- ID
- 1620271
- Banca
- CONSULPLAN
- Órgão
- HOB
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
Quando o paciente encontra‐se em posição vertical, que região pulmonar apresenta maior perfusão?
Quando o paciente encontra‐se em posição vertical, que região pulmonar apresenta maior perfusão?
Comparando as circulações sistêmica e pulmonar, é correto afirmar que a
Durante uma expiração máxima, o recuo elástico da caixa torácica, quando o volume pulmonar encontra‐se entre a capacidade residual funcional e o volume residual,
Que termo é definido como variação de pressão por uma dada variação de volume pulmonar?
Para que haja entrada de ar nos pulmões deve haver aumento na diferença entre a pressão alveolar e a pressão intrapleural, alterando a seguinte variável:
É correto afirmar que a hipertensão pulmonar pode ser causada por
É correto afirmar que na embolia pulmonar o(a)
O principal fator responsável para o colapso das vias aéreas em pacientes com enfisema pulmonar é
Qual destas patologias cursa com aumento da elastância pulmonar?
O desuso muscular é um dos principais fatores para limitações funcionais em diversas patologias crônicas, como a insuficiência cardíaca e DPOC. Qual das alterações musculares relacionadas é consequência do desuso?
Na análise de função pulmonar, através da espirometria, é de primordial importância a avaliação da Capacidade Vital forçada (CVF), volume expiratório forçado no 1º segundo (VEF1) e relação entre VEF1 e CVF. Diante do exposto, como podem se encontrar estas variáveis no distúrbio ventilatório obstrutivo?
Como podem ser encontrados variáveis de Capacidade Vital Forçada (CVF), volume expiratório forçado no 1º segundo (VEF1) e relação entre VEF1 e CVF no distúrbio ventilatório restritivo?
Um paciente com os seguintes dados gasométricos arteriais pH: 7,25, PaCO2: 30 mmHg; PaO2: 59 mmHg; HCO3‐ : 16 apresenta que distúrbio ácido‐básico?
Um paciente com os seguintes dados gasométricos arteriais pH: 7,25, PaCO2: 30 mmHg; PaO2: 59 mmHg; HCO3‐
: 16
apresenta que distúrbio ácido‐básico?
“Paciente idoso, com quadro de pneumonia, respirando sob ventilação mecânica em modo controlado, apresenta volume corrente de 0,3 L; fluxo inspiratório de 60 L/min; PEEP de 8 cmH2O; frequência respiratória de 14 irpm, FiO2 de 45%; pressão de pico de 25 cmH2O e pressão de platô de 20 cmH2O.” Qual o valor de complacência estática do sistema respiratório deste paciente?
“Paciente respirando sob ventilação mecânica em modo controlado apresenta volume corrente de 0,3 L; fluxo inspiratório de 60 L/min; PEEP de 5 cmH2O; frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%; pressão de pico de 40 cmH2O e pressão de platô de 20 cmH2O.” Qual o valor de resistência das vias aéreas deste paciente?
“Paciente E.F.P., 35 anos, em forte exacerbação do quadro asmático, respira sob ventilação mecânica controlada em modo PCV, com PI = 30 cmH2O, Ti = 1,2 s, FR = 20 irpm, PEEP = 10 cmH2O e FiO2 = 40%. Para reduzir a hiperinsuflação dinâmica, a FR foi reduzida para 15 irpm.” Qual o tempo expiratório após este ajuste?
Em qual dos modos ventilatórios há maior distribuição da ventilação para as áreas pulmonares dependentes?
Em um paciente respirando sob ventilação mecânica, qual a principal repercussão hemodinâmica do aumento da PEEP?
Qual equipamento promove pressão expiratória positiva de forma oscilatória?
Dentre os inúmeros benefícios à saúde, o exercício físico também pode ser utilizado como recurso para promover remoção de secreções e higiene brônquica. Dentre os efeitos do exercício físico, NÃO auxilia na higiene brônquica o aumento
O EPAP é um recurso prático e de baixo custo utilizado para expansão pulmonar. Qual efeito fisiológico propiciado pelo EPAP é responsável pela expansão pulmonar?
“Paciente com diagnóstico nosológico de derrame pleural e diagnóstico cinético funcional de baixa complacência pulmonar e distúrbio ventilatório restritivo. Após avaliação específica, o profissional instituiu conduta agressiva de expansão pulmonar, com uso simultâneo de CPAP de 20 cmH2O associado a exercício intervalado de alta intensidade em cicloergômetro por 20 minutos, obtendo como resultado expansão pulmonar completa em poucas sessões de atendimento." O efeito fisiológico da conduta adotada por este profissional que levou a rápida expansão pulmonar foi o aumento da pressão
Qual recurso mais indicado para tratamento de um paciente em acidose respiratória descompensada?
Qual dos seguintes recursos é um espirômetro de incentivo a volume?
Em um programa de reabilitação pulmonar, baseado em treinamento físico, que efeito fisiológico é um dos responsáveis pela redução da hiperinsuflação dinâmica em pacientes com DPOC?
O limiar anaeróbico é frequentemente utilizado para auxiliar na prescrição de intensidade de exercício em programas de reabilitação cardiopulmonar. Que tipo de fibras musculares é mais requisitado a intensidades de exercício abaixo do limiar anaeróbico?
“Paciente apresenta derrame pleural esquerdo não drenado.” Pensando em melhorar a relação ventilação perfusão, em que decúbito este paciente deve ser colocado?
Em um paciente acamado, qual posicionamento promove maior capacidade residual funcional pulmonar?
De acordo com o código de ética profissional, é PROIBIDO ao fisioterapeuta:
A quantificação dos casos em fevereiro pode ser mensurada pelo coeficiente de