SóProvas



Prova COPERVE - UFSC - 2010 - UFSC - Professor - Artes Visuais


ID
1475902
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), no que se refere à Educação Básica, prevê, em seu artigo 24:

I. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
II. Será considerado aprovado o aluno que obtiver no mínimo, setenta e cinco por cento de frequência ou a média mínima estipulada no regimento escolar.
III. A escola poderá oferecer estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
IV. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
V. A avaliação do desempenho do aluno será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA

    II - ERRADA:  VI - ...exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação;

    III - ERRADA: inexistente na LEI.

    IV - ERRADA: excluído o tempo reservado aos exames.

    V - CORRETA.

  • o erro do item III, é a palavra "poderá", pois é obrigatório o estudo de recuperação.

    art.24, V, "e" da LDB

    por isso o gabarito d


ID
1475905
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), que, no capítulo V da Educação Especial, afirma:

(  ) esta modalidade de educação escolar deverá ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais.
(  ) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
(  ) os alunos que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, em virtude de suas deficiências, terão garantida a terminalidade específica.
(  ) currículos, métodos, técnicas e recursos educativos deverão ter organização específica para atender às necessidades dos alunos com necessidades especiais.
(  ) haverá professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses alunos nas classes comuns.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    V-V-F-V-V

    Alternativa errada: Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental e Médio em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;


ID
1475908
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu real sentido, à medida que se articula com o projeto pedagógico, com a função que a escola assume na sociedade e, consequentemente, com o projeto de ensino, ou seja, com o perfil do aluno que se pretende formar. Nesse sentido, o que se entende por avaliação do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva democrática e libertadora, é:

I. instrumento seletivo, para medir, com vistas a reprovar ou permitir a continuidade dos estudos.
II. reflexão permanente sobre a realidade e acompanhamento, passo a passo, do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.
III. processo contínuo no qual o professor pode acompanhar a construção do conhecimento, verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno e julgando-o em determinado momento.
IV. processo sistemático e intencional de acompanhamento da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem, para compreender as necessidades dos alunos com a preocupação de dar ao professor informações para criar e recriar situações didáticas provocadoras de aprendizagens.
V. prática concebida como julgamento de resultados predeterminados, baseando-se na autoridade e respeito do professor.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1475911
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com Veiga, currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar e implica necessariamente a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente (2002, p.26). Numa perspectiva crítica mais abrangente e visando a transformação social que deve se traduzir em propostas de intervenção na sociedade, entende-se como currículo:

Alternativas

ID
1475914
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A organização do planejamento das disciplinas, numa ação interdisciplinar, implica considerar, inicialmente, as necessidades do aluno, para, posteriormente, elaborar-se a programação da disciplina, sendo que esta não seria de responsabilidade de um determinado professor, mas de todos os envolvidos no processo educativo, inclusive o aluno. Nesse sentido, a interdisciplinaridade pode ser entendida como a:

I. alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma.
II. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino.
III. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações.
IV. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino.
V. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão tem a seguinte afirmação: Forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino. Esta alternativa sendo editada e colocada em um contexto diferente pode-se considera-la como correta; veja abaixo

    EX: forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a ampliação do saber do aluno.

  • Não entendi porque a IV está errada.

  • Também não entendi o porquê da IV está errada.


ID
1475917
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O contato do estudante com obras e artistas de sua região – seja diretamente com o artista ou com pessoas que lhe são próximas, seja em visitas ao lugar onde ele vive ou viveu, a seu ateliê ou a espaços culturais que abrigam seu acervo – favorece a visualidade de obras originais.
Relacione as descrições apresentadas na coluna 2 com os respectivos artistas catarinenses enumerados na coluna 1.

Coluna 1
I. Victor Meirelles
II. Julia Amaral
III. Martinho de Haro
IV. Meyer Filho
V. Franklin Cascaes
VI. Eli Heil
VII. Fernando Lindote
VIII. Hassis

                                               Coluna 2

(   ) A folha da bananeira é um dos elementos de suas composições.
(   ) Pesquisa o próprio corpo como um problema recorrente a ser investigado.
(   ) Apresenta retratos, cenas históricas, paisagens e panoramas.
(   ) Possui sede de criação, um mundo abriga seu acervo.
(   ) Poeta da cor, criou e recriou a cidade com alguma liberdade e muita poesia.
(   ) Como modernista, persegue uma singularidade, e suas imagens se cruzam na via de um erotismo que desconhece proibições.
(   ) Mito vivo da ilha, seus desenhos e esculturas integram o acervo do Museu Oswaldo Rodrigues Cabral.
(   ) Insere arte no dia a dia das pessoas e da cidade; paredes, pedras e árvores gritam em sua obra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1475920
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação ao Barroco, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1475923
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:

Alternativas

ID
1475926
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considere a seguinte situação: você irá desenvolver um projeto de ensino de artes visuais voltado a questões relacionadas à consciência ecológica e ao meio ambiente. Nesse projeto, você pretende trabalhar com artistas cujas obras reflitam uma crescente integração na dinâmica da vida, envolvendo questões ecológicas e ambientais. Que artistas você apresentaria aos seus alunos?

Alternativas

ID
1475929
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Aprender a olhar para os desenhos infantis, visando poder ver as diferenças de percurso e pensar em intervenções para ampliar possibilidades gráficas, implica também conhecer as diferentes pesquisas efetuadas por especialistas nessa área. Entre vários pesquisadores, Luquet foi “[...] o primeiro a distinguir as grandes etapas do grafismo infantil [...]”, diz Mèredieu (1974, p. 22).

Com relação à etapa Realismo intelectual de Luquet, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
    • Realismo intelectual (10 e 12 anos), este é o último estágio, é uma prolongação do estágio visual, ou seja, inicia-se aos 4 anos e se estende até aos 10/12 anos. É considerada a fase principal do desenho infantil pelo fato da criança desenhar  não só aquilo que vê, mas o que sabe sobre o objeto.  

    Resposta: letra B)


ID
1475932
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos elementos da visualidade e suas relações compositivas.

(   ) Os elementos visuais apresentam-se sempre articulados expressivamente e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, contrastes, tensões, proporção etc.
(   ) A linha é resultante do deslocamento de uma forma e vai concretizar-se em direções e extensões. Sendo bidimensionais, as linhas se articulam virtualmente.
(   ) As texturas são aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráfico-plásticos dados aos espaços visivos.
(   ) O valor exato de cada cor dependerá do conjunto em que é vista, de um contexto colorístico. De acordo com as relações colorísticas, a mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes.
(   ) As formas superpostas nos permitem perceber melhor espaços bidimensionais estáticos. Além disso, ordenam os movimentos visuais em direção horizontal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1475938
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Considerando que a leitura estética ocupa lugar tão importante quanto o da produção artística, é necessário que as questões que lhe são pertinentes possam ser abordadas pelo professor no planejamento de suas atividades. Segundo Wagner (2003), entender melhor a natureza da compreensão estética dos alunos, o desenvolvimento estético dos mesmos e a adequação das propostas de atividades às suas possibilidades, é fator importante para a melhoria da qualidade do ensino da arte.

Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1475941
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Em O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola, Buoro (1996) apresenta uma proposta pedagógica de Arte na Educação Escolar em quatro etapas, que correspondem a cada uma das quatro primeiras séries do primeiro grau.

Com relação à autora e a sua proposta, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1475944
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

A perspectiva da educação para a compreensão crítica da cultura visual pressupõe:

Alternativas

ID
1475947
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

A presença da imagem na sala de aula e a leitura de imagens presente no cotidiano escolar requerem preparo dos professores para proporem abordagens e ações que promovam a educação estética. Metodologias de leitura vêm contribuindo nesse sentido, como a apresentada por Edmund Burke Feldman (1970), cujo processo de leitura envolve:

Alternativas

ID
1475950
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Explorar imagens produzidas anteriormente como referências para criação do trabalho artístico, tornando explícito para o observador o uso dessas imagens, é uma das características da arte contemporânea, conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Citacionismo: O termo se refere a um procedimento nas artes plásticas, principalmente nas artes moderna e contemporânea, em que o artista faz uso de imagens já consagradas na história da arte, como referência na composição de seu próprio trabalho. Essa citação, que pode ser implícita ou explícita, acaba por evocar um diálogo entre artistas e obras, de diferentes períodos e estilos, criando novos contextos para uma mesma imagem. Um exemplo dessa intertextualidade nas artes plásticas pode ser observado a partir do célebre quadro de Édouard Manet (1832-1883) Le Déjeuner sur l'Herbe (Piquenique na Grama, 1863), diretamente calcado da obra Concerto Campestre (século XVI), de Giorgione (1477-1510). Esse quadro foi citado em diversas outras obras, assinadas por Pablo Picasso (1881-1973), Alain Jacquet (1939), Claude Monet (1840-1926), Glauco Rodrigues (1929-2004), Márcio Sampaio (1941) e Adir Sodré (1962), entre outros.

    x

    Ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original: o professor fez uma releitura do comunismo. Ação ou efeito de reler, de ler novamente. Etimologia (origem da palavra releitura). Re + leitura.


ID
1475953
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação à abordagem do historiador de arte-educação Arthur Efland, quanto ao papel da arte-educação no mundo pós-guerra (in: BARBOSA (org.) 2005), analise as afirmativas abaixo.

I. Se a realidade continua a ser missão das artes, o propósito da arte-educação, então, é contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelo indivíduo.
II. As compreensões cultivadas por meio do estudo da arte são formas de deliberação que podem preparar os fundamentos para uma liberdade cultural e uma ação social.
III. A capacidade para fazer julgamentos amadurece quando, no ensino, intencionalmente se organizam situações que provoquem o desenvolvimento mental, incluindo a imaginação, por meio da criação e da reflexão.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1475956
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Por metodologia do ensino e aprendizagem em arte estamos entendendo os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas. [...] São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas” (FUSARI; FERRAZ, 1993, p. 98). Com relação à metodologia educativa, correlacione as colunas enumerando a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1


I. Objetivos educacionais em Arte.
II. Conteúdos escolares em Arte.
III. Métodos de ensino e aprendizagem em Arte.
IV. Meios de comunicação escolares em Arte.

                                               Coluna 2


(   ) São as metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos.
(   ) São os diversos materiais didáticos e mídias, contendo informações e possibilitando comunicações.
(   ) São os caminhos educativos a serem percorridos pelos alunos.
(   ) São os “modos pedagógicos de fazer”, de forma que os alunos vivenciem processos de produção e de entendimento sensível-cognitivos.
(   ) Explicitam as ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar.
(   ) São selecionados para uso comunicacional durante a relação educativa.
(   ) São os assuntos substantivos em arte a serem trabalhados.
(   ) São aspectos essenciais selecionados pelos professores, dentre os conhecimentos artísticos e estéticos histórico-culturalmente produzidos e em produção pela humanidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1475959
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:

Alternativas

ID
1475962
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação à arte contemporânea, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

I. Esta modalidade de produção artística que lança a obra no espaço com auxílio de materiais muito variados, de caráter plástico, formal ou conceitual é denominada: _____________________.
II. Na _____________________, o artista não luta mais com a matéria, mas com a ideia. Não faz mais obras, propõe ideias para fazer obras. Exige participação mental do espectador.

Alternativas

ID
1475965
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No capítulo “Revendo a nomenclatura do ensino de arte", as autoras Fusari e Ferraz (1992: p.15-18) afirmam que as diferentes nomenclaturas implicam diferentes concepções teóricas. Ao encerrar o texto, escrevem: “Enfim, é importante redefinir objetivos, conteúdos e métodos do curso de Arte na educação escolar para que ele deixe de ser considerado apenas atividade e passe a uma nova categoria: disciplina Arte."
Organize, de cima para baixo, as características da coluna da direita de acordo com a nomenclatura da coluna da esquerda.

                               Coluna 1                   Coluna 2
                    I. Educação Artística    ( ) Técnicas artísticas
                   II. Arte                           ( ) Expressão pessoal
                  III. Arte-Educação          ( ) Conhecimento 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1475968
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa onde são indicadas CORRETAMENTE algumas características do ensino de arte modernista.

Alternativas

ID
1475971
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à designação CORRETA de “livro de artista”.

Alternativas

ID
1475974
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“O que faz a diferença entre uma obra de arte e algo que não é uma obra de arte quando não se tem nenhuma diferença perceptual interessante entre elas?” Esta pergunta foi elaborada por Arthur Danto a partir de uma exposição.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome da obra e do artista que provocaram essa reflexão.

Alternativas

ID
1475977
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Num projeto de ensino de arte para o Ensino Fundamental, encaminhamento metodológico refere-se às escolhas do professor, em diálogo com seus alunos, acerca de conteúdos, modalidades técnicas para processo artístico, procedimentos e avaliação. Fazem parte dos processos de avaliação:

I. Instrumentos de avaliação: portfólio, memorial descritivo, produção artística, relatórios de visitas, leituras de imagens.
II. Critérios de avaliação: capacidade de dar forma visual às ideias, participação ativa em todas as atividades, argumentação sobre questões relativas à arte.
III. Razões para a avaliação: relacionar os objetivos e finalidades educativas com a aprendizagem, revisar e valorizar o ensino, diagnosticar o conhecimento básico dos estudantes e suas necessidades, reconhecer, descrever e informar sobre a aprendizagem.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1475980
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A arte contemporânea manifesta-se por ilimitado experimentalismo, gerando dificuldades em estabelecer categorizações entre linguagens e processos artísticos, e impossibilitando a conceituação de algumas criações artísticas, reconhecidas unicamente como gravura, como pintura, ou como desenho. Assinale a alternativa cujo termo corresponde CORRETAMENTE a essa conceituação.

Alternativas

ID
1475983
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Paralelamente à produção artística, o aluno do Ensino Fundamental deve ter acesso ao conhecimento e compreensão da História da Arte. Tratando-se da arte brasileira, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE conteúdos, artistas ou obras relevantes para a formação desse aluno.

Alternativas

ID
1475986
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

O acesso a diferentes culturas se tornou um direito de todos sem distinção de classe, de sexo, de raça, de etnia, de dificuldades motoras ou mentais. Uma pedagogia inclusiva implica:

Alternativas