SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2015 - HOB - Técnico Superior da Saúde - Farmacêutico Bioquímico


ID
1611565
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

“Para o melhor aproveitamento e eficiência dos reagentes e bem como prevenir acidentes durante os trabalhos de laboratório, é conveniente seguir normas e rotinas básicas.”

(Bioquímica: Guia de aulas práticas. Por José Oscar dos Reis Remião, Antônio João Sá de Siqueira, Ana Maria Ponzio de Azevedo.)

Marque a alternativa INCORRETA sobre essas normas e rotinas.

Alternativas
Comentários
  • D

    Pode‐se trocar as tampas entre frascos de reagentes diferentes, mas não introducir pipetas que estejam sendo usadas com um tipo de reagente em frascos com reagentes diferentes.


ID
1611568
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“O exame de urina é um dos procedimentos laboratoriais mais solicitados pelos médicos das mais variadas especialidades e para os pacientes com as mais diferentes queixas clínicas, ou mesmo para indivíduos que apenas se submetem a uma avaliação periódica, sem sintomatologia alguma. As condições de coleta, como todos os demais exames de laboratório são fundamentais para a obtenção de informações úteis e confiáveis.”

(Anamnese e exame físico. 2. ed. Por Alba Lucia Bottura Leite de Barros.)

Sobre as condições de coleta do exame de rotina de urina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O jato final da urina é útil na investigação do trato urinário baixo.

( ) Deve‐se utilizar amostra recente, sem adição de nenhum conservante, não é necessário colher grande volume – 10 a 20 ml é ideal.

( ) Para urina tipo I jato médio, deve‐se desprezar o primeiro jato (primeira porção da urina que sai).

( ) O primeiro jato da urina é útil na investigação de sangramentos.

( ) Se o exame não puder ser realizado em um prazo máximo de 3 horas após a coleta, a amostra deverá ser congelada.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • a consulplan é esquisita
    no próprio livro q cita na questão diz q a amostra deve ser no mínimo 12ml


ID
1611571
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na coleta de sangue venoso de tubos a vácuo, existe uma possibilidade pequena de contaminação com aditivos de um tubo para o outro, durante a troca de tubos, no momento da coleta de sangue. Por isso, foi estabelecida pelo CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) uma ordem de coleta. Assinale a sequência correta de coleta de sangue em tubos plásticos.

Alternativas
Comentários
  • A ordem correta a seguir é a seguinte: Frascos para hemocultura. Tubos com citrato (tampa azul-claro). Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela). Tubos com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde). Tubos com EDTA (tampa roxa). Tubos com fluoreto (tampa cinza). Importante respeitar também o volume correto de sangue a ser colhido. Fonte: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
  • por eliminação :  os tubos com citrato são azuis e não vermelhos


ID
1611574
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

De acordo com o tipo de bactéria e seu respectivo meio de cultura, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Gram‐positiva ou Gram‐negativa.

2. Neisseria gonorrhoeae.

3. Haemophilus influenzae.

4. Anaeróbios.

( ) Digestão péptica sanguínea.

( ) Tioglicolato.

( ) Ágar sangue / Ágar‐McConkey.

( ) Ágar chocolate / Thayer‐Martin.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Não vejo erro dizer que o HC funciona como recurso, pois efetivamente o impetrante "recorre" da decisão/ato atentatório ao direito de locomoção.

  • 3, 4, 1, 2


ID
1611577
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Em relação à contagem dos leucócitos em doenças, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As leucemias são caracterizadas pela hiperproliferação de linhagens celulares na medula óssea. Não formam tumores e são encontradas células imaturas no sangue periférico. O gabarito deveria ser a alternativa D.

  • Verdade, nao ha contagem aumentada de ''celulas malignas"!!! Letra D com certeza

  • A letra C é a errada mesmo, pois aumento de não é neutropenia e sim neutrofilia.

  • Essa questão deveria ser anulada por haver duas respostas incorretas:

    A letra C está incorreta porque a contagem aumentada de neutrófilos é denominada neutrofilia.

    A letra D está incorreta porque encontramos células imaturas circulantes devido  ao acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais.



ID
1611580
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Sobre a imunidade inata e adquirida, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) A característica em comum dos mecanismos da imunidade inata é que eles reconhecem e respondem aos micro‐organismos, reagindo a substâncias não bacterianas.

(     ) A imunidade inata contrapõe‐se à imunidade adquirida, que precisa ser estimulada e adaptada para encontrar o micro‐organismo antes de se tornar eficaz.

(     ) A imunidade inata não está direcionada especificamente contra micro‐organismos, mas é um mecanismo de defesa inicial e poderoso capaz de controlar, e até mesmo erradicar, as infecções antes que a imunidade adquirida se torne ativa. (     ) Cada componente do sistema imunológico inato pode reconhecer muitas bactérias, vírus ou fungos como, por exemplo, os fagócitos que expressam receptores para o lipopolissacarídeo bacteriano (LPS, também chamado de endotoxina) presente em muitas espécies bacterianas, mas que não é produzido pelas células dos mamíferos.

(     ) Os receptores do sistema imunológico inato estão codificados na linhagem germinativa, não sendo produzidos pela recombinação somática dos genes.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • alguem pode me explicar por é a letra C

  • Na terceira alternativa diz que " imunidade inata não está direcionada especificamente contra micro‐organismos" , porém a imunidade inata é especifica SIM a microrganismos, pois moléculas como lipopolissacarídeos, resíduos de manose e ácidos teicoicos, comumente encontradas na superfície de microorganismos, constituem Padrões Moleculares Associados a Patógenos (PAMPs) e ativam a resposta imune inata, por interação com diferentes receptores conhecidos como Receptores de Reconhecimento de Padrões (RRP), dentre os quais a família dos receptores Toll-like (TLRs).

  • Resposta C

    Os mecanismo da imunidade inata reagem a presença de substâncias de origem bacteriana e está direcionada contra padrões moleculares microbianos, através de receptores do tipo Toll (TLR) por exemplo.

     

  • Quem quiser participar do grupo do QC direcionado a troca de informações e estudo manda uma msg

  • Na terceira alternativa diz que " imunidade inata não está direcionada especificamente contra micro‐organismos". De fato, a imunidade inata não é direcionada para um microrganismo específico, mas sim para um padrão específico de um grupo de moléculas daquele antígeno. Por exemplo, a imunidade inata não irá desenvolver uma resposta contra uma bactéria gram-negativa específica (ex: Pseudomonas aeruginosa), mas sim a um padrão de moléculas que estão presentes no grupo das gram-negativas em que a resposta pode atingir mais de uma população de bactérias que tenha a estrutura molecular que desencadeou a resposta, como os lipopolissacarídeos que tem tanto o receptor TLR-4, quanto o CD14 para ativar as proteínas e os fatores de transcrição presentes no citosol como a NF-KB.

  • Não entendi uma coisa: Só tem 4 afirmativas, mas nas alternativas de respostas aparecem 5 avaliações de V ou F. Faltou alguma coisa aí.


ID
1611583
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

“Mulher, 55 anos, apresenta distúrbio de marcha e dormência nas pernas. Recebeu um diagnóstico de deficiência de vitamina B12. Ao analisar a lâmina do esfregaço sanguíneo dessa paciente no microscópio óptico, identificou‐se presença de corpúsculos de Howell‐Jolly, poiquilositose, macrositose e coloração normais das hemácias.” Assinale o tipo de anemia que esta paciente apresenta.

Alternativas
Comentários
  • Anemia megaloblástica resulta da inibição da síntese de DNA na produção de hemácias. Ocorre devido à deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. A deficiência de vitamina B12 por si só não causa a síndrome na presença de ácido fólico suficiente, o mecanismo é a perda de reciclagem de vitamina B12 dependente, seguida pela deficiência de folato e perda na síntese de ácidos nucleicos, levando a defeitos de síntese de DNA.Quando não causada pela hipovitaminose, a anemia megaloblástica pode ser causada por antimetabolitos que interferem diretamente na produção de DNA, como alguns agentes quimioterápicos (por exemplo, azatioprina ou trimetoprim).

    Caracterizada por glóbulos vermelhos grandes, imaturos e disfuncionais (megaloblastos) na medula óssea, pela presença de  neutrófilos hipersegmentados, além da presença de corpúsculos de Howel Jolly nas hemácias.

  • os corpúsculos de Howell-Jolly podem também ser encontrados nas hemácias de pacientes com anemia falciforme, bem como nas anemias hemolíticas e megaloblástica


ID
1611586
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Sobre os principais exames hematológicos, assinale a afirmativa INCORRETA

Alternativas

ID
1611589
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O diagnóstico da infecção pelo HIV no Brasil pode ser feito por meio da realização de ensaios denominados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • o polimorfismo por RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism), rusticamente traduzido como ‘Polimorfismo no Comprimento do Fragmento de Restrição, é uma técnica em que os organismos podem ser diferenciados pela análise de padrões derivados da clivagem do seu DNA. Se dois organismos diferirem na distância entre os sítios de clivagem de uma endonuclease de restrição, o comprimento dos fragmentos produzidos vai diferir quando o DNA for digerido com uma enzima de restrição. Esse teste não se aplica para o diagnóstico do hiv porque a infecção resulta de vários genes mutantes trabalhando juntos para produzir o fenótipo da doença. 


ID
1611592
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Os aminoglicosídeos e as penicilinas devem ser administrados separadamente devido ao risco de

Alternativas
Comentários
  • Aminoglicosídeos e penicilinas são fisica e quimicamente incompatíveis e podem inativar um ao outro mutante in vitro. In vitro a mistura de penicilina penicilinase–resistente e aminoglicosídeos deve ser evitada durante uma terapia concomitante, e as drogas devem ser administradas separadamente. A penicilina pode inativar os aminoglicosídeos nas amostras de soro in vitro dos pacientes recebendo ambas as drogas, que pode produzir erroneamente resultados diminuídos de doseamentos séricos de aminoglicosídeos nas amostras de soro. 


ID
1611598
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O diagnóstico laboratorial feito mediante a realização do exame parasitológico de fezes, através do método Baerman‐Morais é, preferencialmente, para identificar qual parasita?

Alternativas
Comentários
  • O método de Baerman- Morais é um método que detecta larvas vivas, através de hidrotropismo e termotropismo positivo.Usualmente utilizado para detectar principalmente larvas de Strongyloides stercoralis podendo observar larvas de ancilostomídeos. Para diferenciar as larvas pode-se utilizar coloração pelo lugol. Quando coradas, é possível observar em lavas de Strongyloides o vestíbulo bucal curto na região anterior e o primórdio genital na região posterior do corpo do parasito. Larvas de ancilostomídeos possuem vestíbulo bucal comprido e não possuem primórdio genital visível.


ID
1611601
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Um importante procedimento de coloração diferencial, amplamente utilizado em microbiologia, é a coloração de Gram. Sobre a coloração de Gram, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Quando as estruturas celulares são cobertas pelo corante violeta-de-metila, todas se coram em roxo. Com a adição do mordente (Lugol), ocorre à formação do complexo iodo-pararosanilina, que tem como propriedade fixar o corante primário nas estruturas coradas.

    Algumas estruturas perdem a cor violeta rapidamente, quando ocorre a lavagem, com ácool etílico, enquanto outras perdem sua coloração mais devagar ou a perdem completamente. O corante safranina colore novamente as estruturas que foram descoradas.As bactérias Gram-positivas, que têm a parede celular composta por mureína (peptídeoglicano - peptídeo de ácido n-acetil murâmico), durante o processo de descoloração com álcool etílico, retém o corante, permanecendo com a coloração conferida pelo corante primário (roxo).  Já as bactérias Gram-negativas com parede celular composta predominantemente por ácidos graxos, perdem o complexo iodo-pararosanilina, são incapazes de reter o violeta de Genciana, assumindo a cor do corante de fundo (vermelha).

  • Letra c)

    Os organismos que possuem uma parede celular Gram‐positiva resistem à descoloração com o metanol e retêm a cor VIOLETA.

  • c) Incorreta. Os organismos que possuem uma parede celular Gram‐positiva resistem à descoloração com o metanol e retêm a cor roxa do cristal violeta.

    a safranina cora gram negativas de vermelho.

  • A alternativa A também está errada. Não se deve fixar por calor (causa desnaturação proteica). A fixação é a frio.

    Antes de iniciar a coloração, assegure-se de que o esfregaço esteja seco. Não fixe o esfregaço em chama, pois este processo promove a desidratação brusca dos constituintes celulares.


ID
1611604
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

“Um idoso realizará um clearence de creatinina. Sabe‐se que a sua creatinina sanguínea está em 1,8 mg/dl e a creatinina na urina foi de 9 mg/dl. Este paciente teve um volume urinário em 24 horas de 1,1 L. Verifica‐se que a urina foi diluída 15 vezes para determinação de creatinina.” Assinale o valor correto da depuração deste paciente.

Alternativas
Comentários
  • O cálculo para depuração da creatinina será: (Creatinina na urina (mg/dl)/ Creatinina no soro (mg/dl))x (volume em 24h (ml)/1440 (minutos).

    Porém, a urina foi diluída por 15 vezes, antes de ser medida. Portanto, 9x15= 135 mg/dl

    Colocando na fórmula a depuração de creatinina será de 57,29mL/ min

  • Não entendi essa fórmula. :(


ID
1611607
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

“Foi realizado em determinado laboratório um exame de toxoplasmose da seguinte paciente: XYZ, sexo feminino, 29 anos e gestante. Verificou‐se que o resultado foi de IgG reagente e IgM não reagente". Pode‐se concluir a partir deste resultado que a

Alternativas
Comentários
  • As mulheres que já apresentavam IgG positivo para toxoplasmose antes de estarem grávidas não correm risco de transmiti-la para seus fetos. Nestes casos, o Toxoplasma encontra-se adormecido nos tecidos musculares e o sistema imune da mãe encarrega-se de mantê-lo longe do feto. A única exceção ocorre em casos de imunossupressão da mãe, como nas gestantes com  HIV positivo, por exemplo. Nestes casos, como o sistema imunológico está imunossuprimido, oToxoplasma adquirido anos antes pode voltar a ficar ativo e infectar o feto durante a gestação.

    O risco da toxoplasmose na gravidez ocorre naquelas mães que nunca tiveram contato prévio com o parasita, possuindo sorologia negativa, isto é, IgM e IgG negativos para toxoplasmose. Estas são as gestantes sob risco, pois a toxoplasmose congênita ocorre quando mulheres adquirem o Toxoplasma durante a gravidez.

    Portanto, se durante o exame pré-natal a futura mãe já tiver um IgG positivo para toxoplasmose, não há risco de a doença ser passada para o feto. Se, entretanto, ficar constatado que a mãe é IgG negativo, alguns cuidados devem ser tomados para minimizar o risco de contaminação durante a gestação.

  • IgM: é o anticorpo da infecção aguda, positiva nos primeiros dias ou semanas após iniciada a infecção e costuma ficar elevado por alguns meses;

    IgG: é o anticorpo que surge para imunizar a pessoa (proteger de futuras infecções da toxoplasmose), costuma dar positivo nas primeiras semanas após a infecção e assim pode permanecer por toda a vida.

    IgM negativo e IgG negativo: nunca entrou em contato;

    IgM positivo e IgG negativo: está com a infecção, está doente de toxoplasmose;

    IgM positivo e IgG positivo: Infecção recente (semanas ou meses já podem ter se passado desde a doença);

    IgM negativo e IgG positivo: infecção antiga (meses ou anos já podem ter se passado desde a doença).


ID
1611610
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre os comprimidos com revestimento entérico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1611613
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale, a seguir, um marcador importante para confirmação de um Carcinoma Hepatocelular (HCC).

Alternativas
Comentários
  • - CA 125 é o marcador tumoral padrão usado para acompanhar as mulheres durante ou após o tratamento do câncer epitelial de ovário.Os níveis sanguíneos normais são normalmente inferiores a 35 U/ml. Mais de 90% das mulheres com câncer de ovário avançado apresentam altos níveis de CA 125. Os níveis desse marcador também podem ser elevados em homens e mulheres com câncer de pulmão, pâncreas, mama, fígado e cólon, e em pessoas que já tiveram câncer.

    - O marcador tumoral CA 15-3 é usado principalmente em pacientes com câncer de mama. Níveis sanguíneos elevados são encontrados em cerca de 10% dos pacientes com doença inicial e em cerca de 70% dos pacientes com doença avançada.

    - As células da leucemia mieloide crônica (LMC) contém um gene anormal denominado BCR-ABL. O exame de PCR pode detectar este gene em quantidades muito pequenas no sangue ou na medula óssea. Em pessoas com alterações no sangue e medula óssea que se parecem com as observadas na LMC, encontrar o gene confirma o diagnóstico. Além disso, o achado do gene e seu valor podem ser medidos e usados para guiar o tratamento.

    - A AFP pode ajudar a diagnosticar e orientar o tratamento de câncer de fígado. Os níveis normais de AFP são geralmente menores a 10 ng/ml. Os níveis da AFP estão aumentados na maioria dos pacientes com câncer hepático. A AFP também pode estar elevada na hepatite aguda e crônica, mas raramente acima de 100 ng/mL nestas doenças. A AFP é útil no acompanhamento da resposta ao tratamento do câncer de fígado. Se o tumor for completamente removido cirurgicamente, o nível da AFP deve voltar a valores normais. Se o nível subir, pode significar uma recidiva da doença. A AFP também é maior em determinados tumores de células germinativas, como alguns tipos de câncer de testículo, certos tipos raros de câncer de ovário e os tumores de células germinativas que se originam na região torácica.



  • α‐fetoproteína


ID
1611616
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem

“As reações adversas a medicamentos podem ser classificadas em tipo A previsíveis ou tipo B imprevisíveis. As reações do grupo A resultam de um efeito farmacológico exagerado, após dose terapêutica habitual. As reações do tipo B são totalmente inesperadas, incomuns e ocorrem em indivíduos suscetíveis.”

(Medicamentos de A a Z: Enfermagem. Por Mayde Seadi Torriani, Cristina Echer Isabel, Luciana dos Santos.)

De acordo com o tipo de efeito indesejável e a sua definição, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Efeitos secundários.

2. Efeitos colaterais.

3. Tolerância ou dependência.

4. Idiossincrasia.

( ) Alguns fármacos podem induzir a sujeição a seus efeitos, havendo, com frequência, a necessidade de uso de doses maiores para assegurá‐los.

( ) São consequências do efeito terapêutico do medicamento.

( ) É um efeito mais raro, devendo‐se principalmente à sensibilidade anormal de cada indivíduo ao fármaco. Frequentemente, essa sensibilidade está relacionada a alterações enzimáticas, hereditárias ou adquiridas e não depende de exposição anterior do paciente ao medicamento.

( ) São os efeitos não relacionados ao efeito terapêutico do tratamento, mas previstos por serem consequentes à ação farmacológica do medicamento.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
1611619
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia

Marque a alternativa correta sobre o que determina a Portaria nº 4283, de 30 de dezembro de 2010.

Alternativas

ID
1611622
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia

A notificação de receita não será exigida para pacientes internados nos estabelecimentos hospitalares, médicos ou veterinários, oficiais ou particulares, porém a dispensação se fará mediante receita ou outro documento equivalente (prescrição diária de medicamento), subscrita em papel privativo do estabelecimento. Marque a alternativa cuja a Portaria define corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
1611625
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com a Organização Pan‐Americana de Saúde (OPAS) são objetivos para um sistema racional de distribuição de medicamentos, EXCETO:

Alternativas

ID
1611628
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A heparina (incluindo a enoxaparina) e a varfarina são drogas usadas para prevenir a formação de trombo venoso. É considerado um antídoto para a heparina:

Alternativas
Comentários
  • Protamina é antídoto específico da heparina e das heparinas de baixo peso molecular, empregada para fazer cessar sangramentos graves.

  • C) CORRETO. É indicada para neutralizar a ação anticoagulante da heparina em casos de hemorragias severas consecutivas à heparinoterapia e para neutralizar o efeito da heparina administrada no pré-cirúrgico e durante circulação extracorpórea, como na diálise e cirurgias cardíacas.

    As protaminas são proteínas de baixo peso molecular. São bases fortes ricas em arginina, sendo extraídas do esperma do salmão e outros peixes da família Salmonidae. A protamina possui um efeito anticoagulante quando administrada isoladamente. Contudo, quando administrada na presença de heparina, um ácido forte, um sal estável é formado e a atividade anticoagulante das duas drogas é neutralizada.


ID
1611631
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem

Sobre os tipos de sistema de dispensação de medicamentos pela farmácia hospitalar mais conhecidos e utilizados atualmente, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1611634
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A farmacocinética descreve os seguintes eventos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • farmacocietica...........está..relacioada.....com......a....absorção,....distriuição....,metabolização.....e.....excreção


ID
1611637
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

“Poderoso diurético de alça que reduz a pré‐carga cardíaca e se presta ao controle da insuficiência cardíaca aguda.” Trata‐se do seguinte medicamento:

Alternativas

ID
1611640
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia

Um fármaco AINEs (drogas anti‐inflamatórias não esteroides) que exibe um grau mais alto de seletividade para a inibição da COX‐2 relativamente maior do que a sua seletividade pela COX‐1 é:

Alternativas

ID
1611643
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia

“O diazepam 5mg/mL ampola de 2 mL com via de administração EV (endovenosa) foi prescrito para um determinado paciente". Esta medicação é compatível com qual fármaco, a fim de ser preparado na mesma seringa?

Alternativas

ID
1611646
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

As drogas que influenciam o trato gastrointestinal (TGI) podem ser usadas das seguintes maneiras, EXCETO:

Alternativas

ID
1611649
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

“Pacientes que sofrem da doença do Refluxo Gastroesofágico (RGE) sofrem de azia (dispepsia) por causa do refluxo de ácido do estômago para a parte distal do esôfago."                  
(Farmacologia – Uma Abordagem Didática. Prof. Dr. Gustav Schellack.)

“Medicamento que estimula os receptores M2 nas células da musculatura lisa do esfíncter esofágico inferior, produzindo a contração desta musculatura e, subsequentemente, evitando, em algum grau, o refluxo." Trata‐se de

Alternativas

ID
1611652
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre o espectro da penicilina G, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
1771243
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

São consideradas doenças metaxêmicas e de notificação compulsória elencadas nos serviços de vigilância epidemiológica em todo o Brasil:   

Alternativas

ID
1771246
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

“É uma endemia tropical, em que uma das medidas profiláticas é a vacinação dada no 9º mês de vida em áreas endêmicas." Trata‐se de

Alternativas

ID
1771249
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O controle dessa endemia se dá com eliminação de hospedeiros intermediários (em específico o Biomphalaria glabrata), tratamento de esgotos e medidas educativas em saúde." Essas medidas são aplicadas à

Alternativas
Comentários
  • A esquistossomose possui  um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam a forma larvária (cercária).


ID
1771252
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à iniciativa privada poder participar do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma complementar, prioriza‐se:

I.    Entidades filantrópicas.
II.   Entidades sem fins lucrativos.
III.  Entidades estrangeiras.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas

ID
1771255
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para calcular a mortalidade infantil e a mortalidade materna, os óbitos de menores de um ano ou mulheres gestantes, divide‐se por

Alternativas

ID
1771258
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com os limites estabelecidos pelos serviços de vigilância, é correto afirmar que no mês de fevereiro a dengue

Alternativas

ID
1771261
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A quantificação dos casos em fevereiro pode ser mensurada pelo coeficiente de

Alternativas

ID
1771264
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os Conselhos de Saúde são de extrema importância e devem existir por lei. Trata‐se de órgãos deliberativos, de caráter permanente, compostos com a representatividade de toda a sociedade. Quanto aos Conselhos de Saúde, sua existência deve ser

Alternativas

ID
1771267
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerar a pessoa como um todo, atendendo a todas as suas necessidades, integrar ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação é a base de qual princípio do Sistema Único de Saúde?

Alternativas