no Objeto da NR07, no item 7.1.2., é afirmado que os parâmetros mínimos e diretrizes gerais da norma regulamentadora podem ser negociados.

ID
953134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

Conforme norma regulamentadora, em todas as empresas, deve haver médico coordenador do PCMSO, independentemente do grau de risco.

Alternativas
Comentários
  • NR7, item 7.3.1, afirma que o médico coordenador pode não ser um médico do trabalho.

    Já no item subseguinte, 7.3.1.1: empresas de grau de risco 1 e 2 são desobrigadas a possuir um médico coordenador do PCMSO quando estas possuem até 25 trabalhadores. E, as empresas de grau de risco 3 e 4, até 10 trabalhadores.

    Uma pergunta que gostaria de fazer é a seguinte: se o PCMSO é obrigatório, e nestes casos acima, um médico coordenador é dispensado, quem fica responsável pela coordenação do PCMSO? Um Engenheiro de Segurança do Trabalho? Um Técnico de Segurança do Trabalho? Um auxiliar em enfermagem ou um enfermeiro do trabalho?

    Valeu!

ID
953137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

Os dados dos exames médicos e complementares de um trabalhador desligado de uma empresa poderão ser descartados logo após o seu desligamento.

Alternativas
Comentários
  • Os comentários de enfermagem são PERFEITOS, como o da colega acima.Contribuem sobremaneira com os estudos e as dúvidas, parabéns!!!
  • É isso aí, não sabe, não atrapalha!
  • Deve-se guardar os registros, prontuários, dos trabalhadores até 20 anos após o seu desligamento da empresa.
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
953140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

Em indústrias com mais de cinquenta empregados, é obrigatória a existência de sistema contra incêndios dotado de dispositivo para aprisionamento de água sob pressão para extinguir pequenos focos de fogo de classe A.

Alternativas
Comentários
  • certo

     

    EXTINÇÃO POR MEIO DE ÁGUA

     

    Nos estabelecimentos industriais de 50 (cinquenta) ou mais empregados, deve haver um aprisionamento conveniente de água sob pressão, a fim de, a qualquer tempo, extinguir os começos de fogo de Classe A.

     

    Os pontos de captação de água deverão ser facilmente acessíveis, e situados ou protegidos de maneira a não poderem ser danificados.

     

    Os pontos de captação de água e os encanamentos de alimentação deverão ser experimentados, frequentemente, a fim de evitar o acúmulo de resíduos.

  • Nao existe mais essa recomendação NR


ID
953143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

Em caso de emergência, os dispositivos de parada de máquinas e equipamentos podem ser acionados por outra pessoa que não seja o operador.

Alternativas
Comentários
  • Se trata de uma emergencia.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
953146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

Trabalhadores expostos a poeiras minerais em concentrações que ultrapassem os limites de tolerância fazem jus ao adicional de insalubridade de grau máximo.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
953149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

Os exames médicos do PCMSO para trabalhadores em espaços confinados seguem as mesmas regras daqueles a que são submetidos os demais empregados da mesma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de uma discussão nesta questão pois não estou certo da sua justificativa. 

    Acredito que o item 7.4.3.2 da NR07 apresenta a justificativa desta questão: trabalhadores em ambientes confinados possuem maior possibilidade de agravamento ou desencadeamento de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho. Assim, exames médicos periódicos devem ser realizados anualmente, ou até mesmo em períodos menores, conforme orientação do médico coordenador do PCMSO. Desta forma, estes trabalhadores seguem regras diferenciadas daqueles de outros setores.

ID
953152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

Com relação ao fornecimento de água potável, as empresas devem garantir suprimento em quantidade superior a ¼ de litro por hora/homem trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Certo NR 24, aborda o tópico.
  • ITEM CORRETO

    Aff, comentários como estes não acrescentam em nada! Evitem, se não podem ajudar!

    NR 24-CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO

    24.7.1 Em todos os locais de trabalho deverá ser fornecida aos trabalhadores água potável, em condições higiênicas, sendo proibido o uso de recipientes coletivos. Onde houver rede de abastecimento de água, deverão existir bebedouros de jato inclinado e guarda protetora, proibida sua instalação em pias ou lavatórios, e na proporção de 1 (um) bebedouro para cada 50 (cinqüenta) empregados.

        24.7.1.1 As empresas devem garantir, nos locais de trabalho, suprimento de água potável e fresca em quantidade superior a 1/4 (um quarto) de litro (250ml) por hora/homem trabalho.

        24.7.1.2 Quando não for possível obter água potável corrente, essa deverá ser fornecida em recipientes portáteis hermeticamente fechados de material adequado e construídos de maneira a permitir fácil limpeza.

     

    24.7.2 A água não-potável para uso no local de trabalho ficará separada e deve ser afixado aviso de advertência da sua não potabilidade.

     

    24.7.3 Os poços e as fontes de água potável serão protegidos contra a contaminação.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
953155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) são riscos ocupacionais os agentes físicos, químicos e biológicos.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    DE ACORDO COM A NR 9 -
    PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS


    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
  • Correto.

    É importante salientar que os riscos citados acima na questão são riscos ocupacionais, mais não são os únicos.

     

    RISCOS OCUPACIONAIS: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes.

     

    RISCOS (AGENTES) AMBIENTAIS: apenas os riscos físico, químico e biológico.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
953158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.

É facultado à trabalhadora gestante o afastamento de atividades que impliquem exposição a radiações ionizantes.

Alternativas
Comentários
  • Não é faculdade. É imposição.

    O correto seria:
    É imperativo à trabalhadora gestante o afastamento de atividades que impliquem exposição a radiações ionizantes.

    A NR 32 afirma que é obrigação do empregador afastar das atividades as trabalhadoras gestantes e nutrizes que poderiam se expor a radiações quimioterápicas, que por sua natureza são ionizantes.

ID
953161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à ergonomia no ambiente laboral, julgue os itens subsecutivos.

As lesões por esforços repetitivos podem atingir estruturas anatômicas de forma isolada ou associada, com ou sem degeneração dos tecidos.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
953164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à ergonomia no ambiente laboral, julgue os itens subsecutivos.

Uma das desvantagens do trabalho na posição vertical é a adoção de posturas desfavoráveis, pois podem gerar alterações na coluna como lordose e cifose.

Alternativas
Comentários
  • Por que a questão é errada? Obrigado!
  • O erro da questão é afirmar que a lordose e a cifose são alterações na coluna.
    A lordose (presente na coluna cervical e na coluna lombar) e a cifose (presente na coluna torácica) fazem parte da curvaturas normais da coluna vertebral. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas.
    A escoliose, no entato, é SEMPRE uma curva anormal na coluna vertebral.
     
  • "Segundo o ortopedista da Amil/MedMais, Dr. Maurício Brum, a escoliose é considerada sempre uma doença, enquanto a cifose e a lordose são curvaturas 'normais' até determinados graus. Apenas quando ultrapassam determinado nível são desvios posturais. Saiba mais:

    Lordose – Curvatura da coluna considerada normal, pode representar problemas quando se transforma em hipolordose - quando a curva está diminuída - ou hiperlordose - aumento da curva. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, como o ficar em pé por muito tempo. A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.

    Cifose – Quando em níveis anormais, a cifose é definida como aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, formando a “corcunda”. Má postura e o condicionamento físico insuficiente são as causas mais importantes dessa deformidade. Doenças como osteoporose senil também ocasionam a cifose."

    Fonte: http://www.nominuto.com/noticias/ciencia-e-saude/escoliose-cifose-e-lordose-conheca-as-diferencas-entre-elas/79749/


ID
953167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) são instrumentos indispensáveis para trabalhadores expostos a riscos ocupacionais e são também utilizados para a prevenção de doenças e de acidentes de trabalho. Com relação a esses equipamentos, julgue os itens a seguir.

Um equipamento que permita enclausuramento acústico de fontes de ruído ocupacional é exemplo de EPC.

Alternativas

ID
953170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) são instrumentos indispensáveis para trabalhadores expostos a riscos ocupacionais e são também utilizados para a prevenção de doenças e de acidentes de trabalho. Com relação a esses equipamentos, julgue os itens a seguir.

O certificado de aprovação (C.A.) é uma exigência normatizada para comercialização de EPIs.

Alternativas
Comentários
  • Certinho!

     

     6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.


ID
953173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos procedimentos a serem realizados em atendimento pré-hospitalar de um trabalhador acidentado e das situações que podem ser identificadas nesse atendimento, julgue os itens que se seguem.

A hemoptise, decorrente de hemorragia do esôfago, estômago ou duodeno, caracteriza-se por apresentar sangue em grande volume e com aspecto espumoso.

Alternativas
Comentários

  • errado

    Hemoptise
     é a expectoração sanguínea ou sanguinolenta através da tosse, proveniente de hemorragia na árvore respiratória. É comum a várias doenças cardíacas e pulmonares. Pode ser classificada em hemoptóico quando sangramento é em pequena quantidade misturado com escarro, ou hemoptise maciça quando o sangramento for maior que 200 - 600 ml de sangue em 24h. Pode ter diversas causas: Vias respiratórias Parenquima pulmonar Vasos pulmonares Intrometias Outras
  • Hemoptise é a expectoração com sangue, engloba qualquer sangramento proveniente do trato respiratório, seja pulmonar ou da árvore brônquica. Hematêmese é a hemorragia do esôfago, estômago ou duodeno.


    Resposta ERRADO


    Bibliografia


    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
  • Errado.

    Hemoptise é sangue saindo do PULMÃO.

  • Hemoptise: Sangue saindo do Pulmão

    Estomatorragia: Hemorragia saindo pela Boca

    Hematêmese: Sangue do Estômago (Vômitos de Sangue) 

  • Hemoptise é o sangramento proveniente das vias aéreas inferiores.

  • Hemoptise é a expectoração com sangue, engloba qualquer sangramento proveniente do trato respiratório, seja pulmonar ou da árvore brônquica.

     

     

     

    Hematêmese é a hemorragia do esôfago, estômago ou duodeno. 




    Resposta ERRADO 

     




    Bibliografia 




    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.


ID
953176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos procedimentos a serem realizados em atendimento pré-hospitalar de um trabalhador acidentado e das situações que podem ser identificadas nesse atendimento, julgue o item que se segue.

De acordo com o protocolo existente, o técnico de enfermagem não pode realizar atendimento na área vermelha, por constituir ação complexa privativa do enfermeiro.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução Cofen 423/2012 a triagem de risco é função privativa do enfermeiro, porém o atendimento a urgência e emergência cabe à equipe sendo o técnico participante desde que sob supervisão do enfermeiro. O mesmo traz o Código de Ética de Enfermagem, o técnico de enfermagem tem o direito de participar da prática profissional multi e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade e é proibido de negar Assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência. Ou seja, além da intervenção conservadora no atendimento do paciente, o técnico de enfermagem é habilitado a realizar procedimentos a ele delegados, sob supervisão do profissional Enfermeiro, dentro do âmbito de sua qualificação profissional. Resposta ERRADO. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Política nacional de atenção às urgências / Ministério da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2003. www.cofen.gov.br
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO

ID
953179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito dos procedimentos a serem realizados em atendimento pré-hospitalar de um trabalhador acidentado e das situações que podem ser identificadas nesse atendimento, julgue os itens que se seguem.

Sialorreia, relaxamento de esfíncter vesical e cianose labial e de extremidades são sinais sugestivos de uma crise convulsiva do tipo tônico-clônica.

Alternativas
Comentários
  • As epilepsias podem ser classificadas segundo dois grandes eixos: topográfico e etiológico. No eixo topográfico, as epilepsias são separadas em generalizadas e focais. As generalizadas manifestam-se por crises epilépticas cujo início envolve ambos os hemisférios simultaneamente. Em geral, são geneticamente determinadas e acompanhadas de alteração da consciência; quando presentes, as manifestações motoras são sempre bilaterais. Crises de ausência, crises mioclônicas e crises tônico-clônicas generalizadas (TCG) são seus principais exemplos. A convulsão tônica-clônica recebe esse nome por causa de dois estágios distintos. No estágio tônico, a pessoa perde a consciência e pode cair. No estágio clônico, os músculos fazem contrações rápidas, que às vezes são chamadas de convulsões. No geral, o estágio clônico dura por dois minutos ou menos. A crise convulsiva é generalizada quando há movimentos de braços e pernas, desvio dos olhos e liberação dos esfíncteres associada à perda da consciência, além de também poder apresentar sintomas como sialorreia, relaxamento de esfíncter vesical, cianose labial e de extremidades.

    Resposta CERTO

    Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/
  • As epilepsias podem ser classificadas segundo dois grandes eixos: topográfico e etiológico. No eixo topográfico, as epilepsias são separadas em generalizadas e focais. As generalizadas manifestam-se por crises epilépticas cujo início envolve ambos os hemisférios simultaneamente.

     

    Em geral, são geneticamente determinadas e acompanhadas de alteração da consciência; quando presentes, as manifestações motoras são sempre bilaterais. Crises de ausência, crises mioclônicas e crises tônico-clônicas generalizadas (TCG) são seus principais exemplos.

     

    A convulsão tônica-clônica recebe esse nome por causa de dois estágios distintos. No estágio tônico, a pessoa perde a consciência e pode cair. No estágio clônico, os músculos fazem contrações rápidas, que às vezes são chamadas de convulsões.

     

    No geral, o estágio clônico dura por dois minutos ou menos. A crise convulsiva é generalizada quando há movimentos de braços e pernas, desvio dos olhos e liberação dos esfíncteres associada à perda da consciência, além de também poder apresentar sintomas como sialorreia, relaxamento de esfíncter vesical, cianose labial e de extremidades. 



    Resposta CERTO 



    Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/


ID
953182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às doenças relacionadas ao trabalho e de notificação compulsória.

A oxigenoterapia hiperbárica é um dos vários fatores que ocasionam a labirintite de origem ocupacional.

Alternativas

ID
953185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às doenças relacionadas ao trabalho e de notificação compulsória.

A difilobotríase é uma doença pulmonar adquirida em função da inalação de micropartículas de pó de rocha pelos trabalhadores de minas.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    difilobotríase, conhecida popularmente como a doença do PEIXE cru, é uma doença parasitária causada pelo cestóide Diphyllobothrium latum, conhecido como “tênia do peixe”. Essa infecção é comumente observada no Leste Europeu, América do Norte, América do Sul, África e em alguns países asiáticos.

     

    O hospedeiro definitivo desse parasita é o homem, no entanto, pode acometer outros mamíferos. A transmissão para o homem ocorre por meio da ingestão de peixes crus, mal cozidos ou defumados. Após a ingestão, a larva se aloja no intestino, crescendo e se reproduzindo nesse local. Os adultos desse verme são segmentados e os ovos são formados no interior de cada segmento (proglótides), sendo que os ovos são liberados ainda imaturos junto com as fezes.

    Normalmente os indivíduos afetados não apresentam sintomas. Todavia, os casos mais intensos podem vir acompanhados de:

    Desconforto abdominal; Náuseas, vômitos e diarréia; Perda de apetite e de peso; Dor abdominal devido à obstrução intestinal causada pela infestação maciça de vermes; Esta infecção pode resultar em anemia perniciosa como conseqüência da deficiência de vitamina B12. Essa anemia pode levar à fadiga e confusão.

    O diagnóstico é feito por meio do exame de fezes, onde os ovos são visualizados à microscopia. Certas vezes pode acontecer das proglótides saírem junto com as fezes, podendo ser vistas a olho nu.
    A profilaxia dessa doença é feita evitando-se a ingestão de peixe de água doce cru ou mal cozido. Cozinhar adequadamente ou congelar os peixes de água doce mata as larvas desse parasita. 

    FONTES:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Difilobotr%C3%ADase
    http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001375.htm
    http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?604
    http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/difilo%5B1%5D.pdf
    http://www.copacabanarunners.net/doenca-peixe-cru.html
  • A doença é a silicose


ID
953188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às doenças relacionadas ao trabalho e de notificação compulsória.

Todas as pneumoconioses de origem laboral devem ser comunicadas às autoridades competentes, para controle epidemiológico efetivo.

Alternativas
Comentários
  • presença de contaminação no trabalho, logo deve ser notificado.

  • Art. 1º Regulamentar a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador - acidentes e doenças
    relacionados ao trabalho – em rede de serviços sentinela específica.
    § 1° São agravos de notificação compulsória, para efeitos desta portaria:
    I - Acidente de Trabalho Fatal; ; Imediato até 24h
    II - Acidentes de Trabalho com Mutilações;
    III - Acidente com Exposição a Material Biológico; -> Semanal
    IV - Acidentes do Trabalho em Crianças e Adolescentes; ; Imediato até 24h
    V - Dermatoses Ocupacionais;
    VI - Intoxicações Exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados);
    VII - Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT);
    VIII - Pneumoconioses;
    IX - Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR;
    X - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; e
    XI - Câncer Relacionado ao Trabalho.


ID
953191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de princípios da biossegurança, julgue os próximos itens.

A apresentação, no serviço médico, do cartão de vacina atualizado do trabalhador da área de saúde é condição suficiente para dispensar seu registro no prontuário clínico individual.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO
  •  "condição suficiente para dispensar" - Fuja


ID
953194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de princípios da biossegurança, julgue os próximos itens.

Constitui medida de proteção para o trabalhador exposto a risco biológico, a disponibilidade de lixeira com sistema de abertura acionado pelo pé.

Alternativas

ID
953197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de princípios da biossegurança, julgue os próximos itens.

A emissão de comunicação de acidente de trabalho só é efetuada em casos de acidentes com riscos biológicos que requeiram afastamento.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    acidente de trabalho é um fato que pode ocorrer em qualquer empresa, independentemente de seu grau de risco ou de sua organização e estrutura em relação à Segurança e Medicina do Trabalho.
    Muitas empresas, equivocadamente, deixam de emitir a CAT quando se verifica que não haverá necessidade do empregado se afastar do trabalho por mais de 15 (quinze) dias.
    Ocorrendo o acidente de trabalho, independentemente de afastamento ou não, ainda que por meio período, é obrigatória a emissão da CAT por parte do empregador, sob pena de multa pelo Ministério do Trabalho, que pode variar entre R$ 670,89 a R$ 6.708,88, dependendo da gravidade apurada pelo órgão fiscalizador.
    A emissão da CAT, além de se destinar para fins de controle estatísticos e epidemiológicos junto aos órgãos Federais, visa principalmente, a garantia de assistência acidentária ao empregado junto ao INSS ou até mesmo de uma aposentadoria por invalidez.
    O fato de não haver afastamento ou se este for inferior aos 15 (quinze) dias, não obsta a empresa do cumprimento à legislação trabalhista e de preservar a saúde do trabalhador.

    Portanto, havendo acidente de trabalho sem o preenchimento da CAT pela empresa, podem formalizá-lo o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública (inclusive o próprio perito do INSS quando da realização da perícia). 
    A Constituição Federal de 88 dispõe, no art. 7º, inciso XXVIII, que é garantia do empregado o “seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa”.

ID
953200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de enfermagem do trabalho, julgue os seguintes itens.

O eletrocardiograma e o eletroencefalograma são exames não invasivos indicados para trabalhadores que executam atividades em altura.

Alternativas
Comentários
  • Descordo no sentindo de que este exame está indicado somente para pessoas que trabalhem em atividades com altura, a pergunta tinha que ser um pouco mais aberta, porque se uma pessoa tiver pressão alta e laborar em atividades que irá exigir esforço físico, esta também teria que ter controle com os exames citados.

  • Devem ser submetidos a exames de EEG todos os trabalhadores que trabalharem em altura (pedreiros, pintores, montadores de calha, etc), e que dirigirem veículos motorizados (motoristas, motoboys, operadores de empilhadeira, etc). Esse exame também é recomendado aos profissionais que trabalham em locais confinados. A periodicidade do exame será estipulada pelo Médico Coordenador do PCMSO.


    NR35 -

    35.4.1.2 Cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura, garantindo que: a) os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, devendo estar nele consignados; b) a avaliação seja efetuada periodicamente, considerando os riscos envolvidos em cada situação; c) seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais.




ID
953203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de enfermagem do trabalho, julgue os seguintes itens.

O teste de ortho-rater é empregado para avaliar a função pulmonar de trabalhadores com relatos de exposição a pó de sílica.

Alternativas
Comentários
  • TESTE DA ACUIDADE VISUAL
    Neste teste mede-se a capacidade funcional do olho.
    De acordo com Bulhões (1986) apud Taguchi (2001), o teste tem a finalidade de: avaliar a capacidade do indivíduo para as tarefas laborais, detectar problemas que desaconselhem ao examinando atividades. As quais, pelas limitações de sua capacidade visual, coloquem em risco, a si mesmo, outros
     trabalhadores e o patrimônio da empresa, encaminhar ao oftalmologista os casos que necessitam de tratamento ou correção e avaliar a melhora obtida após o tratamento ou uso de lentes corretivas.

    Vários tipos de instrumentos são utilizados para avaliar. Entre eles estão os aparelhos chamados: visual screeners, ortho-rater e o vision tester.


     
    http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/10532/teste-de-visao-ocupacional#ixzz2bL3RMpsn
  • O teste ortho-rater é um teste para acuidade VISUAL. 

    O teste para avaliar a função pulmonar de trabalhadores com relatos de exposição a pó de sílica é a espirometria e raioX tórax.


ID
953206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de enfermagem do trabalho, julgue os seguintes itens.

A dinamometria é uma técnica utilizada na enfermagem do trabalho para avaliar a aptidão física de trabalhadores que necessitam de força muscular e resistência.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    Dinamometria-Designa-se como qualquer tipo de controle de força ou alargamento por uma tração, extensão ou compressão podendo ser construído um instrumento por diferentes tipos de produto.

    O dinamômetro é um tipo de equipamento que mensura o comportamento da carga alargada ou tensão por deformação, de uma mola, deslocamento do ar, ou extensão de ligas metálicas, que compreenderá em determinar o coeficiente de fricção entre os materiais, Idem. 

    A dinamometria refere-se a todo o tipo de processos que tem em vista a medição de forças, bem como, a medição da distribuição de pressões 

    Esta metodologia mede a força isocinética de um determinado segmento ou porção por intermédio de aparelhagem mecânica, eletrônica, digital, e computadorizada, conhecida como dinamômetro. 

    O teste de força dinamométrica serve para avaliarmos a força isométrica (estática) do indivíduo, podendo ser realizados os testes de dinamometria manual, do tórax, lombar e dos membros inferiores. Sua realização necessita de aparelhos especiais, os dinamômetros.

ID
953209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação aos princípios éticos e de relações interpessoais no ambiente de trabalho.

No Brasil ainda não há legislação que tipifique o assédio sexual como crime.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA.

    Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de de Dezembro de 1940 (Código Penal):

     TÍTULO VI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

    CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL


    Art. 216-A. Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função." 

    Pena - detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos. 

    Parágrafo único. 

    § 2o  A pena é aumentada em até um terço se a vítima é menor de 18 (dezoito) anos. 


ID
953212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação aos princípios éticos e de relações interpessoais no ambiente de trabalho.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, não é permitido o ato de pleitear emprego ocupado por colega por meio de concorrência desleal

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSINAIS DE ENFERMAGEM
    Das Proíbições.
    Art.74
    Pleitear cargo,função ou emprego ocupado por colega,utilizando-se de concorrência desleal.
  • Gabarito: Letra D.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com  a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

     

    CAPÍTULO III – DAS PROIBIÇÕES

    Art. 65 Aceitar cargo, função ou emprego vago em decorrência de fatos que envolvam recusa ou demissão motivada pela necessidade do profissional em cumprir o presente código e a legislação do exercício profissional; bem como pleitear cargo, função ou emprego ocupado por colega, utilizando-se de concorrência desleal.


ID
953215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

ulgue os itens a seguir, com relação aos princípios éticos e de relações interpessoais no ambiente de trabalho.

O bullying no local de trabalho difere da agressão porque requer ataques repetitivos, ao passo que a agressão pode significar um ato isolado.

Alternativas

ID
953218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a promoção da saúde e segurança do trabalho, julgue os itens subsequentes.

A ginástica laboral pode ser executada nas posições em pé ou sentada e tem como benefícios a integração e a sociabilização entre os funcionários.

Alternativas

ID
953221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a promoção da saúde e segurança do trabalho, julgue os itens subsequentes.

A vacina contra febre amarela não é indicada para trabalhadores que estejam com febre baixa, tosse e coriza

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO.

    ESSES NÃO SÃO MOTIVOS DE CONTRA INDICAR A VACINA, SÓ SE FEBRE ALTA, ACOMPANHADA DE DOENÇA.

    Situações em que se recomenda o adiamento da vacinação:

    Até três meses após o tratamento com imunodepressores ou com corticóides em dose elevada; 
     
    Vigência de doenças febris graves, sobretudo para que seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou mesmo confundidos com os possíveis 
    eventos da vacina.

     A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.


    FONTE:Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância epidemiológica dos eventos adversos pós-vacinação. 2. ed. Brasília, 2008. p. 184.

  • Tosse, coriza, amamentação e febre baixa não são contraindicações para administração de vacinas. A febre só não pode ser maior que 39,5C. As contraindicações de vacina contra febre amarela são: gestantes, idosos maiores de 60 anos e imunodeprimidos.

ID
953224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a promoção da saúde e segurança do trabalho, julgue os itens subsequentes.

A implantação de um programa de atividade física para trabalhadores obesos e com dislipidemia é medida usualmente suficiente para perda de peso e para o controle dos níveis séricos do colesterol e do triglicerídeo.

Alternativas
Comentários
  • É preciso DIETA com nutricionista

ID
1341844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos conceitos das doenças nas diversas especialidades clínicas.


Na colecistite, inflamação da vesícula biliar, ocorre síndrome dolorosa na região do hipocôndrio.

Alternativas